OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 29 de outubro de 2011

Alimentação natural

 
No Yoga o conceito de não violência ( ahimsa) é um de seus pilares. Impossível falarmos de alimentação sem tocar na violência. Basicamente toda nossa alimentação é baseada na violência, até mesmo a alimentação vegetariana tem o seu grau de violência, talvez o ideal de não violência fosse uma alimentação somente de frutos maduros, excluídas as sementes que também são vida em estado latente, porém o homem extrapola todo o bom senso na sua alimentação, alimentando-se de cadáveres, bebendo leite e seus acessórios (soda cáustica, água oxigenada e formol ) mesmo depois de desmamados, comendo ovos que quando fecundados são vida e quando não fecundados são “menstruação”. 

Pode-se viver muito bem e mais com uma alimentação vegetariana ( sem leite ou ovos ), com uma dieta equilibrada de cereais, frutas, legumes, castanhas, germinados, etc. Nesta coluna daremos algumas dicas e receitas para melhorar sua alimentação, procure sempre saber mais, aprendendo como preparar seus alimentos sem violência, sua ecologia interna e, também, a externa agradecerão. Se você tiver alguma receita e queira contribuir estaremos esperando ansiosamente.

Como germinar Grãos ( de maneira geral )
Coloque os grãos ( depois de limpos e lavados) em uma vasilha com água, a água deverá cobrir os grãos em dois centímetros. Deixe de molho por oito horas, escorra até tirar todo o excesso d’água, cubra a vasilha para evitar insetos. Se precisar molhar novamente os grãos,
volte a escorrer toda a água. Quando os grãos colocarem a raiz para fora estarão prontos para consumo em saladas, sucos etc.. Girassol, trigo, lentilha, grão de bico, trevo, moyashi, cevada, feijão mongo são boas sugestões para germinação


Pão de Trigo Integral
Ingredientes:
1kg e 150 gr de farinha de trigo integral
250 gr de farinha de trigo para polvilhar
850 gr de água
75 gr de fermento biológico
1 colher de sopa de sal marinho.
Preparo:
Dissolva o fermento em um pouco d'água. Ponha o restante da água numa tigela grande, junto com o sal marinho e o fermento; com uma colher de pau, adicione a farinha de trigo integral, polvilhe a farinha branca numa mesa e sove a massa durante 15 minutos. Deixe descansar de 20 a 30 minutos, e sove novamente de 3 a 5 minutos. Forme um bolo grande, coloque-o em forma untada e deixe crescer mais 15 minutos. Cuidado para não aparecerem gretas na superfície, que deve permanecer fechada. Coloque no forno previamente aquecido. Deixe assando cerca de 45min.

Chá Yogue
Para cada copo de água ( 200 ml )
4 vagens de cardamomo ( abertas )
4 grãos de pimenta do reino ( pimenta preta )
4 cravos da ìndia
4 rodelas de gengibre
1 pedaço de canela em pau
Deixe ferver durante 20 minutos em  fogo moderado, coe e reserve.
Faça um chá preto ( 1 sache ) com pouca água.
Coloque o chá com as especiarias no fogo, acrescente o chá preto e 1/4 de copo de leite, quando levantar fervura retire do fogo.
Adoce a gosto com mel ou açúcar mascavo.
O chá com as especiarias pode ser guardado em geladeira, fazendo-se o restante do procedimento na hora de servir.
Este chá é excelente em todas as ocasiões, principalmente no inverno, ajuda a prevenir resfriados, é estimulante e revigorante.

http://www.ecosportal.com/mahashanti/alimenta.html

Para conservar o abacate após aberto

Devemos comer abacate, mas pouco pois é muito calórico,só que ele geralmente é muito grande e não dá para consumi-lo de uma única vez, então com o restante que sobra depois de aberto acrescento um pouco de água bato no processador e congelo, e quando preciso tiro só aquela porção que vou consumir, assim evita o desperdício e podemos comer abacate que é tão bom  para saúde e para dieta já que ele dá sensação de saciedade....

Dicas de casa!!!

Se as cenouras estiverem murchas, as coloque na água até que fiquem durinhas novamente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário