Oprah Winfrey
Quem segue de perto o talkshow da diva da comunicação, sabe que a luta com o excesso de peso tem sido uma constante na vida de Oprah Winfrey. Até descobrir o "The Best Life Diet" – um programa de emagrecimento elaborado pelo guru das dietas, Bob Greene. Descubra-a também!

Como tudo começou

Bob Greene é um fisiologista especializado em metabolismo e exercício físico, conhecimentos esses que lhe auxiliam enquanto autor de vários livros no âmbito da saúde e da perda de peso, assim como no papel de consultor em programas televisivos. Não é raro vê-lo também no talkshow número 1 em todo o mundo – o da Oprah Winfrey. A verdade é que ambos têm uma relação de longa data: foi há mais de uma década que se conheceram, trabalhando juntos desde então (para baixar o peso de Oprah!) e, no prefácio do seu mais recente livro – "The Best Life Diet" (que significa qualquer coisa como “A Dieta para uma Vida Melhor”) – Oprah faz revelações surpreendentes: “O Bob mudou a minha vida. Na altura pesava 107 kg, sentia-me infeliz e tão envergonhada de me ter juntado às fileiras dos obesos que até tinha dificuldade em manter contacto visual com as pessoas. Não sei como foi capaz de vencer tantas adversidades na vida enquanto no que toca a perder peso era um grande fracasso”. A fórmula do sucesso garantiu um emagrecimento gradual, mas a Oprah trocou, definitivamente, a sua longa lista de “dietas ioiô” fracassadas pela deita “Best Life”.

Os pilares desta dieta

Tanto o livro com o site "The Best Life Diet" propõem um programa de perda de peso inteligente, faseado e de fácil aplicação diária para que se torne – e é este o grande objectivo – num estilo de vida para o resto dos seus dias! Parece fácil? E é, de facto! A ideia é utilizar esta dieta não só para emagrecer, mas também para começar a encarar a vida de uma forma mais saudável, onde o exercício físico e um plano alimentar regrado são os seus grandes aliados. Para além disso, o guru das dietas dá ainda especial atenção aos motivos que nos levam a comer, até porque grande parte das pessoas com excesso de peso come emocionalmente – e há que aprender a identificar e a regular a sua escala de fome!

As 3 fases

Faseada, precisamente porque a “Best Life” é muito mais do que uma dieta, é uma mudança de estilo de vida alimentar e activo, este programa de emagrecimento está convenientemente divido em 3 fases. Cada uma prevê que se introduzem e se retirem elementos – evitando um choque total que é o que caracteriza grande parte das dietas – e, embora cada fase tenha um tempo de duração ideal, não é obrigatório. Para além disso, existem indicações sobre as alturas para se pesar (evitando uma obsessão com a balança) e um aumento gradual do nível de exercício físico. A dieta “Best Life” demora o seu tempo precisamente para não ser drástica e para as pessoas poderem realmente cumpri-la (quase sem dar por ela!), por isso, só passa para a fase seguinte quando se sentir preparado.

1ª Fase

Iniciar uma dieta implica alterações, alterações essas que o organismo vai assimilar de imediato. Por isso mesmo, e para entrar com o pé direito na dieta “Best Life”, a primeira fase – que deve durar um mínimo de 4 semanas, sendo que só se pode pesar uma vez, logo no início – implica preparar o corpo. De que forma? Assim:
  • Pode continuar a comer como habitualmente, ou seja, em vez da redução de calorias, recomenda-se outro género de mudanças.
  • Não beber álcool.
  • Beber 1,5 litro de água por dia.
  • Começar a tomar um multi-vitamínico, assim como suplementes de cálcio e de ómega 3.
  • Não saltar nenhuma refeição – fazer as três principais, assim como dois lanches (um a meio da manhã e outro a meio da tarde).
  • Não comer nada nas duas horas antes de se deitar.
  • Aumentar o nível de exercício físico – não tem de começar a correr 5km por dia, mas se a sua vida tem sido completamente sedentária, iniciar uma curta caminhada diária já é bom. O ideal é atingir o nível 2 (ver abaixo) quando chegar ao final da 1ª Fase, mas se conseguir passar do 0 para o 1, parabéns! Lembre-se que quanto mais se mexer, mais pode comer! Quem o diz é Bob Greene!

2ª Fase

Com as pequenas alterações que foi introduzindo no seu quotidiano ao longo da 1ª Fase da dieta “Best Life”, terá de estar preparado para a fase que se segue que, com a mesma duração (4 semanas), já implica mudanças mais acentuadas, tanto no regime alimentar, como no regime de exercício físico. A partir de agora, pode pesar-se semanalmente.
  • Eliminar o consumo de refrigerantes – substitua-os por água, chá (sem açúcar), leite ou sumos naturais.
  • Eliminar o consumo de gorduras trans – que é como quem diz bolachas, doces, batatas fritas e outros produtos processados, refeições pré-preparadas e congeladas.
  • Eliminar o consumo de fritos – opte antes por cozer, assar ou grelhar os alimentos, utilizando apenas azeite na preparação e confecção dos mesmos.
  • Eliminar o consumo de pão branco e as massas “normais” – substitua ambos os alimentos pelas suas variantes integrais.
  • Eliminar os lacticínios gordos – troque o seu leite, iogurtes e queijos pelas suas variantes magras.
  • No que toca ao nível de exercício físico, se ainda não passou para o nível 2, no final da 2ª Fase deve lá estar e de forma confortável.

3ª Fase

Por esta altura já está certamente embalado na dieta “Best Life” e os resultados estarão, sem dúvida, à vista! A 3ª Fase é uma consolidação de todo o trabalho e esforço que tem sido feito até agora, com algumas recomendações extra para continuar a viver a sua melhor vida!
  • Eliminar o consumo de gordura saturada – estamos a falar dos produtos de origem animal, nomeadamente a carne e os seus derivados. Opte sempre por carnes brancas – frango e peru – sem esquecer o peixe, os ovos, a soja e o tofu.
  • Restringir o consumo de açúcar e doces – a ideia não é privar ninguém de nada, quanto mais uma deliciosa e bem merecida sobremesa… mas faça disso a excepção e não a regra, mimando-se em dias de festa por exemplo. Nos dias “normais”, escolha sempre fruta e doces com baixo teor de açúcar (sim, existem!).
  • Eliminar o consumo de cereais refinados – já conseguiu eliminar o pão branco e a massa de cereais refinados, resta-lhe eliminar o arroz branco e outros cereais do género. Os substitutos chamam-se arroz integral e selvagem, aveia, cuscuz, quinoa e cevada.
  • No que toca ao nível de exercício físico, o ideal é subir de nível, mas se assegurar tudo o que está a fazer no nível 2, não há necessidade.

A escala da fome

Muitas vezes comemos sem fome, o que, segundo Bob Greene, é completamente desnecessário. Antes de abrir a porta da despensa ou do frigorífico certifique-se se tem ou não fome: segundo a escala de fome da dieta “Best Life”, só devemos realmente comer por volta do nível 3 ou 4, parando logo no 5 ou no 6. Aprenda a ouvir e a falar com o seu corpo, para não engolir calorias desnecessárias:
  • Nível 1: Fraqueza física e mental – consegue sentir o ácido do estômago.
  • Nível 2: Muito desconfortável – sente-se irritado e com falta de concentração.
  • Nível 3: Desconfortável – o seu estômago já dá sinais de vida.
  • Nível 4: Ligeiramente desconfortável – começa agora a sentir os verdadeiros sinais de fome.
  • Nível 5: Confortável – está quase satisfeito, mas ainda há lugar para mais qualquer coisa.
  • Nível 6: Perfeitamente confortável – está saciado.
  • Nível 7: Cheio – começa a sentir-se um pouco desconfortável.
  • Nível 8: Desconfortavelmente cheio – sente-se inchado.
  • Nível 9: Muito desconfortável e cheio – precisa de desapertar o botão das calças.
  • Nível 10: Enfartado – está tão cheio que já se sente mal disposto.

Nível de exercício físico: qual é o seu?

Bob Greene recomenda uma combinação entre exercício aeróbio (caminhar, jogging, ciclismo, natação) e treino de força (musculação ou body pump) para ganhar saúde e perder quilos eficazmente. O guru do emagrecimento é ainda adepto do pedómetro – uma agradável companhia nas suas sessões de ginástica, para poder medir rapidamente a sua evolução!
  • Nível 0

    Exercício aeróbio: nenhum ou menos de 3499 passos/dia

    Treino de força: nenhum
  • Nível 1

    Exercício aeróbio: 60-90 minutos semanais ou 3500-5999 passos/dia

    Treino de força: nenhum
  • Nível 2

    Exercício aeróbio: 3 vezes/semana entre 90-150 minutos ou 6000-9999 passos/dia

    Treino de força: nenhum
  • Nível 3

    Exercício aeróbio: 5 vezes/semana entre 150-250 minutos ou 10 000-13 999 passos/dia

    Treino de força: 2 vezes/semana, um mínimo de 6 exercícios
  • Nível 4

    Exercício aeróbio: 5 vezes/semana entre 250-360 minutos ou 14 000-18 000 passos/dia

    Treino de força: 3 vezes/semana, um mínimo de 8 exercícios
  • Nível 5

    Exercício aeróbio: 6 vezes/semana 360 minutos ou mais; ou 18 000 passos/dia

http://aminhadieta.com/artigos/the-best-life-diet-dieta-que-emagreceu-oprah-winfrey


Oprah sanfona
Oprah nunca escondeu a sua luta para se manter em peso e, em 1988, no episódio "Dieta dos sonhos se torna realidade", a apresentadora entrou no palco carregando mais de 100kg de gordura representando os quilos que ela havia perdido.

Dieta de Sonoma
A dieta de sonoma foi elaborada por Connie Guttersen e popularizada através do livro "The Sonoma Diet". Essa dieta é baseada principalmente na comida mediterrânea, atualmente famosa por seus benefícios para a saúde, além de ser inspirada também nas cozinhas latino-americanas e asiáticas. 
A dieta de sonoma não se intitula "revolucionária" ou "inovadora", mas tenta reunir o que há de melhor na culinária para um emagrecimento saudável. O nome da dieta vem do condado californiano de Sonoma, que segundo a autora da dieta é um paraíso da comida saudável e estilo de vida ativo.
Segundo a autora da dieta, ela é um programa de emagrecimento único por congregar a arte e ciência dos alimentos. A dieta de sonoma seria uma forma de emagrecer saudavelmente sem perder o prazer da comida. Ela preconiza a alimentação dos povos mediterrâneos, que é rica em comidas frescas como vegetais, óleo de oliva, carnes magras, grãos integrais e vinho. O consumo de vinho é estimulado de forma moderada. 
A dieta de sonoma preconiza especialmente a ingestão desses 10 alimentos:
* Amêndoas
* Pimentão
* Blueberry
* Brócolis
* Uva
* Óleo de oliva
* Espinafre
* Morango
* Tomate
* Grãos Integrais
A dieta de sonoma é dividida em 3 fases, chamadas de ondas. A sua primeira fase, que dura 10 dias, é de transição e visa superar os hábitos ruins de grande consumo de açúcares e alimentos cuja glicose é rapidamente absorvida. A fase dois é considerada o segmento principal da dieta de sonoma, na qual a pessoa deve conseguir alcançar o seu objetivo em termos de peso. Já na terceira fase haveria a manutenção do peso na qual, apesar de ainda seguir a dieta de sonoma, a pessoa poderia ocasionalmente comer alguns doces e comidas "menos saudáveis".
A dieta de Sonoma também incentiva a realização de atividades físicas, que ajudariam a emagrecer mais rápido e de forma mais saudável. Até uma atividade física moderada, como caminhada, seria benéfica. Apesar do livro encorajar os exercícios físicos, eles não são obrigatórios. O livro contém 500 receitas, além de um guia para selecionar os melhores vinhos.
http://www.copacabanarunners.net/dieta-sonoma.html

Dieta de Sonoma

Dieta de Sonoma tem sido uma das mais populares dietas ao longo dos últimos anos. Criada pela nutricionista Connie Guttersen, a dieta leva o nome da região de Sonoma, na Califórnia. O Vale de Sonoma é uma região conhecida pela sua indústria vinícola.

A Dieta de Sonoma é considerada "a mais saborosa dieta que existe", e enfatiza o prazer de comer. A dieta considera este os 10 alimentos mais importantes:
• Tomate
• Amêndoas
• Óleo de oliva
• Blueberry
• Grãos Integrais
• Uva
• Brócolis
• Espinafre
• Morango
• Pimentão
A Dieta de Sonoma é dividida em 3 fases, chamadas de ondas.
A primeira onda tem a duração de apenas 10 dias e é mais restritiva, poucos alimentos são permitidos e as porções são pequenas. O consumo de açúcar é reduzido consideravelmente. A segunda onda é aonde acontece a maior perda de peso, e a terceira é a manutenção, que deve durar por toda vida. É uma dieta que consiste em comer quantias apropriadas em vez de medir os valores calóricos de cada alimento. O conceito de "prato-e-tigela" significa usar um prato de 18 cm no café da manhã e um de 23 cm para o almoço e jantar.

Primeira Onda

A Primeira Onda é a fase mais restritiva. Como ocorre com todas as dietas de baixo teor de carboidratos, açúcar e fontes de amido devem ser evitados. Não é permitido comer frutas, álcool ou qualquer coisa doce.
O Que Você Deve Comer
Fontes de proteína (ovos, frutos do mar, frango, pedaços de carne magra e carne de porco, alimentos de soja), certos produtos lácteos com baixo teor de gordura, feijão, legumes, algumas gorduras, como nozes e azeite. Nada mais, incluindo frutas e álcool.
Quanto Comer
Para tornar a dieta mais fácil, você deve comer a porção que couber em um prato de 18 cm no café da manhã e um de 23 cm para o almoço e jantar.
No café da manhã coma grãos e proteína (vegetais é permitido também) ou cereais com leite na tigela. No almoço use o prato de 23 cm, com um pouco mais de metade de legumes e o resto de proteínas. No jantar use o mesmo tamanho de prato (23 cm) e divida metade com legumes, 20 com grãos e o resto com proteínas.
Duração da Fase: Dez dias
Metas - Os objetivos nessa onda são:
1) Promover perda rápida, limitando calorias e carboidratos;
2) Acabar com desejos desnecessários;
3) Acostumar-se com os alimentos da dieta.

Segunda Onda

Os frutos são reintroduzidos, e é possível beber um copo de vinho nas refeições, se desejado. As porções de grãos são aumentam para 3 - 4 por dia. Uma maior variedade de produtos hortícolas é permitida. Existem também mais calorias nesta fase. O foco está em saborear os alimentos e descobrir novos sabores.
O Que Você Deve Comer
O café da manhã fica inalterado. No almoço e jantar adicione frutas e grãos, embora como o tamanho do prato continua o mesmo a quantidade de vegetais e proteínas serão menores.
Quanto Comer
O prato de 23 cm do almoço e da janta agora é dividido em 4 partes, com proteína, grãos, legumes e frutas. Os lanches são um pouco maiores.
Duração da Fase: Até o peso desejado ter sido alcançado.
Metas - Os objetivos nessa onda são:
1) Expandir escolhas alimentares e fazer escolhas sábias;
2) Continuar a perda de peso em um ritmo mais lento.
3) Continuar a comer os tipos e quantidades de carboidratos que previnem o aumento de peso.

Terceira Onda

Uma vez que se obteve o peso desejado você atingiu a terceira onda. Aqui o montante dos alimentos é aumentado e o peso deve ser mantido. A idéia é que, nesta altura, o metabolismo vai ter mudado e será capaz de processar carboidratos melhor, e que uma alimentação saudável vai ser um hábito, de forma que as ocasionais indulgências que serão vistas como algo especial, e não a forma normal de comer. Continua a haver um enfoque em saborear os alimentos, particularmente quando se trata das indulgências.

O Que Você Deve Comer
As porções de legumes e frutas são acrescentadas até que a perda de peso pare. Os alimentos que não constam da lista são permitidos ocasionalmente, e deve-se ter cuidado ao escolher os alimentos.
Duração da Fase: Por toda vida

Metas - Os objetivos nessa onda são:
Manter a perda de peso, desfrutar uma alimentação saudável, e saber o que fazer caso você ganhe peso novamente.

Alimentos Proibidos

A Dieta de Sonoma enfatiza os alimentos que você pode comer, e lhe diz como preencher o seu prato ou tigela com cada refeição. Desta forma, o foco principal não é a "proibir" alimentos e, na verdade, o livro não usa essa palavra. No entanto, existem listas de alimentos que devem sumir de sua cozinha. A maioria destes são alimentos que são ricos em carboidratos refinados e / ou gordura saturada ou trans, incluindo:
* Açúcar, ou alimentos com adição de açúcares
* Batatas
* Bolos, biscoitos, etc.
* Biscoitos salgados, a menos que sejam de grão integral
* Cereais, a menos que sejam de grão integral e de pelo menos 8 gramas de fibra por porção
* Batatinhas
* Sorvetes
* Doces e Geléias
* Xaropes (não o remédio, aqueles de rechear)
* Refrigerantes e outras bebidas açucaradas
* Sucos
* Os óleos com exceção de azeite extra virgem
* Maionese
* Molhos para salada
* Manteiga
* Margarina
* Lacticínios que não são livres de gordura, incluindo queijo, queijo creme, leite, etc.
* Carnes gordas, como bacon ou salsicha
* Qualquer coisa com gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada

http://dietafacil.awardspace.com/dieta-de-sonoma.html

Nutrição
Quem olha a atriz Jennifer Aniston com sua fina silhueta, não imagina que a moça tenha prazer em comer. No mínimo, o que se pensa é que ela almoce uma saladinha sem molho e gaste todo o seu tempo suando a alface que ingeriu. Mas Jennifer, como qualquer mortal, não dispensa o prazer do paladar: pela manhã, uma omelete, no almoço um tabule de frango à moda mediterrânea e no jantar, um filé de porco assado! Esta é a Dieta de Sonoma, que está fazendo a cabeça de muitas beldades de Hollywood.
O nome não tem nada a ver com a cidade bíblica de Sodoma. O regime foi assim batizado porque nasceu no condado de Sonoma, região vinícola da Califórnia (EUA). A idéia surgiu quando a Connie Peraglie Guttersen, uma das maiores especialistas americanas em nutrição, cansou-se de orientar, após dez anos, pessoas que tinham dificuldades em emagrecer. Além de Jennifer Aniston, esse regime ganhou adeptas como a apresentadora Oprah Winfrey e a atriz Daryl Hannah.
Pois foi assim, inspirada nos seus próprios hábitos mediterrâneos, que Connie resolveu estudar os efeitos de uma dieta regada de sabor e que juntava hábitos de Sonoma, onde mora com filhos e marido, e hábitos do velho mundo. Ela descobriu que, se por um lado, as azeitonas, os grãos, os pães e as carnes (inclusive camarões) eram alimentos calóricos, por outro, faziam muito bem à saúde mental e física dos seus pacientes.
Connie chegou a uma divisão ideal entre os componentes das refeições: no café da manhã, em um pratinho de sobremesa, a opção 1 são 25% de grãos e 75% de proteínas; a opção 2 são 50% de laticínios e 50% de grãos. No almoço e jantar, num prato comum: opção única: 25% de proteínas ou laticínios + 25% de grãos + 25% de frutas + 25% de hortaliças.
Mas não se engane: a dieta se divide em três fases. Na primeira, nem todo alimento pode ser consumido. Seguindo essas recomendações, a médica promete um emagrecimento rápido só nos primeiros dez dias. Além disso, ela traz verdadeiros cardápios diários para os três momentos da dieta que, de fato, não têm nada de insossos. Pelo contrário: chegam até a apimentar um pouquinho o paladar. Para não gostar da dieta, só mesmo os muito chatos para comer.
As três fases de sonoma
A primeira fase é um tratamento de choque. Abandone tudo o que te ensinaram, tudo o que você sabe sobre o paladar dos alimentos. Pois com as receitas, o brócolis, o espinafre e o pimentão, que tinham um gosto X, passarão a ter Y. Nesse período que dura dez dias, os pães, as massas brancas, os açúcares refinados e até as frutas devem ser evitados. Mas não se preocupe: estão liberados os ovos, as carnes magras vermelhas e brancas, entre muitos outros alimentos. A doutora recomenda fazer aqui exercícios físicos para agilizar o processo metabólico.
A segunda etapa não tem prazo certo para terminar: tem a duração necessária para atingir o peso desejado. Mais alimentos são incorporados às refeições e o vinho começa a fazer parte do menu, não só por uma questão de paladar, como também para contribuir com a saúde do coração. A médica explica que ele é responsável pela longevidade e protege o organismo de infartos, diabetes, câncer e Alzheimer.
Além disso, estudos já comprovaram que mulheres que bebem vinho com moderação são mais magras e saudáveis. Ele tem um papel-chave na dieta, já que a região vinícula de Sonoma é que empresta o nome ao regime. Portanto, trate de compor a adega.
Quando alcançado o peso ideal, a fase três se inicia. Ela não proíbe nada e, por isso, conta com a educação alimentar ministrada pela dieta ao longo dessa jornada baconiana e hedonista pelo sabor da culinária mediterrânea.
  
http://icouldbekilling.tumblr.com/post/4094042502/a-melhor-sensacao-do-mundo-vem-quando-voce-comeca
A melhor sensação do mundo vem quando você
começa a se sentir bem novamente depois que você se sentiu horrível.
Oprah Winfrey

“Querer é Poder” – Oprah Winfrey