OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Prepare a ceia de Natal em cinco minutos

Prepare a ceia de Natal em cinco minutos

Anote as dicas do chef e impressione os convidados

por Minha Vida
 
Viko Tangoda conhece os segredos de uma mesa farta e bem decorada. À frente de um dos buffets mais famosos de São Paulo, o chef sabe como preparar uma refeição que deixa marcas e faz render histórias. 

Por isso, o MinhaVida foi atrás das dicas dele para que você não passe sufoco neste final de ano. "Com planejamento, é possível adiantar alguns pratos e escapar da correria às vésperas das festas", afirma Viko Tangoda. A seguir, confira as dicas dele para ficar o menor tempo possível na cozinha e aproveitar a noite sem sentir os efeitos do cansaço.
mulher conferindo a carne no forno - Foto Getty Images
Prepare as carnes
Ligar o forno não dá trabalho nenhum. E é só isso o que você precisa fazer com as carnes. Temperadas na véspera, elas ficam muito mais saborosas. 

salmão assado - Foto Getty Images
Limpe os peixes
A não ser que seus convidados façam questão, evite os peixes na ceia. Isso porque eles são muito trabalhosos e só ficam gostosas e forem preparados quase na hora de servir, porque perdem o ponto com muita facilidade. A única tática possível para ganhar tempo, no caso deles, é limpar as vísceras e as escamas. 
pedaço de bolo de chocolate - Foto Getty Images

Deixe os doces prontos
Se você eliminar do menu receitas à base de frutas frescas, pode sorrir à vontade. À exceção delas, todas as outras sobremesas podem ser preparadas com antecedência sem prejuízo nenhum para o sabor ou para a consistência. Só tome cuidado para que os pratos não peguem gosto dos alimentos presentes na geladeira: envolva as sobremesas com filme plástico.

"Com planejamento, é possível adiantar alguns pratos e escapar da correria às vésperas das festas", afirma Viko Tangoda. A seguir, confira as dicas dele para ficar o menor tempo possível na cozinha e aproveitar a noite sem sentir os efeitos do cansaço.

travessa com lentilha crua - Foto Getty Images
Adiante as saladas
Os cuidados com os legumes e as verduras levam bastante tempo. Descascar, cozinhas e picar são atividades que dão trabalho e acabam prejudicando sua programação. Por isso, escolha alimentos que podem ser preparados de véspera. E dá até para inovar. "A lentinha, por exemplo, fica ótima se for cozida com antecedência. Então, uma ideia é servi-la na salada, e não cozida como feijão", afirma o chef.
prato de macarrão com tomate cereja - Foto Getty Images
Massas
As massas não podem ser preparadas com antecedência, porque só alcançam o ponto na hora de servir. Mas se sua família faz questão de um toque italiano na ceia, deixe os molhos e demais acompanhamentos no jeito de servir. Os ingredientes de finalização, como queijos, temperos e recheios, também podem ser deixados prontos.
peru fatiado com molho - Foto Getty Images
Prefira aves no molho
As aves são tradição na maioria das casas, mas não precisa ficar sonhando com o peru ou com o pato que demora horas para alcançar o ponto. Para evitar o desespero, é só escolher uma receita que leve molho. Assim, sua ave não resseca e pode ser preparada na véspera. Só evite cozinhar demais e acabar servindo um desfiado.
mesa arrumada para o natal - Foto Getty Images

Pense na apresentação
Não só o preparo, mas também a montagem da mesa leva muito tempo. Por isso, pense antes em tudo do que você precisar: pratos, travessas, baixelas, copos, taças e guardanapos. Com todos eles a mãos, é só organizar a mesa com um belo arranjo típico e algumas flores: se tudo estiver planejado, até as crianças ajudam nessa tarefa e sobra tempo para você fazer um brinde antes de receber os elogios pela eficiência e pela praticidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário