OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 2 de outubro de 2011

RECEITAS LEVES

Esquente o corpo e tapeie a fome com bebidas quentinhas e leves

Misturas inusitadas te ajudam a enfrentar as baixas temperaturas de forma gostosa

Revisado em 20/4/2010 por Minha Vida
 
Quando os a temperatura começa a cair, logo vem aquele medo de ver o ponteiro da balança disparar, já que costumamos comer e beber mais alimentos calóricos para esquentar o corpo. Sem contar que a força de vontade para praticar atividade física precisa ser redobrada, quando você lembra do frio que faz lá fora. Assim, o inverno geralmente manda embora parte dos resultados que conquistamos na preparação para o verão. O peso aumenta e, como se na bastasse, parece mais difícil eliminar os quilos adquiridos. Mas esse drama de inverno tem explicação.

Para se manter aquecido, nosso corpo contrai de forma involuntária os poros, pois eles funcionam como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Essa contração favorece um discreto acelerar do metabolismo e, por isso, necessitamos de mais energia, que vamos buscar, invariavelmente nos alimentos calóricos, como massas, pães e no chocolate quente. "A tendência é aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como, por exemplo, fondue, carnes, bolos, queijos. As gorduras levam maior tempo para ser digeridas e combinam com as baixas temperaturas", explica a nutricionista chefe do Dieta e Saúde Roberta Stella. 

No que diz respeito às bebidas, as mais procuradas costumam ser aquelas que envolvem chocolate e bebida alcoólica. Porém, nem sempre elas são a opção mais magra e certeira para esquentar o corpo. "As bebidas alcoólicas são vasos dilatadores. Apesar de aumentarem a temperatura corporal num primeiro momento, a dilatação dos vasos faz com que haja maior dissipação do calor, fazendo a sensação de frio voltar rapidamente", afirma Roberta. "Por outro lado, a cafeína presentes nos chás, cafés e chocolates são vasos constritores e reduzem o efeito de calor no frio. São, por isso, boas pedidas para o inverno".

Mas abrir mão das bebidas alcoólicas e de uma xícara de chocolate não precisa ser sinal de passar frio ou fome! Bem pelo contrário, por meio de substituições desses alimentos vasos constritores por versões menos calóricas, é possível preparar bebidas nutritivas e gostosas. "Para deixar as bebidas mais leves, utilize adoçantes ou açúcar mascavo ou produtos light. Mas, o mais prudente mesmo, é consumir em pequena quantidade", recomenda a nutricionista Roberta Stella. A seguir, confira algumas receitinhas que vão ajudar o seu inverno a ficar mais quente e saboroso, e o seu corpo em forma
capucciono - getty images


 
Capuccino com extrato de soja - Ingredientes: 100g de extrato de soja em pó, 1 lata de leite em pó desnatado, 1 xícara (chá) de café solúvel, ½ xícara de chá de cacau em pó, 100g de açúcar mascavo, ½ colher de chá de canela em pó. Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Guardar em potes bem fechados. Modo de usar: Em uma xícara de chá, adicione uma colher de sobremesa bem cheia do pó. Adicionar aos poucos água fervente mexendo bem até dissolver. Servir em seguida.









Quentão sem álcool - Ingredientes: 500ml de suco de uva, 1 ½ l de água filtrada, 1 xícara (chá) de açúcar demerara, 100g de gengibre, 2 pedaços de canela em pau, 10 unidades de cravo, 2 limões cortados em rodelas. Modo de preparo: Em uma panela, colocar o suco, a água e o açúcar. Misturar e deixar aquecendo. Adicionar o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limão. Deixar levantar fervura, manter no fogo por cerca de 10 minutos. Apagar o fogo, coar e servir.
 foto getty images
Cappuccino com especiarias - Ingredientes: 1 xíc. (chá) de água, 1 lasca de gengibre, 2 cravos, 1 pedaço de canela em pau, 1 col. (sopa) de café solúvel, 1 col. (sopa) de cacau, 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado, 1 col. (sobrem.) de adoçante. Modo de fazer: Em uma caneca, ferva a água com o gengibre, os cravos e a canela. Retire as especiarias e junte o café, o cacau, o leite em pó e o adoçante. Bata no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva em seguida, bem quente. 
foto getty images 






Chocolate quente temperado com laranja - Ingredientes: 8 xícaras (chá) de bebida de soja (leite de soja), 7 unidades de cravo da índia, 2 canelas em pau, quebradas em pequenos pedaços, 1 pitada de pimenta cayenne, ¼ xícara (chá) de açúcar demerara, 1 colher (sopa) cheia de raspa de casca de laranja, 500g de chocolate amargo (70% de cacau). Modo de preparo: Misturar o leite de soja, os cravos, a canela, a pimenta cayenne, o açúcar demerara e as raspas de laranja em uma panela grande. Levar a mistura em fogo brando, tomando cuidado para não transbordar. Mexer esporadicamente e deixar em fogo baixo por 15 minutos para permitir que os temperos se misturem. Picar o chocolate e transferir para uma jarra. Coar o leite temperado na jarra e mexer bem para dissolver o chocolate. Distribuir em canecas e servir em seguida.
 foto getty images
Chá perfumado - Ingredientes: 1/2 litro de água, 1 col. (sopa) de sementes de erva-doce, casca de 2 laranjas-pêras sem a parte branca, 4 unidades de anis-estrelado, 1 col. (sobrem.) de adoçante. Modo de fazer: Em uma caneca, coloque a água, as sementes de erva-doce, a casca de laranja e o anis. Ferva por 3 minutos. Depois tampe e deixe em infusão durante 15 minutos. Adoce e sirva bem quente.

É dia de lasanha, mas e a dieta?

Aposte na combinação certa para que a massa não interfira no emagrecimento

Publicado em 17/7/2009 por Minha Vida
 
O tão esperado almoço de domingo chega e é hora de pensar no prato que deixará o resto da família com água na boca só de bater os olhos. Surge então a receita coringa para o almoço do fim de semana: lasanha!

Mas, junto com o cardápio, aparece a dúvida: será que consigo seguir firme na dieta e não passar nem perto da massa? Justiça seja feita, não é fácil seguir um regime quando a tentação está ao alcance das mãos. Segundo a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella, as massas tem menor quantidade de água em relação a outros alimentos.

Por isso, os nutrientes que fornecem calorias ficam mais concentrados como é o caso de carboidratos, proteínas e gorduras e o valor calórico aumenta. "Além disso, dependendo do recheio e molho escolhidos, as calorias vão às alturas", salienta a especialista.

A seguir, a nutricionista do MinhaVida dá algumas dicas para se deliciar sem prejudicar a dieta.
Não vá à mesa com fome - Foto Getty Images

Não vá à mesa com fome
Se a lasanha é o prato do dia, faça um pequeno lanche entre o café da manhã e o almoço caso ela seja consumida no almoço ou entre o almoço e o jantar se ela for ser consumida à noite. "Assim, a fome não ficará acumulada para o momento da refeição principal", explica a nutricionista. 
 pratos leves - Foto Getty Images
Comece a refeição com pratos leves
Antes da lasanha, consuma um prato de salada ou legumes. Eles irão proporcionar maior saciedade e farão com que a massa não seja consumida em excesso.
 lasanha com salada - Foto Getty Images
Vai uma salada aí?
Será que comer só a lasanha vai prejudicar muito o regime? O prato precisa de acompanhamentos escolhidos cuidadosamente, caso contrário não faz tanto sentido escolher uma lasanha magra. A nutricionista do MinhaVida sugere saladas, legume e carnes grelhadas para acompanhar a massa. 

 lasanha - Foto Getty Images
Molhos
A massa é campeã em molhos calóricos e o mais utilizado não está fora da lista: o molho à bolonhesa. A combinação de extrato de tomate com carne moída eleva as calorias de forma que todo o esforço que vem sendo feito pode ir por água abaixo por culpa de um único prato.

Quando o molho é essencial no prato, a dica é apostar somente no extrato de tomate, ou qualquer combinação de quatro queijos e molho branco. "A carne em si não é calórica, mas geralmente vem acompanhada de gordura, e é aí que a dieta sai prejudicada", explica Roberta Stella.

 lasanha - Foto Getty Images
Recheios
As possibilidades são infinitas para deixar a lasanha ao gosto do freguês: tem de frango, atum, presunto e queijo, legumes e outro leque de possibilidades.

Quando a escolha são os legumes, a dica é optar pelo que mais agrada ao paladar. Já no uso de queijos, dê preferência aos menos calóricos, como ricota e cottage e, quando a opção forem os frios, escolha o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.
frutas - Foto Getty Images
Hora da Sobremesa
É certo que o almoço de domingo será recheado de sobremesas agradáveis aos olhos e ao paladar - porém igualmente calóricas. Se você já optou pela massa, dispense os doces na sobremesa. "Prefira frutas in natura ou saladas de frutas simples sem creme de leite, leite condensado ou chantilly", aconselha Roberta.

lasanha - Foto Getty Images
Não abuse
A lasanha é um prato atraente, isso é fato. Dessa forma, é preciso estabelecer estratégias para que o regime não fique afetado. Um pedaço acompanhado de salada já basta para matar a sua fome e ainda por cima não ficar passando vontade.

Vá ao cinema sem afetar sua dieta

Pipoca, chocolate, balas e salgados assustam mais que filme de terror


Publicado em 29/9/2009 por Minha Vida
 
Quem vai ao cinema e está de dieta passa por um desafio e tanto na hora de escolher o que comer. Por ser um local dedicado ao lazer, os cinemas vendem pipocas, chocolates, balas, pão de queijo e, até, empanadinhos de frango. O que fazer para comer bem serm abrir mão da diversão? "A melhor atitude é tomar cuidado com o tamanho da porção que será ingerida. Dessa maneira, é possível controlar a quantidade de calorias que serão oferecidas pelos alimentos", afirma a chefe de nutrição Dieta e Saúde, Roberta Stella.
cinema - Foto Getty Images

Opte pelos tamanhos pequenos
 De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde Gabriela Mendes, 100 gramas de pipoca salgada tem em média 448 calorias e 14,50 gramas de gordura. Já um copo pequeno (300 ml) de refrigerante tem em média 120 calorias e o grande (750 ml) tem cerca de 300 calorias. "Sendo assim, se você não deseja acrescentar calorias a mais em sua alimentação, opte pelos tamanhos pequenos", completa.

 pipoca - Foto Getty Images
Dispense a manteiga na pipoca
Quando adicionamos a manteiga na pipoca, a quantidade de calorias e de gordura aumenta ainda mais! "A manteiga possui gordura saturada e colesterol, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, por isso é bom evitá-la", diz a nutricionista Gabriela Mendes.

 suco - Foto Getty Images
Prefira os sucos ou água
Os refrigerantes light e zero não possuem açúcar, mas contêm adoçantes artificiais, que em excesso podem prejudicar o organismo. "Esses produtos fornecem calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes essenciais ao nosso organismo", afirma a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso, a melhor opção é o suco, que possui vitaminas e minerais, ou a água.

 fast-food - Foto Getty Images
Evite o fast-food
Os alimentos servidos nos fast-food são ricos em gordura, por isso o ideal é evitá-los. Antes de escolher sua refeição, dê uma volta pela praça de alimentação, para conhecer todas as opções disponíveis. "Hoje em dia é possível encontrar alternativas bem saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutarias", aconselha a nutricionista Gabriela Mendes.

Se a vontade de atacar um fast-food for inevitável, prefira uma unidade de hambúrguer mais simples e dispense os acompanhamentos, como batata frita e sobremesa. "Se está com muita fome, tente chegar antes ao shopping para fazer uma opção mais saudável na praça de alimentação", aconselha a nutricionista Roberta Stella.

hot dog - Foto Getty Images
Se for comer cachorro-quente, opte pelo simples
Um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho tem cerca de 290 calorias, enquanto um hot dog completo (pão, salsicha, purê de batata, maionese, mostarda, catchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha) pode chegar a 600 calorias. Se você acrescentar mais ingredientes - como cheddar, bacon ou mais uma salsicha - essa conta aumenta ainda mais. Por isso, opte sempre pelo simples.

chocolate - Foto Getty Images
Se for escolher o chocolate, opte pela barrinha pequena
O chocolate também é calórico e possui quantidade de gordura significante. "Quanto maior a quantidade consumida, maior será a quantidade calórica", explica a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso a barra pequena é a mais aconselhada.
confeitos - Foto Getty Images
Evite os pacotes de confeitos de chocolate
Ao optar por esse tipo de confeito você facilmente perde a noção da quantidade que estará sendo ingerida. Além disso, um pacote de 200 gramas de M&M?s possui 984 calorias e 44 gramas de gordura, o que é muita coisa! Por isso sempre escolha as barras menores e de preferência o meio amargo, que tem menos gorduras.
Cinema - foto Getty Images
Escolha somente um alimento e bebida
"Não consuma, por exemplo, pipoca e chocolate. Esses alimentos são muito calóricos e, por isso, deve-se ficar só com um", alerta a nutricionista Roberta Stella.

http://teste.minhavida.com.br/conteudo/10246-va-ao-cinema-sem-afetar-sua-dieta.htm

Milk-shake sem açúcar

10/07/2011
Não sou fã dos adoçantes mas quando meus clientes diabéticos estão com muita saudade de um docinho algumas sobremesas podem ser feitas.
Os milk-shakes são opções interessantes.
Seguem os ingredientes para algumas receitas.
É só bater tudo no liquidificador:
1) Café
100 ml de água morna
1/3 de xícara de ricota
1 colher de sopa de café instantâneo
1/2 xícara de leite desnatado ou leite de soja
2 pitadas de cacau em pó
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
2 cubos de gelo
2) Manga ou Morango
1 manga pequena ou 1 xícara de morangos picados
1/4 xícara de leite desnatado ou leite de soja (50ml)
1 xícara de iogurte natural ou iogurte light (200g)
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
3) Kiwi com banana
1 kiwi médio
1 banana grande
2 envelopes de aspartame ou estévia (2g)
1/2 xícara de água (100ml)
2 cubos de gelo
http://dicasdanutricionista.com.br/page/8/

Nenhum comentário:

Postar um comentário