OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O top da mulher gordinha com as peças-chaves

O top \


O top da mulher gordinha com as peças-chaves

Por Kris

Gordinhas amigas de plantão, adoro dividir novidades que levantem nossa auto estima e abaixo está as dicas da "Black" da liga das mulheres. O “top 5″ da mulher gordinha com as peças-chaves:
 
1) Usar muita sobreposição (peças de cores diferentes sobrepostas emagrecem). Como, por exemplo:

- camisa de tecido branca com um colete longo de cor escura, tipo roxo, preto ou cinza chumbo (comprimento pouco abaixo dos quadris) e uma calça jeans escuro reta;

- outra sugestão é usar uma t-shirt longa de cor clara com uma calça legging e um casaco de pontas longo, de malha leve e cor escura com botas de couro;

- ou ainda, uma que gosto muito, é jaqueta jeans, camiseta colorida, cachecol ou um colar bacana e saia godê (este tipo de saia disfarça os quadris).

2) Camisa de tecido plano ou tricoline stretch (estas peças são um coringa no armário) e blusas transpassadas tipo cachecouer (este tipo de peças alonga a silhueta):

- pode se usá-la com uma camisetinha ou um combinação da mesma cor da cachecouer e uma calça preta;

- a blusa cachecouer pode ter babados no decote e pode ser usada com uma saia jeans;

- nas festas ou nas boates, a cachecouer vai bem com um sutiã bonito valorizando os seios e com uma calça skinny ou reta de um tecido mais nobre.

3) Jaqueta jeans escuro stretch (pode ser usada com tudo e dá um toque bem “fashion” à produção):

- a jaqueta jeans escuro (só amaciado) fica ótima com um vestido de estampa média e botas cano longo de couro ou sandália de salto alto;

- pode-se usar uma jaqueta jeans cinza ou black com blusas de malha mesclada e calça reta ou “wide leg” (pantalona mais seca) nas cores da moda, como verde militar, khaki e marrom;

- outro look legal feito com a jaqueta jeans é usá-la com blusa e calça pretas e acessórios, como lenços estampados, cachecóis coloridos ou colares grandes.

4) Calça jeans escuro stretch (esta peça pode de ser usada em quase todas as ocasiões):

- calça jeans com camisa branca e bota de couro, e um acessório bacana, tipo um lenço palestino ou um cachecol de babadinhos;

- a calça jeans deve ser escura por que alonga a silhueta. Evite usar um jeans muito claro ou com muitas lavagens. Dê preferência aos tons de cinza, marrom, preto ou mesmo o famoso índigo. E lembrando sempre: com a cintura no lugar, nada de cintura baixa, pois marca muito o abdômen.

- a mulher a cima do peso deve priorizar a escolha do seu jeans sempre nesses três tipos de modelagem (salvo aquelas muito altas, que podem usar e abusar das pantalonas):

a) Reta - como o nome já diz, ela fica reta ao corpo não marca muito e pode ser usada com ou sem stretch. Esta modelagem é mais básica e pode ser usada com todo tipo de parte de cima, desde que não marque as gordurinhas excedentes. Ideal para mulheres com quadril largo;

b) Skinny - palavra em inglês que quer dizer “seco”. Esta modelagem é bem justa, desde a cintura até os tornozelos, normalmente a barra é de 15 a 17cm de largura. Ela foi inspirada no look dos roqueiros dos anos 50 e deve ser usada com peças amplas e de comprimento abaixo dos quadris ou na altura deles. Mulheres com os quadris muito largos devem fugir desta modelagem;

c) Wide leg - quer dizer perna ampla, em inglês. Este modelo é bem atual, muito fashion é um pouco menos amplo que a pantalona, que todas nós conhecemos. Fica bem com coletes, camisas de tecido plano e batas bordadas. 

5) Calça preta tipo alfaiataria (é clássico e sempre fica um visual mais chique):

- pode ser usada com camisas ou blusas amplas coloridas;

- outro look bacana é usá-la com sobreposições de peças de cores contrastantes;

- ou ainda, com lenços bem coloridos e com jaquetas jeans ou casaquinhos de tricô, que dão ao look um visual bem jovem.

Bem, vestir roupas estando acima do peso não é tarefa fácil! Nos exige muita paciência e percepção. Por isso, experimente, prove, se olhe e, se você gostou e sentiu-se bem, todos vão gostar. Porém, na dúvida, não compre. Se pintou dúvida é porque não ficou legal.

É importante lembrar que nós podemos e devemos fazer uso dos acessórios. Eles levantam qualquer “produção” simples! Outra coisa é o salto alto: ele alonga a silhueta e faz a gente se sentir mais elegante. E o que eu sempre uso é maquiagem, pois beleza é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário