OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 16 de outubro de 2011

O quanto antes, melhor: dicas para começar o próximo ano com as finanças em dia

Em sexta-feira 14/10/2011, às 14:07
 SÃO PAULO – Ainda falta pouco mais do que dois meses para o fim de 2011, mas profissionais de finanças ressaltam que é importante começar a planejar o orçamento para o próximo ano desde já.
O especialista da MoneyFit, Antonio De Julio, afirma que o final do ano, por conta das festas e gastos com presentes, pode ser um convite ao descontrole. “O décimo terceiro salário nem entrou na conta dos brasileiros e o comércio já está ‘seduzindo’ o consumidor para que ele o gaste antes mesmo de chegar”, alerta.
Ele lembra que é importante efetuar gastos com moderação nesta época do ano, já que logo depois existem uma série de compromissos financeiros que precisam ser quitados. “Temos que lembrar que depois de toda essa festa vem uma forte ressaca. Estamos falando de Janeiro, o mês do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrícula dos filhos, e por aí vai”, diz.
Equilíbrio
Segundo o especialista, aqueles que conseguem passar o mês de janeiro sem dívidas têm grandes chances de continuar na mesma situação no decorrer do ano. Por isso, ele listou algumas dicas para que você  comece 2012 livre das dívidas e consiga manter um orçamento equilibrado até o final do próximo ano. Confira!
1 – Em primeiro lugar, o especialista aconselha que você coloque as despesas deste ano em uma planilha e veja o que pode ser reduzido.  “Saiba o quanto gastou por mês com água, luz, combustível, supermercado, compras, lazer e prestações em 2010, diz.
Segundo ele, despesas relacionadas ao consumo (despesas variáveis) são mais fáceis de abater. “O seu extrato bancário dos últimos 12 meses pode dizer maravilhas (ou não) ao seu respeito”, ressalta.
Ele diz que é preciso fazer um “mapa” de todos os financiamentos e prestações adquiridas em 2010 e ver o quanto da sua renda será necessário para quitar esses gastos. “Procure não contrair dívidas que consumam mais do que 30%, 35% de sua renda”, aconselha.
2 – Se estiver com dificuldades financeiras, é melhor evitar novas compras. "Só pense em adquirir um novo bem se estiver bem financeiramente", diz.
3 – “Aprenda a mágica dos juros compostos em aplicações financeiras e a tragédia nas compras a prazo”, diz. Ele ressalta que o consumidor não deve se  iludir com o fato da parcela ser baixa. “Antes de fechar uma compra, entenda bem como funciona o mecanismo das prestações”, afirma.
4- Segundo o especialista, é preciso dedicar um pouco do tempo para pensar na carreira profissional. “Será que na mesma empresa onde trabalha não existe uma oportunidade melhor? E nas outras empresas? Não vale a pena disparar alguns currículos, com a tranquilidade de estar empregado?”, questiona.
5 – Ele também ressalta a importância de desenvolver um network. “Participe de grupos e fóruns relacionados a sua carreira”, aconselha.
6 – O especialista da MoneyFit também aconselha que você pense bem antes de contratar um novo empréstimo ou financiamento. “Se já tem um carro e pode esperar um pouco, um consórcio pode ser uma boa pedida para comprar um novo. Fuja do imediatismo”.
7 – Segundo ele, é importante conversar em família sobre planejamento doméstico. “Um time que joga unido tem mais chances de ser campeão do que um time que tem um artilheiro que não passa a bola pra ninguém”, diz.
8 – De Julio também aponta que você é o principal responsável pela sua saúde financeira. Por isso, ele diz que é preciso conhecer os planos que o banco oferece e as taxas cobradas. “Por mais experiente que o seu gerente seja, quem sabe ‘onde aperta o calo’ é você”, afirma.
9 – O especialista também afirma que, antes de contrair uma nova dívida, é importante quitar aquelas que ainda  estão em aberto. “Não adianta querer ter uma casa na praia ou fazer “a viagem dos sonhos” devendo no cartão de crédito e no cheque especial”, exemplifica.
10 – Por fim, ele lembra que o cheque especial não é um complemento do salário. “Apesar de estar sempre disponível, o cheque especial só deve ser usado em situações reais de emergência e deve ser coberto o mais rápido possível”, finaliza.
http://br.finance.yahoo.com/news/O-antes-melhor-dicas-come%C3%A7ar-inmoney-4291020506.html?x=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário