OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Macarrão que emagrece

Macarrão que emagrece: konjac e shirataki, é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame

Miojo milagroso tem apenas 10 calorias


Créditos: Reprodução
Por Renata Demôro
Um macarrão milagroso parece ser a receita da chef e apresentadora Nigella Lawson, do GNT, para emagrecer. Conhecido como itokonnyaku, é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame. Tradicional na culinária japonesa, em outros países o miojo que emagrece também pode levar o nome de konjac e shirataki. Mas será que o macarrão milagroso emagrece?

De acordo com a nutricionista Marina Capella, o macarrão possui apenas 10 calorias por porção e também pode diminuir a fome: “Isso acontece por que o glucomanan retém água no estômago e se transforma em um gel. O macarrão acaba preenchendo espaço considerável, dando a sensação de saciedade precoce. Como consequência, a pessoa acaba comendo menos”.

Miojo milagroso não pode ser a base da dieta
Marina Capella explica que o macarrão emagrece por que é feito basicamente de água e fibras, mas faltam nutrientes essenciais para a saúde: “Ele praticamente não contém calorias, mas também faltam proteínas, sais minerais e vitaminas. Se o miojo milagroso for a base de uma dieta, vão faltar nutrientes importantes para o organismo, incluindo os carboidratos”.

Segundo a nutricionista, o macarrão que emagrece pode ser inserido no cardápio, desde que não seja a única fonte de alimentação. “Não há nenhum problema se ele for usado para substituir o macarrão tradicional. Como não tem gosto, recomendo cautela na busca por sabor, que pode resultar em muitas calorias desnecessárias em molhos gordurosos, por exemplo. O ideal é combiná-lo com legumes cozidos no vapor, frango grelhado ou filé de peixe”, recomenda Marina. A nutricionista diz que o macarrão pode servir para fazer uma espécie de yakissoba sem molho shoyo. “O shoyo contém muito sódio, que retém líquidos e não é interessante para quem quer perder peso. Recomendo temperá-lo com ervas aromáticas”, diz.

Fibra que compõe o macarrão que emagrece pode ser consumida em cápsulas
O macarrão à base de glucomanan é uma novidade no Brasil, mas a substância já era prescrita por nutricionistas por aqui para diminuir a fome. “O ideal é que ele seja manipulado e prescrito por profissionais especializados, mas o glucomanan em cápsulas também pode ser encontrado em casas de produtos naturais. O macarrão itokonnyaku pode ser encontrado em lojas tradicionais de artigos para culinária japonesa do Bairro da Liberdade, em São Paulo”, diz Marina Capella.

A nutricionista explica que o consumo do glucomanan manipulado tem alguns efeitos colaterais. Como a substância é o ingrediente principal do macarrão que emagrece, ela recomenda atenção ao consumo. “É possível que haja efeito laxativo com o consumo regular. Em excesso, ele também pode reduzir a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, orienta a nutricionista. 


Macarrão que emagrece de verdade

Um macarrão que emagrece é a nova moda para perder peso. Mais atenção: um cardápio rico em frutas, verduras e legumes não pode faltar.
Tradicional na culinária japonesa, em outros países o miojo que emagrece também pode levar o nome de konjac e shirataki. Mas será que o macarrão milagroso emagrece?

O macarrão à base de glucomanan é uma novidade no Brasil, mas a substância já era prescrita por nutricionistas por aqui para diminuir a fome. “O ideal é que ele seja manipulado e prescrito por profissionais especializados, mas o glucomanan em cápsulas também pode ser encontrado em casas de produtos naturais. O macarrão itokonnyaku pode ser encontrado em lojas tradicionais de artigos para culinária japonesa do Bairro da Liberdade, em São Paulo”, diz Marina Capella.

A nutricionista explica que o consumo do glucomanan manipulado tem alguns efeitos colaterais. Como a substância é o ingrediente principal do macarrão que emagrece, ela recomenda atenção ao consumo. “É possível que haja efeito laxativo com o consumo regular. Em excesso, ele também pode reduzir a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, orienta a nutricionista.

GNT- Por Renata Demôr

Receita do macarrão que emagrece

Genteeemmmm,
Eu não resisto a uma novidade, ainda mais quando o assunto é dieta. Sendo assim, comprei o macarrão itokonnyaku, também conhecido por konjac ou shirataki, mas para nós ocidentais, é o macarrão que emagrece, ou melhor, o miojo milagroso, como dizem os americanos ;)))

Repleto de fibras, sem carboidratos e com apenas 10 calorias, ele é a base do que está sendo chamada de Dieta do Macarrão

Entenda porque o Konjac está se tornando o queridinhos das dietas:

Ele contém cerca de 97% de água e 3% de fibras – na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan. E é exatamente isso que faz o alimento ser usado no emagrecimento e no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão alta.

Conhecido no Japão como “vassoura para o estômago”, o glucomanan quando entra em contato com a água se expande, criando grande volume no estômago. Com isso, a pessoa se sente satisfeita e come menos, ajudando a emagrecer sem sentir fome. Assim, o konjac acaba agindo como uma redução de estômago temporária.
http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2011/12/14/voce-conhece-a-dieta-do-macarrao-konjac-dieta-do-miojo/

Fiquei toda feliz porque encontrei o famoso numa frutaria perto da minha casa. Sorte ou destino kkkkk
Agora feito e aprovado vou postar a receita que fiz do macarrão milagroso!!!
Vou fazer outros experimentos e postarei futuramente, mas ontem fiz o Konjac à Bolonhesa ;)

Konjac à Bolonhesa

INGREDIENTES

  • 250 g de carne moída
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 cubos de caldo de carne
  • 1 latas de molho de tomate (1 lata se for recheio)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de azeite  
Modo de fazer 
Primeiramente, vamos colocar a panela com o azeite e deixar esquentar bem. Depois colocar a cebola e  o alho e deixar fritar um pouco. Coloque a carne e o tablete de caldo de carne, lembre-se de quebrar o tablete de caldo de carne em pedacinho pequeno e deixar fritar bem.
Bom, depois de a carne estar bem frita, podemos adicionar o molho de tomate, o sal e a pimenta.


Agora o preparo do macarrão, muito simples, parece até um miojo ;)
Abra o saquinho e coloque num escorredor de macarrão e lave-o bem.



escorra o macarrão, junte ao molho à bolonhesa e cozinhe por mais 3 minutos.


Tudo pronto, agora é servir acompanhado com uma salada, salpicar queijo parmezão e ficar com a consciência leve como as poucas 10 calorias que o macarrão contém. Simples assim!




A Ana Maria Braga também fez uma receita com esse macarrão milagroso e ficou uma delícia
vejam que gostoso, bem ao estilo oriental, com legumes e frango

Macarrão Tokonnyaku

No site do programa explica o passo a passo, vale a pena clicar, aprender e fazer
http://www.receitas.com/maisvoce/macarrao-tokonnyaku-4ee8969f3a96256de700c459 
http://dasbellas.blogspot.com/2011/12/receita-do-macarrao-que-emagrece.html

Você conhece a Dieta do Macarrão?


Um dos hits das dietas para o Verão 2012 é uma espécie de “miojo milagroso”: o macarrão oriental konjac. Ele é a base do que está sendo chamada de Dieta do Macarrão.
Repleto de fibras, sem carboidratos e com apenas 10 calorias por porção ele é conhecido no Brasil como itokonnyaku e é encontrado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Em outros países, é chamado de konnyaku e shirataki, mas os americanos criaram um nome que vende: “miracle noodle”.
Ficou curioso? Então saiba mais sobre esse alimento que, apesar de ter poucos nutrientes, está se tornando o queridinho de quem quer perder uns quilinhos.

Pode-se dizer que o macarrão konjac é uma espécie de “melancia das massas”. Isso porque ele contém cerca de 97% de água e 3% de fibras – na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan. E é exatamente isso que faz o alimento ser usado no emagrecimento e no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão alta.
Conhecido no Japão como “vassoura para o estômago”, o glucomanan quando entra em contato com a água se expande, criando grande volume no estômago. Com isso, a pessoa se sente satisfeita e come menos, ajudando a emagrecer sem sentir fome. Assim, o konjac acaba agindo como uma redução de estômago temporária.
Apesar da aparência não ser muito boa, você encararia essa?

 http://feeds2.feedburner.com/blogpapodegordo

Um comentário:

  1. Olá!

    Hoje a noite faço o teste do macarrão milagroso!rs
    Espero que dê super certo!

    beijocas!

    Lui

    novaluinoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir