OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alimentos naturais que reduzem o colesterol alto

Reduza seu colesterol ingerindo alimentos que são naturais e 

mais baratos.


Quem já fez hemograma completo sabe que a taxa ideal de colesterol é abaixo de 200mg/dl, ou seja, se seu colesterol estiver acima disso mais de 10% você estará correndo o risco de graves problemas futuros, sejam eles cardiológicos e derrames neurológicos.

Para evitar problemas futuros, selecionamos alguns que ajudam a combater o colesterol ruim. Veja a lista dos mais acessíveis: 

Arroz integralArroz integral. (Foto: iStock)
Além de reduzir o colesterol alto, reduz a gordura abdominal (os pneuzinhos).

Propriedades: É rico em fibras, proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, folato, orizanol e selênio.
Modo de consumo: A melhor forma é cozido sem refogar, pois quando refogado diminui o orizanol, substância importante, também responsável pela diminuição do colesterol.
Valor calórico: 100 gramas de arroz integral contém 76,76 calorias.


BerinjelaBerinjela. (Foto: Thinkstock)
Combate o colesterol ruim alto e principalmente a gordura que se acumula na região abdominal.
Propriedades: É rica em vitamina A, C, B1, B2, B3, fonte de betacaroteno, potássio, ferro, cálcio, cobre, magnésio e proteínas.
Modo de consumo: Pode ser consumida cozida, grelhada e em saladas.
Valor calórico: 100 gramas desse fruto contém 20 calorias.


AveiaAveia. (Foto: iStock)
De eficácia comprovada pela Associação Brasileira de Cardiologia na diminuição dos níveis de colesterol, além de regular e inibir a absorção de gordura no intestino e sua síntese pelo fígado.
Propriedades: Rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, cobre, zinco, fósforo, manganês, vitamina E, e as vitaminas do complexo B.
Modo de consumo: Pode ser consumida cozida como mingau, no iogurte, crua em saladas verdes.
Valor calórico: Recomenda-se o uso de 30 gramas (uma colher de sopa) por dia, que correspondem a 104 calorias.


LinhaçaLinhaça. (Foto: iStock)
Uma das mais indicadas pelos nutricionistas, além de ser muito mais barata que a chia.
Propriedades: Rica em ácido especifico ALA, que reduz a gordura corporal. É fonte de Ômegas-3, 6 e 9, isoflavona, fitoesteroides, vitamina E e fibras. É antioxidante e reforça o sistema imunológico.
Modo de consumo: Recomenda-se consumir de uma a duas colheres de sopa diariamente podendo acrescentar em saladas de frutas, iogurte, saladas verdes, etc. Moída ou natural.
Valor calórico: 100 gramas (4 colheres de sopa) da semente possui 490 calorias.


Feijão BrancoFeijão branco. (Thinkstock)
Essa leguminosa contém uma proteína que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino, não só gorduras, mas os açúcares também. Mas para que isso ocorra deve ser consumido cru, em forma de farinha.
Propriedades: Rico em proteína, ferro, potássio, fósforo e cálcio.
Modo de consumo: Pode ser acrescentado às saladas, sucos, vitaminas e na própria refeição.
Valor calórico: 100 gramas desse feijão corresponde a 330 calorias, o que representa 3 colheres de sopa. Recomenda-se de uma a duas colheres de sopa da farinha do feijão branco cru.
Além dos alimentos supracitados, outras alternativas para controle e diminuição do colesterol ruim - o LDL, temos a tangerina, a laranja, a banana, as nozes em geral, amêndoas em geral, chia, castanha de caju, castanha do Pará, verduras, pimenta, alho, cebola, entre outras.


Dicas para se alimentar melhor: Alimente-se bem para evitar doenças. (Foto: iStock)
  • Coma mais fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.
  • Coma menos gorduras saturadas e trans (frituras, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas).
  • Coma mais alimentos antioxidantes (frutas e verduras), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.
  • Diminua a ingestão de açúcares e álcool, pois estimulam o fígado a produzir ainda mais colesterol.
  • Adicione a sua alimentação cotidiana gorduras boas (castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva e peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).
  • Pode exagerar no alho e cebola, pois ajudam a reduzir o colesterol e triglicerídeos.
  • Adicione temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.
  • Diminua o consumo de café, pois a cafeína torna esse colesterol circulante, podendo contribuir para a oxidação do colesterol.
http://br.mulher.yahoo.com/alimentos-naturais-que-reduzem-o-colesterol-alto-145700891.html?page=all

Como preparar o corpo para uma dieta

Quer começar uma dieta, mas não sabe como? Para perder alguns quilinhos é preciso fechar a boca, entrar numa alimentação saudável e gastar as energias fazendo exercícios físicos. Essa mudança de hábito pode ser empolgante no começo, mas depois de algum tempo pode virar um pesadelo. A dieta exige disciplina, comprometimento e força de vontade para resistir às guloseimas e massas.

Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, as melhores dietas são baseadas em muita fibra e com pouca caloria. Mas, para a dieta funcionar, é preciso unir o cardápio a hábitos saudáveis.

“Fazer um planejamento, aprender a substituir os alimentos e evitar os abusos, é uma boa maneira de começar a se preparar para encarar uma dieta”, destaca a médica .

Preparando o corpo para a dieta

Para o metabolismo acelerar, são necessários de 15 a 21 dias de dieta constante. Uma dieta perfeita seria de cinco a seis refeições diárias, a cada três horas. Cada refeição deve ter a combinação de proteína magra com carboidrato.

Confira os primeiros passos para você começar uma dieta e perder os quilinhos extras:

Escolha a sua dieta
Consulte um profissional antes de iniciar qualquer dieta. Somente a nutróloga poderá indicar uma dieta que esteja de acordo com o seus hábitos.

Anote o que você come
Marque na sua agenda o que você comeu em cada refeição e quantas vezes você se alimentou durante o dia.

“Corte os refrigerantes da sua refeição. Comece diminuindo um copo por dia na primeira semana e depois troque aos poucos por sucos até você se acostumar. Depois, evite consumir os alimentos calóricos, como queijos ou frituras. Não precisa ter pressa, aos poucos você pode ir eliminando o refrigerante e as gorduras”, ressalta a nutróloga.

Controle a ansiedade
Evite comer quando você estiver angustiada ou insatisfeita. Tenha calma e faça exercícios de respiração ou meditação, eles ajudam a segurar a vontade de comer por gula.

Saciando a fome de doces

Faça uma limpeza do armário e retire os doces e as guloseimas da sua casa, assim fica mais fácil de controlar. Bateu a vontade de comer chocolate? Consuma um tablete pequeno para matar a gula, mas procure evitar ingerir quantidades exageradas de doces.

Comida saudável
Aposte em um prato cheio de verduras e legumes cozidos no início das principais refeições. Consuma alimentos ricos em água, fibras e com baixas calorias, pois eles aumentam a saciedade e diminui a quantidade de comida ingerida posteriormente.  O importante da dieta é fazer um cardápio que tenha alimentos saudáveis e dos quais a pessoa goste.

“É responsabilidade do médico buscar alternativas para uma pessoa que não gosta de muita variedade de comida saudável, e o paciente deve ter boa vontade de experimentar novos ingredientes”, alerta Liliane.

Mexa-se

Não espere começar uma dieta para iniciar os exercícios físicos. Faça caminhadas, ande de bicicleta e depois entre numa academia. Além de ajudar nos resultados da dieta, os exercícios físicos proporcionam um bem estar físico e emocional.

Dieta de desintoxicação X perda de peso
Agora que você já conhece os preparativos para começar uma dieta, opte por uma desintoxicação, três dias antes de iniciar a sua dieta pra valer. A dieta de desintoxicação deixa o organismo mais limpo para receber novos alimentos.

A sua principal finalidade não é emagrecer, e sim eliminar as toxinas presentes no organismo.

“Com o passar do tempo o organismo acumula toxina por causa da alimentação. Essa dieta consiste em alimentar-se á base de líquidos como água, sucos, com o intuito de eliminar os tóxicos consumidos. Além disso, a dieta também age no funcionamento do fígado e rins, proporcionando uma limpeza no organismo”, destaca a médica.

Cardápio desintoxicante
Alguns alimentos auxiliam o organismo para se preparar para a dieta, tais como:

Maçãs: Elas agem como uma esponja dentro das artérias e limpam o sangue do colesterol. Como as maçãs são antiácidas, elas ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.

Laranja:
Com ação desintoxicante, a laranja ajuda no funcionamento intestinal, principalmente se a fruta for ingerida com o bagaço.

Melancia: Ajuda a limpar o organismo por conter propriedade refrescante e diurética.

Abacaxi: Ele é diurético, ajuda na digestão e desobstrui o fígado.

Arroz integral:
Ele interfere na funcionalidade do intestino e favorece a eliminação de toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário