OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fortaleza é a segunda capital no País em obesidade


A capital cearense só perde para Cuiabá (MT) no percentual de população considerada obesa. Para nutricionista, o fato é uma combinação do consumo de mais comida industrializada e da falta de regularidade nos exercícios físicos. As atividades, para terem efeitos, precisam virar rotina
19.04.2011
Má alimentação e falta de exercícios estão entre causas da obesidade (Foto: EVILÁZIO BEZERRA, EM 20/04/2009
) 
Má alimentação e falta de exercícios estão entre causas da obesidade 
(Foto: EVILÁZIO BEZERRA, EM 20/04/2009 )
 
O fortalezense está entre os brasileiros mais gordos residentes em capitais. Levando-se em conta o Índice de Massa Corporal (relação entre massa corporal e altura), 18,2% dos fortalezenses são considerados obesos. Entre as capitais, Fortaleza só tem menor percentual de população obesa do que Cuiabá (MT), com 18,7%. A média nacional de população obesa é de 15%.


Os números compõem a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. A pesquisa ouviu 54.339 adultos, residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal.

O alto índice de obesidade em Fortaleza é puxado pela população masculina. Na Capital, a porcentagem de homens obesos é de 21,7%, enquanto a média nacional fica em apenas 14,4%. Entre as mulheres fortalezenses, o índice de obesidade é de 15,1%, próxima da média nacional entre as mulheres: 15,5%.
Mudança de hábitos
Para a nutricionista Silvana Souto, do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade, o consumo de frutas e verduras tem dado lugar a alimentos de baixo valor nutricional, como fast food e outras comidas industrializadas: “E tem começado em idades muito precoces. Os hábitos são estruturados desde a primeira infância”.


Silvana Souto comenta que as escolas poderiam ajudar na mudança de hábitos alimentares. Mas as cantinas escolares, muitas vezes, fazem parte de redes de fast food. “E a criança termina tendo vergonha de levar fruta, porque o ‘bonito’ é poder comprar salgadinho na cantina”, cita.

Outro fator que contribui para a obesidade é a falta de regularidade de exercícios físicos. As atividades apenas no fim de semana não ajudam tanto. “O peso é sempre um equilíbrio entre alimentação e exercício físico. É um balanço energético”, define Silvana. (Thiago Mendes e Daniela Nogueira)

ENTENDA A NOTÍCIA
Na pesquisa, foram considerados obesos entrevistados com Índice de Massa Corporal superior a 30 kg/m². O excesso de peso (mais de 25 kg/m²) também é alto em Fortaleza. 52,3% da população está nessa faixa.
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2011/04/19/noticiabrasiljornal,2129652/fortaleza-e-a-segunda-capital-no-pais-em-obesidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário