OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 10 de dezembro de 2011

"Agora eu acredito: dá para emagrecer na menopausa"

"Agora eu acredito: dá para emagrecer na menopausa"

Hortência, 52 anos, conseguiu emagrecer e descobriu um novo estilo de vida

publicado por Minha Vida

Uma leva de mudanças invadiu a rotina da dona-de-casa Hortência Pereira, 52 anos. "Eu me aposentei e, com isso ganhei tempo para me exercitar: faço pilates e natação três vezes por semana. Além disso, pratico corrida e caminhada à beira mar quatro vezes por semana, além de exercícios com bola e com halteres depois da caminhada", afirma. Mas nem todo esse treino foi suficiente para afastar o ganho de peso (Descubra seu peso ideal) típico da menopausa, quando o metabolismo fica mais lento.

Além disso, as horas livres de obrigações também trazem ciladas. "Passei a viajar bastante e, nessas ocasiões, acabo comendo mais do que deveria e sem regras.Resultado: uma alimentação cheia de erros, que me custaram quilos extras na balança". Quando procurou o Dieta e Saúde, Hortência estava pesando 60 quilos. Com 1,58m, ela tinha o objetivo de chegar aos 54 quilos, o que foi conseguido em 78 dias de programa. "Minha relação com o espelho estava péssima e eu não agüentava mais ouvir críticas do meu marido. Ele vivia me mandando fechar a boca", lembra. 
Hortência antes
As ferramentas do programa ajudaram a aposentada a perder peso sem ficar presa a um ou dois tipos de refeição. "Tanto na fase de emagrecimento quanto na fase de manutenção faço questão de utilizar direitinho o contador de pontos. Ele me ajuda a entender o impacto das minhas escolhas e, dessa forma, favorece pedidos mais saudáveis: eu me sinto ótima aprendendo a identificar a opção mais adequada à dieta", diz Hortência.

Ela elege o blog como uma dos seus recursos favoritos do programa alimentar. "Além de ser um espaço para dividir a minha rotina de dieta, o blog pode ser alvo de utilidade pública. Eu procurava postar matérias interessantes sobre alimentação e saúde. Conheci pessoas incríveis, com o mesmo objetivo que eu, e trocamos experiências valiosas. Mesmo que o programa acabe, pretendo continuar mantendo contato com todo mundo", diz Hortência.  
Saiba mais

Vida nova
"A reeducação alimentar não é uma fase, mas um estilo de vida ? o estilo de vida de quem se ama", afirma Hortência, entusiasmada. Por isso, na opinião dela, a fase de manutenção é tão importante quanto a de emagrecimento. "Nesse momento, precisamos adquirir segurança para enfrentar o desafio de manter o peso ideal. A evolução semanal é uma ferramenta que ajuda muito nesta etapa da dieta: através dela, pude avaliar e entender melhor porque continuei emagrecendo depois de ter atingido a minha meta", diz a aposentada.

No meio do processo, as mudanças são tão intensas que as surpresas acabam ganhando ares de comédia."Após 40 dias com o Dieta e Saúde, precisei dormir fora de casa. Às pressas coloquei uma bermuda na bolsa. Mas, no dia seguinte, ela não parava na minha cintura, estava despencando mesmo com o zíper fechado", diverte-se.  
"Dei boas gargalhadas e tive que arrumar um cordão para amarrá-la na cintura. Embora já tivesse noção de que estava emagrecendo, tanto pelas roupas quanto pelos comentários dos familiares e amigos, neste momento tive a certeza de que já estava bem magra", lembra Hortência.

Todo o guarda-roupa passou por ajustes, para voltar a servir, e as compras de verão incluem peças especiais (como uma calça jeans skinny, sequinha nas pernas e de cintura bem marcada). E nem os dias de exagero tiram a motivação de quem está satisfeita com o espelho. "Raramente saio da linha. Mas, se isso acontece, apelo à poupança de pontos e sigo as recomendações do programa no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido", afirma Hortência.


"Com o Dieta e Saúde, quebrei dois mitos: passei a acreditar que,  durante a menopausa, dá para emagrecer, mesmo comendo de tudo", afirma. "Até o meu mau humor crônico desapareceu. Este,  na opinião do meu marido, foi o benefício mais importante do meu emagrecimento". 
Hortência depois
Lições de quem já chegou lá
Hortência revela os dois aprendizados que não podem ser esquecidos, mesmo na fase de manutenção

"Sempre que eu comia alguma coisa mais calórica, mesmo tendo pontos na poupança para gastar, ficava sempre angustiada, achando que tinha metido o pé na jaca. Custei a perceber que uma dieta muito restritiva não vale a pena. Mas agora aprendi: devemos comer de tudo um pouquinho. Dessa forma, na fase de manutenção, não corro o risco de me descontrolar na alimentação e acabar recuperando o quilos perdidos".

"O Dieta e Saúde me mostrou como incorporar na minha alimentação, sem culpa, alguns alimentos que, até então, eu considerava proibidos em uma dieta, como macarrão, chocolate, hambúrguer e omelete".

Hortencia Pereira
idade: 52 anos
altura: 1,58
peso inicial: em 02/06/09 = 60,3 kgs
peso meta:  em 18/08/09 = 55 kgs
peso atual: desde 23/09/09 = 54 kgs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário