Prepare ovos de forma saudável
Ele pode ser frito na água e o prato enriquecido com legumes
Segundo a especialista, o ovo merece entrar no cardápio por ser rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, além de ser fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. Além disso, estudos indicam que esse alimento possui uma substância chamada lecitina, responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue - exatamente o contrário do que se pensava antes.
Existem muitas maneiras de preparar um ovo que deixam o prato ainda mais saudável, sem prejudicar a dieta. Confira o que nutricionistas recomendam:
"Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito", explica a nutricionista Fabiana Marangoni, do Spa Fazenda Igaratá. Além disso, ele é menos calórico - um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. O ovo cru também não é recomendado, pois é meio de contaminação da bactéria Salmonela. "Quando submetemos o ovo ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando o risco", diz a nutricionista.
Ao acrescentar ovos à salada, enriquecemos o prato com uma fonte de proteínas e ainda tornamos a experiência de comer salada mais saborosa - afinal, é muito comum as pessoas torcerem o nariz para os vegetais. O ovo dá um sabor a mais ao prato.
Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga - que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira. "Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem", explica a nutricionista Fernanda Brunacci.
Nada melhor do que rechear a sua omelete com tomate, cebola, cenoura, abobrinha, chuchu e tantas outras opções de legumes fatiados ou ralados. "Essa é uma ótima forma de deixar a sua omelete mais saudável e rica em nutrientes", diz a nutricionista Fabiana Marangoni.
Em vez de fritar a omelete, você pode fazê-la assada, eliminando a gordura do óleo ou da manteiga que seria usada para fritá-la. "A mesma mistura da omelete que seria frita pode ser disposta em uma assadeira untada e enfarinhada, ou então em uma assadeira antiaderente, e colocada no forno para assar", conta a nutricionista Fabiana Marangoni.
Ao comprar os ovos, o ideal é guardá-los sempre fora das embalagens de papelão, dentro da geladeira e, preferencialmente, na prateleira superior, que é a área mais refrigerada. "Dessa forma, não há risco de contaminação", explica a nutricionista Fabiana Marangoni.
Também é importante lavar os ovos apenas no momento em que for usá-los, e não assim que chegar do mercado, pois a limpeza destruirá a camada que os protege contra bactérias, deixando-os mais suscetíveis à contaminação.
Ingredientes
2 ovos 1 fatia fina de queijo minas light
½ unidade de tomate não muito maduro
Orégano a gosto
1 colher (chá) de óleo de canola
Modo de preparo
Pique o queijo e o tomate em cubos pequenos e reserve. Bata os ovos juntamente com o orégano e, depois de batido, acrescente o queijo e o tomate. Numa frigideira para panqueca anti-aderente, coloque o óleo de canola e espalhe com uma espátula. Adicione a mistura da omelete e aguarde em fogo baixo até cozinhar. Vire a omelete e deixe dourar. Servir em seguida.
OMELETE DE FORNO OU FRIGIDEIRA
Essa omelete de forno, minha avó D. Odila chamava de tijelada. É uma versão mais séria da omelete tradicional , acompanha bem um bife ou frango. Pode ser feita também na frigideira, como queiram...
1/2 couve- flor cozida e picada
4 ovos ( 4 claras e 2 gemas )
3 colheres ( sopa ) de queijo ralado
1 pedaço de queijo minas, bem picado
orégano, 1 pitada de noz-moscada, pimenta, tempero sazon legumes
1/2 tomate picadinho
cheiro verde e cebolinha
Em um pirex untado com azeite, coloque a couve-flor picada e tempere com um pouco de sazon, orégano, pimenta, 1 colher ( chá) de azeite e misture bem para temperar a couve-flor cozida. Bata os ovos, acrescente o restante do sazon ( 1 sachê rende para toda a receita, cuidado com o sal do queijo) , o queijo, a noz-moscada , tomate e queijo minas picadinhos. Coloque sobre a couve-flor polvilhe um pouco mais de parmesão (divida as 3 colheres para toda receita ) e forno, até começar a dourar nas laterais do pirex, é só olhar .Pode ser feita com chuchu refogado, abobrinha italiana refogada e outros...Fica muito boa também na frigideira, fogo lento virando dos lados. Aproveitem!
DICAS: A omelete de forno fica genial servida morna, quando os ovos e queijos dão possibilidade de corte. Se fizerem com outros legumes refogados, lembrem-se de escorrer a áqua do refogado dos legumes.
Tijelada de Abobrinha Italiana
SEGUNDA-FEIRA, COMEÇA TUDO DE NOVO...
Mais uma segunda-feira que começa cheia de planos, -espero poder cumprir todos, ou quase todos! Esse dia da semana tem cara de arroz + feijão, e mais alguma coisa...essa alguma coisa aqui em casa foi Tijelada de Abobrinha Italiana. Esse tipo de prato fica gostoso com diversos tipos de legumes, uns ficam melhores que os outros, os meus favoritos são, chuchu e abobrinha italiana. Fotografei passo-a-passo para facilitar o entendimento de todos, espero que gostem!
Tijelada de Abobrinha Italiana:
4 abobrinhas italianas picadinhas
1 tomate maduro picado
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de azeite
4 ovos ( 4 claras e 2 gemas )
1 colher de sopa de mozzarella picada
cheiro-verde picadinho
pimenta dedo-de-moça
orégano
sal
Preparo:
Como sempre começamos com aquele refogado de alho e cebola, em seguida coloquei o tomate, deixei murchar e acrescentei as abobrinhas , o sal, pimenta, orégano e tampei a panela para o cozimento. Quando a água do cozimento secou, desliguei o fogo e coloquei o cheiro-verde. Em um pirex untado com um pouco de azeite, deitei o refogado, os ovos batidos com mozzarella e levei ao forno até dourar.
TIJELADA DE CHUCHU
QUERIDOS AMIGOS DO BLOG, EU ADORO AS TIJELADAS. É UMA FORMA MUITO GOSTOSA DE CONSUMIR LEGUMES VARIADOS. A DE HOJE É DE CHUCHU, MINHA LEMBRANÇA GUSTATIVA ME REMETE AOS ALMOÇOS COM MINHA AMADA E SAUDOSA VÓ ODILA.
REFOGADO DE LEGUMES
Hoje no almoço fiz um refogado de legumes que ADORO!!!, fica parecido com comida chinesa, é exótico e muito fácil.
Eu preparo em uma assadeira de bolo teflon, na boca do fogão. Porque posso colocar uma grande quantidade sem apertar.
1 prato de refeição raso de repolho fatiado no ralador bem fininho
1 cenoura ralada fino
1/2 cebola cortada fininho
1 prato de sobremesa de broto de feijão
1 pepino japonês cortado em rodelas no ralador
Um pouquinho de pimenta dedo de moça
Cebolinha verde à gosto
1 pirex de café de cogumelos fresco fatiado
2 colheres de (sopa) de shoyu
1 colher de ( sopa) de óleo
sal só se precisar, o shoyu é salgado
1 c0lher de (chá) de gergelim torrado
Se tiver em casa, pode acrescentar um pouco de brócolis e couve- flor ( cozidas ao dente no vapor)
Coloco a assadeira na boca do fogão, começo com o óleo, o repolho , cenoura, cebola e broto de feijão, mexo até dar uma dimunuida no volume , acrescento o pepino, pimenta, shoyu, cogumelos e deixo cozinhar bem. Eu gosto até de deixar dar uma sapecadinha à mais. Coloco cebolinha verde picada e por útimo o gergelim. É delicioso!! Acompanha, filé de carne ou frango, omeletes. E se quiser, pode picar a omelete depois de pronta dentro dos legumes já refogados, é 10!
Tigelada de chuchu
Minha ovó paterna D. Odila( minha querida) fazia muito esse prato, para acompanhar frango ensopado ou grelhado e fica gostoso também com carne de panela. Anotem:
4 chuchus
1 tomate maduro sem semente cortado como para vinagrete
cebola e alho a gosto de cada um
pimenta dedo de moça ( com cuidado)
l sachê de tempero sazon legumes
2 colheres de (sopa) de parmesão ralado
margarina light e farinha de rosca para untar o pirex
1 colher de ( café) de orégano
1 pitadinha de noz moscada
4 ovos ( 4 claras e 2 gemas )
cheiro verde e cebolinha picada
água fervente
Refoguem a cebola picadinha e o alho em 1 colher de ( chá) de azeite. Feito isso, coloque os chuchus picados em cubinhos pequenos e o tomate. Acrescente o sachê de tempero, orégano, pimenta picadinha e coloque água fervendo o suficiente para amolecer os chuchus ( pero no mucho) al dente! Somente agora, polvilhe a noz moscada e reserve. Unte um pirex com margarina light e povilhe farinha de rosca, despeje o refogado de chuchu e aguarde mais um pouco. Vamos bater os ovos?
Em uma vasilha coloque as 4 claras + 2 gemas e bata como um omelete. Acrecente o cheiro verde e cebolinha, sal e cubra o chuchu refogado. Polvilhe o parmesão e um pouco mais de farinha de rosca. Forno convencional ou forno elétrico até que doure e fique como uma torta de chuchu.
É uma delícia! Se acompanhar um frango ou carne, não precisa de mais nada. É ótimo para o jantar, comemos tigelada e frango. A família pode acrescentar arroz.
CHUCHU NO FORNO
Esse prato que eu chamo de tijelada de chuchu,é muito gostoso e saudável.Nesse que eu preparei hoje, coloquei muçarella light.Acompanha muito bem um frango ensopado(c/pouco óleo)e 2 colheres de sopa de arroz(de preferência integral ou parboelizado).Lembrando sempre da salada de folhas À VONTADE!!
Eu almocei um bom pedaço da tijelada,1 coxa+1 sobrecoxa ensopadas em pouquíssimo óleo(fogo lento, pingando água durante o cozimento)+ salada de alface americana+rúcula+tomatinho,temperados com vinagre balsâmico, azeite e sal!
PARA O CHUCHU USEI:
5 chuchus refogados à gosto de vocês, só não deixem de colocar pimentinha dedo-de-moça, e um tomatinho para dar uma cor.
5 ovos, sendo 2 gemas e 5 claras batidos com o garfo, temperados com sal,orégano,uma colher sopa rasa de parmesão
8 cubos de muçarella light ou queijo branco
Depois do chuchu pronto, depejar em um pirex untado com azeite e enfarinhado com um pouco de farinha de rosca.Colocar os ovos batidos, os cubos de queijo e forno .Fica pronto quando dourar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário