OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 10 de dezembro de 2011

Perca peso com bom senso

Perca peso com bom senso

Qualquer processo de emagrecimento exige mudanças, principalmente na alimentação. Porém, ficar pesando ou contando as calorias dos alimentos, dá um trabalho danado, sendo importante utilizar o bom senso nas escolhas na hora de se servir.

Sabemos que em todos os aspectos de nossa vida temos que ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as conseqüências posteriores.
Podemos lembrar-nos do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora, enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso.
Vamos adquirindo hábitos que nos impedem de agir com bom senso, hábitos aprendidos e seguidos, que leva a alguma gratificação emocional, como o alívio da ansiedade, tristeza, solidão, angústia.
Comemos sem pensar, desencadeando um processo compulsivo que se perpetua de forma automática, revelando a falta de percepção que desenvolvemos muitas vezes em relação à alimentação.
Outros aspectos importantes são: disciplina, organização e flexibilidade. A disciplina e a organização estão sempre juntas, pois precisamos desses dois aspectos na hora de se programar para ter em casa e no local de trabalho, os alimentos adequados para realizar com qualidade as refeições e lanches necessários para efetivar o processo de reeducação alimentar.
Já a flexibilidade, em poder se adequar a ambientes aos quais acaba freqüentando, como uma reunião de negócios onde se servirá do que tiver sendo oferecido, como também poder respeitar os erros e acertos inerentes ao processo e emagrecimento.
Devemos nos comprometer com o processo de perda de peso, pois é a solução mais efetiva para colher bons resultados.
Imagem: stock.xchng
Pela Psicóloga Luciana Kotaka via Conteúdo Colaborativo
Comportamento Magro
http://www.bichafemea.com/2011/01/31/perca-peso-com-bom-senso/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário