Precisando emagrecer? Confira algumas dicas.
Aquela calça não fica mais como antes, os números da balança estão subindo e o espelho já não é seu amigo como costumava ser. E, você pensa: “é hora de fechar a boca e emagrecer, essa semana minha alimentação será à base de líquidos”.
Pare! Pensar e agir dessa forma só irá prejudicar o seu corpo e a sua saúde.
Dicas
- Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. Faça pequenos lanches nos intervalos entre as refeições principais.
- Não pule refeições. Principalmente o café da manhã. O corpo vem de um logo período em jejum após o período de sono e precisa repor energias e nutrientes.
- Frutas, verduras, legumes, carnes, leite, cereais devem fazer parte da alimentação diária. Evite restringir um grupo de alimentos ou nutrientes como proteínas (carne) ou carboidratos (pães, cereais, tubérculos).
- Dê preferência aos alimentos menos calóricos. Do grupo de leite e derivados, prefira os desnatados e queijos brancos (ricota, cottage, frescal). Carnes: opte pelos peixes, aves e as que apresentam menos gordura visível.
- Se não vive sem um doce, diminua a quantidade. Evite eliminá-los. Excluí-los fará com que não resista em um determinado momento, sendo isca fácil para cometer exageros.
- Beba muita água durante o dia, no mínimo 1,5 litro.
- Evite frituras, molhos gordurosos, gratinados. São muito calóricos, prejudicando a eliminação de peso.
- Evite ficar beliscando durante todo o dia. Estipule horário para as refeições e cumpra-o.
Três dicas preciosas para evitar o efeito sanfona
Com atitudes simples, você pode emagrecer e não engordar mais.
Todos nós sabemos que emagrecer é difícil, mas manter o peso é mais difícil ainda. Eliminar aqueles quilinhos extras, é o desejo de 10 entre 10 mulheres. Mas na prática é bem mais complicado do que parece, achar a fórmula exata para deixar o corpo em forma.
Muitas pessoas aderem as dietas da moda, que geralmente prometem milagres em pouco tempo. O resultado realmente aparece, mas não são duradouros, e assim, acontece o engorda-emagrece, engorda-emagrece.
Mas com estas dicas simples, você pode romper esse ciclo, emagrecer e não engordar mais.
1 - Não deixe de tomar o café da manhã
Não pular o café da manhã, é muito importante. Muitas pessoas por pressa ou preguiça , ficam com o estômago vazio.
Esta primeira refeição, não se chama desjejum por acaso. Desde nossa última refeição no dia anterior, o tempo que ficamos dormindo, é um longo período em jejum. Quando acordamos, o corpo começa a gastar energia e os hormônios despertam a sensação da fome.
O ideal é se alimentar até uma hora depois de sair da cama, para o corpo fornecer mais energia e poder realizar as atividades ao longo do dia. Por isso o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Se você estiver sem fome ao acordar, pode ser porque seu relógio biológico ainda não despertou, ou por ter comido demais antes de dormir. Mas não é bom ficar sem comer. Tomar um copo de leite, uma fatia de queijo branco, ou uma fruta, pode ser uma alternativa.
2 - Capriche no prato
O prato de quem está fazendo dieta, naõ precisa ter só salada. É preciso ser uma alimentação balanceada, com proteína, carboidrato, gordura.
Com a presença das proteínas, os carboridratos são digeridos e absorvidos mais lentamente. O resultado é que o nível de glicose fica balanceado, seu corpo tem energia, e consequentemente você demora para sentir fome novamente.
Então aí vai a sugestão de prato ideal: arroz, feijão, bife e salada. Mas não exagere, uma colher rasa de arroz é suficiente, e consuma carne vermelha sempre magra.
3 - Beba chá durante as refeições
Beber chá durante as refeições, ao invés de refrigerantes, é a melhor solução. Os refrigerantes tem açúcar e cafeina, ingredientes que induzem o organismo a produzir adrenalina e elevar o nível de glicose no sangue. Suco de frutas, vinho e cerveja, acontece o mesmo.
Por isso, é melhor escolher a água e o chá, para acompanhar as refeições.
Outra dica para acabar com o efeito sanfona é beber uma xícara de café descafeinado após a refeição. Essas são apenas dicas, é sempre bom consultar seu médico antes de iniciar uma dieta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário