Faltam nutrientes e sobram calorias na alimentação do brasileiro
A alimentação de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela OMS. O consumo de frutas e hortaliças é bem menor que o recomendado e a ingestão de cálcio e vitaminas também estão abaixo do esperado.
Composta prioritariamente por arroz e feijão é presença constante na alimentação do brasileiro, mas o erro da população está em associar alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo às refeições: “Para que a ´dupla´ seja ainda mais nutritiva, ela deve ser associada com legumes e verduras e uma porção de proteína, sendo este é um hábito que grande parte da população brasileira tem deixado de lado”, explica a nutricionista Mariana Jota.
Outro fato que explica o excesso de alimentos calóricos entre os brasileiros, é que o Brasil vive um período de transição nutricional, segundo Mariana: “A famosa dupla dinâmica arroz/feijão perde espaço para as refeições rápidas, tipo fast-food, as prontas e semi-prontas e as industrializadas. Sendo estas, na maioria das vezes, ricas em gorduras saturadas e açúcares simples tão prejudiciais à saúde”.
Segundo o IBGE, a OMS e o Guia Alimentar Brasileiro sugerem o consumo de 400 g de frutas, legumes e verduras por dia. Nem 10% da população ingerem o indicado. As maiores médias de consumo diário per capita no país são de feijão (182,9 g/dia), arroz (160,3 g/dia), carne bovina (63,2 g/dia), sucos (145,0 g/dia), refrigerantes (94,7 g/dia) e café (215,1 g/dia).
Como vemos, o café é o alimento mais consumido pelo brasileiro, e pelo excesso, essa bebida acaba sendo prejudicial a saúde: “Existem uma série de sintomas relacionados com consumo exagerado da cafeína, ente eles a hipertensão, insônia e gastrite”, explica a nutricionista Mariana.
Na hora de beber cerveja, os homens lideram o ranking. Eles bebem 5x vezes mais que as mulheres. Não à toa que a ingestão de colesterol é menor entre elas. As classes mais altas mais altas comem mais frutas e verduras, mas também comem alimentos com alto valor calórico, como pizzas e refrigerantes.
Os adolescentes também tem hábitos pouco saudáveis, o consumo de saladas cruas é apenas a metade da registrada nos adultos. Já os biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados são presença constante na alimentação. O consumo de biscoitos recheados foi quatro vezes maior entre os adolescentes (12,3 g/dia) do que entre adultos (3,2 g/dia) e foi mínimo entre os idosos (0,6 g/dia). Para sanduíches, os adolescentes e os adultos apresentaram médias de consumo duas vezes maiores do que os idosos.
Esses dados da pesquisa do IBGE podem ser considerados os mais preocupantes, já que a adolescência é uma fase importa para a educação alimentar: “Nessa faixa etária, os jovens precisam consumir alimentos com qualidade e nem sempre em quantidades, para manter o desenvolvimento adequado, mas o que se vê justamente ao contrario”, diz Mariana.
O hábito da juventude de se alimentar em excesso e com escolhas erradas, como demonstrou o estudo, vai contribuir para obesidade e sua persistência, pois durante a puberdade se estabelece o padrão de gordura corporal: “Já se sabe que 80% adolescentes obesos tornam-se adultos obesos. Dessa forma, o adolescente obeso terá excesso de peso para o resto da vida”, alerta a nutricionista Mariana Jota.
A população rural apresenta maiores médias diárias de consumo per capita de frutas e peixes frescos do que a população urbana. Destacam-se nos domicílios rurais o consumo de arroz, feijão, peixes frescos e farinha de mandioca. Já na área urbana, segundo o IBGE, destaque para os refrigerantes, pão de sal, cerveja e sanduíches.
Ficou impressionado com a pesquisa do IBGE e quer dar um novo rumo na sua vida alimentar? O Programa Emagrecendo Express, disponível gratuitamente no Facebook e com mais de 600 participantes, pode te ajudar. Com ele, você se conecta com a alimentação saudável E tem controle sobre as calorias que consome nas suas refeições diárias. Quer saber mais? Clique aqui
Quer emagrecer? Atitudes simples para iniciar uma nova vida alimentar!
1- Preparação emocional
Conscientizar da necessidade de mudança e que só depende você.
2- Escolhas dos alimentos
Só o hábito de prestar atenção nos alimentos que você esta consumindo, já é um bom início para fazer escolhas mais conscientes. Uma boa sugestão é trocar as prateleiras por hortifruti. O nosso corpo não precisa de quantidade e sim de qualidade.
3- Comer várias vezes ao dia
O hábito de fazer 6 refeições ao dia, garante que não chegue nas refeições principais com muito apetite e consiga controlar o consumo , esse hábito também contribui para manter o metabolismo.
Quem consume as comidas de fast food deve saber que este tipo de alimento contém quantidades excessivas de açúcar, sal e gordura, por isso, evite-os
4- Seja realista
Controle o desejo de perder peso rápido. Emagrecer respeitando os limites do seu corpo é uma garantia de que você irá perder gordura e não massa muscular magra, o que exige maior dedicação e conseqüentemente resultados duradouros.
5- Hidratação
A hidratação adequada é de extrema importância, pois muitas vezes a sede é confundida com fome, além da urina ser a principal forma de eliminação de toxinas.
6- Faça meta viáveis
Decida suas meta da forma que realmente conseguirá cumprir, de acordo com a sua realidade. Não existe mistério, mas também não tem milagre!
7- Individualidades bioquímica
Lembre-se que cada organismo tem as suas necessidades e reações metabólicas individuais, portanto, para alcançar o resultado satisfatório sem comprometer a saúde, procure um nutricionista, ele é o profissional mais indicado pra elaborar um plano alimentar respeitando sua individualidade bioquímica.
8- Emagrecendo Express
O aplicativo Emagrecendo Express é uma ferramenta que ajuda a controlar o seu consumo de alimentos, tanto na questão qualitativa quanto na quantitativa. Além de você ter acesso as calorias das comidas, com o sistema “Calorias Inteligentes”, diminuem o consumo de gorduras, sódio, açúcar. Essa é a nossa dica principal para você se conectar com a vida saudável!
Bom apetite!
http://www.emex.com.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/1121/r/quer-emagrecer-atitudes-simples-para-iniciar-uma-nova-vida-alimentar
Alimentação X Tireóide
Diversos são os fatores que podem comprometer o funcionamento deste órgão, uma hiperestimulação da tireóide através do consumo excessivo de açúcar, café e álcool podem levá-lo á exaustão, gerando ganho de peso como uma das conseqüências.
A ingestão adequada de iodo pode sim ajudar o órgão a produzir os hormônios tireoidianos em quantidades corretas, por isso é muito interessante incluir na dieta alguns alimentos fontes naturais de iodo, tais como algas, que encontramos com muita facilidade hoje em dia, podemos incluí-los de diversas formas, tais como saladas, refogados, sopas.....
Muitas vezes a deficiência dos hormônios tireoidianos está na conversão da T4 em T3 (que é a forma ativa do hormônio), enzimas necessárias para esta conversão são dependentes de dois minerais, selênio e zinco, portanto é muito importante incluir alimentos fonte destes minerais para garantirmos que este mecanismo está sendo realizado de forma adequada.
Confira os alimentos amigos da Tireóide:
• Alimento fonte de selênio que ganha destaque é a castanha do Brasil ou castanha do Pará.
• De Alimento fonte zinco podemos citar os feijões, a lentilha, grão de bico, semente de abóbora, semente de gergelim.
Por: Kelly Fu Yu Chen. CRN-3/9786
Nutricionista do Emex
http://www.emex.com.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/600/r/alimentacao-x-tireoide
Óleos que emagrecem!
Um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que, por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios - ação que ajuda a regular os hormônios. Na prática, o que você sente: ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga (yes!).
Todos eles têm o poder de facilitar a perda de peso. Mas cada um tem sua particularidade: um tipo de fibra especial, um componente que mantém as toxinas à distância...
GERGELIM:
Feito da sementinha branca, amarela, vermelha ou preta, carrega ômegas 6 e 9 - ácidos graxos que combatem a inflamação das células, deixando você menos resistente à perda de peso. Só ele tem sesamol. "Essa substância protege o fígado de processos oxidativos", diz o nutrólogo José Irineu Golbspan, de Porto Alegre. Isso significa menor risco de o organismo acumular toxinas e gordura. As lignanas, um tipo de fibra que ajuda a reduzir o colesterol ruim, também são destaque nesse óleo.
Como usar: uma colher de sopa do óleo puro, ainda em jejum. Pela manhã, ele oferece o benefício de lubrificar o intestino, que passa a funcionar melhor. Também vai bem na salada de folhas verdes ou de grãos e em molhos orientais.
MACADÂMIA:
É uma ótima fonte de ômega 9, capaz de reduzir o açúcar no sangue - ação que amansa a fome e o risco de o organismo estocar gordura. Essa mesma substância dá ao óleo o poder de promover a quebra das células de gordura perigosa ao fígado e ao coração. Também tem ômega 7 - um ácido graxo presente naturalmente no organismo e essencial para manter a pele jovem. Mas, por volta dos 30 anos, ele deixa de ser produzido na mesma quantidade e a reposição com os alimentos passa a ser ainda mais valiosa.
Como usar: duas colheres de sobremesa por dia na salada.
LINHAÇA:
Extraído da semente dourada ou marrom, é campeão em ômega 3 - tem quase 60% desse ácido graxo, o dobro da dose encontrada no óleo de salmão, aclamado como a grande fonte dessa gordura boa. E o que esse nutriente tem a ver com perda de peso? Reduz os processos inflamatórios, dificultando a formação de depósitos de gordura. Outra ação: prolonga a sensação de saciedade, evitando que você exagere nas calorias.
Como usar: duas colheres de sopa por dia na salada, associado ao azeite de oliva para melhorar o sabor.
CASTANHA DO PARÁ:
É um dos mais nutritivos. Além das substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes aliadas do corpo enxuto, ele tem cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre - nutrientes bons para a manutenção dos músculos, dentes e ossos. "Também é fonte de vitaminas A, C e E, que participam da renovação e manutenção celular", afirma Golbspan. Mas o bom moço dessa história é o selênio. Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, concluíram que o mineral ajuda a prevenir o câncer e a proteger o coração.
Como usar: uma colher de sopa por dia no peixe, no frango grelhado ou na verdura refogada, sempre depois de prontos.
AMÊNDOA DOCE:
Não confunda com aquele óleo cheiroso, que você compra na farmácia para passar na pele. Essa versão, própria para consumo, é rica em vitamina E. Por isso ajuda a combater os radicais livres - moléculas que se ligam às células de gordura, dificultando a perda de peso. Na comida, ele também contribui ainda para que a pele fique mais lisinha.
Como usar: até três colheres de chá ao dia. Adocicado, combina bem com saladas e frutas, como manga, pêssego e melão, ou no doce.
GIRASSOL:
Esse óleo ajuda a amansar a fissura em doce. O segredo? Contém triptofano, precursor da serotonina - hormônio que dá uma levantada no humor. E, bem humorada, você tende a esquecer do chocolate e da goiabada. Mas é a presença de magnésio e selênio que mais chama a atenção dos especialistas. "Os estudos sugerem uma relação inversa entre a ingestão dessa dupla de minerais e a incidência de câncer, provavelmente por induzirem reparos no DNA", afirma Golbspan. O selênio e o magnésio também equilibram a pressão alta e previnem crises de enxaquecas.
Como usar: duas colheres de sopa por dia em pratos salgados, como massas e ensopados, sempre depois de prontos.
COCO:
Apesar de não ser um óleo extraído de sementes nem frutas oleaginosas, está sendo bem cotado contra os quilinhos a mais. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, provou que aliar o óleo de coco a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura da barriga. Isso porque ele age contra essas inimigas de diferentes formas: aumenta a saciedade, reduz a liberação exagerada de insulina, melhora o funcionamento do intestino e acelera a queima de gordura.
Tem mais: O consumo do óleo de coco reduz a compulsão a carboidratos, especialmente doce.
Para quem tem receio do produto engordar, é bom saber: ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média). "Quando chegam ao fígado, essas substâncias viram energia rapidamente e, por isso, não são acumuladas na forma de gordura". Ah, detalhe: pode substituir outros óleos no preparo da comida. Mesmo submetido ao calor intenso, a gordura não satura e as propriedades terapêuticas são mantidas intactas.
Como usar: até duas colheres de sobremesa por dia, no preparo dos alimentos em substituição ao óleo comum, ou cru batido no suco, no iogurte ou shake.
fonte: Revista Boa Forma
http://www.emex.com.br/sua_alimentacao/sua_alimentacao/id/1096/r/oleos-que-emagrecem
Há varias razões para quem está acima do peso ou obeso emagrecer: ficar saudável, melhorar a aparência, sentir-se melhor, ter mais energia.
Não importa a razão, o sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável depende de metas e expectativas sensatas. Se você traçar para si mesmo metas sensatas, terá maior probabilidade de alcançá-las e então mais chances de emagrecer. De fato, perder até mesmo de 5 a 10% do seu peso já é uma meta que o ajudará a melhorar sua saúde.
A maioria das pessoas acima do peso deve emagrecer gradualmente. Para uma perda de peso segura e saudável, tente não emagrecer mais de 900 gramas por semana. As vezes, indivíduos com sérios problemas de saúde associados à obesidade podem ter razões válidas para perder peso rapidamente. Neste caso, a supervisão médica é necessária.
O quanto você pesa é o resultado de vários fatores:
- quanto alimento e de que tipo você come
- se o seu estilo de vida inclui atividade física regular
- se você utiliza a comida como resposta para o estresse e outros problemas em sua vida
- sua fisiologia e carga genética
- sua idade e condição de saúde.
Para obter sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável deve-se levar em conta todos esses fatores. Esta é a razão para ignorar produtos e programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes sem mudanças permanentes no seu estilo de vida. Qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo fantasias e promessas falsas. De fato, alguns podem chamar isso de fraude. Além do mais, o uso de alguns produtos pode não ser seguro.
- Consulte seu médico sobre metas sensatas de emagrecimento: Seu médico, ou outro profissional da saúde, pode ajudá-lo a definir metas sensatas de emagrecimento baseadas no peso ideal para sua altura, estrutura corporal e idade. Homens e mulheres muito ativas precisam de até 2.500 calorias diárias. Outras mulheres e homens sedentários precisam de somente em torno de 2.000 calorias diárias. Um plano seguro e saudável é comer 300 a 500 calorias diárias a menos para perder de 450 a 900 gramas por semana.
- Exercite-se por 30 Minutos: Faça pelo menos 30 minutos de exercício físico, como caminhada rápida, na maioria dos dias da semana. A idéia é gastar mais calorias do que come. Você precisa usar todas as calorias que ingeriu no dia e algumas calorias armazenadas na sua gordura corporal.
- Coma menos gordura e açúcar: Isso ajudará a cortar calorias. Frituras e sobremesas gordurosas podem fazê-lo atingir rapidamente a quantidade de calorias do dia. E esses alimentos podem não prover os outros nutrientes que você precisa.
- Dicas para cortar calorias e gorduras
o Coma bastante vegetais, frutas e alimentos de grãos como pão e arroz.
o Coma somente uma porção única e pequena de alimentos ricos em gordura ou calorias.
o Coma menos açúcar e doces.
o Beba menos ou corte as bebidas alcoólicas.
o Escolha alimentos cujos rótulos dizem "light", "baixas" ou "reduzidas" em relação a calorias ou gordura.
o Escolha leite desnatado ou com 1% e queijos com menos gordura.
o Certifique-se que o peixe, frango e carne sejam magros. Tire a pele e gordura.
o Grelhe, asse ou cozinhe a vapor os alimentos.
- As vezes coma seu alimento favorito: Isso pode prevenir que acabe tendo compulsão de comer demais. Porém, coma uma pequena porção. Também certifique-se que suas outras comidas do dia tenham poucas calorias e gorduras.
- Tome cuidado com as promessas de emagrecimento rápido e fácil: Dietas da moda não são boas porque geralmente incluem quantidade exagerada ou pouca de um tipo de alimento. Como resultado, você pode não obter os nutrientes que necessita diariamente. Lembre-se que, se algo parece muito bom para ser verdade então provavelmente não é verdadeiro mesmo.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net/
http://dietadalu.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-15.html
O Aplicativo Emagrecendo Express é um convite pra você se conectar com a alimentação saudável.
Ele esta disponível gratuitamente no Facebook, é simples e fácel de usar, sem mistérios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário