Prepare a ceia de Natal em cinco minutos
Anote as dicas do chef e impressione os convidados
Ligar o forno não dá trabalho nenhum. E é só isso o que você precisa fazer com as carnes. Temperadas na véspera, elas ficam muito mais saborosas.
A não ser que seus convidados façam questão, evite os peixes na ceia. Isso porque eles são muito trabalhosos e só ficam gostosas e forem preparados quase na hora de servir, porque perdem o ponto com muita facilidade. A única tática possível para ganhar tempo, no caso deles, é limpar as vísceras e as escamas.
Se você eliminar do menu receitas à base de frutas frescas, pode sorrir à vontade. À exceção delas, todas as outras sobremesas podem ser preparadas com antecedência sem prejuízo nenhum para o sabor ou para a consistência. Só tome cuidado para que os pratos não peguem gosto dos alimentos presentes na geladeira: envolva as sobremesas com filme plástico.
"Com planejamento, é possível adiantar alguns pratos e escapar da correria às vésperas das festas", afirma Viko Tangoda. A seguir, confira as dicas dele para ficar o menor tempo possível na cozinha e aproveitar a noite sem sentir os efeitos do cansaço.
Os cuidados com os legumes e as verduras levam bastante tempo. Descascar, cozinhas e picar são atividades que dão trabalho e acabam prejudicando sua programação. Por isso, escolha alimentos que podem ser preparados de véspera. E dá até para inovar. "A lentinha, por exemplo, fica ótima se for cozida com antecedência. Então, uma ideia é servi-la na salada, e não cozida como feijão", afirma o chef.
As massas não podem ser preparadas com antecedência, porque só alcançam o ponto na hora de servir. Mas se sua família faz questão de um toque italiano na ceia, deixe os molhos e demais acompanhamentos no jeito de servir. Os ingredientes de finalização, como queijos, temperos e recheios, também podem ser deixados prontos.
As aves são tradição na maioria das casas, mas não precisa ficar sonhando com o peru ou com o pato que demora horas para alcançar o ponto. Para evitar o desespero, é só escolher uma receita que leve molho. Assim, sua ave não resseca e pode ser preparada na véspera. Só evite cozinhar demais e acabar servindo um desfiado.
Não só o preparo, mas também a montagem da mesa leva muito tempo. Por isso, pense antes em tudo do que você precisar: pratos, travessas, baixelas, copos, taças e guardanapos. Com todos eles a mãos, é só organizar a mesa com um belo arranjo típico e algumas flores: se tudo estiver planejado, até as crianças ajudam nessa tarefa e sobra tempo para você fazer um brinde antes de receber os elogios pela eficiência e pela praticidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário