OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ilustrações muito bonitas de Gil Elvgren





























Por: Janara



Ok, estamos todos um pouco cansados de pin-ups, mas não dá para falar dos mestres do desenho sem falar do dono das pin-ups mais bonitas (e muitas das mais conhecidas) que existem. Gil Elvgren (1914 ~ 1980) desenhou muitas garotas ao longo da sua vida. Trabalhou intensamente e com muito sucesso na publicidade americana, fazendo ilustrações para Coca-Cola, General Eletric, entre várias. Aqui eu fiz uma seleção.
Lá no fim do post você encontra uma das fotos usadas como referência para o trabalho.  Como a realidade nem sempre é tão perfeita como a fantasia, não custava nada dar um tapinha, rs.






































Para quem quiser comprar um livro cheio de ilustrações e fotos de referência , esse é ótimo. E para ver todas os posts dessa seção , clique aqui.
http://www.ideafixa.com/voce-nao-desenha-nada-gil-elvgren/

Gil Elvgren

Há entre os acadêmicos das artes uma polêmica quanto o fato de que na verdade o pode ou não ser arte.O artesanato esta incluido nessa discursão,mas hoje falarei sobre uma outra que se refere a argumentação de que um ilustrador não é artista porque os trabalhos são meramente comerciais.Hoje estou muito boazinha e resolvi dar um presentinho aos olhos dos marmanjos de plantão .
As imagens abaixo são ilustrações de Gil Elvgren.Como disse, Gil Elvgren é um exemplo de ilustrador que foi considerado injustamente e por muitos anos como um artista meramente comercial, mas saibam que hoje o trabalho desse norte-americano é exposto e reverenciado em galerias de todo o mundo. Ele foi um dos principais artistas a fazer as famosas pin-up . O termo pin-up data da década de 40,( as imagens eram penduradas em locais que normalmente circulavam somente homens como borracharia, quarteis,etc,etc.)mas já ná década de 30, George Petty e
Alberto Vargas, faziam sucesso com a revista americana “Esquire”.
Uma pin-up é uma mulher que jamais seria vulgar ou oferecida, apenas convidativa,insinuante,dissimulada,é uma mistura de sensualidade e inocência,... Imagens asseguradas pelos sofisticados traços provavelmente provenientes da art-nouveau, elas apareciam vestidas em peças de roupa que valorizavam seus corpos de curvas sinuosas, deixavam sutilmente à mostra torneadas pernas, e definidas cinturas, em situações do cotidiano e as carinhas e bocas ingênuas faziam o acabamento da imagem que levaram uma geração de homens à loucura. Mostravam sem mostrar.
Havia muito tabu quanto ao nu e mulheres que ousavam enfrentavam grandes preconceitos muitas vezes pela vida toda . As pin-up não eram mulheres de verdade,alias,eram criadas para atiçar a fantasia masculina,eram figuras idealizadas. Marilyn Monroe é um bom exemplo,foi estigmatizada como a loira burrinha ,ingênua e sexy e isso começou quando fez fotos nuas que acabaram por se transformar além dos famosos calendários ,também em cartas de baralho e foram reproduzidas pelo mundo todo. Um ícone das imagens norte-americana. "Pin-up era mulher para se admirar,jamais para se casar".
Gil Elvgren começou a ilustrar pin-ups na década de 1930 e só parou 40 anos depois. A fama de comercial deve-se ao fato de que a maioria de seus desenhos eram criados para ilustrar campanhas publicitárias, como as propagandas da Coca-Cola. As pin-ups de Elvgren ilustravam principalmente calendários. O artista morreu em 1980. Bem, depois dessa leve explanação sobre o que vem a ser pin-up, vou deixar as imagens falarem por si só.Que primor de ilustrações!!!

P.S: . Na caixinha de música abaixo deixo Ella Fitzgerald e Louis Armstrog.Clique e ouça.
Em breve falarei de Benicio-ilustrador brasileiro

http://nanamada.blogspot.com/2007/11/gil-elvgren.html









 









Nenhum comentário:

Postar um comentário