Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romanoJuvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
Nutricionista monta exemplo de prato saudável em restaurante
Nutricionista monta exemplo de prato saudável em restaurante
Karin Honorato aconselha que metade do prato seja de verduras e legumes.
Ela recomenda que carnes fritas e empanadas sejam evitadas.
Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato foi a um restaurante self-service para mostrar como a pessoa pode se alimentar de forma saudável - sem comprometer a saúde e a dieta - fora de casa. Karin dá dicas para a montagem do prato, os tipos de alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados.
A nutricionista fala também sobre os acompanhamentos e da importância da escolha do local. Para a Karin, o restaurante precisa ser arejado, confortável e principalmente higiênico. Ela ressalta a importância de se lavar as mãos antes da alimentação.
Antes de começar a se servir, a nutricionista aconselha a pessoa a olhar os pratos disponíveis no dia, para que seja feita uma pré-seleção do que vai ser consumido.
Os primeiros itens mostrados por Karin são as saladas. Para ela, o ideal é que metade do prato seja de hortaliças, verduras e legumes de cores variadas. A nutricionista recomenda que os pratos preparados com maionese sejam evitados, pois "podem trazer algum tipo de contaminação ou alterações gástricas".
Sobre temperos usados nas saladas, Karin aconselha os molhos naturais e azeite. Sal e temperos a base de maionese e creme de leite devem ser evitados.
O arroz integral é recomendado pela nutricionista. Ela também aconselha o consumo dos grãos de feijão e pede para que o caldo seja evitado, pois nele, há concentração de gordura.
De acordo com Karin, o feijão tropeiro e a feijoada devem ser consumidos com moderação. Esses pratos possuem mais gordura e podem comprometer o colesterol e a dieta. Segundo ela, deve ser escolhido um dia para comidas diferentes.
Sobre massas (carboidratos), a nutricionista recomenda o consumo moderado. Verduras e legumes refogados são uma boa opção.
Sobre carnes, Karin aponta o peixe em molho de tomate ou ervas como a melhor opção. Ela também recomenda o frango ensopado com legumes, porém pede para que o caldo seja evitado, pois há concentração de gordura.
A carne assada, quando estiver mais magra, pode ser consumida, segundo a nutricionista. Ela recomenda que carnes de porco e boi duas vezes por semana, por causa da quantidade de gordura. Carnes fritas e empanadas devem ser evitadas, de acordo com Karin.
A nutricionista afirma que as frituras, como batatas, polenta, bolinhos, tortas, torresmos, são "o maior veneno na nossa alimentação". "Consumir frituras todos os dias compromete muito as suas artérias, o colesterol e a gordura que você acaba acumulando. Não consuma coisas fritas todos os dias", diz.
Karin recomenda que os doces devem ser trocados por frutas no dia a dia. Sobre sucos, a nutricionista diz que o ideal é que a comida seja consumida sem bebida junto, pois "o liquido dificulta a digestão e dilata o seu estômago". Apesar disso, ela recomenda os sucos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário