OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 2 de outubro de 2011

Emagrecer sem fome? Conheça a dieta volumétrica

Método inventado nos Estados Unidos ensina a secar a barriga comendo mais

por Ana Paula de Araujo
 
Fome. Só de pensar nela, muita gente desiste da dieta antes mesmo de começar um projeto de emagrecimento e prefere amargar os quilos a mais na balança e as roupas apertadas. Mas o problema passa bem longe de quem começa a seguir a dieta volumétrica, proposta pela nutricionista norte-americana Barbara Rolls. Apresentado no livro A Dieta Volumétrica - Perca peso comendo mais (Editora Best Seller, 294 páginas), o método ensina a aumentar a quantidade de alimentos no prato cair nos excessos calóricos. "O segredo da dieta volumétrica é escolher opções que trazem saciedade e contam poucas calorias", resume a nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, no Rio de Janeiro. Veja a seguir como incorporar, no seu dia a dia, as dicas da dieta volumétrica e perca peso sem sofrer com o estômago roncando. 
Faça trocas inteligentes - Getty Images
Faça trocas inteligentes

Em vez de comer somente o macarrão com o molho de tomate, você pode acrescentar legumes, ocupando metade do prato com a massa e a outra metade com os vegetais. Assim você diminui as calorias vindas do macarrão, mas sua refeição ganha mais volume com os legumes. "Você também pode adicionar frutas no iogurte e na gelatina, ou cenoura e beterraba no arroz integral. Também dê preferência para alimentos refogados e ensopados, pois são preparados com água, aumentando o volume sem aumentar as calorias", exemplifica Renata Saffioti, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, São Paulo. 


Fibras para mais saciedade - Getty Images
Fibras para mais saciedade

As fibras serão suas grandes amigas nesta dieta. Isso porque elas aumentam a saciedade e, de quebra, possuem baixa densidade energética. "Os alimentos ricos em fibras são aliados na perda de peso, pois promovem a saciedade de duas maneiras: desaceleram a passagem do alimento pelo sistema digestivo de modo (a saciedade dura por mais tempo)e são difíceis de mastigar, o que permite ao cérebro perceber a quantidade que você come em tempo real", explica Renata Saffioti. 

Beba bastante água - Getty Images
Beba bastante água

De nada adianta ingerir muita fibra sem água. "Para que as fibras exerçam este papel de aumento de volume, dependem da água", afirma a nutricionista Joana Lucyk, da Clínica Saúde Ativa, em Brasília. Além disso, a água aumenta as refeições, sem acrescentar calorias a elas - é o caso de uma sopa ou de um cozido. 
Invista nestes alimentos - Getty Images
Invista nestes alimentos

Frutas, verduras, legumes, grãos integrais, iogurtes desnatados, leguminosas - como feijão, ervilha e lentilhas -, batata cozida com casca e aqueles ricos em água, como sopas magras, leite desnatado, ensopados e cozidos são alimentos ricos em fibras ou em água, os dois protagonistas da dieta volumétrica. Espalhar estes alimentos nas suas refeições é garantia de apetite saciado.

Cuidado com as calorias - Getty Images
Cuidado com as calorias

Um dos conceitos trabalhados na dieta volumétrica é a de densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias em relação à quantidade de alimento. As melhores opções são os alimentos com baixa densidade calórica: grande volume e poucas calorias.

"As restrições são para os alimentos com alta densidade energética, como os gordurosos e aqueles feitos com farinha branca, refinados, como farinhas, açúcares e sal, e energéticos", afirma a nutricionista Camila Attademo. Frituras, chocolate, carnes mais gordas, leite integral, biscoitos em geral e doces devem ser evitados. O grande inimigo desta dieta? Bata frita: são 9kcal por grama de alimento.
Capriche no café da manhã - Getty Images
Capriche no café da manhã

O café da manhã é a refeição que dá energia e forças para enfrentar o resto do dia. Com a dieta volumétrica não é diferente e você precisa priorizar os alimentos que trazem saciedade. Cereais integrais, leite desnatado e frutas são indispensáveis nesta refeição. 

Sem grandes restrições - Getty Images
Sem grandes restrições

Sabe qual é um dos pontos altos dessa dieta? Poder dar uma escapada de vez em quando, comendo alimentos de alta densidade energética. Se o controle for feito em todas as refeições, é possível que uma delas inclua um doce ou uma fritura, sem que isso represente uma ameaça à perda de peso. Mas, para ter certeza, o único jeito é ficar com a calculadora por perto para controlar as calorias.

http://teste.minhavida.com.br/conteudo/13965-emagrecer-sem-fome-conheca-a-dieta-volumetrica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário