OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Combine alimentos para ganhar nutrientes

Arroz com feijão é só uma das duplas que tornam sua refeição bem mais poderosa

Por Laura Tavares - publicado em 30/08/2012

"O segredo para uma dieta equilibrada está baseado em dois pontos: moderação e variedade", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Isso quer dizer que um prato colorido e com boas proporções entre os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras) você garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sem extrapolar nas calorias. Para atingir esse objetivo, entretanto, existe ainda um truque: combinar os alimentos certos para aumentar o aproveitamento dos nutrientes - caso do ferro, quando consumido na presença de vitamina C.

Arroz com feijão - Foto Getty Images

Arroz com feijão

O arroz com feijão é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne, ou seja, de alto valor biológico, ou seja, reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo. "Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmico elevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.
Tomate com azeite - Foto Getty Images

Tomate com azeite

"As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate", afirma a nutricionista Cátia. O licopeno é um carotenoide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer. Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. "O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal", diz. Por isso, nada melhor do que ma macarronada com um fio de azeite como toque final.
Carne com laranja - Foto Getty Images

Carne com laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. "Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo", afirma a nutricionista Daniela. A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.
Mamão - Foto Getty Images

Mamão com linhaça

Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. "Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino", afirma a nutricionista Cátia. O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal e auxiliam no trânsito intestinal.
Suco de abacaxi com hortelã - Foto Getty Images

Abacaxi com hortelã

Para uma boa digestão, nada melhor do que a combinação do abacaxi com a hortelã. "A fruta possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo, mas especialmente de carnes e gorduras", explica a nutricionista Daniela. A hortelã, por sua vez, estimula o aparelho digestivo e, quando consumida em chá,combate dores de barriga e a prisão de ventre.
Copo de leite e banana - Foto Getty Images

Leite com banana

Combinação ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, a banana com leite é uma ótima pedida. Segundo a nutricionista Cátia, a banana é rica em carboidratos, vitamina B6, potássio e fósforo. "Junto com o leite, a refeição ainda se torna uma boa fonte de proteínas e cálcio, que é retido no organismo graças ao potássio", afirma. A bebida é recomendada para reforçar o sistema imunológico, a elasticidade dos músculos e o fortalecimento ósseo.
Cenoura com ervilha - Foto Getty Images

Cenoura com ervilha

"O zinco, presente na ervilha, é fundamental para a formação de uma proteína responsável pela conversão do betacaroteno, encontrado na cenoura, em vitamina A", afirma a nutricionista Cátia. A vitamina A é um poderoso antioxidante e ainda é fundamental para a saúde ocular, pois protege a córnea, parte transparente e protetora dos olhos. A profissional complementa dizendo ainda que o zinco pode ser encontrado em outras leguminosas, como o feijão, a lentinha e o grão de bico.

Tomate com brócolis

Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais. "O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção do câncer de próstata", diz a nutricionista Daniela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário