OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ceia de Natal light: aprenda como fazê-la

Ceia de Natal light: aprenda como fazê-la

Conte as calorias do cardápio da ceia para não sair da linha

por Minha Vida

Natal combina com mesa farta. Nessa época, as tentações são capazes de lançar para o próximo ano qualquer intenção de regime. Afinal, quem não resiste a um pernil com farofa, panetone, avelãs e outras delícias da ceia?



Ceia de Natal


Dieta de 1200 kcal ( até 420 kcal )
1 porção de Salada de Natal light Multicor
1 porção de Chester com Molho de Iogurte
1 porção de Bolo de Natal


Dieta de 1400 kcal ( até 490 kcal )
1 porção de salada Multicor
1 porção Peru de Natal light com damascos e uvas
1 porção de Panetone light


Dieta de 1600 kcal ( até 560 kcal )
1 porção de salada Multicor
1 porção de Peru com damascos e uvas
1 porção de Christmas Cake


Dieta de 1800 kcal ( até 630 kcal )
1 porção de Salada Tropical de Abacaxi
1 porção de Peixe com crosta de queijo
1 porção de mousse de iogurte com damascos


Dieta de 2000 kcal ( até 700 kcal )
1 porção de Salada Tropical de Abacaxi
1 porção de Chester com molho de Uva
1 porção de Bolo de Natal


Dieta de Proteínas
1 porção de Salada Multicor
1 porção de Chester com Molho de Iogurte
1 fatia fina de panetone light .


Almoço De Natal


Dieta de 1200 kcal ( até 420 kcal )
1 porção de Flan de Palmito
2 colheres de sopa ( 40 g ) de Arroz Dourado de Natal
1 porção de Peito de Peru com ervas
1 porção de Iogurte com damascos


Dieta de 1400 kcal ( até 490 kcal )
1 porção de Flan de Palmito 1 porção de Peru recheado com farofa de frutas
1 porção de Torta Natalina de Maçãs e Pêras


Dieta de 1600 kcal ( até 560 kcal )
1 porção de Flan de Palmito
1 porção de Salmão ao gergelim
1 porção de Gateau de Chocolate e nozes


Dieta de 1800 kcal ( até 630 kcal )
1 porção de Flan de Palmito
1 porção de Arroz Dourado de Natal
1 porção de Peito de Peru com ervas
1 porção de Manjar dos Deuses


Dieta de 2000 kcal ( até 700 kcal )
1 porção de Flan de Palmito
1 porção de Pernil com farofa de frutas frescas
1 pedaço de Tronco De Natal Dieta de Proteínas
1 porção de Flan de Palmito
1 porção de Peito de Peru com ervas
1 porção de Iogurte com damascos


OBS: Todas as refeições poderão ser consumidas com refrigerante dietético, ou água com gás e limão. Todas as receitas citadas acima estão na nossa seção de receitas light. Confira clicando aqui. O Cardiologista Antonio Carlos Till enumera dez dicas para uma ceia mais saudável. 

10 dicas para ceia de Natal


1. Diga não às frituras. Nossa necessidade de gordura diária, que deve ser de 10-15% de todas as calorias ingeridas, já está contida nos alimentos e no seu processo de cozimento, não necessitando de doses adicionais.


2. Utilize sim aos óleos vegetais com baixo teor de gorduras saturadas, como o óleo de canola e o azeite de oliva extravirgem com baixo índice de acidez (até 1,5%).


3. Evite as gorduras de origem animal, seja do pernil ou mesmo do peru assado. Prefira as carnes brancas do peito das aves, sem a pele gordurosa Use produtos lácteos desnatados. Controle o consumo de carne vermelha. Substitua-a por frango, peixe ou peru.


4. Em casa ou no mercado, esteja atento às embalagens dos produtos. Procure saber quanto um produto que se diz light o é de fato, ou seja, quantas calorias ele realmente tem a menos que o seu similar não light.


5. Nunca se esqueça das fibras. Elas auxiliam na formação do bolo intestinal, diminuindo a incidência de câncer e outros distúrbios que podem ocorrer em nosso intestino. Além disto elas dificultam a absorção das gorduras. Lembre-se mais uma vez de ver os rótulos das embalagens. Um produto cereal não necessariamente tem quantidade adequada de fibras, muitos são carboidratos puros.


6. Prefira sempre um prato colorido, combinando verduras e legumes de diversas cores, isto auxiliará na reposição de diversos nutrientes.


7. Faça refeições em horários pré-determinados, sem intervalos maiores que 4 horas. Se de todo não for possível neste período de festas, coma um iogurte light, uma barra de cereais, uma fruta. Isto ajudará a que você chegue no almoço ou no jantar sem tanto apetite.




9. Ao beber seu vinho de confraternização, escolha um tinto sempre que possível. A casca da uva vermelha possui várias propriedades benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, porém, que o álcool deve ser sempre tomado com moderação.


10. Por fim, boas festas, mas esteja sempre atento à qualidade do que você está comendo durante as comemorações, qual a procedência do alimento, da água etc. Uma das maiores causas da falta prolongada ao trabalho, principalmente nas proximidades do Natal e ano-novo, são as intoxicações alimentares que podem, em casos extremos, levar à desidratação profunda e/ou infecções graves.  

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/252-ceia-de-natal-light-aprenda-como-fazela

Faça a ceia de Natal gastando pouco

Troque o peru por frango e transforme o panetone em pavê

publicado por Natalia do Vale

Final de ano é tempo de confraternização, solidariedade e muita comilança. Com duas ceias fartas em menos de uma semana, é difícil manter o regime - e a saúde financeira também. Por isso, a palavra de ordem é: economia, tanto nas calorias quanto no orçamento doméstico. "A regra é improvisar. Peru e panetone são clássicos que podem ser substituídos com criatividade", diz o chef de cozinha Dennis Fujita.

Com a ajuda do chef, o Minha Vida preparou a lista de sugestões que você confere a seguir. São dicas para inovar nas festas e começar o ano livre da culpa por comer ou gastar demais.

Faça a ceia de Natal sem gastar muito!

Carnes e aves

-No lugar do peru de natal pode-se utilizar um frango recheado com farofa doce ou de legumes. "Antes de levar o frango ao forno, tenha o cuidado de mariná-lo no suco de laranja com ervas para dar um toque especial", ensina o chef.

- Retalhos de bacalhau: arroz com bacalhau e maionese de bacalhau incrementam a ceia e servem como alternativa às aves.  

Molhos finos, à base de ervas, sofisticam a ceia sem pesar no bolso


Saladas

Segundo o chef, a mesa de natal pode ser incrementada com variações de salada, para ficar mais vistosa. Veja as dicas:

- Misture folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, com frutas secas. Uma salada com cubinhos de queijo, presunto e uvas passas funciona como uma bela entrada. Regue os pratos com azeite antes de servir para sofisticar a apresentação.

- Capriche na maionese, incluindo maçã, ervilha e milho, além da batata e da cenoura. 

Sobremesas

  • Mousses de frutas não podem faltar numa mesa econômica. Eles refrescam, custam pouco e ficam prontos com muita rapidez.
  • Bolo com sorvete é uma sobremesa que agrada adultos e crianças. E você ainda pode usar as sobras do bolo para servir no café e preparar uma receita caseira de sorvete.
  • Panetone caseiro. nesta época do ano as frutas secas são bem mais acessíveis e você pode até pensar nele como opção para presentear os amigos.
Peru e panetone são clássicos que podem ser substituídos com criatividade

Transforme o que sobrou em outros pratos

Sobras das aves

Paella picante de peru
Doure 350 g de calabresa defumada em rodelas. Reserve. Numa caçarola grande que possa ir ao forno, aqueça ¼ de xícara de azeite. Refogue 1 cebola picada até dourar. Junte 1 pimentão picado e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione, nesta ordem: 2 xícaras de arroz, 1 envelope de açafrão, 4 xícaras de caldo de galinha, 4 tomates picados, 1 colher (chá) de orégano e ½ colher (chá) de pimenta caiena. Deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Misture 4,5 xícaras de sobras de peru, 1 xícara de ervilhas congeladas e a calabresa. Asse no forno por 10 minutos.

Peru à chinesa com amêndoas
Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite, por três minutos, ½ cebola picada, 4 xícaras de repolho picado e 1 xícara de salsão (aipo) picado. Junte ½ colher (chá) de açúcar, ¾ de xícara de caldo de galinha, ¼ de xícara de água, 1 colher (sopa) de shoyu e 1 colher (chá) de óleo de gergelim. Deixe ferver por mais três minutos. Aí adicione 1 colher (sopa) de maisena dissolvida em 2 colheres (sopa) de água. Quando ferver, acrescente 2 xícaras de sobras de peru picadas. Sirva com arroz branco e salpique lascas de amêndoa levemente torradas. 

Sanduíche de peru com gorgonzola
Esfarele ¼ de xícara de gorgonzola sobre a mesma quantidade de maionese e misture bem até obter um patê. No pão de fôrma (ou outro de sua preferência), monte os sanduíches com esse patê, fatias de sobras de peru, folhas de radicchio e tiras de bacon crocantes. Toste os dois lados do sanduba numa frigideira com um pouco de manteiga derretida.

Sobras das carnes e legumes

Farofas são as opções ideais, pois além de saborosas são bastante nutritivas: "Aqui não há nada mais delicioso do que uma farofa bem brasileira, toda colorida e cheia de combinações", sugere o chef. 

Sobremesas rápidas

Pavê de Tiramissu
Intercale camadas de sobras de panetone com um creme feito com 3 gemas batidas, 1 lata de creme de leite e açúcar à gosto. Polvilhe chocolate em pó e sirva gelado.

Crouton Doce
Corte o panetone em quadradinhos e os torre levemente numa frigideira com uma colher se sopa rasa de manteiga sem sal. Sirva com sorvete e cobertura. Outra dica é intercalar sobras de panetone e bolas de sorvete de sua preferência.  

Dicas de congelamento

De acordo com o chef, cada tipo de alimento requer uma embalagem apropriada para o congelamento
-Isopor: só para comidas compradas que já venham nele.

-Para as carnes, aves e peixes, o plástico é o material mais indicado.

-Já para os alimentos cozidos e pré-cozidos as embalagens laminadas são as melhores, pois são condutoras de temperatura. Dessa forma, o alimento se congela homogeneamente, sem o risco de estragar.  

Atenção para o congelamento de frutas e legumes

Se você quer aproveitar a safra de algum deles, o melhor é bater no liquidicador e armazenar a polpa. Eles nunca devem ser resfriados inteiros e ao natural. Os potes plásticos não são muito indicados para esse processo, o ideál é usar PVC.

-A temperatura ideal para congelamento varia entre - 18°C a - 32°C.  

Adiante os acompanhamentos

As massas não podem ser preparadas com antecedência, porque só alcançam o ponto na hora de servir. Mas se sua família faz questão de um toque italiano na ceia, deixe os molhos e demais acompanhamentos no jeito de servir. Os ingredientes de finalização, como queijos, temperos e recheios, também podem ser deixados prontos.

Prefira aves no molho

As aves são tradição na maioria das casas, mas não precisa ficar sonhando com o peru ou com o pato que demora horas para alcançar o ponto. Para evitar o desespero, é só escolher uma receita que leve molho. Assim, sua ave não resseca e pode ser preparada na véspera. Só evite cozinhar demais e acabar servindo um desfiado.

Pense na apresentação

Não só o preparo, mas também a montagem da mesa leva muito tempo. Por isso, pense antes em tudo do que você precisar: pratos, travessas, baixelas, copos, taças e guardanapos. Com todos eles a mãos, é só organizar a mesa com um belo arranjo típico e algumas flores: se tudo estiver planejado, até as crianças ajudam nessa tarefa e sobra tempo para você fazer um brinde antes de receber os elogios pela eficiência e pela praticidade . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário