OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 23 de dezembro de 2012

Mulheres gastam 17 anos durante a vida fazendo dieta

Pesquisa revela que as mulheres apostam no emagrecimento pelo menos duas vezes ao ano Por Lediane Filus em 25/09/2012 09:10, em Boa Forma
Fonte: Thinkstock
Não importa qual é o seu peso atualmente: com certeza você gostaria de eliminar algumas gordurinhas de certas partes do corpo e, para isso, a solução mais procurada é a dieta. Não é à toa que uma pesquisa britânica descobriu que, ao longo da vida, as mulheres gastam aproximadamente 17 anos em algum programa de emagrecimento.
O estudo realizado pela empresa britânica Diet Chef e divulgado neste mês revelou que, em média, o público feminino faz dieta duas vezes por ano, sendo que elimina cerca de cinco quilos a cada vez. Além disso, se você começar a apostar no emagrecimento quando estiver na faixa etária dos 18 anos, você perderá o peso do seu corpo aproximadamente nove vezes ao somar as conquistas de cada período.
Um dos representantes da empresa responsável pela pesquisa, Kevin Dorren, afirmou que decidir perder peso pode ser fácil quando nós sabemos que temos uma ocasião especial futuramente ou se não nos sentimos confiantes com a nossa aparência. “Porém, como podemos ver, embarcar em uma dieta e perder as medidas extras é mais difícil e necessita de um comprometimento real”, completa ele, conforme as informações do Medical Daily.
E, ao que parece, uma reeducação alimentar mais duradoura não atrai muito o público. Os pesquisadores descobriram que menos de 1% dos participantes seria capaz de fazer uma dieta com duração de 12 meses, apesar de um terço das entrevistadas conseguirem cuidar da alimentação por pelo menos seis meses.

Por que elas querem emagrecer?

A pesquisa desvendou também os motivos que levam as mulheres a recorrer à dieta. Roupas que não servem são o principal estímulo para a maioria das participantes (52%). Em segundo lugar, os pneuzinhos aparentes são os que mais estimulam a reeducação alimentar.
Há ainda ocasiões esporádicas que fazem com que a procura por dietas aumentem, como feriados ou eventos como casamentos.
A tendência, no entanto, é que os programas alimentares durem pouco. O amor pela comida, a falta de força de vontade e o preço alto dos alimentos saudáveis foram os principais motivos apontados pelas participantes para o fim da dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário