Reduza seu colesterol ingerindo alimentos que são naturais e
mais baratos.
Por Ricardo Silveira | Yahoo! Contributor Network – qua, 12 de dez de 2012Para evitar problemas futuros, selecionamos alguns que ajudam a combater o colesterol ruim. Veja a lista dos mais acessíveis:
Propriedades: É rico em fibras, proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, folato, orizanol e selênio.
Modo de consumo: A melhor forma é cozido sem refogar, pois quando refogado diminui o orizanol, substância importante, também responsável pela diminuição do colesterol.
Valor calórico: 100 gramas de arroz integral contém 76,76 calorias.
Combate o colesterol ruim alto e principalmente a gordura que se acumula na região abdominal.
Propriedades: É rica em vitamina A, C, B1, B2, B3, fonte de betacaroteno, potássio, ferro, cálcio, cobre, magnésio e proteínas.
Modo de consumo: Pode ser consumida cozida, grelhada e em saladas.
Valor calórico: 100 gramas desse fruto contém 20 calorias.
De eficácia comprovada pela Associação Brasileira de Cardiologia na diminuição dos níveis de colesterol, além de regular e inibir a absorção de gordura no intestino e sua síntese pelo fígado.
Propriedades: Rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, cobre, zinco, fósforo, manganês, vitamina E, e as vitaminas do complexo B.
Modo de consumo: Pode ser consumida cozida como mingau, no iogurte, crua em saladas verdes.
Valor calórico: Recomenda-se o uso de 30 gramas (uma colher de sopa) por dia, que correspondem a 104 calorias.
Uma das mais indicadas pelos nutricionistas, além de ser muito mais barata que a chia.
Propriedades: Rica em ácido especifico ALA, que reduz a gordura corporal. É fonte de Ômegas-3, 6 e 9, isoflavona, fitoesteroides, vitamina E e fibras. É antioxidante e reforça o sistema imunológico.
Modo de consumo: Recomenda-se consumir de uma a duas colheres de sopa diariamente podendo acrescentar em saladas de frutas, iogurte, saladas verdes, etc. Moída ou natural.
Valor calórico: 100 gramas (4 colheres de sopa) da semente possui 490 calorias.
Essa leguminosa contém uma proteína que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino, não só gorduras, mas os açúcares também. Mas para que isso ocorra deve ser consumido cru, em forma de farinha.
Propriedades: Rico em proteína, ferro, potássio, fósforo e cálcio.
Modo de consumo: Pode ser acrescentado às saladas, sucos, vitaminas e na própria refeição.
Valor calórico: 100 gramas desse feijão corresponde a 330 calorias, o que representa 3 colheres de sopa. Recomenda-se de uma a duas colheres de sopa da farinha do feijão branco cru.
Além dos alimentos supracitados, outras alternativas para controle e diminuição do colesterol ruim - o LDL, temos a tangerina, a laranja, a banana, as nozes em geral, amêndoas em geral, chia, castanha de caju, castanha do Pará, verduras, pimenta, alho, cebola, entre outras.
- Coma mais fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.
- Coma menos gorduras saturadas e trans (frituras, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas).
- Coma mais alimentos antioxidantes (frutas e verduras), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.
- Diminua a ingestão de açúcares e álcool, pois estimulam o fígado a produzir ainda mais colesterol.
- Adicione a sua alimentação cotidiana gorduras boas (castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva e peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).
- Pode exagerar no alho e cebola, pois ajudam a reduzir o colesterol e triglicerídeos.
- Adicione temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.
- Diminua o consumo de café, pois a cafeína torna esse colesterol circulante, podendo contribuir para a oxidação do colesterol.
Como preparar o corpo para uma dieta
Yahoo! Brasil – sex, 19 de out de 2012 21:22 BRTSegundo a nutróloga Liliane Oppermann, as melhores dietas são baseadas em muita fibra e com pouca caloria. Mas, para a dieta funcionar, é preciso unir o cardápio a hábitos saudáveis.
“Fazer um planejamento, aprender a substituir os alimentos e evitar os abusos, é uma boa maneira de começar a se preparar para encarar uma dieta”, destaca a médica .
Preparando o corpo para a dieta
Para o metabolismo acelerar, são necessários de 15 a 21 dias de dieta constante. Uma dieta perfeita seria de cinco a seis refeições diárias, a cada três horas. Cada refeição deve ter a combinação de proteína magra com carboidrato.
Confira os primeiros passos para você começar uma dieta e perder os quilinhos extras:
Escolha a sua dieta
Consulte um profissional antes de iniciar qualquer dieta. Somente a nutróloga poderá indicar uma dieta que esteja de acordo com o seus hábitos.
Anote o que você come
Marque na sua agenda o que você comeu em cada refeição e quantas vezes você se alimentou durante o dia.
“Corte os refrigerantes da sua refeição. Comece diminuindo um copo por dia na primeira semana e depois troque aos poucos por sucos até você se acostumar. Depois, evite consumir os alimentos calóricos, como queijos ou frituras. Não precisa ter pressa, aos poucos você pode ir eliminando o refrigerante e as gorduras”, ressalta a nutróloga.
Controle a ansiedade
Evite comer quando você estiver angustiada ou insatisfeita. Tenha calma e faça exercícios de respiração ou meditação, eles ajudam a segurar a vontade de comer por gula.
Saciando a fome de doces
Faça uma limpeza do armário e retire os doces e as guloseimas da sua casa, assim fica mais fácil de controlar. Bateu a vontade de comer chocolate? Consuma um tablete pequeno para matar a gula, mas procure evitar ingerir quantidades exageradas de doces.
Comida saudável
Aposte em um prato cheio de verduras e legumes cozidos no início das principais refeições. Consuma alimentos ricos em água, fibras e com baixas calorias, pois eles aumentam a saciedade e diminui a quantidade de comida ingerida posteriormente. O importante da dieta é fazer um cardápio que tenha alimentos saudáveis e dos quais a pessoa goste.
“É responsabilidade do médico buscar alternativas para uma pessoa que não gosta de muita variedade de comida saudável, e o paciente deve ter boa vontade de experimentar novos ingredientes”, alerta Liliane.
Mexa-se
Não espere começar uma dieta para iniciar os exercícios físicos. Faça caminhadas, ande de bicicleta e depois entre numa academia. Além de ajudar nos resultados da dieta, os exercícios físicos proporcionam um bem estar físico e emocional.
Dieta de desintoxicação X perda de peso
Agora que você já conhece os preparativos para começar uma dieta, opte por uma desintoxicação, três dias antes de iniciar a sua dieta pra valer. A dieta de desintoxicação deixa o organismo mais limpo para receber novos alimentos.
A sua principal finalidade não é emagrecer, e sim eliminar as toxinas presentes no organismo.
“Com o passar do tempo o organismo acumula toxina por causa da alimentação. Essa dieta consiste em alimentar-se á base de líquidos como água, sucos, com o intuito de eliminar os tóxicos consumidos. Além disso, a dieta também age no funcionamento do fígado e rins, proporcionando uma limpeza no organismo”, destaca a médica.
Cardápio desintoxicante
Alguns alimentos auxiliam o organismo para se preparar para a dieta, tais como:
Maçãs: Elas agem como uma esponja dentro das artérias e limpam o sangue do colesterol. Como as maçãs são antiácidas, elas ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.
Laranja: Com ação desintoxicante, a laranja ajuda no funcionamento intestinal, principalmente se a fruta for ingerida com o bagaço.
Melancia: Ajuda a limpar o organismo por conter propriedade refrescante e diurética.
Abacaxi: Ele é diurético, ajuda na digestão e desobstrui o fígado.
Arroz integral: Ele interfere na funcionalidade do intestino e favorece a eliminação de toxinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário