OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ganhe o direito de comer sobremesas na ceia

Ganhe o direito de comer sobremesas na ceia

Manjar branco, rabanada e pudim estão entre os campeões da dieta

por Minha Vida
 
A mesa de doces é uma das grandes atrações na ceia de Natal. Os pratos brilham e provocam água não só na boca das crianças. Pudim, pavê, panetone, rabanada, manjar e outras opções desafiam qualquer disposição a manter a dieta. Mas não é preciso se trancar em casa para resistir a elas.

A solução está em tomar algumas precauções no preparo e também na hora de servir. "Mesmo quem está de dieta pode manter os doces tradicionais nas festas de final de ano. Só não dá para servir diversos deles ao mesmo tempo: as receitas são muito calóricas e o ganho de peso será inevitável", afirma a nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional).

Quer presente melhor do que saborear sua sobremesa favorita sem culpa? Então confira as dicas da especialista e pare de sofrer por antecipação.
Panetone - Foto Getty Images
Panetone
Os panetones tradicionais apresentam teor calórico muito semelhante entre si. Em média, cada fatia de 80g (espessura de dois dedos femininos) contém cerca de 300 calorias. Podemos contar, atualmente, com versões de panetone light, em que a mesma porção contém 230 calorias. "A dica é comer pouco: uma fatia de panetone light (80g) é equivalente ao pão francês com manteiga, e podemos pensar nessa substituição nesses dias de festas", afirma a nutricionista. 

 Chocotone - Foto Getty Images
Chocotone
A cada ano, a variedade de chocotones cresce. Há desde os tradicionais, com chocolate ao leite, até os trufados. As versões mais simples contêm 350 calorias por fatia (80g). Existem poucas possibilidades de substituições para o chocotone. Quem não resiste, deve pensar nele como substituto aos bolos natalinos e escolher um dos dois.

 rabanada - Foto Getty Images
Rabanada
Esse prato típico das festas natalinas costuma ser campeão em calorias. Pão, ovos, leite, açúcar e, depois, óleo para fritura resulta numa combinação com excesso de calorias. Três fatias finas de rabanadas somam 360 calorias. "A boa noticia é que podemos prepará-la com leite desnatado, diminuir a quantidade de ovos, substituir o açúcar pela versão light e assar em vez de fritar", afirma Amanda Epifânio Pereira. As substituições fazem com que as mesmas três fatias tenham 125 calorias.
Torrone - Foto Getty Images
Torrone
Torrone é um doce preparado com avelãs e um creme com açúcar, mel e outros ingredientes, tornando os carboidratos os nutrientes responsáveis pelo seu alto valor calórico. Cada 50g de torrone contêm 250 calorias. A receita não permite muitas modificações. Dessa forma, se for um doce muito tradicional na sua família, sirva apenas ele. Caso contrário substitua-o por frutas e mantenha outras sobremesas de maior preferência familiar. 
bolo de nozes - Foto Getty Images
Bolo de Natal ou Bolo de Nozes
Os bolos natalinos são sempre formados por várias frutas secas, como nozes, amêndoas, castanhas e frutas passas tornando-o de elevado valor calórico. Cada fatia de 50g contém 250 calorias. A substituição do açúcar por adoçante reduz suas calorias para 210 calorias. A melhor forma de consumi-lo é como substituto do panetone.
Manjar branco - Foto Getty Images
Manjar branco
Uma porção de 100g do manjar contém em torno de 220 calorias. A substituição de todos seus ingredientes por versões light ou desnatada, incluindo o leite de coco, deixará a sobremesa com apenas 150 calorias, tornando-a uma das mais indicadas para ser servida nas festas de final de ano. 

Pudim de pão - Foto Getty Images
Pudim de pão
Cada fatia de pudim de 100g contém 280 calorias. Para esta sobremesa, a substituição do leite integral e do leite condensado para as versões desnatadas deixa o doce com 190 calorias. Nada muito exagerado quando comparado aos bolos ou outros doces tradicionais, podendo ser mantido nas noites de festa. 
Pavê - Foto Getty Images

Pavê
Uma das receitas mais tradicionais para as noites de festas, o pavê é também uma das receitas mais calóricas de doces. Cada porção de 100g contém cerca de 400 calorias. As substituições dos ingredientes por versões light ou desnatada reduzem apenas 40 calorias por porção, que passa a ter 360 calorias. Esse doce só poderá ser servido ser for a única opção de sobremesa da noite, ou seja, numa ceia sem panetone, bolo de natal ou rabanada.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/4049-ganhe-o-direito-de-comer-sobremesas-na-ceia.htm


Calorias por trás das Ceias de Natal

Confraternizações, happy hour, amigo secreto, festas nas empresas, festas em família, ceia e almoço de natal, reveillon.... Ufaaa... Comer e beber é quase que uma regra em dezembro. Porém.... Se descuidarmos de alguns pequenos detalhes, as festividades de dezembro tornam-se um “engordativo” atentado à elegância e à saúde.
Em seguida vem Janeiro, auge do Verão, mês de praia e piscina e aí??
Não, não, sem lamentações... Você não precisa recusar nenhum convite. Participe de todos, curta a companhia das pessoas queridas, da família, faça novos amigos, novos amores. Tudo isso faz bem a sua Qualidade de Vida e Bem estar, dá um “gás” a mais ao dia-a-dia, à Saúde Emocional, Social, Mental e Espiritual.
Com um pouco de planejamento e consciência nutricional é possível participar de todos os eventos e manter-se absolutamente elegante e charmosa (o)!! ;))

VEJA COMO

1. Esqueça os tratamentos de choque para emagrecer, antes, durante e depois das Festas!

Se você pensa em abusar e depois recorrer aos tratamentos de choque e mágicos, desista!
Todos os estudos científicos comprovam: tratamentos de choque, privação do prazer de comer, dietas milagrosas, shakes e outras infinidades de opções de emagrecimento NÃO RESOLVEM! Levam ao efeito sanfona ou “iô-iô”, super hiper prejudicial a sua saúde, ao emagrecimento e a manutenção do peso saudável.

O segredo mora no óbvio: uma alimentação equilibrada e balanceada planejada ao seu perfil de sexo, altura, idade, atividade física, preferências alimentares e estilo de vida. Lembre-se nossa alimentação deve ser tão individual quanto nós somos.

2. Em dezembro, torne-se um Xereta das Calorias!
Ninguém precisa, e nem deve, andar com uma calculadora a tiracolo somando todas as calorias, mas em Dezembro é bom ficar ligado no valor calórico de alguns alimentos:

FRUTAS OLEAGINOSAS

Amêndoas (10un ou 10g) = 60
Avelãs (10un ou 10g) = 68
Azeitona preta (10un ou 30g) = 50
Azeitona verde (10un ou 40g) = 46
Castanha de caju (10un ou 26g) = 150
Castanha do para (10un ou 40g) = 266
Castanha portuguesa (10un ou 100g) = 202
Noz macadâmia (10un ou 24g) = 162
Nozes (10un ou 50g) = 326
Pistache (½ xícara de chá ou 76g) = 80
FRUTAS SECAS

Ameixa preta (10un ou 50g) = 120
Damasco (10un ou 70g) = 167
Frutas cristalizadas (1colher de sopa) = 62
Figo seco (10un ou 70g) = 180
Tâmara (½ xícara de chá ou 76g) = 238
Uva Passa (1 colher de sopa) = 60

CARNES

Chester assado (3 fatias finas) = 162
Frango assado (2 pedaços) = 195
Lagarto assado (2 fatias médias) = 112
Leitão assado (1 pedaço) = 380
Lombo de porco assado (1 fatia grande) = 240
Maminha Assada (1 fatia média) = 120
Pernil de porco assado (2 fatias médias) = 298
Peru assado\t(3 fatias finas) = 170
Picanha assada (2 fatias pequenas) = 250
Tender bolinha assado (4 fatias finas) = 137

DOCES

Chocotone (1 fatia de 80g) = 320
Panetone com frutas cristalizadas (1 fatia de 80g) = 280
Pêssego em calda (1/2un) = 38
Quindim (1 un de 50 g) = 83
Frozen iogurte (2 bolas) = 140
Rabanada frita (1un de 100g) = 310
Sorvete de chocolate com calda (2 bolas) = 430

BEBIDAS

Água de coco (1 copo de 240ml) = 43
Batida (1 copo de 200 ml) = 504
Caipirinha (1 copo) = 170
Cerveja (1 copo de 300ml) = 123
Champanhe ou Espumante (1 tulipa de 120ml) = 85
Cidra (1 tulipa de 120ml) = 66
Licor (1 cálice de 30ml) = 103
Limonada com adoçante (1 copo de 200 ml) = 25
Marguerita (1 taça) = 220
Martine (1 dose de 100ml) = 71
Suco de abacaxi (1 copo de 200ml) = 110
Suco de melão (1 copo de 200ml) = 84
Suco de Tomate (1 copo de 200ml) = 48
Uísque (1 dose de 100ml) = 280
Vinho branco seco (1 copo de 150ml) = 99
Vinho tinto (1 copo de 150ml) = 108
Vodca (1 dose de 100ml) = 315

PETISCOS

Carpaccio c/ alcaparras, queijo parmesão e torradas de pão italiano (1 prato) = 786
Champignon (1 porção de 100g) = 20
Fritas (1 porção média de 200g) = 560
Mussarela de búfula (1fatia de 30g) = 86
Ovos de codorna (1un) = 16
Palitinhos de cenoura (1 porção de 100g) = 42
Pipoca (1 porção de 100g) = 450
Queijo prato (1 porção de 100g) = 392
Queijo provolone (1 porção de 100g) = 357
Tomate seco (1un) = 40

Consultoria feita à Revista Criativa, dezembro de 2003
Texto de Marília Fenandes 

Você sabe quantas calorias tem uma ceia de Natal? Veja dicas de como escolher as opções mais saudáveis 

por Tamirys Collis


Você passa o ano todo se cuidando, controlando a alimentação e suando a camisa na academia para chegar no verão com tudo em cima. O problema é que no meio do caminho, bem quando estamos planejando nossas fériasna praia, tem as festas de final de ano, com aquelas ceias repletas de alimentos calóricos. O que acontece é que em apenas uma noite, acabamos consumindo a quantidade de calorias recomendadas para mais de um dia. Resultado: uns 2 quilos ou até mais na balança nessa época de festas e comemorações. Por isso, confira nossas dicas de como investir numa ceia de Natal mais saudável e menos calórica.

Segundo a nutricionista Paula Castilho, uma ceia pode ter, em média, 7 mil calorias, dependendo do que se come. É importante lembrar que a média de calorias recomendada para um dia gira em torno de 2 mil calorias (claro que depende da dieta, sexo, idade e estrutura da pessoa), mas a verdade é que a festa pode se tornar um verdadeiro engordativo, "ainda mais quando combinada a todas as calorias consumidas em confraternizações, happy hour, amigo secreto e festas na empresa durante o mês de dezembro", lembra a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo.
Confira as calorias dos alimentos mais tradicionais da Ceia de Natal:
1 fatia de Chester: 54 calorias
1 fatia de peru: 56 calorias
1 fatia de lombo: 210 calorias
1 fatia de tender: 35 calorias
1 colher de salpicão: 158 calorias
1 colher de farofa: 105 calorias
3 colheres de sopa de arroz: 78 calorias
Aperitivos
Amêndoas (10 unidades ou 10 gramas): 60 calorias
Avelãs (10 unidades ou 10 gramas): 68 calorias
Castanha de caju (10un ou 26g): 150 calorias
Castanha do para (10un ou 40g): 266 calorias
Castanha portuguesa (10un ou 100g): 202 calorias
Noz macadâmia (10un ou 24g): 162 calorias
Nozes (10un ou 50g): 326 calorias
Pistache (½ xícara de chá ou 76g): 80 calorias
Bebidas
Vinho branco seco (1 copo de 150ml): 99 calorias
Vinho tinto (1 copo de 150ml): 108 calorias
Vodca (1 dose de 100ml): 315 calorias
Batida (1 copo de 200 ml): 504 calorias
Caipirinha (1 copo): 170 calorias
Cerveja (1 copo de 300ml): 123 calorias
Champanhe ou Espumante (1 tulipa de 120ml): 85 calorias
Doces
Chocotone (1 fatia de 80g): 320 calorias
Panetone com frutas cristalizadas (1 fatia de 80g): 280 calorias
1 fatia (40gr) de pavê de chocolate: 102 calorias
Pêssego em calda (1/2un): 38 calorias
Quindim (1 un de 50 g): 83 calorias
Frozen iogurte (2 bolas): 140 calorias
Rabanada frita (1un de 100g): 310 calorias
Sorvete de chocolate com calda (2 bolas): 430 calorias
Para preparar os alimentos da ceia de forma mais saudável e menos calórica, de acordo com a nutricionista Natália Colombo, a dica é diminuir as quantidades de óleo, margarina e manteiga dos alimentos, substituindo por pequenas quantidades de óleos vegetais como girassol ou óleo de coco extravirgem, evitar a adição exagerada de sal e, se possível, substituí-lo por sal marinho.
Outra dica é substituir todos os ingredientes tradicionais por light ou de soja, com isso já é possível reduzir 30% das calorias do prato. Por exemplo: usar creme de leite e leite condensado de soja.
Como não exagerar?
Sabe aquela tática de passar o dia sem comer só porque sabe que à noite a ceia vai ser boa e repleta de alimentos gostosos? Ela está errada segunda a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo. "Quem passa fome o dia inteiro pensando no que comerá na festa, já se coloca como perdedor. Economiza calorias só porque sabe que vai exagerar na hora da ceia. O processo deve ser o inverso: esteja saciado e você comerá só o necessário", explica. A dica é comer uma barrinha de cereal ou uma fruta uma hora antes de ir para a festa. "Assim a pessoa não chega com tanta fome", completa a nutricionista Natália Colombo.
Apesar da oferta de alimentos saborosos e calóricos ser grande na ceia de Natal, opte pelas opções mais leves, como peru, salada, frutas frescas e secas. "Se não resistir, coma um pedacinho do seu prato favorito um pouco antes de ir embora. Como estará pronto para sair, você não vai poder repetir", orienta Flávia.
Você não precisa se privar dos alimentos da festa. "O ideal se for algum prato salgado, é pegar uma porção pequena e colocar metade do prato com alimentos leves e de baixa caloria, como por exemplo a salada. Se for um doce, consuma as frutas primeiro e depois o que conseguir consumir complete com o doce em porções pequenas", ensina Paula Castilho.
Acesse também a versão mobile pelo seu celular. Clique em www.cristianaarcangeli.com.br ou www.hands.com.br nos canais Mulher e Varie
 
http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/voce-sabe-quantas-calorias-tem-uma-ceia-de-natal-veja-dicas-de-como-escolher-as-opcoes-mais-saudaveis/ 

Chef carioca aposta em ceia de Natal mais leve e saudável

Ingredientes menos calóricos são alternativa à ceia tradicional.
Veja receitas de salada de batata com iogurte natural e cuscuz marroquino.

Do G1 RJ
1 comentário
Ceia de natal natureba carioca (Foto: Túlio Mello/G1)A salada de batata e o cuscuz marroquino são mais leves do que as receitas tradicionais (Foto: Túlio Mello/G1)
Com a chegada do verão e o clima praiano do Rio de Janeiro, muita gente começa a preparar o corpo para entrar em forma. E nada de abusar no Natal: a ceia carioca é leve, natural e saborosa. A chef de cozinha Carolina Figueiredo, do restaurante Market, na Zona Sul da cidade, aposta em pratos tradicionais da cozinha brasileira, mas com ingredientes orgânicos e menos calóricos.

“Eu tentei fazer uma releitura do que seria um pouquinho o Natal, mas sendo com o nosso conceito: saudável”, contou a chef.

Carolina mostrou como fazer um cuscuz marroquino com frango e uma salada de batata com iogurte. Para a salada, o grande segredo dela é trocar a maionese por iogurte natural desnatado, que é menos calórico.

“Eu coloquei iogurte e mostarda escura, fiz um molho com bastante ervas, coloquei o salsão e entrei com uma vagem. Então, eu dei uma incrementada na salada de maionese, que seria a maionese de batata, só que sem a maionese”, explicou a chef de cozinha.

Para o cuscuz, Carolina substituiu os temperos condimentados por sabores mais leves. “Temperei só com o azeite e o pesto de manjericão e pus a maçã, para dar uma refrescada, e a castanha-do-pará”, revelou.

Confira abaixo as receitas:


Salada de batata
(rende duas porções)
20 unidades de batata calabresa
10 unidades de vagem francesa
1 talo fatiado de aipo
2 colheres de sopa cheias de mostarda escura
4 colheres de sopa cheias de iogurte natural
Aneto
Salsa
Cebolinha
Sal

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas a as vagens inteiras separadamente em água com sal. Quando estiverem macias, escorra e leve à geladeira para resfriar. Em um recipiente, disponha o iogurte, a mostarda e as ervas previamente picadas; misture até ficar liso e homogêneo e reserve.

Em uma vasilha, misture as batatas cortadas ao meio, as vagens, o aipo fatiado, o molho de mostarda e o iogurte. Tempere com sal se necessário e sirva gelado.
Ceia de natal natureba carioca (Foto: Túlio Mello/G1)O cuscuz de Carolina é temperado com ervas,
maçã, azeite e abacaxi (Foto: Túlio Mello/G1)
Cuscuz de frango orgânico(rende duas porções)
Meia xícara de cuscuz marroquino
1 peito (200 g) de filé de frango orgânico
4 unidades de abobrinha miniorgânica
¼ de xícara de chá de abacaxi pérola em cubos
12 unidades de castanha-do-pará
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
16 folhas de manjericão
1 colher de chá de salsa picada
10 folhas fatiadas de hortelã
1 colher de chá de cebolinha fatiada
Sal

Modo de fazer:
Grelhe o frango, desfie e reserve. Em uma vasilha, disponha o cuscuz previamente hidratado, o frango desfiado, a abobrinha previamente cozida e fatiada, a castanha-do-pará picada, o abacaxi em cubos, as ervas picadas e o azeite. Tempere com sal a gosto.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/12/chef-carioca-aposta-em-ceia-de-natal-mais-leve-e-saudavel.html

Veja opções de sobremesas saborosas e pouco calóricas para a ceia de Natal 

por Tamirys Collis


Pavês, chocotones, bolos e tortas...sobremesas típicas do Natal, mas que apesar de deliciosas, são extremamente calóricas e podem atrapalhar a dieta de quem quer encarar o look branco de Ano Novo ou curtir as férias na praia. Por isso, confira algumas sugestões de sobremesas menos calóricas, indicadas por Natália Colombo, nutricionista funcional da clínica Ncnutre, em São Paulo.
Frutas com chocolate:
Pode ser feito com qualquer fruta, como morangos e uvas. É simples, basta lavá-las e derreter um chocolate que tenha mais de 55% de cacau. Depois de derretido, envolva a fruta no chocolate até ela ficar parcialmente coberta. Como opção, você pode passar a fruta na castanha de caju triturada e sem sal (xerém), que deixará crocante. Aí é só esperar secar e servir.
Salada de frutas com calda quente:
6 damascos secos cortados em 4 partes;
1 laranja pêra descascada e cortada em rodelas (sem sementes);
2 pêras sem casca picadas;
2 rodelas de abacaxi em calda;
1 goiaba branca (com a casca, cortada em rodelas);
4 rodelas de mamão papaia (sem casca e sem sementes);
12 uvas tipo rubi;
1/2 copo de vinho branco;
2 pitadas de gengibre em pó;
1 colher (sopa) de açúcar;
1/2 copo de suco de abacaxi (coado).
Coloque o damasco de molho no vinho por 30 minutos. Divida e arrume em dois pratos, os damascos, as uvas, as rodelas de papaia, de goiaba e de abacaxi. Em uma panelinha, derreta o açúcar, deixando-o dourar. Acrescente então o suco de abacaxi (previamente aquecido) e o vinho com os damascos. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos. Despeje essa calda quente sobre as frutas, salpique com o gengibre em pó e sirva antes que esfrie.
Maçã de Natal:
1 colher de sobremesa rasa de mel 
2 colheres de chá de água
1 colher de chá de rum
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá de  raspas de limão e laranja
2 maçãs gala ou fuji
2 colheres de chá de uvas passas pretas sem semente
2 colheres de chá de frutas cristalizadas

Misture todos os ingredientes, com excessão da maçã e reserve. Retire o miolo das maçãs, deixando apenas um pedaço no fundo para que o recheio não escape. Divida o recheio entre as maçãs.  Asse em forno microondas por 3 minutos em potência alta, se quiser fazer mais maçãs, multiplique a quantidade de ingredientes e asse em forno convencional coberto com papel manteiga e em seguida papel alumínio, até que fiquem macias. Sirva quente.
A salada de frutas com calda quente e as maçãs de Natal podem ser acompanhadas por frozen yogurt, sorbet de frutas ou sorvete de creme sem açúcar.
Acesse também a versão mobile pelo seu celular. Clique em www.cristianaarcangeli.com.br ou www.hands.com.br nos canais Mulher e Variedades
 
http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/veja-opcoes-de-sobremesas-saborosas-e-pouco-caloricas-para-a-ceia-de-natal/ 

O que escolher na ceia de Natal: bombas calóricas ou delícias light?

Por Patrícia Giuffrida 

Qual será a sobremesa de Natal: fruta ou doce? Crédito: Getty Images.
A véspera de Natal já é amanhã! Você já está preocupada com a comilança dos próximos dias? Calma! Não precisa abrir mão das tradições natalinas, mas também não pode devorar tudo o que vê na mesa. “Modere nos alimentos inflamatórios – os que contêm gordura trans, açúcar e farinha branca”, aconselha o nutricionista Fábio Bicalho, de Brasília, em entrevista à revista NOVA. Esses alimentos fazem você acumular gordura e uns quilinhos a mais.
Quer algumas dicas para não ficar gordinha no final do ano? Então siga essas sete sugestões de trocas inteligentes para a ceia de Natal, publicadas na revista NOVA:
1. Troque 1 fatia de pernil (262 calorias), que é rica em gordura saturada, por 3 fatias de peito de peru (167 calorias). Mais tradicional, impossível, né.
2. Ao invés de consumir 100 g de tender califórnia (293 calorias) – que contêm bastante açúcar e gordura – escolha 2 fatias finas de rosbife (160 calorias).
3. Um prato com 100 g de arroz com uvas passas, amêndoas e creme de leite tem 317 calorias! Que tal substitui-lo por 1 concha de risoto feito com requeijão light e ervas finas (180 calorias). Mas nada de incluir manteiga na receita, hein!
4. A farofinha não pode faltar. Evite aquela feita com ovos e bacon (que é gordura pura). Cerca de 100 g contêm 471 calorias. Uma boa opção gostosa é incluir no prato 2 colheres de farofa com ameixas pretas, que têm só 108 calorias.
5. E para beber? Uma taça de vinho do Porto tem 74 calorias. Na verdade, é pouco. Mas o problema é não conseguir parar na primeira. Quer uma bebidinha saudável e com bolhinhas? Experimente 1 copo de suco de uva se açúcar, com gelo e água com gás. Tem apenas 70 calorias e é refrescante.
6. Na hora da sobremesa, geralmente é servido panetone. Fique longe do chocotone com sorvete. É uma bomba calórica: uma fatia tem 320 calorias! Experimente 1 fatia de manjar branco (72 calorias). Mas é para comer só uma fatia, ok? Ou então consuma as deliciosas frutas típicas do verão.
7. Outra sobremesa tradicional de Natal é a rabanada. O problema é que ela é frita. Na receita, ovo, farinha e óleo se unem para detonar sua dieta. Uma unidade pode chegar a 310 calorias! Prove versões mais levinhas, como a assada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar. Essa tem só 120 calorias, bem menos do que a versão original.
(Com reportagem de Cáren Nakashima e Livia Valim para a revista NOVA)


http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2011/12/o-que-escolher-na-ceia-de-natal-bombas-caloricas-ou-delicias-light/


Ceia de Natal

Opções menos calóricas

Entre as carnes, a mais calórica é o lombo (1 fatia de 90g tem 190 calorias). Dê preferência às aves (frango, peru, chester) e peixes (badejo, anchova), pois são carnes brancas, mais leves e com menos calorias. “Não se esqueça de retirar as peles e gorduras aparentes”, diz Bruna.

Dos acompanhamentos, como arroz de vários tipos, tortas, farofas, salada de maionese etc., escolha, no máximo, duas opções pequenas. Evite servir-se de todas as variedades oferecidas, escolha as que você realmente mais gosta e não repita. Esta dica vale também para as sobremesas.

Não exagerem nas castanhas, elas são muito calóricas e não são as melhores opções para petiscar. Você pode substituí-las, por exemplo, por picles. Acompanhe os valores:
  • 10 unidades de castanha do Pará = 273 calorias;
  • 10 unidades de amêndoas secas = 129 calorias;
  • 10 unidades de castanha de caju = 166 calorias;
  • 10 unidades de nozes frescas = 184 calorias;
  • 10 unidades de pistache = 40 calorias;
  • 10 unidades de castanha portuguesa crua = 194 calorias;
  • 1 colher (sopa) de amendoim = 128 calorias.
Em comparação com as castanhas, algumas frutas secas são menos calóricas:
  • 5 unidades de damascos secos = 40 calorias
  • 5 unidades de ameixas secas = 46 calorias
  • 1 colher (sopa) de uva passa = 54 calorias
  • 1 unidade de figo seco = 60 calorias
  • 5 unidades de tâmaras = 237 calorias.
http://www.portalfeminino.com.br/Paginas.aspx?area=especiais&id=ceiadenatal_opcoes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário