OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

McDonald's vai exibir calorias em letreiros a partir de 2013

A rede de fast food americana McDonald’s anunciou que, a partir de 2013, vai mostrar as calorias de seus lanches nos painéis acima dos caixas, que hoje já exibem fotos e preços dos produtos. A medida vale para toda a América Latina e segue uma tendência iniciada nos EUA, em estados como Califórnia e Nova York.

As informações mais claras sobre o valor energético dos sanduíches – que há alguns anos já consta na embalagem, no papel que cobre a bandeja, em folhetos e no site – devem ser implantadas entre março e junho do ano que vem.

Só nos EUA, 14 mil restaurantes e drive-thru devem se adaptar à mudança, que atende a uma pressão de ativistas da área de saúde pública em luta contra a epidemia de obesidade. Além disso, a ação deve forçar todas as unidades da rede no mundo a se adaptarem.

A maioria das grandes cadeias de fast food, porém, tem resistido a divulgar abertamente as informações nutricionais de seus produtos, por ainda não haver legislação a respeito – apenas a ameaça de multas.

Fast Food é Uma das Principais Causas de Doença do Fígado Gordo

Uma dieta hipercalórica com a alta ingestão de gordura saturada e açúcar é uma das principais causas de esteatose não alcoólica, doença em que o fígado fica com até 80% de gordura.
"É exatamente a composição da dieta de uma pessoa que come fast food duas vezes por dia", disse Kristina Utzschneider, professora de Endocrinologia e Nutrição da Universidade de Washington, durante conferência no 29º Congresso de Endocrinologia e Metabologia esta semana, em Gramado.
Em estudo que está sendo realizado pela pesquisadora, um grupo de pacientes foi submetido a quatro semanas de uma dieta com 25% de gordura saturada e 55% de alimentos com alto teor calórico. Outro grupo foi submetido a uma dieta pobre em calorias e em gordura saturada (20% de gordura e 8% de gordura saturada).
Os resultados preliminares comprovam a hipótese de que uma dieta rica em gordura saturada e frutose interferem diretamente nos níveis de gordura no fígado. "Mesmo em poucas semanas, uma alteração pequena no peso pode causar mudanças significativas", afirmou. O estudo será concluído em 2012.
A esteatose hepática não alcoólica é uma doença reversível, mas se não acontecerem mudanças na alimentação nem perda de peso, o quadro pode evoluir para uma cirrose hepática.
Fonte: Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/795172-fast-food-e-uma-das-principais-causas-de-doenca-do-figado-gordo.shtml
Criado em: 06-10-2010
As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

No território americano, a alteração ficará para depois das eleições presidenciais. Ao todo, o McDonald's no país recebe 25 milhões de pessoas por dia, em todas as regiões. De acordo com especialistas, cerca de um terço das calorias que a população dos EUA obtém diariamente vem de comidas compradas fora de casa.

Segundo a diretora sênior de nutrição do McDonald's nos EUA, Cindy Goody, esse movimento é uma forma de ajudar os clientes a compreender melhor suas escolhas alimentares.

Anteriormente, a rede de fast food já havia tomado algumas medidas para tornar os itens do menu mais saudáveis, como reduzir em mais da metade a quantidade de batatas fritas no McLanche Feliz e adicionar sucos, frutas e a opção de nuggets em substituição ao hambúrguer nesse kit infantil.

No verão passado do Hemisfério Norte, a empresa também lançou um cardápio que destacava os produtos com menos de 400 calorias.

Até 2020, o McDonald's pretende aumentar ainda mais as frutas e os vegetais frescos nos combos, e reduzir as quantidades de gordura saturada e açúcar dos alimentos.

Um adulto em cada três e quase uma criança em cinco são obesos nos EUA, enquanto dois terços dos adultos e um terço dos pequenos têm sobrepeso.

Criado em: 14-09-2012 - Alterado/Corrigido em: 14-09-2012

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário