OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

5 passos para uma vida mais saudável

 
Olá a todos! Hoje continuamos os artigos sobre dieta, emagrecimento e saúde
Nesse artigo e no próximo deixo um total de 10 passos a serem dados por todos aqueles que desejam ter hábitos mais saudáveis, inclusive àqueles que desejam emagrecer. 

Passo 1: Hora da refeição é hora de silêncio e tranqüilidade

Coma sem pressa, sem incômodos. Se você tem pouco tempo para as refeições, preocupe-se em aumentar esse tempo. Você precisa de tranqüilidade para comer. Se comer na pressa, além de nem sentir o sabor do alimento, lhe fará mal, uma vez que comer apressado implica em mastigar menos e engolir mais, aumentando a ingestão de líquidos (o que não é muito recomendado) o que, conseqüentemente, atrapalhará a digestão e que por sua vez causará a fermentação de alimentos no estômago e intestino, causando constipação e até dor de cabeça. Por isso, a primeira dica é: Coma devagar. Sem estresse, sem pressa. Caso não haja possibilidade de aumentar o tempo de sua refeição, adie um pouco ou adiante um pouco. Eu por exemplo, prefiro esperar um pouco mais para comer, do que ter de comer com pressa.

Passo 2: A digestão começa pela boca

Pode parecer ridículo falar isso, mas, os dentes existem para serem usados. São ferramentas específicas para cortar, rasgar, furar e triturar alimentos sólidos. Se você os tem, faça bom uso e mastigue muito bem os alimentos. A correta mastigação faz com que você salive mais, a saliva por sua vez já possui algumas enzimas que ajudam a digerir determinados tipos de alimentos. Além do mais, quando você mastiga mais vezes, além de dar tempo de apreciar um pouco o sabor da comida, você se sentirá saciado com menos quantidade de alimentos. O cérebro indica quando estamos satisfeitos, porém quando comemos muito rapidamente, nem percebemos essa sinalização.

Passo 3: Não ingerir líquidos durante as refeições

Não ingira líquido durante as refeições. Já temos um artigo aqui no blog falando sobre esse assunto.
Lembre-se que a ingestão de líquido durante a refeição prejudica a digestão dos alimentos. O ideal é que o líquido seja bebido pelos menos 30 minutos antes ou 2 horas após a refeição. A bebida enfraquece os sucos produzidos no estômago que servem para digerir os alimentos, e isto retarda a digestão e fatalmente ocorrem fermentações e conseqüentemente a formação de gases. Portanto, esse hábito de beber refrigerante e outras coisas durante o almoço ou janta, é um incentivo das indústrias de bebidas e não dos médicos, nutricionistas e especialistas em saúde.
Procure ingerir mais líquidos durante o dia, para que não queira compensar na hora do almoço a desidratação que o seu corpo sente por você não beber água durante o dia. E, se quiser beber alguma coisa logo após o almoço, procure ingerir um bom chá. Os chás de carqueja, boldo, canela ou hortelã são boas opções por serem digestivos. E mais uma observação: a temperatura do chá não deve ser quente demais. Em vez de usar uma xícara use um copo. Quando conseguir segurar o copo sem queimar as mãos, a temperatura do chá está ideal.

Passo 4: Boa postura

A boa postura deve nos acompanhar durante toda a vida. Isso para que a nossa coluna não sofra de nosso abuso, e mais tarde, nos cause muita dor. E não só na hora de caminhar ou se sentar para o trabalho que devemos observar a boa postura, mas também no momento das refeições. Quando comemos curvados ou muito confortáveis em nossas poltronas reclináveis e macias, estamos pressionando o estômago e outros órgãos. O tubo digestivo acaba ficando deslocado, retendo o alimento por mais tempo no estômago, o que também ajuda a causar fermentações e até mesmo azia.
Já quando comemos com a postura correta, estamos facilitando a digestão porque os órgãos estarão bem alinhados o que facilita a ação da gravidade de “puxar” o alimento para baixo.

Passo 5: Cuidado com o quente e o frio

Cuidado com os alimentos quentes demais ou gelados demais. Quem sofre de hipersensibilidade dentinária (dentes sensíveis) que o diga, pois sabe o incômodo que um sorvete bem gelado pode causar ao encostar nos dentes ou então um café bem quente. Entretanto, não somente quem tem os dentes sensíveis é que sofre com as temperaturas altas ou baixas demais dos alimentos. Todos sofremos com isto.
A digestão só se inicia a partir do momento em que o alimento entra em equilíbrio térmico com o estômago, isto é, o alimento deve ficar na mesma temperatura que o estômago. Do contrário, a digestão é retardada, o que contribui para que o alimento fique retido por mais tempo nos órgãos da digestão. Por isso, o ideal é que ainda na boca consigamos esfriar, ou aquecer o alimento, deixando-o na temperatura ideal. Isso se faz mastigando bem e o misturando com a saliva.
Como o artigo já está bastante longo, na próxima semana continuamos com outras 5 dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário