OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Regras para uma boa nutrição


Regras para uma boa nutrição

Trocas simples na sua alimentação – e nos seus hábitos – podem economizar centenas de calorias em uma única refeição.
Regra Nº 1 – Nunca pular o café-da-manhã


Estudo de 2005 sintetizou os resultados de 47 outros estudos que examinaram o impacto de se começar o dia com um café da manhã saudável. Eis os resultados:

As pessoas que pulam o café da manhã são mais propensas a começar ao cigarro e bebidas, menos propensas a se exercitarem, e mais propensas a seguir as chamadas “dietas da moda” por expressar mais preocupações sobre o seu peso corporal.

As razões mais comuns citadas para não tomar café da manhã são a falta de tempo, falta de fome ou dieta.

A ideia até que faz sentido, afinal, pular refeições significa ingerir menos calorias, mas não funciona assim.

Pessoas que tomam café da manhã regularmente, tendem a ter uma maior ingestão total de calorias ao longo do dia, porém também podem ingerir muito mais cálcio, fibras e outros nutrientes. Quem costuma tomar café da manhã regularmente também tende a consumir menos refrigerantes e batatas fritas e a comer mais frutas, legumes e leite.

Os que tomaram café da manhã tiveram aproximadamente 30 por cento menos probabilidade de estar acima do peso ou obesos.
Regra Nº 2 – Lanche com Propósito

Há uma grande diferença entre lanches estúpidos e lanches estratégicos. Comer com finalidade significa reforçar os bons hábitos, manter sua taxa metabólica elevada, preenchendo os intervalos entre as refeições com nutrientes que seu corpo precisa.

Um dado alarmante: Nos 20 anos que antecederam o século 21 (de 1977 a 1996), as porções de salgadinhos aumentaram 93 calorias e as porções de refrigerantes aumentaram 49 calorias.

Exemplo de uma boa e barata alimentação: ao invés de comer um sanduíche com maionese, opte por uma maçã.
Regra Nº 3 – Cuidado nas Porções


As porções de salgadinhos não foram as únicas que aumentaram descontroladamente de tamanho. Desde 1977, hambúrgueres aumentaram 97 calorias e batatas fritas 68 calorias, segundo análise do Nationwide Food Consumption Survey.

Estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine analisou hábitos de 63.380 pessoas por um período de 19 anos. Os resultados mostram que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente para crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, aumentou quase 40%.

Uma maneira fácil de diminuir esta tendência, por incrível que pareça, é comprar copos e pratos menores. Um estudo recente na Centro de Pesquisa de Nutrição Infantil de Houston, Texas, mostrou que crianças de 5 e 6 anos, consumia um terço a menos de calorias apenas por conta de louças de tamanho menor. Tudo é questão de hábito.
Regra Nº 4 – Beba com responsabilidade

O ditado mais comum em termos de nutrição é “cuidado com o que você come”, mas nos esquecemos de uma outra ameaça grave para a nossa saúde: o que nós bebemos!

De acordo com pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os norte-americanos adquirem 25% de suas calorias de forma líquida, ingerindo quase o dobro do que costumava beber apenas 20 anos atrás.

Um estudo descobriu que bebidas adoçadas constituíram mais de metade (51%) de todas as bebidas consumidas por alunos da sexta série. Os alunos que consumiam mais bebidas adoçadas, consumiram cerca de 330 calorias extras por dia, e em média, comeram menos de metade da quantidade de frutas “de verdade” do que seus colegas que tomavam bebidas sem açúcar ou levemente adocicadas.

Uma estratégia simples é manter água filtrada em um jarro na geladeira. As crianças preferem. Para ajudar ainda mais você pode deixar pedaços de limões e laranjas nas proximidades para que as crianças escolham que suco querem tomar.

Estudo britânico mostrou que nas salas de aula com acesso limitado à água, apenas 29% dos alunos consumiram suas necessidades diárias. As que davam acesso livre à água visivelmente elevaram seu consumo.

Outra estratégia importante: tenha cuidado extra com o suco que você compra. Muitos “sucos” são nada mais que água com açúcar e corantes. Alguns, por exemplo, têm apenas 15 por cento de suco de fruta natural. Os outros 85%? Xarope de milho rico em frutose e água.

Certifique-se de que o suco escolhido apresente “100% de suco de fruta” no rótulo, e tente escolher os feitos com apenas uma única fruta.
Regra Nº 5 – Comer mais alimentos integrais e Menos Industrializados


Procure escolher alimentos mais saudáveis. Ao invés de comprar aqueles hambúrgueres de microondas, prefira um lanche natural preparado na hora, disponível hoje em dia em quase todos os grandes supermercados. A maior parte do sódio (sal) da nossa dieta vem de alimentos embalados e processados, que contam apenas com 12% de sal natural, enquanto 77% a mais são adicionados pelos fabricantes durante o processo.
Regra Nº 6 – Sente-se à Mesa


É fato. Crianças de famílias com mais refeições estruturadas apresentam hábitos alimentares mais saudáveis. Entre as crianças do ensino fundamental e médio cujas famílias comiam juntas apenas uma ou duas vezes por semana, tinham o dobro de probabilidade de apresentarem problemas de controle de peso, se comparados com aqueles que comiam juntos três ou mais vezes por semana.  

Óbvio que é difícil conciliar a vida dos adultos e crianças que hoje em dia já possuem uma vida social muito mais agitada, mas cada aos pais cuidarem disso. 

No futuro os resultados compensarão toda e qualquer briga para se cumprir ao menos 3 vezes por semana o “jantar em família”.
Sobre Rodrigo Piva: Designer e webmaster paulistano; viciado em notícias e fã de esportes, internet, carros, fotografia, gadgets e tecnologia.

http://www.curiosando.com.br/regras-boa-nutricao/

Como está o seu café da manhã?

Como está o seu café da manhã?

Pular o café da manhã ou comer só alguma bolachinha para enganar a fome são atitudes comuns. Porém, prestar atenção na primeira refeição do dia, incluindo alimentos saudáveis, é fundamental para nutrir o organismo e manter o peso. Alimentar-se durante a manhã significa garantir energia para o corpo funcionar com mais disposição pelo restante do dia. 

Muitas pessoas nem tomam café-da-manhã. A justificativa mais comum é a falta de tempo. Mais do que uma conseqüência da vida moderna, a indiferença com a primeira refeição do dia é uma atitude completamente errada, que deixa o organismo com uma carência de energia.

Pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que o risco de obesidade aumenta entre aqueles que não tomam café da manhã de forma correta. Isso porque o corpo passou cerca de 8 horas sem ingerir alimentos e, quando o tempo sem comer é muito grande, o organismo entra em alerta e passa a armazenar mais gordura, “acreditando” não receber alimento nas próximas horas.

Durante a manhã, se optar por alimentos proteicos, a sensação de saciedade passa a ser maior e fica mais difícil cometer abusos no almoço ou jantar. No desjejum, é importante dar preferência a produtos lácteos desnatados e oleaginosas. Peito de Peru e quinua também ótimas opções.

Qual a melhor atitude? variar no cardápio. Consuma pelo menos um item de cada grupo abaixo:

Proteínas- encontradas no leite, no queijo, no iorgurte, nos ovos e nos frios;
Carboidratos- pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias;
Gorduras manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral;
Vitaminas e minerais frutas e nos sucos.

Sugestões para o café da manhã

Opção 01
  • 1 pote de iogurte desnatado
  • 2 fatias de pão integral com requeijão light e peito de peru
  • 1 copo de suco natural de fruta da época
Opção 02
  • 1 fatia de mamão papaya
  • 1 copo de leite desnatado com mel
  • 4 bolachas integrais
Opção 03
  • 1 copo de leite desnatado batido com chocolate
  • 5 bolachas água e sal com geléia
  • 1 maçã
Opção 04
  • 1 copo de leite desnatado com cereais, morango e mel
  • 1 fruta da estação
  • 2 torradas integrais com requeijão light e peito de peru
Opção 05
  • 1 xícara de café com leite
  • 1 pão francês (sem miolo quem quer emagrecer) com requeijão light, ricota e peito de peru
  • 1 fatia de mamão papaya
Opção 06
  • 1 copo de suco natural de laranja
  • 1 pão francês (sem miolo quem quer emagrecer) com omelete
  • 1 fatia de mamão papaya


O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Não substitui  o aconselhamento médico, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento. Se você acha que pode ou está tendo  uma emergência médica, ligue imediatamente para um especialista.

Shakes emagrecedores caseiros

Shakes emagrecedores caseiros

Os shakes podem ser grandes aliados na hora de perder alguns quilinhos.
Shakes emagrecedores caseiros
Por: Débora Russi Frasquete
Shakes para emagrecimento. Foto:Divulgação 
Shakes coloridos e nutritivos que possibilitam o emagrecimento saudável. Foto:herbaluk.co.ukQuem nunca recorreu a um shake para conseguir entrar em uma roupa ou para exibir um biquíni. É difícil resistir a um método que quando realizado da forma correta apresenta resultados significativos. Os shakes permitem maior controle na ingestão das calorias, dá maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa chegue à próxima refeição com menos fome e assim, coma menos.

No início da dieta com o uso do Shake, a indicação é trocar por ele no máximo duas refeições uma pequena, como o café da manhã ou o lanche da tarde e outra grande, como o almoço ou o jantar. Você pode adicionar à dieta dos shakes, especialmente nas refeições principais, frutas, saladas verdes ou uma sopa leve, suprindo a necessidade e de comer algo sólido e salgado.


Para substituir uma refeição apresentamos algumas dicas.

Shake de Banana com ameixa (190 kal)
100 ml de leite desnatado
1 banana nanica pequena
1 ameixa preta
1 colher de (sopa)de linhaça
Adoçante
Bata tudo no liquidificador

Shake de maçã (170 kal)
100 ml de leite desnatado,
1 maçã com casca
1 colher (sopa) de linhaça
Adoçante
Bata tudo no liquidificador


Shake de mamão (154 kal)
100 ml de leite desnatado
1/2 mamão papaia
Adoçante
1 colher (sopa) de linhaça,
Bata no liquidificador


Shake chocolate e banana (205 kal)
100 ml de leite desnatado
1 banana, adoçante
2 colheres de sobremesa de chocolatado light
1 colher de sobremesa de linhaça
Bata no liquidicador

Shake para o inverno (194 kal)

100 ml de leite desnatado
2 colheres de sopa de achocolatado light
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de sopa de mel
Bata rapidamente o leite quente no liquidificador com o chocolate, adoce com mel,e polvilhe a canela,tome logo em seguida.

Como você pode ver a maioria dos Shakes apresenta a linhaça em sua composição. Todos os endocrinologistas enfatizam que ela é um ótimo alimento para emagrecer de verdade e que ainda é muito saudável para o organismo. Por isso, abuse desse super alimento que além de auxiliar no emagrecimento, previne doenças, aumenta a defesa humana e ainda reduz o envelhecimento das células.

Débora Russi Frasquete
 

Tailandês casa com o cadáver de namorada morta em acidente

Tailandês se casa com o cadáver da namorada


A história verídica de um casamento entre um homem, Deffy Chadil, e uma morta, Ann, é demasiadamente estranha, mas ocorreu na Tailândia e deve ser encarada com seriedade, apesar de permitir raciocínios surreais: o homem torna-se viúvo no momento em que dá o "sim".

O casamento não deixa de ter legalidade duvidosa. O tailandês decidiu casar-se com o cadáver da sua namorada, que morreu num acidente de trânsito, para unir as almas na eternidade. A mulher estava vestida de noiva, morta, num caixão.


Esta cerimônia budista ocorreu no dia 4 de janeiro, na província de Surin, localizada a noroeste da Tailândia. Estiveram presentes amigos e familiares de Deffy Chadil e a sua namorada Ann.

"O nosso amor era muito grande... Lamentamos não poder voltar atrás no tempo e mudar o destino. Neste dia, cumpri o meu desejo e agradeço a todos os presentes", afirmou Deffy, de 28 anos, neste casamento fúnebre.

O casamento ocorreu quatro dias depois da morte de Ann. Na véspera de ano novo, um acidente de trânsito tirou a vida da noiva. Estava tudo pronto para o casamento... Deffy decidiu levar avante a cerimônia e casou com uma mulher morta.


Deffy Chadil decidiu partilhar imagens através do Facebook. Mais de 19 mil pessoas manifestaram-se com um “curtir”, outras 750 comentaram e ainda 2770 compartilharam uma das fotografias do casamento, num momento em que o noivo beija a noiva.

Uma dessas imagens mostra Ann vestida de noiva, com uma flor no peito, enquanto Chadil, com a aliança no dedo, beija a testa da noiva morta.

Refira-se que a morte, na cultura budista, é encarada de forma diferente. Os familiares, durante os funerais, raramente vertem lágrimas e a cerimônia serve sobretudo para meditar sobre os cadáveres e lembrar o que a vida é efêmera. Chadil Deffy quer um presente de casamento: reencontrar a sua amada na sua próxima vida. Até que a morte os una.


http://www.diarioinsano.com.br/2012/01/tailandes-se-casa-com-o-cadaver-da.html




Capriche no seu café da manhã

Capriche no seu café da manhã

Capriche no seu café da manhã
Muitos brasileiros não se alimentam corretamente no café da manhã, seja por falta de tempo, ou mesmo, falta de costume. Porém, esta refeição deve ser considerada a mais importante do dia, pois, um café da manhã saudável repõe a energia calórica consumida durante a noite de sono.

Por isso, sugerimos alguns alimentos saudáveis para compor esta refeição:

- Frutas: invista em um pote de salada de frutas ou frutas frescas variadas como mamão papaia, melão, banana. De preferência as frutas da época e ricas em fibras, vitaminas e sais minerais;

- Leite, iogurte, coalhada desnatada e derivados: fornecem um terço das proteínas necessárias para um dia, além do cálcio, que estimula o emagrecimento;

- Cereais: são fontes riquíssimas de fibras, que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade;

- Pão integral: rico em fibras e grande fonte de energia. Pode ser acompanhado de embutidos light como peito de peru defumado, chester, lombo canadense, blanquetes de frango ou peru, entre outros;

- Margarina, manteiga, requeijão e cream cheese, todos na versão light: ajudam na recuperação energética e reposição de gorduras necessárias à manutenção diária do organismo;

- Açúcar branco, principalmente o refinado, sempre que possível, deve ser substituído por adoçantes, açúcar mascavo ou mel.

Fonte: Folha da Região

Metas para 2012!

Chegou a hora da listinha de metas para o próximo ano!

Lista que muitas vezes fazemos e acabamos nem cumprindo, 
por isso acho que temos que ser realistas, e deixar o ano nos surpreender com o resto. 
Então vamos lá:
 
 

Em 2012 em relação ao emagrecimento eu vou:
-trabalhar muito e cumprir minhas metas de trabalho;
-atingir minha meta de 67kgs;
-controlar mais minha alimentação aos finais de semana;
-economizar dinheiro;
-consumir mais frutas;
-continuar focada na minha alimentação saudável para toda a vida;
E o mais importante, claro: quero muuuuita saúde, amor e sorrisos, quero VIVER. 
Porque o resto a gente sempre dá um jeito, né não? 
Estando vivo e com saúde já é algo muito bom. 

Um beijo no coração e bom 2012 para todos nós! 
 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Papai Noel precisa entrar em forma, diz estudo de saúde pública

Papai Noel precisa entrar em forma, diz estudo de saúde pública

Papai Noel precisa perder peso, reduzir seu consumo de panetone e conhaque e trocar seu trenó puxado por renas por uma bicicleta para tornar-se um exemplo mais saudável para as crianças, disse um estudo de saúde pública australiano. O médico Nathan Grills, da universidade australiana Monash, diz acreditar que a imagem atual de Papai Noel promove a obesidade. Sua pesquisa sobre Papai Noel, que o médico disse ter sido feita em grande medida a título de brincadeira, mas com a intenção de conscientizar o público sobre a saúde, foi publicado na edição de Natal do British Medical Journal sob o título "Papai Noel: Pária da Saúde Pública?"
"Uma figura que é tão conhecida em todo o mundo quanto a de Papai Noel tem o potencial de influenciar pessoas, especialmente crianças, e transmitir a mensagem de que tudo bem beber e ser obeso", disse Grills à agência de notícias Reuters. "É um risco muito pequeno, mas que atinge uma faixa muito grande de pessoas."
Fonte: Uol

Lanchinhos para emagrecer!

Lanchinhos para emagrecer!

Comer entre as refeições ajuda você a reduzir mais peso, sabia?

Por shape.com Tradução: Bianca Iaconelli

Ficar longos períodos sem comer tem o mesmo efeito de devorar um montão de comida, ou seja, quilos a mais na balança. Por isso, petiscar entre as refeições não é proibido, desde que seja algo saudável, é claro!
Pesquisadores do Instituto Americano do Controle de Registro Nacional do Peso (NWCR, em inglês) confirmam esta teoria. Eles indicam comer uma vez entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar e na ceia (três horas depois do jantar). 

Isso acontece porque, se você deixa para comer só quando sente necessidade, está propensa a comer mais, já que acaba compensando o tempo que o organismo ficou sem nada.

Para essa regra, que além de perder peso ajuda a evitar as oscilações de humor, não tem fim de semana ou feriado. Combinado? Veja sugestões de alimentos rápidos para essas situações:

>barrinha de cereais, sem chocolate
>torradas de água e sal, no máximo cinco e sem patê, margarina ou requeijão
>sucos de frutas
>frutas
>queijo branco, três fatias magras
>amêndoas, 10 por dia, no máximo
http://revistashape.uol.com.br/bonus/676/materia/lanchinhos-para-emagrecer

Lanches Saudáveis para emagrecer


by José Fonseca
Infelizmente um dos maiores erros que as pessoas cometem no que diz respeito a emagrecer e perder peso é comerem de menos! Ao longos dos anos tenho visto pessoas que não comem ao longo do dia porque simplesmente não têm fome, outras porque acham que se querem emagrecer então não devem comer ao longo do dia, outras porque não têm o que comer… Mas hoje vou-lhe passar 8 snacks que pode começar a fazer no seu dia a dia!
snack / lanche para emagrecerPassar muitas horas sem comer é um dos comportamentos que estão claramente associados ao excesso de peso, e um dos mais comuns.

Porquê fazer snacks / lanches para emagrecer?

“O metabolismo eleva-se quando as pessoas comem mais e diminui quando as pessoas comem menos.” – New England Journal of Medicine, Março de 95
Metabolismo é o total de reacções químicas do organismo, que resulta na síntese e degradação de todos os componentes celulares, e que gera a energia produzida pelo organismo. Se aumentarmos as reacções do nosso organismo, automaticamente o nosso metabolismo acelera, e produzimos mais energia assim como queimamos mais calorias.
Em termos práticos, isto significa que se comermos mais vezes, principalmente alimentos que obriguem o nosso organismo a trabalhar, iremos acelerar as reacções do nosso organismo, gastando mais calorias, mesmo que estejamos a dormir.
A digestão é uma atividade que consome muita energia, pelo que comer 5 a 6 pequenas refeições por dia fará com que queime mais calorias… Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, pão escuros e tostas/bolachas integrais entre as 3 refeições principais.
É muito importante planear as suas refeições antecipadamente e nunca deixar que as suas decisões, no que diz respeito à alimentação, sejam tomadas quando já está acima do nível 7 da escala da fome (explico esta escala no minicurso em vídeo para emagrecer).
É muito importante que entenda também que o facto de fazer estas refeições ao longo do dia vai permitir que chegue às principais refeições sem estar no 1 ou 2 da escala da fome e consequentemente vai conseguir fazer uma refeição mais equilibrada, saudável e menos calórica.

8 Snaks / Lanches Para Emagrecer 

1. 1 iogurte magro + 3 bolachas integrais ou 2 tostas integrais
2. 1 peça de fruta + 3 bolachas integrais ou 2 tostas
3. 1 pacote de leite magro (individual) + 4 bolachas de água e sal (redondas pequenas) ou 2 tostas integrais
4. 4 tostas com queijo magro + 1 chávena de chá (sem açúcar ou com adoçante)
5. Meio pão (escuro ou integral) com queijo fresco + 1 sumo de fruta natural
6. Puré de fruta (2 colheres de sopa ou uma embalagem individual) + 3 bolachas integrais
7. Fruta cozida sem açúcar (150g) + 3 bolachas integrais
8. 1 sumo de fruta natural + 1 fatia de pão de mistura/integral com 1 fatia de queijo ou fiambre ou meio queijo fresco pequeno (magro de preferência)

Quando começar a fazer lanches / snacks saudáveis para emagrecer

Simples a resposta a esta questão! Assim que quiser começar a emagrecer ;)
O que tem de fazer para começar a comer mais vezes ao dia é única e simplesmente planear as suas refeições antecipadamente. Basta ter uma pequena lancheira e no dia anterior, ou mesmo no próprio dia, preparar duas ou três das 8 hipóteses que escrevi anteriormente e levar consigo (para onde quer que vá!
Agora já sabe porque é importante comer várias vezes ao dia, algumas escolhas que pode fazer nos seus snacks / lanches para emagrecer. Comece já hoje ou amanhã (no máximo) esta estratégia ;)
Gostava de saber os seus hábitos em relação aos lanches que faz ou não!

Este artigo foi escrito por...

José Fonseca – que já escreveu 65 artigos .
Formado em Aptidão física e saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com especialização em exercício e personal training, José Fonseca é especialista em Controlo do Peso e ajuda pessoas em todo o mundo a conseguirem perder 10kg+ em 2 meses e a manter esse peso para o resto da vida.


Quer emagrecer? Faça Lanchinhos!

Barras de Cereais, as melhores amigas!
 Produzidas a partir da compactação de frutas desidratadas e de cereais como aveia, trigo, soja, milho e arroz, as barras de cereais fazem parte do dia a dia de muita gente devido à sua praticidade.

Podemos deixá-la na gaveta do trabalho, na bolsa ou no carro, ideal para a correria do dia-a-dia.

barra de cereal é uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação saudável nos lanches ou até na substituição da sobremesa, pois é uma ótima fonte de energia.

Períodos acima de 3 horas de jejum induzem o organismo a poupar energia, dificultando inclusive o emagrecimento e prejudicando o metabolismo. Para não ficar em jejum entre as principais refeições, a barra de cereal é uma ótima opção de lanche.

Por serem feitas de cereais, as barras possuem carboidratos - fontes energéticas para atividades físicas e mentais, vitaminas e minerais essenciais.

Para quem faz dieta de baixas calorias e deseja saciar a necessidade de comer um doce, esse alimento também é uma boa opção. Além de tudo, também ajuda a regular o intestino, contribuindo para o seu funcionamento.

Tipos: Existe uma grande variedade de barras de cereais no mercado, temos que optar pela que mais se adéqua a nossa necessidade. São elas:

Barras energéticas:
 ideais para o consumo antes, durante ou após a atividade física. Compostas principalmente por carboidratos de cadeia longa, possuem cerca de 280kcal. Algumas marcas de barras energéticas são ENERGY BAR, NUTRISPORT e TRIO SPORT.

Barras de Cereais Fibrosas: são ricas em fibras que ajudam na saciedade e regulam o trânsito intestinal. Compostas principalmente por carboidratos de rápida absorção, possuem cerca de 100kcal. Algumas marcas de barras fibrosas são NUTRY e TRIO.

Barras de Cereais Light: 
possuem cerca de 30 calorias a menos que a barrinha normal. Algumas marcas de barras light são NESTON Light, TAEQ Light, TRIO Light,  NUTRY Light.

Barras de Cereais Dietéticas:
 são adoçadas com sucralose, possuem cerca de 30 calorias menos que a barrinha normal e podem ser consumidas por diabéticos.

Barras de Cereias Protéicas:  
ideais para o consumo após a atividade física para a recuperação muscular.

Barras de Cereais com Soja: 
contém a proteína da soja, com aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz, sendo importante para o organismo.
Hoje já podem ser encontradas barras de cereais orgânicas e sem glúten.
Algo comum entre as barrinhas de cereais é que saciam a fome e suprem a vontade do consumo do docinho entre as refeições, aproveite!
http://www.emex.com.br/sua_alimentacao/sua_alimentacao/id/686/r/quer-emagrecer-faca-lanchinhos

Lanche: antes e depois da malhação

LanchesOpções para você levar na mochila da academia e comer antes e depois da malhação

Por Eliane Contreras

Lanches pró-músculos

Exercício principal: musculação

Estas sugestões são ideais para você comer até uma hora antes do treino - garantindo energia para o exercício. E até uma hora depois, para recuperar o pique e poupar os músculos.

Se você malha...

...Ao acordar

Antes: 1 pão francês com 1 col. (sobremesa) de cream cheese light + 1 suco de uva diluído em água (evite as opções concentradas).

Depois: 1 sanduíche (pão sírio com ricota temperada) + 1 suco de melancia.

...No meio da manhã

Antes: 1 barra de cereais (evite a versão light que, por ser livre de açúcar, demora mais para fornecer energia).

Depois: 1 copo de leite desnatado com achocolatado + 5 biscoitos simples.

...Na hora do almoço

Antes: 5 biscoitos de água e sal + 1 copo de suco de fruta diluído em água.

Depois: (almoço) 1 prato (raso) de massa com molho à bolonhesa + 1 prato (sobremesa) de salada (alface, cenoura, kani) + 1 pêssego.

...No meio da tarde

Antes: 1 fatia de bolo sem recheio nem cobertura.

Depois: 1 sanduíche de pão integral com frango desfiado, ricota e rúcula + 1 suco de laranja.

...No final da tarde

Antes: 1 maçã.

Depois: 1 iogurte desnatado com 1 banana picada, aveia e mel, se a aula terminar até uma hora e meia antes do jantar.

...À noite

Antes: 5 torradas + 1 suco de melão.

Depois: 1 vitamina de leite desnatado batido com mamão e aveia, se o treino terminar até uma hora e meia antes do jantar.

http://boaforma.abril.com.br/dieta/pro-musculos/lanche-antes-depois-malhacao-488340.shtml 

 
 
Lembra aquela música infantil que dizia “comer, comer é o melhor para poder crescer”? Segundo os nutricionistas, essa é a mais pura verdade. E não é só o melhor para poder crescer. É também para manter a saúde e a boa qualidade de vida, desde que não se coma qualquer coisa.

Por isso, além de café da manhã, almoço e jantar, os lanchinhos são indispensáveis em intervalos de três a quatro horas. “Nosso organismo possui um código genético que entra em defesa quando ficamos muitas horas sem nos alimentar. Ele acha que estamos em jejum e preserva a gordura, que é o que garante nossa sobrevivência”, explica a nutricionista Cristiane Mara Cedra, responsável pelo site A Nutricionista.

Se você fica, por exemplo, seis horas sem comer, quando faz uma refeição o corpo tende a armazenar o que ela tem de gordura. Além disso, o metabolismo funciona mais lentamente para preservar o organismo e, consequentemente, gasta menos calorias para fazer atividades rotineiras.

Isso não quer dizer que basta ir à padaria da esquina de três em três horas e empanturrar-se com aquele bolo de chocolate. “Frutas frescas ou secas, nozes, castanha, vitaminas, sucos e outras bebidas, como AdeS, são excelentes opções no dia a dia”, sugere Cristiane.
Esse hábito deve ser adotado mesmo quando não se tem fome. Aliás, caso isso aconteça com você, é um sinal de que seu corpo já se acostumou a ficar horas à espera de um nutriente. Com a reeducação alimentar, essa prática é corrigida, diz a nutricionista.
Humm... Este texto não lhe deu uma vontade de fazer um lanchinho?
http://www.portalvital.com/receitas/saude/a-importancia-dos-lanchinhos

Fazer cinco refeições ao dia ajuda no controle do colesterol e da glicose

Embora comer seja importante, e na maioria das vezes agradável, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de se alimentar: fazer três grandes refeições ou intercalar café da manhã, almoço e jantar com lanchinhos distribuídos ao longo do dia? A opção escolhida pode ter reflexos em sua saúde.
O ideal é que a alimentação diária seja dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar –, como explica a vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Virgínia Nascimento. “Esse método tem mostrado excelentes resultados no controle do colesterol e da glicose no sangue, que são parâmetros importantes para o acompanhamento da saúde humana”, enfatiza.
Segundo a especialista, a explicação para isso está no funcionamento do processo digestivo do corpo humano. As partes responsáveis pela absorção do alimento precisam ser estimuladas gradativamente, e não devem estar expostas a sobrecargas provocadas por ingestões espaçadas e em maior quantidade, como acontece quando você faz apenas três grandes refeições.
“Por causa de um hábito equivocado, ocorrem mudanças metabólicas de adaptação ao jejum prolongado. Assim, o organismo passa a produzir gordura”, diz a nutricionista. Isso porque, quando você passa horas sem comer, o cérebro entende que está sob uma situação de privação, e, por isso, passa a estocar gordura para manter o funcionamento do corpo.
Apesar das vantagens de uma alimentação bem distribuída ao longo do dia, os brasileiros não costumam adotar essa recomendação. Em média, o costume é fazer apenas três refeições. Geralmente, a primeira delas é um pequeno desjejum, que consiste em café, pão e manteiga.
No almoço e no jantar, além do tradicional arroz com feijão, predominam a gordura saturada – sob a forma de linguiças –, as frituras – nos bifes –, e carboidratos, como a batata. “Além disso, o jantar tem sido muitas vezes substituído por um lanche, na maioria das vezes com pão”, alerta Virgínia.
A conscientização sobre os malefícios à saúde é a melhor forma de fazer com que as pessoas alterem a rotina alimentar. “Resultados de pesquisas apontam que, caso os hábitos sejam desviados de uma alimentação mais bem distribuída ao longo do dia, pode ocorrer uma deterioração do corpo precocemente”, afirma.

10 Lanches SaudÀveis Para Ajudar A Emagrecer ( Dieta-emagrecer-online)

Emagrecer não significa passar fome. Há lanches saudáveis que ajudam a manter os níveis de energia, a afastar a fome e a perder peso.

FOR IMMEDIATE RELEASE

Emagrecer não significa passar fome. Há lanches saudáveis que ajudam a manter os níveis de energia, a afastar a fome e a Perder Peso. Determinados alimentos estimulam a eliminação de gordura pelo organismo e, ao fornecerem nutrientes essenciais, contribuem para que se sinta saciado por mais tempo. Inclua estes lanches na sua dieta para acelerar o processo de emagrecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=Tg03IDeB8BA
Amêndoas
 
Não obstante as amêndoas possuírem um elevado teor calórico, um estudo da Universidade Purdue, publicado em Setembro de 2007 no “British Journal of Nutrition”, demonstrou que comer até 3 gr. por dia ajuda a Perder Peso. Os investigadores julgam que as amêndoas contêm um composto que bloqueia a assimilação de parte das suas calorias e gordura. Além disso, ao provocarem uma sensação de saciedade, conduzem à diminuição do valor total de calorias ingeridas diariamente.
Proteínas Magras
 
As proteínas aumentam a sensação de saciedade, tal como foi observado num artigo publicado em 2005 no “American Journal of Clinical Nutrition”. Algumas gramas de qualquer proteína magra – frango grelhado, clara de ovo mexida ou peru – ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e retarda a digestão, diminuindo por conseguinte os desejos e impulsos para comer em demasia.
Cereais Integrais
 
Experimente encher metade de uma chávena com farinha de aveia e leite magro, adoce com um fio de mel e coma. Alguns estudos, incluindo o da Universidade do Estado da Pensilvânia publicado em 2008 no “American Journal of Clinical Nutrition”, demonstram que a substituição das farinhas processadas pelas farinhas integrais diminui a massa gorda total quando associada a uma dieta de baixo teor calórico. Uma fatia de pão torrado integral, barrado com uma colher de chá de manteiga de amendoim ou meia chávena de arroz integral com brócolos cozidos a vapor e molho de soja, constituem alternativas agradáveis à farinha de aveia.
Lacticínios
 
Uma fatia de queijo magro, 1/2 chávena de queijo fresco magro ou até um copo de leite magro, sacia a fome e ajuda a reduzir a gordura tal como ficou demonstrado no estudo realizado pela Universidade Tecnológica de Curtin, Austrália. A sua autora, Anne Marie Lim, declarou em Outubro de 2009 que comer cinco porções ou mais de lacticínios por dia acelera o processo de eliminação da massa gorda total.
Toranja
 
A toranja, apesar de ter apenas 70 calorias, é riquíssima em nutrientes, fibras e enzimas específicas que, segundo os investigadores do Centro de Pesquisa Nutricional e Metabólica da Clínica Scripps, ajudam a reduzir os inchaços. Por outro lado, comer uma toranja demora o seu tempo, o que pode ajudar a prolongar a sua hora de lanche.
Chá Verde e Gengibre Cristalizado
 
O chá verde contém um composto conhecido por Epigalocatequina Galato (ECGC) que estimula o metabolismo. Tal como ficou demonstrado num estudo publicado em 1999 no “American Journal of Clinical Nutrition”, a ECGC combinada com a cafeína tem um efeito termogénico. No referido estudo, realizado com 10 indivíduos e conduzido por Abdul G. Dulloo, ficou demonstrado que aqueles que tinham bebido chá verde experimentaram um aumento de 4% do metabolismo, 24 horas depois da sua ingestão. Para um doce e apicantado lanche, beba chá verde acompanhado de alguns pedaços de gengibre cristalizado, o qual também possui propriedades de aceleração metabólica.
Maçãs
 
De acordo com o artigo “Perder Gordura”, publicado pela Revista “Oxygen” na sua edição especial de Inverno/2010, as maçãs são uma poderosa arma para perder massa gorda. Uma maçã de tamanho médio possui 80 calorias e 4gr. de fibras que ajudam a saciar a fome. A combinação de pectina, fibra solúvel e relativamente baixo teor de açúcar, faz da maçã um bom aliado para um lanche energético e de poucas calorias.
Puré de Abacate
 
Encha 1/4 de chávena com puré de abacate, cenouras e tiras de aipo para ingerir gorduras monoinsaturadas que são menos propensas do que as saturadas e trans-saturadas a ser transformadas pelo organismo em gordura. As gorduras monoinsaturadas satisfazem igualmente o apetite porque deixam na boca um travo indelével e demoram mais tempo a ser digeridas do que os hidratos de carbono. Os abacates fornecem também um açúcar denominado manoheptulose que ajuda a manter os níveis de insulina no sangue evitando a acumulação de gordura.
Manteiga de Amendoim
 
Comer 2 colheres de sopa com manteiga de amendoim de aproximadamente 200 calorias pode ajudar a perder peso. Embora os amendoins sejam ricos em gordura e altamente calóricos, um estudo realizado em 2003 pela Universidade de Purdue, demonstrou que as pessoas que, durante 8 semanas, tinham adicionado à sua dieta habitual mais 500 calorias de amendoins por dia não tinham aumentado de peso. Os amendoins são uma excelente fonte de proteínas que pode ajudar a saciar a fome.
Sopa
 
Beber uma tigela de sopa acalma a fome. Barbara J. Rolls da Universidade da Pensilvânia criou o conceito de "Volumetria", ou seja, ingerir alimentos com muito volume e poucas calorias para satisfazer o desejo de comer e simultaneamente perder peso. Na sua investigação descobriu que comer sopa à hora do lanche pode reduzir a assimilação geral de calorias na refeição seguinte. A sopa é servida quente, satisfaz e sacia. Escolha uma sopa que possua apenas cerca de 100 calorias por chávena e que não contenha natas ou manteiga.

Source :http://www.dietaparaemagrecers.com

http://www.prlog.org/10734196-10-lanches-saudveis-para-ajudar-emagrecer-dieta-emagrecer-online.html

Lanchinhos para emagrecer!

Você sabia que ficar longos períodos sem comer tem o mesmo efeito de devorar um montão de comida, ou seja, quilos a mais na balança. Por isso, petiscar entre as refeições não é proibido, desde que seja algo saudável, é claro!
Pesquisadores indicam que comer uma vez entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar e na ceia (três horas depois do jantar). Isso acontece porque, se você deixa para comer só quando sente necessidade, está propensa a comer mais, já que acaba compensando o tempo que o organismo ficou sem nada. Para essa regra, veja algumas sugestões de alimentos rápidos para essas situações:
  1. barrinha de cereais, sem chocolate.
  2. torradas de água e sal, no máximo cinco e sem patê, margarina ou requeijão
  3. sucos de frutas
  4. frutas
  5. queijo branco, três fatias magras
  6. amêndoas, 10 por dia, no máximo
Referências:
Pesquisas do Instituto Americano do Controle de Registro Nacional do Peso
http://nutricaoemfoco.wordpress.com/2010/10/11/lanchinhos-para-emagrecer/

5 dicas de lanches saudáveis

lanche saudavelImagine a seguinte situação: Você está no trabalho, ou se deslocando de um canto para outro e, de repente, bate aquela fome. Na pressa, você pega um pão de queijo, ou um salgado na birosca mais próxima.
As vezes você está num lugar que parece que não tem nada melhor pra comer. O que fazer?
Aqui vão dicas de lanchinhos pra se ter sempre a mão.
  1. Se você é abençoado, e no seu trabalho tem uma geladeira pra guardar os lanches, meio caminho andado. Leve iogurte, sucos, água de coco, até um sanduíche de pão integral, com salada e aquele peito de frango grelhado que sobrou do jantar de ontem. E ainda cabe uma fruta, para comer no meio da tarde.
  2. Se você não tem geladeira, o mundo ainda não está perdido. Maçãs, pêras e goiabas são frutas mais rígidas, que podem ser levadas na bolsa, na pasta, na mochila, pra qualquer lugar e não precisam de refrigeração.
  3. Frutas secas, como banana passa, uva passa, damasco, ameixa, tâmara, também podem ser levadas, não amassam e resistem bem ao calor, alem de serem ótimas para matar aquela vontade de comer doces que aparece algumas horas depois do almoço.
  4. Castanhas, amêndoas e nozes também são saudáveis, mas cuidado se você está tentando perder peso, pois são mais calóricas. Sabe o que fica ótimo? Separe em saquinhos, daqueles de fazer sacolé, uma misturinha de damascos, ameixas, castanhas do pará e amêndoas. São pequenos, leves, discretos, e saudáveis.
  5. Falta de tempo não é mais desculpa. Você pode encontrar no mercado aquelas caixinhas de sucos de frutas, sucos com soja (todos em versão light) e água de coco. Tenha sempre uma próximo de você.
http://emagrecimentoesaudeblog.com.br/lanches-saudaveis/ 

Lanche Magro Emagrece


lancheTem muita gente que não gosta de jantar, e será que pode trocar a refeição do jantar por um lanchinho?
É claro que pode, se o lanchinho for magro, basta voce usar ingredientes saudáveis para preparar o lanche.
Voce pode montar um lanche super saudavel, com pão integral, folhas de alface e tomate, uma bife de file de frango grelhado ou peito de peru, que seu lanchinho fica delicioso e saudavel.

Cuidado com os lanchinhos à beira-mar

Na beira da praia tudo parece muito saboroso, mas nem todas opções são uma boa escolha.
É só colocar os pés na areia para a oferta de guloseimas saltar aos seus olhos. Só que é preciso ficar de olho no que se vai consumir, para não atrapalhar na dieta, já que todas as barracas na praia estão repletas de pasteis, milho com manteiga, petiscos fritos, refrigerantes, crepes e outras gulodices.

O que devemos fazer é evitar alimentos com molhos, com queijos e maionese, gorduras (manteiga e frituras) e açúcares (sorvetes, refrigerantes, sacolé, doces em geral).

O melhor é sempre dar preferência para água de coco (riquíssima em vitaminas e minerais), picolés de fruta (percentual baixo de gorduras), sucos de frutas naturais, açaí na tigela, milho sem manteiga e pasteis de forno com recheios magros (ricota, brócolis, peito de peru, frango).
 http://comoemagreceraki.com/cuidado-com-os-lanchinhos-a-beira-mar/

Conheça seis lanchinhos gostosos e que não estragam a dieta



Para matar a fome sem sair da dieta, revista americana sugeriu até pudim dietético. Foto: Getty Images Para matar a fome sem sair da dieta, revista americana sugeriu até pudim dietético
Foto: Getty Images
Na busca pelo emagrecimento, muitas pessoas passam a comer algo bem leve durante a noite e, pouco antes de dormir, estão com fome novamente e acabam atacando a geladeira, pondo a dieta a perder.
A revista norte-americana Shape fez uma lista com alguns alimentos que são saudáveis e que podem ser bons aliados para quando bater aquela fominha fora de hora, principalmente quando o sono está prestes a chegar.
Queijo cottage: com poucos carboidratos e muita proteína, é uma ótima opção de ceia e mesmo a versão integral do queijo contem menos de 6 g de gordura por meio pote, ajudando a dar saciedade e evitando a gula. Dê preferência aos queijos probióticos e saiba que pode consumir até 2/3 do pote pequeno por noite.
Romã com iogurte natural: rico em proteínas e com pouco carboidrato, os iogurtes naturais têm vantagens nutricionais excelentes pra quem quer perder peso. A adição de sementes de romã traz um sabor único e estimulante e a fruta ainda é rica em antioxidantes. A porção ideal é de 2/3 do pote de iogurte com sementes de ¼ de romã.
Chocolate meio amargo orgânico: sem glúten e com 70% de cacau, o chocolate meio amargo orgânico ajuda a satisfazer a vontade de comer doces e ainda tem oxidantes que ajudam a baixar a pressão e melhoram a circulação. A porção é de no máximo cinco quadradinhos pequenos.
Pistaches: ricos em nutrientes, são ótimos lanchinhos que ainda colaboram com a saciedade, aumentam as chances de perder peso e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Porção ideal de 30 g.
Sorvete de chocolate com amendoim: feito com 3 colheres (sopa) de chocolate em pó protéico, ¼ xícara (chá) de linhaça e ½ xícara (chá) de manteiga de amendoim misturadas e congeladas, é altamente protéico e rico em fibras, além de matar a vontade de comer doce.
Pudim diet de chocolate: para prepará-lo, basta seguir as instruções da embalagem do pacote de pudim dietético de chocolate, trocando o leite por achocolatado light pronto. Mata a vontade de comer doce sem afetar a dieta.
http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5384292-EI16559,00-Conheca+seis+lanchinhos+gostosos+e+que+nao+estragam+a+dieta.html
6 LANCHINHOS GOSTOSOS QUE NÃO ESTRAGAM A DIETA:


1 - Pudim diet de chocolate: para prepará-lo, basta seguir as instruções da embalagem do pacote de pudim dietético de chocolate, trocando o leite por achocolatado light pronto. Mata a vontade de comer doce sem afetar a dieta

2 - Romã com iogurte natural:> rico em proteínas e com pouco carboidrato, os iogurtes naturais têm vantagens nutricionais excelentes pra quem quer perder peso. A adição de sementes de romã traz um sabor único e estimulante e a fruta ainda é rica em antioxidantes

3 - Queijo cottage: com poucos carboidratos e muita proteína, é uma ótima opção de ceia e mesmo a versão integral do queijo contem menos de 6 g de gordura por meio pote, ajudando a dar saciedade e evitando a gula

4 - Sorvete de chocolate com amendoim: misture e congele 3 colheres (sopa) de chocolate em pó protéico, ¼ xícara (chá) de linhaça e ½ xícara (chá) de manteiga de amendoim. Altamente protéico e rico em fibras, esse sorvete mata a vontade de comer doce

5 - Chocolate meio amargo orgânico: sem glúten e com 70% de cacau, ajuda a satisfazer a vontade de comer doces e ainda tem oxidantes que ajudam a baixar a pressão e melhoram a circulação

6 - Pistaches: ricos em nutrientes, são ótimos lanchinhos que ainda colaboram com a saciedade, aumentam as chances de perder peso e reduzem o risco de doenças cardiovasculares
http://www.amoravida.com.br/artigos/curiosidades/?noticia=142&titulo=6%20LANCHINHOS%20GOSTOSOS%20QUE%20N%C3O%20ESTRAGAM%20A%20DIETA:
FONTE: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5384292-EI16559,00-Conheca+seis+lanchinhos+gostosos+e+que+nao+estragam+a+dieta.html#tphotos

Lanches Saudáveis para Emagrecer Dicas

por Miucha
Lanches Saudáveis para Emagrecer Dicas 1 Lanches Saudáveis para Emagrecer DicasEmagrecer é para muita gente um ato difícil e ao mesmo tempo sinônimo de sacrifícios, estamos aqui para provar o contrário e atestar que uma vida saudável depende exclusivamente  de disciplina e rotina. Ao falarmos de disciplina estamos tratando especificamente de atividades físicas regulares, hábitos saudáveis e também alimentação balanceada, e no que toca à rotina podemos salientar que as noites bem dormidas os horários de refeições podem fazer muita diferença para o seu processo de emagrecimento. Falando em refeição selecionamos para você especificamente dicas sobre lanches saudáveis para emagrecer, afinal a alimentação é parte fundamental do processo de emagrecimento.
Com uma alimentação saudável você tem grandes chances de se tornar mais disposto a praticar atividades físicas, além do mais para quem tem filhos pequenos uma rotina diária com alimentos saudáveis pode surtir em muitos benefícios, pois tendo exemplo às crianças também sentirão vontade de comer alimentos saudáveis e certamente não terão problemas com obesidade no futuro. As frutas e os sucos continuam sendo muito bem vindos em todas as ocasiões que você sentir fome, assim como também as saladas no horário das refeições principais. Comendo frutas e salada você irá aos poucos sentindo que está se saciando com menos e isso é muito importante para quem quer emagrecer.
Lanches Saudáveis para Emagrecer Dicas 2 300x200 Lanches Saudáveis para Emagrecer DicasNossa primeira dica de lanche saudável para emagrecer então é comer frutas, pelo menos três porções por dia, isso também irá ajudar a desintoxicar o seu organismo,  fora que irá sentir cada vez mais que seu intestino está funcionando bem, e os efeitos das frutas também são muito positivos no sentido de proporcionar o combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce, as frutas de casca vermelha possuem propriedades antioxidantes fundamentas para uma pele jovem e bonita.

Nossa próxima dica também para variar um pouco o seu cardápio com lanches saudáveis e que fazem emagrecer é apostar nos iogurtes com poucas calorias, também são bem vindos os pães integrais no lugar do pão francês e leite desnatado no lugar do leite integral. Se você come lanches na rua escolha os sanduiches naturais, eles são menos prejudiciais apesar de sempre conter frio como o queijo e o presunto no meio do que lanches frios ou assados com queijo, carne e outros condimentos.
Lanches Saudáveis para Emagrecer Dicas 3 Lanches Saudáveis para Emagrecer Dicas
Outra dica fundamental para quem está em busca de uma dieta saudável é procurar um especialista no assunto, pois é o nutricionista que irá avaliar o seu quadro e prescrever a melhor dieta para o seu caso. E para finalizar que tal criar um diário do que você come? Assim você passará a prestar mais atenção ao que está ingerindo e para associar se isso lhe fez bem ou não coloque as sensações junto ao relato. Mesmo que de vez em quando você fuja da dieta não esqueça de se perdoar e começar outra vez, afinal os resultados dependem da sua força de vontade. Para emagrecer de verdade é aconselhável que você passe por uma rotina de atividades físicas moderadas pelo menos cinco dias da semana. Comece agora mesmo a se policiar quanto ao que come que logo os resultados surtirão efeito.

http://www.mundodastribos.com/lanches-saudaveis-para-emagrecer-dicas.html

Lanches que Possuem Poucas Calorias

Sabemos que temos três refeições no nosso dia, certo? Café da manha- a mais importante-, almoço e jantar, e que entre elas a gente não pode ficar em jejum completo, temos que comer algumas coisas que nos ajudam a adquirir forças e ficar cada vez melhor com nosso organismo. Só que nem todo mundo sabe ao certo quais são os tipos de lanches que devemos comer.
Lanches que possuem poucas calorias1 Lanches que Possuem Poucas CaloriasOs lanches são completamente indispensáveis para você que quer ter uma dieta saudável e mais equilibrada. Tecnicamente, deveria conter menos calorias e deverá ser feito de uma forma bem rápida, fácil e muito pratica. E não deve encher você completamente para que você não perca o horário das próximas refeições. Mas nem por isso você pode relaxar! Você tem que estar atento as frutas e as verduras que você escolhe, sempre frescos para que você consiga absorver a melhor quantidade possível de nutrientes.
Sendo assim, quais são as soluções para que você não sofra com esse problema? A primeira receita fácil de ser feita é 01 ovo cozido e uma cenoura pequena. Juntos, eles chegam a 100 calorias, além dos benefícios para a saúde uma vez que a cenoura eleva o sei teor de luteína e vitamina A e ajuda na prevenção de doenças dos olhos. Outra dica de lanche é uma pera e uma fatia de queijo cottage que juntos também, chegam a 100 calorias. Sem falar que eles ajudam você a eliminar o seu estresse e ajuda na sua memoria.
lanches com poucas calorias 200x300 Lanches que Possuem Poucas CaloriasÉ excelente para hidratação dos cabelos e da sua pele. Outra receita é uma fatia de pão de centeio com queijo cottage e 02 figos, também juntos propiciam 100 calorias. O fio como sabemos  é uma das principais fontes de potássio, cálcio e fibras alimentares. Eles ajudam você no controle da pressão arterial e no tratamento contra constipação e outra doença qualquer do aparelho digestivo. E além de tudo isso, vale para você que quer perder uns quilinhos extras.

Mais uma receita? Anota essa então! 100 ml de iogurte desnatado com meia xicara de cereais (integrais) e metade de uma romã. A começar que a romã é excelente fonte de vitaminas A, C, E também contem acido fólico. Um dos benefícios é que você acaba melhorando o seu fluxo sanguíneo, diminuindo assim a sua pressão arterial. Junto com a aveia dos cereais, você acaba diminuindo o teor de glicose no sangue, o que ajuda se você tiver diabetes. Outra dica é que você coma 02 colheres de sopa de semente de abobora, que é fonte natural de aminoácidos e vitaminas como a C, D, E e K. Ela ajuda no combate ao câncer de próstata, por exemplo, além de ajudar no tratamento da depressão e na prevenção de eventuais parasitas.
lanches com pouca caloria Lanches que Possuem Poucas CaloriasComer uma maça também é excelente, ela tem apenas 52 calorias e além de tudo, é muito saborosa e ainda limpa toda a sua boca, devido ao acido natural que essa fruta já tem. Bom, as dicas de lanches entre as refeições estão expostas, agora vai de você fazer a melhor dieta e a mais equilibrada para que você consiga atingir a forma perfeita, não é verdade?

E para fechar com uma ultima receita fácil de lanche, que tal você consumir de duas a três fatias de melão ou então uma fatia de melancia? As duas juntas somam cerca de 60 calorias, além da melancia ser rica em licopeno, vitaminas naturais e antioxidantes o melão é rico em vitamina A e C e potássio além das fibras. Além de tudo, essas duas frutas são saborosas e maravilhosas de serem comidas, sem qualquer sacrifício algum. As dicas das receitas estão disponíveis, agora vai de você não passar mais aquela fome pensando nas calorias e pensando que na hora do almoço você não irá conseguir comer, ou na hora da janta.
As dicas são bem visíveis e depende somente de você. Corra e compre os alimentos adequados e comece agora mesmo! Boa sorte.

Intervale suas refeições com lanches de até 200 calorias

12 deliciosas opções para você rechear as horas que intercalam os pratos principais



por Minha Vida
Para não chegar ao estágio em que você sente seu estômago nas costas, é preciso incluir lanches entre suas refeições principais. Com a participação deles entre os pratos, você nunca chega faminto à próxima refeição. A necessidade, porém, pode somar muitas calorias à dieta, se você não souber em quais alimentos apostar para rechear os intervalos entre as refeições.

A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, com a colaboração da nutricionista da consultoria RG Nutri, Andréa Andrade, lista abaixo, exemplos de lanches ideais, montados com alimentos comuns do dia-a-dia e que somam poucas calorias. Além de apresentarem menos de 200 calorias, estes lanches contêm alimentos fáceis de serem encontrados nos supermercados e são super práticos, podendo ser consumidos em casa ou no escritório, garante Roberta, dando a dica.
lanche - foto Getty Images
Opção 1: com 163 calorias
1 unidade de queijo tipo Polenguinho tradicional
1 fatia de pão de forma integral
1 unidade de kiwi

Análise da nutricionista do Minha Vida: Nesta opção de lanche, temos um derivado do leite, um cereal e uma fruta, participantes importantes desse tipo de refeição. Como derivado do leite, o Polenguinho fornece cálcio, mineral de destaque na saúde dos ossos. O pão integral e a fruta oferecem fibras, colaboradoras no funcionamento do intestino. 

iogurte - foto Getty Images
Opção 2 - com 153 calorias
1 pote (100 g) de iogurte com 0% de gordura
½ unidade de mamão papaya médio
1 colher de sopa de granola

Análise da nutricionista do Minha Vida: O iogurte com baixa quantidade de gorduras apresenta uma quantidade menor de calorias, possibilitando a ingestão de outros alimentos. A inclusão do mamão papaya e da granola aumenta o consumo de fibras, nutriente que aumenta a motilidade intestinal e a saciedade, retardando a sensação de fome . 
pêssegos - foto Getty Images
Opção 3: com 160 calorias
1 unidade de leite fermentado tipo Yakult
1 unidade de torrada tradicional
1 unidade grande de pêssego

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite fermentado contém lactobacilos, microorganismos que equilibram a flora intestinal e regularizam a função do intestino. Já a torrada e o pêssego ajudam a fornecer uma quantidade adequada de calorias para o lanche intermediário ficar completo. Além disso, eles também contribuem para o bom funcionamento do intestino. 
papaya - foto Getty Images
Opção 4: com 156 calorias
1 barrinha de cereais
½ unidade média de mamão papaya

Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação fornece boas doses de carboidratos e fibras, garantindo energia e ajudando no funcionamento do intestino. 
torrada com geleia - foto Getty Images
Opção 5: com 163 calorias
1 caixinha de suco de maracujá
1 unidade de torrada tradicional
1 colher de chá de geleia com sabor de sua preferência

Análise da nutricionista do Minha Vida: O suco de caixinha é uma boa alternativa para quem não tem como preparar um suco natural. No mercado, você ainda encontra uma grande variedade de sabores, além das versões light e à base de soja. A torrada fornece fibras e carboidratos, enquanto a geleia dá um sabor doce ao lanche. 
lanche - foto Getty Images
Opção 6: com 150 calorias
2 fatias de pão de forma integral
2 fatias de peito de peru
1 lata de chá light tipo Nestea do sabor de sua preferência

Análise da nutricionista do Minha Vida: O chá light é outra boa alternativa para quem vive a correria do dia-a-dia. Como ele contém baixíssima quantidade calórica, dá para ser acompanhado com um sanduíche simples. A combinação de pão integral e peito de peru fornecem fibras e proteínas ao organismo .
ameixa - foto Getty Images
Opção 7: com 164 calorias
4 unidades de biscoito salgado
2 colheres de chá de geléia do sabor de sua preferência
1 unidade grande de ameixa fresca

Análise da nutricionista do Minha Vida: O biscoito é boa fonte de carboidratos, responsáveis por gerar energia para o corpo. A geléia pode ainda, ser substituída pelo requeijão, caso você prefira um lanche salgado. A ameixa é uma fruta com baixa quantidade calórica e rica em fibras, o que auxilia na regularização da função intestinal. 
pão de queijo - foto Getty Images
Opção 8: com 154 calorias
1 unidade média de pão de queijo
1 unidade média de maçã

Análise da nutricionista do Minha Vida: Uma alimentação equilibrada permite a ingestão de todos os alimentos. Por isso, o pão de queijo pode fazer parte do cardápio, contanto que não seja consumido freqüentemente. Uma unidade média por semana é a quantidade ideal. A maça, por sua vez, fornece vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para o organismo. 
torrada com cream cheese - foto Getty Images
Opção 9: com 130 calorias
2 torradas light
2 colheres de sopa de cream cheese light
1 xícara de chá de chá verde sem açúcar

Análise da nutricionista do Minha Vida: A torrada light fornece carboidratos, fonte de energia para o organismo, bem como fibras, substância importante para o bom funcionamento intestinal. Como derivado do leite, o cream cheese oferece um nutriente essencial para a saúde dos ossos, o cálcio. O chá verde completa o lanche saudável, apresentando substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular. 

lanche - foto Getty Images
Opção 10: com 194 calorias
1 fatia de pão integral light
1 fatia de ricota
3 fatias de peito de peru
1 copo de suco de maracujá com adoçante

Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação do pão integral, fornecedor de carboidratos e fibras, com a ricota e o peito de peru, ricos em proteínas é perfeita. Além de dar energia a quem o consome, o lanche oferece proteínas, nutriente envolvido em diversas funções do organismo, como a renovação celular. O suco de maracujá oferece vitaminas e minerais, colaborando para atingir a meta destes nutrientes. 
leite com morangos - foto Getty Images
Opção 11: com 180 kcal
1 copo de leite desnatado batido com 5 morangos
2 unidades de biscoito integral com gergelim

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite desnatado é fonte de cálcio, além de fornecer uma baixa quantidade de calorias e gorduras, colaborando para uma alimentação saudável. O morango e o biscoito são fontes de fibras, nutriente responsável pela regulação do intestino . 

leite com cereal - foto Getty Images
Opção 12: com 188 kcal
1 xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de chá de cereal matinal tipo Sucrilhos
½ banana nanica picada

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite é um ótimo aliado de quem quer prevenir a osteoporose, já que é fonte de cálcio, mineral responsável pela saúde dos ossos. O cereal matinal se responsabiliza pelo fornecimento de energia para o corpo, enquanto a banana apresenta uma série de vitaminas e minerais .

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/2264-intervale-suas-refeicoes-com-lanches-de-ate-200-calorias.htm

Faça lanches e emagreça!

Descubra os benefícios do fracionamento das refeições.

O fracionamento das refeições é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de contribuir para o emagrecimento.  Fazer intervalos muito grandes entre as refeições faz com que a quantidade de nutrientes no organismo fique restrita e o metabolismo passa a economizar energia para conseguir desempenhar suas funções.

Além disso, quando você não realiza os lanches entre as refeições principais, a fome fica acumulada, o que fará com que você abuse na próxima refeição.

É importante ressaltar, que realizar os lanches, não significa beliscar. Essa atitude faz com que se perca a noção da quantidade de alimentos consumida, prejudicando o emagrecimento. Por isso, é fundamental estipular os horários das refeições e sempre incluir os lanches.

Além dos horários das refeições, você deve atentar-se a qualidade dos alimentos ingeridos. Frutas, barras de cereais, iogurtes light, leite fermentado, pães integrais, torradas, cereais e sucos são ótimas opções de lanches com poucas calorias e práticos, podendo ser consumidos até mesmo durante a jornada de trabalho.

As frutas assim como o pão integral, as barras de cereal, as torradas integrais e os cereais, são fontes de carboidrato que fornece energia para o organismo, e fibras que aumentam a sensação de saciedade. Além do mais estes nutrientes contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Já o iogurte light e o leite fermentado, são fontes de proteína, que auxilia na renovação celular.

Dessa forma, os lanches intermediários ajudam que você tenha uma alimentação balanceada e saudável!

Lembre-se: você deve fracionar sua alimentação, tomando cuidado para não ficar mais de 4 horas sem se alimentar. O ideal é que sua alimentação seja dividida da seguinte forma: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089
http://www.dietaesaude.com.br/14191/Faca-lanches-e-emagreca?utm_source=news_ds&utm_medium=conteudo&utm_campaign=290027