Motivos para você iniciar uma atividade física e emagrecer
1- O acúmulo de células gordurosas na região abdominal leva ao aumento do risco de doença cardiovascular e morte prematura. “A medida da circunferência abdominal, feita com uma simples fita métrica, é considerada hoje pelos especialistas uma indicação mais precisa do que o IMC, calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Trata-se de uma ferramenta efetiva para identificar indivíduos sob risco cardiovascular”, explica o doutor Ricardo Pavanello, supervisor de Cardiologia do Hcor.
2- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a previsão até 2010 é de que doenças cardíacas serão a principal causa de óbito nos países desenvolvidos. Portanto, nada de estar acima do peso e fazer parte dessa estatística.
3- Comer certo faz você emagrecer e ter saúde. A prática de atividades esportivas sem nenhuma orientação profissional quanto à alimentação é muito comum. Porém, segundo Melina Castro, médica nutróloga do Ganep Nutrição Humana, o treinamento pode ser muito mais eficiente se houver, em conjunto, um planejamento nutricional.
4- Diminuir de cinco a dez por cento do peso inicial melhora os índices glicêmicos. “Também reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol consideravelmente”, revela o médico Alfredo Halpern, Chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das clínicas da USP.
5- Seu espelho e os homens agradecerão se você emagrecer com uma dieta saudável. Ao seguir um cardápio equilibrado, livre de gorduras saturadas, bebidas alcoolicas e sal, alguns incômodos estéticos, como culotes, diminuem visivelmente.
6- Pele, cabelo e unha agradecem! A ingestão de líquidos e vitaminas das frutas e verduras contribui para o pacote de benefícios do emagrecimento: fazendo exercícios você emagrece e cuida do que come. As roupas caem melhor, a confiança aumenta e há considerável melhora na autoestima.
7- Vai descobrir que over training é uma furada! “Esse é um dos erros mais frequentes na malhação, já que as pessoas fazem cálculos matemáticos mirabolantes, achando que em um mês vão conseguir emagrecer 10 kg se passarem 4 horas por dia na academia. Assim, exageram nos pesos e nas repetições e acabam ganhando lesões musculares e articulares”, explica Gil de Paula, personal trainer da Progress Academia. O segredo é começar devagar e fazer sempre, assim a prática vai se tornar hábito, e não obrigação!
8- Atleta esporádica? Não! Um outro equívoco que faz mal é a prática de esportes em parques, sem orientação de um profissional de educação física. “Toda atividade física deve começar com uma avaliação completa do aluno, principalmente no aspecto médico. É imprescindível que se conheça as limitações físicas e musculares da pessoa. Só desta maneira é possível desenvolver um programa de exercícios que não traga conseqüências maléficas”, alerta Gil.
9- Malhando, você não precisa se privar dos carboidratos! A retirada total de carboidratos em um cardápio é completamente inadequada na busca por um corpo perfeito. “O carboidrato é que dá a sensação de bem estar e leva energia ao corpo. Sem ele, a pessoa se sentirá mais cansada, com desânimo, moleza, sonolência, fraqueza e até dor de cabeça”, fala Claudete Rocha, nutricionista da Clínica Plástica e Beleza.
10- Treinar alimenta sua dieta, pois você está gastando mais calorias do que absorvendo. Mas cuidado! “Malhar em dieta rigorosa é um erro muito comum e grave, uma vez que seu corpo precisa de energia, vitaminas e proteínas. Com o regime sem orientação e radical, você não tem um rendimento satisfatório durante os exercícios e pode prejudicar a saúde”, fala o personal trainer Rogério Festraits.
http://itodas.uol.com.br/beleza/29-motivos-para-voce-iniciar-uma-atividade-fisica-e-emagrecer-6299.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário