Esquente o corpo e tapeie a fome com bebidas quentinhas e leves
Misturas inusitadas te ajudam a enfrentar as baixas temperaturas de forma gostosa
Para se manter aquecido, nosso corpo contrai de forma involuntária os poros, pois eles funcionam como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Essa contração favorece um discreto acelerar do metabolismo e, por isso, necessitamos de mais energia, que vamos buscar, invariavelmente nos alimentos calóricos, como massas, pães e no chocolate quente. "A tendência é aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como, por exemplo, fondue, carnes, bolos, queijos. As gorduras levam maior tempo para ser digeridas e combinam com as baixas temperaturas", explica a nutricionista chefe do Dieta e Saúde Roberta Stella.
No que diz respeito às bebidas, as mais procuradas costumam ser aquelas que envolvem chocolate e bebida alcoólica. Porém, nem sempre elas são a opção mais magra e certeira para esquentar o corpo. "As bebidas alcoólicas são vasos dilatadores. Apesar de aumentarem a temperatura corporal num primeiro momento, a dilatação dos vasos faz com que haja maior dissipação do calor, fazendo a sensação de frio voltar rapidamente", afirma Roberta. "Por outro lado, a cafeína presentes nos chás, cafés e chocolates são vasos constritores e reduzem o efeito de calor no frio. São, por isso, boas pedidas para o inverno".
Mas abrir mão das bebidas alcoólicas e de uma xícara de chocolate não precisa ser sinal de passar frio ou fome! Bem pelo contrário, por meio de substituições desses alimentos vasos constritores por versões menos calóricas, é possível preparar bebidas nutritivas e gostosas. "Para deixar as bebidas mais leves, utilize adoçantes ou açúcar mascavo ou produtos light. Mas, o mais prudente mesmo, é consumir em pequena quantidade", recomenda a nutricionista Roberta Stella. A seguir, confira algumas receitinhas que vão ajudar o seu inverno a ficar mais quente e saboroso, e o seu corpo em forma.
É dia de lasanha, mas e a dieta?
Aposte na combinação certa para que a massa não interfira no emagrecimento
Mas, junto com o cardápio, aparece a dúvida: será que consigo seguir firme na dieta e não passar nem perto da massa? Justiça seja feita, não é fácil seguir um regime quando a tentação está ao alcance das mãos. Segundo a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella, as massas tem menor quantidade de água em relação a outros alimentos.
Por isso, os nutrientes que fornecem calorias ficam mais concentrados como é o caso de carboidratos, proteínas e gorduras e o valor calórico aumenta. "Além disso, dependendo do recheio e molho escolhidos, as calorias vão às alturas", salienta a especialista.
A seguir, a nutricionista do MinhaVida dá algumas dicas para se deliciar sem prejudicar a dieta.
Se a lasanha é o prato do dia, faça um pequeno lanche entre o café da manhã e o almoço caso ela seja consumida no almoço ou entre o almoço e o jantar se ela for ser consumida à noite. "Assim, a fome não ficará acumulada para o momento da refeição principal", explica a nutricionista.
Antes da lasanha, consuma um prato de salada ou legumes. Eles irão proporcionar maior saciedade e farão com que a massa não seja consumida em excesso.
Será que comer só a lasanha vai prejudicar muito o regime? O prato precisa de acompanhamentos escolhidos cuidadosamente, caso contrário não faz tanto sentido escolher uma lasanha magra. A nutricionista do MinhaVida sugere saladas, legume e carnes grelhadas para acompanhar a massa.
A massa é campeã em molhos calóricos e o mais utilizado não está fora da lista: o molho à bolonhesa. A combinação de extrato de tomate com carne moída eleva as calorias de forma que todo o esforço que vem sendo feito pode ir por água abaixo por culpa de um único prato.
Quando o molho é essencial no prato, a dica é apostar somente no extrato de tomate, ou qualquer combinação de quatro queijos e molho branco. "A carne em si não é calórica, mas geralmente vem acompanhada de gordura, e é aí que a dieta sai prejudicada", explica Roberta Stella.
As possibilidades são infinitas para deixar a lasanha ao gosto do freguês: tem de frango, atum, presunto e queijo, legumes e outro leque de possibilidades.
Quando a escolha são os legumes, a dica é optar pelo que mais agrada ao paladar. Já no uso de queijos, dê preferência aos menos calóricos, como ricota e cottage e, quando a opção forem os frios, escolha o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.
É certo que o almoço de domingo será recheado de sobremesas agradáveis aos olhos e ao paladar - porém igualmente calóricas. Se você já optou pela massa, dispense os doces na sobremesa. "Prefira frutas in natura ou saladas de frutas simples sem creme de leite, leite condensado ou chantilly", aconselha Roberta.
A lasanha é um prato atraente, isso é fato. Dessa forma, é preciso estabelecer estratégias para que o regime não fique afetado. Um pedaço acompanhado de salada já basta para matar a sua fome e ainda por cima não ficar passando vontade.
Vá ao cinema sem afetar sua dieta
Pipoca, chocolate, balas e salgados assustam mais que filme de terror
Publicado em 29/9/2009 por Minha Vida
De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde Gabriela Mendes, 100 gramas de pipoca salgada tem em média 448 calorias e 14,50 gramas de gordura. Já um copo pequeno (300 ml) de refrigerante tem em média 120 calorias e o grande (750 ml) tem cerca de 300 calorias. "Sendo assim, se você não deseja acrescentar calorias a mais em sua alimentação, opte pelos tamanhos pequenos", completa.
Quando adicionamos a manteiga na pipoca, a quantidade de calorias e de gordura aumenta ainda mais! "A manteiga possui gordura saturada e colesterol, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, por isso é bom evitá-la", diz a nutricionista Gabriela Mendes.
Os refrigerantes light e zero não possuem açúcar, mas contêm adoçantes artificiais, que em excesso podem prejudicar o organismo. "Esses produtos fornecem calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes essenciais ao nosso organismo", afirma a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso, a melhor opção é o suco, que possui vitaminas e minerais, ou a água.
Os alimentos servidos nos fast-food são ricos em gordura, por isso o ideal é evitá-los. Antes de escolher sua refeição, dê uma volta pela praça de alimentação, para conhecer todas as opções disponíveis. "Hoje em dia é possível encontrar alternativas bem saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutarias", aconselha a nutricionista Gabriela Mendes.
Se a vontade de atacar um fast-food for inevitável, prefira uma unidade de hambúrguer mais simples e dispense os acompanhamentos, como batata frita e sobremesa. "Se está com muita fome, tente chegar antes ao shopping para fazer uma opção mais saudável na praça de alimentação", aconselha a nutricionista Roberta Stella.
Um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho tem cerca de 290 calorias, enquanto um hot dog completo (pão, salsicha, purê de batata, maionese, mostarda, catchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha) pode chegar a 600 calorias. Se você acrescentar mais ingredientes - como cheddar, bacon ou mais uma salsicha - essa conta aumenta ainda mais. Por isso, opte sempre pelo simples.
O chocolate também é calórico e possui quantidade de gordura significante. "Quanto maior a quantidade consumida, maior será a quantidade calórica", explica a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso a barra pequena é a mais aconselhada.
Ao optar por esse tipo de confeito você facilmente perde a noção da quantidade que estará sendo ingerida. Além disso, um pacote de 200 gramas de M&M?s possui 984 calorias e 44 gramas de gordura, o que é muita coisa! Por isso sempre escolha as barras menores e de preferência o meio amargo, que tem menos gorduras.
"Não consuma, por exemplo, pipoca e chocolate. Esses alimentos são muito calóricos e, por isso, deve-se ficar só com um", alerta a nutricionista Roberta Stella.
Milk-shake sem açúcar
Os milk-shakes são opções interessantes.
Seguem os ingredientes para algumas receitas.
É só bater tudo no liquidificador:
1) Café
100 ml de água morna
1/3 de xícara de ricota
1 colher de sopa de café instantâneo
1/2 xícara de leite desnatado ou leite de soja
2 pitadas de cacau em pó
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
2 cubos de gelo
2) Manga ou Morango
1 manga pequena ou 1 xícara de morangos picados
1/4 xícara de leite desnatado ou leite de soja (50ml)
1 xícara de iogurte natural ou iogurte light (200g)
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
3) Kiwi com banana
1 kiwi médio
1 banana grande
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
1/2 xícara de água (100ml)
2 cubos de gelo
http://dicasdanutricionista.com.br/page/8/
Nenhum comentário:
Postar um comentário