Entre no blog e emagreça
A receita é simples: basta fazer um diário virtual na internet e colocar nele o dia-a-dia da sua dieta. Três ex-gordinhas fizeram isso e perderam mais de 20 kg cada uma. Confira como funciona
MARISTELA ORLOWSKI
O que não falta por aí são mulheres brigando com a balança e tentando inúmeras formas de se livrar dos quilos a mais. Encontramos uma delas na internet, a advogada paulistana Larissa Bertani, de 27 anos, que venceu a batalha de uma forma inusitada: criou um blog (uma espécie de site interativo) no qual retrata suas dificuldades e conquistas no processo de emagrecimento. Em dois anos, ela já eliminou 30 kg, ganhou vida nova e não pensa em parar. Determinada, quer perder mais 13,5 kg até o final deste ano. Isso porque seu grande sonho é ficar com as mesmas medidas da atriz Carolina Dieckman, que, assim como ela, mede 1,62 m.
A idéia de tornar pública sua luta contra a gordura e usar a cumplicidade dos internautas a seu favor - fazendo das críticas e frases de estímulo a razão do sucesso de seu emagrecimento - surgiu quando a mignon ex-gordinha resolveu verificar seu peso e descobriu que estava com exatos 98,7 kg. Assustada, a garota, que já tinha um blog sobre literatura em que também contava um pouco de sua vida, decidiu virar o jogo. Mudou o estilo da página e criou o agora famoso http://www.meuemagrecimento.blogger.com.br "Fiquei muito abalada e prometi a mim mesma que nunca mais na vida iria pesar tanto", revela ela, que passou a registrar no blog não apenas suas conquistas, mas também seus deslizes.
|
Cansada de seguir inúmeras dietas mal sucedidas, a blogueira decidiu criar a sua, que batizou de 'Alimentação 1/3'. Funciona assim: "Continuo comendo quase tudo o que ingeria, só que reduzido a 1/3. Ou seja, me alimento consumindo três vezes menos do que devorava anteriormente. Assim, se antes me empanturrava com seis colheres (sopa) de arroz, hoje me satisfaço com apenas duas". Além de limitar a quantidade do que come, ela também passou a cuidar da qualidade evitando frituras, massas e doces.
CUMPLICIDADE É O SEGREDO
Nesses dois anos, a precursora da novidade (que recebe em seu site 324 visitantes por dia e até hoje já totalizou mais de 133 mil acessos) não só se livrou do excesso de 30 kg, como ainda ajudou muitas pessoas a reduzir medidas. Elas são suas seguidoras, verdadeiras fãs que se inspiraram em seu exemplo e também afinaram a silhueta. "O blog da Larissa foi o primeiro que conheci voltado para o emagrecimento e achei muito bom. Adorei ler suas histórias do dia-adia, que, não por acaso, são muito parecidas com as minhas e da maioria das gordinhas. Por isso, resolvi igualmente compartilhar com outras pessoas minha busca por um corpo enxuto. E comprovei que de fato dá certo", afirma a professora de línguas radicada na Rússia Luciana Coelho Mota, de 27 anos, que já perdeu 24 kg e tem sua experiência divulgada no endereço www.emagrecendocomestilo.blogger.com.br
http://corpoacorpo.uol.com.br/edicoes/196/artigo6817-1.asp
A idéia é ficar de olho no que você está comendo.
É a dieta do flash!
Segundo pesquisa, tirar foto das refeições faz pessoas comerem menos.
Especialistas alertam que a prática pode aumentar a ansiedade.
Depois da dieta da sopa, da proteína, do abacaxi, da lua e de dezenas de outras, agora é a vez da dieta flash: antes de levar qualquer coisa à boca, é necessário fotografar. O resultado da dieta vai depender do efeito que essa fotografia vai causar em você.
A dieta flash pode até parecer piada, mas uma pesquisa americana, publicada em uma revista científica, afirma que fotografar os alimentos antes das refeições realmente faz as pessoas comerem menos.
O curioso é que bem antes da pesquisa ser publicada, cinco anos atrás, aqui no Brasil, a advogada Larissa Bertani já usava esse método. “Eu estava com quase 100 quilos e tomei uma decisão de mudar minha vida e emagrecer. Eu criei um blog, onde eu contava meu processo de emagrecimento. Como eu gosto muito de fotografia, eu passei a fotografar os meus pratos. Comecei a perceber que isso dava certo, estava surtindo efeito em mim, estava comendo melhor e emagrecendo. Perdi 44 quilos em 3 anos”, conta Larissa.
Para ver e opinar sobre o que Larissa come, o blog recebe 4 mil visitas por dia. A dieta se alastrou pelo mundo virtual. A estudante Zuleica Cabral, de Campina Grande, na Paraíba, é uma delas. “Eu vi que ela conseguiu. Ela emagreceu bastante e eu decidi: vou fazer um blog pra mim, vou postar e vou ver no que dá”, diz Zuleica, que perdeu cinco quilos em um mês.
Já a auxiliar administrativa Cilene Mansini, de São Paulo, emagreceu cinco quilos em um ano. E mudou sua alimentação. “Eu vi que meu prato foi diminuindo pela metade”.
Com Caroline Schneider, de Curitiba, o resultado foi ainda mais impressionante: “Eu pesava 122 quilos e hoje eu estou pesando 63. Foram 63 quilos em 7 meses”, diz. “Eu comia umas sete mil calorias por dia. Acredito que quando eu comecei a fotografar eu pude ter uma noção mais real do que eu estava comendo”, afirma.
Mas não basta fotografar. Tem que ter platéia. Toda vez que Cilene coloca uma foto no blog várias pessoas entram e dão opinião, participam da dieta.
Opinião de especialistas
“Não há evidências de que fotografar vai ser eficaz na perda de peso”, afirmou o endocrinologista Amélio Godoy. Ele alerta que a prática pode aumentar a ansiedade de quem faz dieta.
Para a nutricionista Laura Breves, com a fotografia a pessoa tem mais noção de suas escolhas e poderá fazer uma avaliação. “Será que eu poderia ter comido menos batata frita? Será que era necessário esse chocolate nessa quantidade? Comer é automático, às vezes você não se lembra do que comeu de manhã”, diz.
Até a troca de experiências entre os blogs de emagrecimento exige cautela, na a opinião de Godoy. “Os grupos de ajuda podem ser interessantes via internet, via contato pessoal.o problema é que tem que ser vigiado de alguma maneira para evitar comportamentos anormais, ou práticas erradas de alimentação.” observa o endocrinologista.
Beijos!!
http://www.garotinharuiva.blogger.com.br/
"A verdadeira viagem de descobrimento não
consiste em procurar novas paisagens,
mas em ter novos olhos"
Marcel Proust
Dicas para emagrecer: tenha um blog
November 21, 2006Roberta antes, pesando quase 74 kg, e hoje, aos 62 e ainda batalhando para chegar de forma saudável aos 57 kg. |
Roberta, autora do Magra e Saudável, explica a importância de manter um blog:
No processo de emagrecimento é muito comum “cairmos em tentação”. Nessas horas, desanimamos, pensamos em desistir, nos sentimos incapazes de mudar de comportamento… é aí que o pessoal da blogosfera light entra com seu incentivo, dicas, apoio, reconhecimento de conquistas.Leia, a seguir, o depoimento de três blogueiras: Evinha, Roberta e Beth, sobre o poder dos blogs para auxiliá-las a chegar a uma vida mais saudável e ao seu peso ideal.
Com blogs criados entre 2003 e 2005, Beth, Evinha e Roberta contam que tentaram emagrecer mais de uma vez na vida. “Já tentei emagrecer diversas vezes, durante quase 30 anos, sem sucesso”, conta Beth, autora do Conquista. De acordo com ela, o uso de métodos errados e a falta de empenho absoluto em se reeducar foram os principais culpados. Somente quando teve a vontade de mudar totalmente sua rotina é que conseguiu não só emagrecer, mas também manter-se no peso. “O blog ajudou muito, foi e tem sido uma fonte a mais de motivação”, conta Beth. Evinha, que criou o Meu Emagrecimento, concorda: “Tentei perder peso sim, várias vezes. Mas como não tive esse tipo de apoio, o resultado não foi muito bom. A motivação é muito importante.”
Esta motivação vem dos comentários motivadores que recebem e, também, pelo simples fato de verem a audiência de seus blogs crescerem, formando uma comunidade que as estimula a continuar. O blog atual de Beth recebeu 194 mil visitas desde 2003. “O alcance do blog, das coisas que compartilho através dele fugiram completamente de qualquer expectativa que eu pudesse ter. Além dos comentários no próprio blog, eu recebo muitos e-mails de pessoas que não são blogueiras mas que me acompanham e me enviam mensagens lindas, de motivação, de entusiasmo, de carinho e muitas delas reltam suas histórias pessoais e é muito comum me contarem também sobre o emagrecimento que conseguiram depois que passaram a me acompanhar”, conta.
Evinha em dois momentos: com quase 94 kg e hoje, com 51. |
As três ressaltam a importância de buscar informações em diferentes fontes e, mais ainda, de se ter acompanhamento profissional a todo momento. Beth conta que se consulta com um endocrinologista e uma nutricionista há quase um ano. “E busco sempre orientação e informações junto ao próprio grupo Vigilantes do Peso”, completa. Roberta reforça: “Nunca fiz nenhum tratamento sem suporte de um profissional, acho isso muito importante”.
Beth, que de 140 kg, já conseguiu baixar para os 88. |
Os motivos para criar o blog
Beth: Criei meu blog em 2003, quando já estava em processo de emagrecimento há quase 1 ano. O que motivou a criação foi ter chegado ‘por acaso’ ao blog de uma outra vigilante do peso quando estava buscando na Internet. Curiosa, li os posts da e comecei a comentar. Ela me respondeu por e-mail, começamos a trocar idéias e eu passei a visitar outros blogs linkados ao dela e de outras pessoas que ia ‘conhecendo’, até que um grupo resolveu, carinhosamente, criar uma ‘campanha pelo blog da Beth’, criando até um selinho.
Roberta: Comecei o meu blog em 03/2005 (pesando 73 Kg). Fazendo pesquisas na Internet, descobri um blog que falava sobre dietas, até então nem mesmo
sabia o que era um blog! A pessoa me parecia tão motivada, que resolvi montar o meu também!
Evinha: Comecei no dia 15/02/2005. Vi alguns blogs sobre esse assunto e resolvi arriscar.
As vantagens do blog ao fazer uma dieta
Beth: Ele funciona como uma ‘ponte’ que liga diversas pessoas que vivenciam situações bem parecidas e que passam pelas mesmas coisas, embora cada um com sua particularidade e sua história pessoal. A troca de informações, dicas, sugestões, apoio, carinho e amizade passa a ser mais um ingrediente especial de motivação, de força para seguir em frente.
Assim como nas reuniões do grupo Vigilantes do Peso (do qual faço parte) são importantes para que as pessoas possam ouvir umas às outras, receber orientação, expor dúvidas e aprender, tendo a companhia de outras que estão na mesma estrada, este universo que chamamos carinhosamente de Blogosfera Light (ressalto que estou me referindo ao complexo de blogs e não a um site específico que tenha este nome) passa a ser este ‘ponto de encontro’.
Cabe ainda exaltar que por mais que tenhamos à nossa volta, no convívio pessoal, gente que nos ama e nos apóia e nos ajuda a seguir, faz falta o convívio, mesmo que ‘virtual’, com pessoas que não só compreendam, mas que realmente sintam, vivam o que a gente está vivendo. É o que cada blog acaba sendo para os outros. Muita gente já estava quase desanimando quando leu posts de outras pessoas e percebeu que aquela sua dificuldade é comum, que aquela falha que cometeu outras pessoas também cometem, aí foi em mais alguns e percebeu vitórias, casos de sucesso e assim, ficou reanimada e continuou em frente. Muita gente que desacredita de si mesma pode obter incentivo para buscar a força interior para seguir, para vencer. E até os erros que são relatados, os procedimentos totalmente equivocados que muita gente expõe nos blogs passam a ser também lições, pois todos aprendemos com os erros e acertos de todos.
Roberta: Além de estar falando com pessoas que falam a mesma língua que você, há uma troca de informações sobre dietas, exercícios, medicamentos, experiências, enfim informações realmente úteis e enriquecedoras. Há também um certo “compromisso” em se manter na “linha”, já que costumamos relatar tudo o que acontece em nosso dia-a-dia. Quando cometemos alguma “falha”, tem sempre alguém disposto a levantar o nosso astral, e isso
faz com que não sintamos vontade de desistir, o que é muito importante num processo de emagrecimento, que é cheio de “altos” e “baixos”.
Evinha: O apoio e as amizades que consegui. É ótimo por que não nos sentimos sozinhas, ajudamos e somos ajudadas.
As dicas de quem já está passando pelo processo
Beth: Minha dica para quem quiser seguir meu exemplo é: SIGA. Não sou melhor que ninguém, passo por todas as dificuldades de qualquer pessoa que esteja nesta estrada, mas estou conseguindo vencer porque simplesmente DECIDI que assim seria. Entenda que somos humanos, portanto aprendizes e passíveis de erros. E que a cada falha, em vez de desanimarmos ou colocarmos em dúvida nossa capacidade, temos é que procurar entender nossos próprios mecanismos, avaliar o que nos levou a falhar e, pouco a pouco, com paciência, compreensão e muita boa vontade, ajustar o que for preciso. Mas a dica essencial é: AME-SE. O amor por si mesmo é o que motiva toda a ação positiva em seu benefício. A auto-estima não pode ser consequência do processo, ela deve ser a CAUSA para tudo que você fizer por si mesmo.
Roberta: Nenhum método é realmente eficaz se você não desejar do fundo da alma mudar seus hábitos. O processo não é fácil, haverá vários “tropeços” e o que importa é não desistir no primeiro deles!
Evinha: Se quiser criar um blog é ótimo, mas o mais importante é a persistência e nunca desistir do seu objetivo, acredite que é possível.
Blogs recomendados pelas três:
- www.vigilantedomeupeso.weblogger.terra.com.br (desativado)
- www.lufrancesa.blogger.com.br
- www.meuemagrecimento.blogger.com.br
Veja um tutorial aqui.
http://saudavel.info/2006/11/21/dicas-para-emagrecer-tenha-um-blog/
14 Metas para emagrecer com saúde - Educação Alimentar
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão (sem o dedos, rsrsr- meus clientes já sabem muito bem deste item).
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral (arroz, pão, biscoito, torradas integrais..).
10) Coma uma porção de leguminosas por dia (feijão, lentilha, grão de bico, soja...).
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário (no máximo 2 x semana, sendo 1 copo para a mulher e 2 copos para o homem).
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias (Veja as matérias da Educadora Física Vânia Almeida no Blog Livre da Obesidade).
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário