OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

10 Passos dos Alimentos

10 Passos Para Uma Alimentação Saudável

1) Faça pelo menos 3 refeições (café da manha, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

2) Inclua diariamente 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na forma mais natural.

3) Como diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom pra saúde.

5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menor quantidade de gordura trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. de preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Criado: 04-10-2010 - Alterado/Corrigido em: 06-10-2010

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=9 

10 Passos Para o Aleitamento Materno

Passo 1 - Acredite que não existe leite fraco
  
Todo leite materno é forte e adequado para o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê até 4-6 meses de vida. Nessa fase, não precisa dar outro alimento. No primeiro dia, a produção de leite é pequena. Esse leite, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma vacina, protegendo-o contra doenças. Se eu chorar, verifique se estou com fome, molhado ou se necessito de colo e carinho.
  
Passo 2 - Saiba que quanto mais o bebê mama, mais leite você produz
  
Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Por isso, não dê ao seu filho chás, água, sucos ou outro leite, nos primeiros 4-6 meses de vida.
  
Começar a mamar desde a sala de parto facilita a descida mais rápida do leite. Procure manter o bebê ao seu lado , do nascimento até a alta. A criança que mama no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com a vontade do bebê, não necessita de mais nada. Dê os dois peitos a cada mamada.
  
Passo 3 - Coloque o bebê na posição correta para mamar
  
Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito), mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranquilamente e a mãe não sentirá dor.    
  
Passo 4 - Cuide adequadamente das mamas
  
Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem cremes nos mamilos. A exposição das mamas ao sol durante 15 minutos pela manhã também ajuda a prevenir rachaduras. Troque o sutiã quando estiver molhado.
  
Passo 5 - Retire leite quando for necessário (ordenha)

  
Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isto acontecer, lave bem as mãos, faça massagens circulares com as pontas dos dedos, pressionando as mamas do mamilo para a base. Depois, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte com cuidado até o leite sair. Guarde o leite em frasco fervido por dez mimutos, na geladeira (24 horas) ou freezer (15 dias) ou doe a um Banco de Leite Humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Na falta de geladeira, o leite poderá ser guardado até 2 horas em local fresco e dado ao bebê de copinho ou colher, quando a mãe não estiver em casa.
  
Passo 6 - Nunca use bicos, chupetas, chuquinhas ou mamadeiras
  
O uso de bicos, chupetas ou mamadeiras deve ser evitado, pois prejudica a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeira acabam largando o peito.
  
Passo 7 - Tome líquidos, alimente-se e descanse sempre que possível
  
A mãe que amamentava deve tomar líquidos em abundância, melhorar sua alimentação e dormir ou descansar sempre que possível.
  
Passo 8 - Só tome medicamentos com ordem médica
  
A mãe só deverá tomar medicamentos quando orientada pelo médico ou profissional de saúde habilitado.
  
Passo 9 - Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade
  
A ciência hoje recomenda que todo bebê deve ter amamentação exclusivamente no peito até 4-6 meses de vida e continuar mamando até 2 anos de idade, ao mesmo tempo em que são introduzidos novos alimentos adequados para a criança.
  
Passo 10 - Conheça os direitos da mãe trabalhadora
  
A mãe que trabalha fora tem direito:
  
• À licença gestante de 120 dias;
• A dois descansos remunerados de meia hora por dia, quando retornar ao trabalho, para amamentar seu filho, até 6 meses de idade;
• A berçário ou creches nos locais de trabalho, sempre que a empresa tiver 30 ou mais mulheres trabalhando.
  
Atenção: se por algum motivo você não puder amamentar o seu filho, não ofereça o peito de outra mãe. Procure um bom banco de leite humano ou um profissional de saúde para orientá-la.
  
(Fonte: Secretaria de Políticas de Saúde)
Criado: 07-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 09-11-2010
As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

Fase da Infância

Os 10 Passos de Uma Alimentação Saudável para Crianças Maiores de 2 Anos

PASSO 1 – Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e ofereça-os em cinco porções diárias. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.

• PASSO 2 – Ofereça feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana. O feijão é boa fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para variar, pode-se substituir o feijão por lentilha, grão-de-bico ou soja. Para melhorar a absorção do ferro, é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.

• PASSO 3 – Alimentos gordurosos devem ser evitados, podendo ser ofertados no máximo uma vez por semana. É melhor optar por alimentos assados, grelhados ou cozidos do que fritos. Retire a gordura da carne, a pele do frango e o couro do peixe. Evite oferecer manteiga, banha de porco e gordura hidrogenada (leia os rótulos dos alimentos). Prefira o azeite de oliva, óleo de canola, de girassol, de milho ou de soja, mas não utilize em excesso.

• PASSO 4 – Modere o uso de sal. O sal em excesso pode contribuir para o aumento da pressão arterial (hipertensão). Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça, etc. Todos contêm muito sal.

•PASSO 5 – Procure oferecer pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Para os lanches e sobremesas prefira frutas.

• PASSO 6 – Doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar devem ser evitados, podendo ser oferecidos no máximo duas vezes por semana.

• PASSO 7 – Evite o consumo diário de refrigerantes. A melhor bebida é a água.

• PASSO 8 – Para que a criança aprecie sua refeição, ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos. Faça das refeições um momento de encontro da família. Não alimente seu filho assistindo à TV, trabalhando ou discutindo.

• PASSO 9 – Mantenha o peso do seu filho dentro dos limites saudáveis para a idade. Peça para a equipe de saúde anotar no gráfico de crescimento o peso e a altura do seu filho.

• PASSO 10 – Estimule seu filho para que seja ativo. Saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo à TV, jogando videogame ou brincando no computador.
Fonte: Ministério da Saúde - Caderneta de vacinação, 2007
Criado: 09-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010
As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

Fase da Adolescência

Nutrientes Importantes na Fase da Adolescência

A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano, que culmina todo o processo maturativo biopsicossocial do individuo. Caracterizada por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais, compreende, de acordo com a Organização Mundial da Saúde as idades de 10 a 19 anos (WHO, 1986.; et al.).
Ela é o segundo período da vida extra-uterina em que o crescimento tem sua velocidade máxima, após a primeira infância. O crescimento está relacionado com o aumento da massa corporal e o desenvolvimento físico, compreendendo também a maturação dos órgãos e sistemas para aquisição de capacidades novas e específicas. Em ambos os processos, há influencias genéticas, ambientais, nutricionais, hormonais, sociais e culturais, sendo o crescimento resultado de uma interação constante entre esses fatores (Bianculli, 1995).
Nessa fase de crescimento acelerado é de grande importância a atenção à energia e a alguns nutrientes como proteínas, o ferro, o cálcio e as vitaminas A e C. cujas necessidades, aumentadas, estão fortemente ligadas ao padrão de crescimento.
Energia
Um estudo de Salto (1993) ele realça essa questão quando menciona que o pico Maximo de ingestão energética coincide com o pico de velocidade máxima de crescimento e então é observado um real aumento no apetite.
È sempre importante lembrar que as diretrizes são fundamentais para nortear a opção mais adequada, mas cabe ao profissional utilizar seu conhecimento para extrair dos métodos recomendados a maior fidedignidade aos dados encontrados.

Proteínas
O requerimento protéico é determinado pela quantidade necessária para manter o crescimento de novos tecidos, que durante a adolescência pode representar uma parcela substancial da necessidade total.
De acordo com a RDA de 1989, os valores recomendados de proteína podem ser expressos: Meninos de 11 a 14 anos – 45g/dia; e de 15 a 18 anos – 66g/dia; Meninas de 11 a 14 anos – 46g/dia; e de 15 a 18 anos – 55g/dia.

Ferro
Na adolescência, a necessidade de ferro aumenta para ambos os sexos em decorrência do crescimento rápido, do aumento da massa muscular, do volume sanguíneo e das enzimas respiratórias. Além disso, o sexo feminino em particular, há aumento adicional como o advento da menarca (primeira menstruação), devido à perda de ferro durante a menstruação. Essa perda é muito variável, mas parece que está relacionada com o nível de absorção do ferro.

Cálcio
A ingestão de cálcio é ima das grandes preocupações dos profissionais e estudiosos da saúde do adolescente. É importante porque, durante essa fase, ocorre o aumento da retenção de cálcio para a formação óssea. É um período crítico de mineralização dos ossos, o que poderá influenciar futuramente ao aparecimento de osteoporose. O período entre os 9 e os 17 anos de idade parece ser crucial para a realização do pico de massa óssea.

Vitamina A
A vitamina A é necessária ao crescimento, à diferenciação e à proliferação celulares, à reprodução e á maturação do sistema imunológico. No período da adolescência, ela é de grande importância devido à aceleração do crescimento.
Para os adolescentes, as recomendações de ingestão são consideradas separadamente, por sexo, em virtude das diferenças que ocorrem durante esse período e da influencia hormonal nos valores sanguíneos de vitamina A independente de suas reservas.

Vitamina C
A vitamina C atua, fundamentalmente, como agente redutor em várias e importantes reações de hidroxilação no organismo. Participa da síntese do colágeno, refletindo-se na cicatrização, na formação dos dentes e na integridade dos capilares.
Criado: 10-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010
As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.
http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=13 



Atitudes básicas para uma alimentação saudável

No Dieta Alimentar já falei sobre alimentação saudável onde resumidamente expliquei o que é ter uma alimentação saudável e deixei 10 Regras para ter uma alimentação saudável. Leia aqui o artigo:
10 Regras para ter uma alimentação saudável

Para complementar esse artigo, hoje vou deixar aqui onze atitudes básicas que ajudam a ter uma alimentação saudável.

Embora estas atitudes sejam básicas ou simples, elas são importantes para se conseguir uma alimentação saudável. Lembre-se que o ser humano é feito de hábitos e por isso é importante interiorizar "atitudes saudáveis" para que no futuro essas atitudes básicas mas saudáveis sejam inatas. Se você se habituar a comer ou a agir de forma saudável vai ver que com o tempo e instintivamente você vai seguir uma alimentação saudável sem qualquer esforço ou dificuldade.

Um exemplo de uma atitude básica para uma alimentação saudável é mastigar bem os alimentos. Embora pareça uma atitude tão simples, saiba que muita gente não a tem.
Se você é uma pessoa que mastiga bem os alimento, Parabéns.
Se você engole os alimentos sem os mastigar bem, não se preocupe pois existe uma boa notícia. A boa notícia é que se você praticar esta "atitude saudável", refeição após refeição, instintivamente, você vai passar a mastigar bem os alimentos.

Vamos então conhecer as "onze atitudes básicas para uma alimentação saudável":


Créditos:
Imagem: Página do facebook "Util Dicas" : link para a imagem - ver aqui.
Texto: Fatinha (Dieta Alimentar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário