OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Probióticos ajudam a vencer diarreia causada por antibióticos

Análise de 82 estudos apontou que o uso de probióticos reduziu em até 42% a diarreia associada a esses medicamentos.

Os probióticos – micro-organismos vivos que oferecem certos benefícios a seu hospedeiro – reduzem de forma significativa o risco de diarreia causada pelo uso de antibióticos, concluiu uma análise feita em 82 estudos sobre o tema.

Entenda: O que são probióticos e prebióticos

A maioria das pesquisas testou espécies de lactobacilos encontradas em iogurtes, queijos e outros alimentos. Outros testaram combinações entre lactobacilos e outros organismos probióticos.
Os estudos envolveram pacientes internos e externos, crianças e adultos, e incluíram dados de diferentes antibióticos administrados em doses e esquemas de tratamento variados. Em geral, o uso de probióticos reduziu em até 42% a taxa de diarreia associada a antibióticos.
A análise revelou que ainda não há evidências de um probiótico cuja eficácia fosse significativamente maior do que a dos outros, nem de marcas de iogurte que seriam mais eficazes que os probióticos adquiridos em farmácias.

A maioria dos estudos deixou de documentar as cepas de “bactérias do bem” usadas ou a potência das preparações alimentares.

“Nosso estudo não diz se é melhor usar um ou outro probiótico”, afirmou Sydne J. Newberry, coautora do relatório e pesquisadora da RAND Corp.

“Isso parece ser algo relativamente inofensivo de se tentar fazer, mas precisamos trabalhar mais antes de afirmar que um é melhor que o outro.”

A meta-análise foi publicada este mês no periódico The Journal of the American Medical Association.

The New York Times | 28/05/2012
Criado em: 03-06-2012 - Alterado/Corrigido em: 13-06-2012
As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário