OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Faltam nutrientes e sobram calorias na alimentação do brasileiro




Faltam nutrientes e sobram calorias na alimentação do brasileiro

Segundo pesquisa do IBGE, há excesso de frituras e refrigerantes e poucos legumes e saladas.
Que alimentos escolher diante de tantas ofertas? A comida natural ou a industrializada? O que o brasileiro prefere comer? O IBGE ouviu mais de 50 mil pessoas com rendas variadas e constatou: há deficiências sérias na alimentação das famílias brasileiras.

A alimentação de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela OMS. O consumo de frutas e hortaliças é bem menor que o recomendado e a ingestão de cálcio e vitaminas também estão abaixo do esperado.

Composta prioritariamente por arroz e feijão é presença constante na alimentação do brasileiro, mas o erro da população está em associar alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo às refeições: “Para que a ´dupla´ seja ainda mais nutritiva, ela deve ser associada com legumes e verduras e uma porção de proteína, sendo este é um hábito que grande parte da população brasileira tem deixado de lado”, explica a nutricionista Mariana Jota.
Outro fato que explica o excesso de alimentos calóricos entre os brasileiros, é que o Brasil vive um período de transição nutricional, segundo Mariana: “A famosa dupla dinâmica arroz/feijão perde espaço para as refeições rápidas, tipo fast-food, as prontas e semi-prontas e as industrializadas. Sendo estas, na maioria das vezes, ricas em gorduras saturadas e açúcares simples tão prejudiciais à saúde”.

Segundo o IBGE, a OMS e o Guia Alimentar Brasileiro sugerem o consumo de 400 g de frutas, legumes e verduras por dia. Nem 10% da população ingerem o indicado. As maiores médias de consumo diário per capita no país são de feijão (182,9 g/dia), arroz (160,3 g/dia), carne bovina (63,2 g/dia), sucos (145,0 g/dia), refrigerantes (94,7 g/dia) e café (215,1 g/dia).

Como vemos, o café é o alimento mais consumido pelo brasileiro, e pelo excesso, essa bebida acaba sendo prejudicial a saúde: “Existem uma série de sintomas relacionados com consumo exagerado da cafeína, ente eles a hipertensão, insônia e gastrite”, explica a nutricionista Mariana.

Na hora de beber cerveja, os homens lideram o ranking. Eles bebem 5x vezes mais que as mulheres. Não à toa que a ingestão de colesterol é menor entre elas. As classes mais altas mais altas comem mais frutas e verduras, mas também comem alimentos com alto valor calórico, como pizzas e refrigerantes.

Os adolescentes também tem hábitos pouco saudáveis, o consumo de saladas cruas é apenas a metade da registrada nos adultos.  Já os biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados são presença constante na alimentação. O consumo de biscoitos recheados foi quatro vezes maior entre os adolescentes (12,3 g/dia) do que entre adultos (3,2 g/dia) e foi mínimo entre os idosos (0,6 g/dia). Para sanduíches, os adolescentes e os adultos apresentaram médias de consumo duas vezes maiores do que os idosos.

Esses dados da pesquisa do IBGE podem ser considerados os mais preocupantes, já que a adolescência é uma fase importa para a educação alimentar: “Nessa faixa etária, os jovens precisam consumir alimentos com qualidade e nem sempre em quantidades, para manter o desenvolvimento adequado, mas o que se vê justamente ao contrario”, diz Mariana.

 O hábito da juventude de se alimentar em excesso e com escolhas erradas, como demonstrou o estudo, vai contribuir para obesidade e sua persistência, pois durante a puberdade se estabelece o padrão de gordura corporal: “Já se sabe que 80% adolescentes obesos tornam-se adultos obesos. Dessa forma, o adolescente obeso terá excesso de peso para o resto da vida”, alerta a nutricionista Mariana Jota.

A população rural apresenta maiores médias diárias de consumo per capita de frutas e peixes frescos do que a população urbana. Destacam-se nos domicílios rurais o consumo de arroz, feijão, peixes frescos e farinha de mandioca. Já na área urbana, segundo o IBGE, destaque para os refrigerantes, pão de sal, cerveja e sanduíches.

Ficou impressionado com a pesquisa do IBGE e quer dar um novo rumo na sua vida alimentar? O Programa Emagrecendo Express, disponível gratuitamente no Facebook e com mais de 600 participantes, pode te ajudar. Com ele, você se conecta com a alimentação saudável E tem controle sobre as calorias que consome nas suas refeições diárias. Quer saber mais? Clique aqui

Quer emagrecer? Atitudes simples para iniciar uma nova vida alimentar!

A nossa nutricionista Mariana Jota preparou algumas dicas para você.
O nosso aplicativo no Facebook Emagrecendo Express é um verdadeiro sucesso. São mais de mil pessoas em busca de uma nova forma de viver, baseada na alimentação balanceada. Mas, você ainda está com dificuldades para controlar suas refeições? A nutricionista Mariana Jota preparou algumas dicas para você não desistir e só facilitar essas mudanças. Controlar a sua alimentação vai se tornar um prazer:

1- Preparação emocional

Conscientizar da necessidade de mudança e que só depende você.

2-  Escolhas dos alimentos

Só o hábito de prestar atenção nos alimentos que você esta consumindo, já é um bom início para fazer escolhas mais conscientes. Uma boa sugestão é trocar as prateleiras por hortifruti. O nosso corpo não precisa de quantidade e sim de qualidade.

3- Comer várias vezes ao dia

O hábito de fazer 6 refeições ao dia, garante que não chegue nas refeições principais com muito apetite e consiga controlar o consumo , esse hábito também contribui para manter o metabolismo.
Quem consume as comidas de fast food deve saber que este tipo de alimento contém quantidades excessivas de açúcar, sal e gordura, por isso, evite-os
4- Seja realista

Controle o desejo de perder peso rápido. Emagrecer respeitando os limites do seu corpo é uma garantia de que você irá perder gordura e não massa muscular magra, o que exige maior dedicação e conseqüentemente resultados duradouros.

5- Hidratação

A hidratação adequada é de extrema importância, pois muitas vezes a sede é confundida com fome, além da urina ser a principal forma de eliminação de toxinas.

6- Faça meta viáveis

Decida suas meta da forma que realmente conseguirá cumprir, de acordo  com a sua realidade. Não existe mistério, mas também não tem milagre!

7- Individualidades bioquímica
Lembre-se que cada organismo tem as suas necessidades e reações metabólicas individuais, portanto, para alcançar o resultado satisfatório sem comprometer a saúde, procure um nutricionista, ele é o profissional mais indicado pra elaborar um plano alimentar respeitando sua individualidade bioquímica.
8- Emagrecendo Express
O aplicativo Emagrecendo Express é uma ferramenta que ajuda a controlar o seu consumo de alimentos, tanto na questão qualitativa quanto na quantitativa. Além de você ter acesso as calorias das comidas, com o sistema “Calorias Inteligentes”, diminuem o consumo de gorduras, sódio, açúcar. Essa é a nossa dica principal para você se conectar com a vida saudável!
Bom apetite!
http://www.emex.com.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/1121/r/quer-emagrecer-atitudes-simples-para-iniciar-uma-nova-vida-alimentar 



Alimentação X Tireóide

O bom funcionamento da Tireóide e a alimentação. Confira aqui os alimentos amigos da Tireóide.
A tireóide é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, isso porque ela de certa forma controla todo o ritmo dos outros órgãos, uma vez desequilibrada, podemos ter diversas disfunções como resultado.

Diversos são os fatores que podem comprometer o funcionamento deste órgão, uma hiperestimulação da tireóide através do consumo excessivo de açúcar, café e álcool podem levá-lo á exaustão, gerando ganho de peso como uma das conseqüências.

A ingestão adequada de iodo pode sim ajudar o órgão a produzir os hormônios tireoidianos em quantidades corretas, por isso é muito interessante incluir na dieta alguns alimentos fontes naturais de iodo, tais como algas, que encontramos com muita facilidade hoje em dia, podemos incluí-los de diversas formas, tais como saladas, refogados, sopas.....

Muitas vezes a deficiência dos hormônios tireoidianos está na conversão da T4 em T3 (que é a forma ativa do hormônio), enzimas necessárias para esta conversão são dependentes de dois minerais, selênio e zinco, portanto é muito importante incluir alimentos fonte destes minerais para garantirmos que este mecanismo está sendo realizado de forma adequada.

Confira os alimentos amigos da Tireóide:

• Alimento fonte de selênio que ganha destaque é a castanha do Brasil ou castanha do Pará.
• De Alimento fonte zinco podemos citar os feijões, a lentilha, grão de bico, semente de abóbora, semente de gergelim.

Por: Kelly Fu Yu Chen. CRN-3/9786
Nutricionista do Emex
http://www.emex.com.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/600/r/alimentacao-x-tireoide

Óleos que emagrecem!

Óleo é gordura. E gordura é megacalórica (tem 9 calorias em 1 grama). Portanto engorda, certo? Nem sempre!
Os óleos funcionais, provenientes de sementes e de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, macadâmia e amêndoa), facilitam a perda de peso. Mas, antes de achar que essa notícia é loucura, vamos aos dados científicos.

Um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que, por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios - ação que ajuda a regular os hormônios. Na prática, o que você sente: ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga (yes!).

Todos eles têm o poder de facilitar a perda de peso. Mas cada um tem sua particularidade: um tipo de fibra especial, um componente que mantém as toxinas à distância...

GERGELIM:


Feito da sementinha branca, amarela, vermelha ou preta, carrega ômegas 6 e 9 - ácidos graxos que combatem a inflamação das células, deixando você menos resistente à perda de peso. Só ele tem sesamol. "Essa substância protege o fígado de processos oxidativos", diz o nutrólogo José Irineu Golbspan, de Porto Alegre. Isso significa menor risco de o organismo acumular toxinas e gordura. As lignanas, um tipo de fibra que ajuda a reduzir o colesterol ruim, também são destaque nesse óleo.

Como usar: uma colher de sopa do óleo puro, ainda em jejum. Pela manhã, ele oferece o benefício de lubrificar o intestino, que passa a funcionar melhor.  Também vai bem na salada de folhas verdes ou de grãos e em molhos orientais.

MACADÂMIA:


É uma ótima fonte de ômega 9, capaz de reduzir o açúcar no sangue - ação que amansa a fome e o risco de o organismo estocar gordura. Essa mesma substância dá ao óleo o poder de promover a quebra das células de gordura perigosa ao fígado e ao coração. Também tem ômega 7 - um ácido graxo presente naturalmente no organismo e essencial para manter a pele jovem. Mas, por volta dos 30 anos, ele deixa de ser produzido na mesma quantidade e a reposição com os alimentos passa a ser ainda mais valiosa.

Como usar:
duas colheres de sobremesa por dia na salada.

LINHAÇA:


Extraído da semente dourada ou marrom, é campeão em ômega 3 - tem quase 60% desse ácido graxo, o dobro da dose encontrada no óleo de salmão, aclamado como a grande fonte dessa gordura boa. E o que esse nutriente tem a ver com perda de peso? Reduz os processos inflamatórios, dificultando a formação de depósitos de gordura. Outra ação: prolonga a sensação de saciedade, evitando que você exagere nas calorias.

Como usar:
duas colheres de sopa por dia na salada, associado ao azeite de oliva para melhorar o sabor.

CASTANHA DO PARÁ:


É um dos mais nutritivos. Além das substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes aliadas do corpo enxuto, ele tem cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre - nutrientes bons para a manutenção dos músculos, dentes e ossos. "Também é fonte de vitaminas A, C e E, que participam da renovação e manutenção celular", afirma Golbspan. Mas o bom moço dessa história é o selênio. Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, concluíram que o mineral ajuda a prevenir o câncer e a proteger o coração.

Como usar: uma colher de sopa por dia no peixe, no frango grelhado ou na verdura refogada, sempre depois de prontos.

AMÊNDOA DOCE:


Não confunda com aquele óleo cheiroso, que você compra na farmácia para passar na pele. Essa versão, própria para consumo, é rica em vitamina E. Por isso ajuda a combater os radicais livres - moléculas que se ligam às células de gordura, dificultando a perda de peso. Na comida, ele também contribui ainda para que a pele fique mais lisinha.

Como usar:
até três colheres de chá ao dia. Adocicado, combina bem com saladas e frutas, como manga, pêssego e melão, ou no doce.

GIRASSOL:


Esse óleo ajuda a amansar  a fissura em doce. O segredo? Contém triptofano, precursor da serotonina - hormônio que dá uma levantada no humor. E, bem humorada, você tende a esquecer do chocolate e da goiabada. Mas é a presença de magnésio e selênio que mais chama a atenção dos especialistas. "Os estudos sugerem uma relação inversa entre a ingestão dessa dupla de minerais e a incidência de câncer, provavelmente por induzirem reparos no DNA", afirma Golbspan. O selênio e o magnésio também equilibram a pressão alta e previnem crises de enxaquecas.

Como usar:
duas colheres de sopa por dia em pratos salgados, como massas e ensopados, sempre depois de prontos.

COCO:


Apesar de não ser um óleo extraído de sementes nem frutas oleaginosas, está sendo bem cotado contra os quilinhos a mais. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, provou que aliar o óleo de coco a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura da barriga. Isso porque ele age contra essas inimigas de diferentes formas: aumenta a saciedade, reduz a liberação exagerada de insulina, melhora  o funcionamento do intestino e acelera a queima de gordura.

Tem mais: O consumo do óleo de coco reduz a compulsão a carboidratos, especialmente doce.

Para quem tem receio do produto engordar, é bom saber: ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média). "Quando chegam  ao fígado, essas substâncias viram energia rapidamente e, por isso, não são acumuladas na forma de gordura". Ah, detalhe: pode substituir outros óleos no preparo da comida. Mesmo submetido ao calor intenso, a gordura não satura e as propriedades terapêuticas são mantidas intactas.

Como usar:
até duas colheres de sobremesa por dia, no preparo dos alimentos em substituição ao óleo comum, ou cru batido no suco, no iogurte ou shake.

fonte: Revista Boa Forma

http://www.emex.com.br/sua_alimentacao/sua_alimentacao/id/1096/r/oleos-que-emagrecem
Artigos legais!
Estabelecendo metas para emagrecimento
Quero Emagrecer!
Há varias razões para quem está acima do peso ou obeso emagrecer: ficar saudável, melhorar a aparência, sentir-se melhor, ter mais energia.
Não importa a razão, o sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável depende de metas e expectativas sensatas. Se você traçar para si mesmo metas sensatas, terá maior probabilidade de alcançá-las e então mais chances de emagrecer. De fato, perder até mesmo de 5 a 10% do seu peso já é uma meta que o ajudará a melhorar sua saúde.
A maioria das pessoas acima do peso deve emagrecer gradualmente. Para uma perda de peso segura e saudável, tente não emagrecer mais de 900 gramas por semana. As vezes, indivíduos com sérios problemas de saúde associados à obesidade podem ter razões válidas para perder peso rapidamente. Neste caso, a supervisão médica é necessária.
O quanto você pesa é o resultado de vários fatores:
-                 quanto alimento e de que tipo você come
-                 se o seu estilo de vida inclui atividade física regular
-                 se você utiliza a comida como resposta para o estresse e outros problemas em sua vida
-                 sua fisiologia e carga genética
-                 sua idade e condição de saúde.
Para obter sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável deve-se levar em conta todos esses fatores. Esta é a razão para ignorar produtos e programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes sem mudanças permanentes no seu estilo de vida. Qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo fantasias e promessas falsas. De fato, alguns podem chamar isso de fraude. Além do mais, o uso de alguns produtos pode não ser seguro.
Emagrecimento saudável e seguro
Pessoas acima do peso têm maior risco de pressão alta, doença cardíaca e outras enfermidades. O emagrecimento reduz esses riscos para a saúde. Esse artigo orienta em como realizar um emagrecimento saudável e seguro.
-                 Consulte seu médico sobre metas sensatas de emagrecimento: Seu médico, ou outro profissional da saúde, pode ajudá-lo a definir metas sensatas de emagrecimento baseadas no peso ideal para sua altura, estrutura corporal e idade. Homens e mulheres muito ativas precisam de até 2.500 calorias diárias. Outras mulheres e homens sedentários precisam de somente em torno de 2.000 calorias diárias. Um plano seguro e saudável é comer 300 a 500 calorias diárias a menos para perder de 450 a 900 gramas por semana.
-                 Exercite-se por 30 Minutos: Faça pelo menos 30 minutos de exercício físico, como caminhada rápida, na maioria dos dias da semana. A idéia é gastar mais calorias do que come. Você precisa usar todas as calorias que ingeriu no dia e algumas calorias armazenadas na sua gordura corporal.
-                 Coma menos gordura e açúcar: Isso ajudará a cortar calorias. Frituras e sobremesas gordurosas podem fazê-lo atingir rapidamente a quantidade de calorias do dia. E esses alimentos podem não prover os outros nutrientes que você precisa.
-                 Dicas para cortar calorias e gorduras
o        Coma bastante vegetais, frutas e alimentos de grãos como pão e arroz.
o        Coma somente uma porção única e pequena de alimentos ricos em gordura ou calorias.
o        Coma menos açúcar e doces.
o        Beba menos ou corte as bebidas alcoólicas.
o        Escolha alimentos cujos rótulos dizem "light", "baixas" ou "reduzidas" em relação a calorias ou gordura.
o        Escolha leite desnatado ou com 1% e queijos com menos gordura.
o        Certifique-se que o peixe, frango e carne sejam magros. Tire a pele e gordura. 
o        Grelhe, asse ou cozinhe a vapor os alimentos.
-                 As vezes coma seu alimento favorito: Isso pode prevenir que acabe tendo compulsão de comer demais. Porém, coma uma pequena porção. Também certifique-se que suas outras comidas do dia tenham poucas calorias e gorduras.
-                 Tome cuidado com as promessas de emagrecimento rápido e fácil: Dietas da moda não são boas porque geralmente incluem quantidade exagerada ou pouca de um tipo de alimento. Como resultado, você pode não obter os nutrientes que necessita diariamente. Lembre-se que, se algo parece muito bom para ser verdade então provavelmente não é verdadeiro mesmo.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net/
http://dietadalu.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-15.html 





APRENDA A SE ALIMENTAR COM O APLICATIVO EMAGRECENDO EXPRESS

O Aplicativo Emagrecendo Express é um convite pra você se conectar com a alimentação saudável.
Com ele, você aprende a se alimentar de acordo com a funcionalidade dos alimentos, sem abrir mão do prazer de comer o que gosta!

Ele esta disponível gratuitamente no Facebook, é simples e fácel de usar, sem mistérios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário