OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Gordinhas também gostam de moda


Adoooro esses vestidos! Magras, morram de inveja…



Beth Ditto é a estrela da campanha, claro





























Estava vendo TV esses dias e a repórter dizia que uma pesquisa da USP revelou que 7 entre 10 mulheres em São Paulo estão insatisfeitas com o próprio corpo. Portanto, sobram 30% de garotas felizes, certo? Mas isso não quer dizer que elas são magras, não. Desse pequeno grupo, uma parcela menor ainda é composta por gordinhas que simplesmente ignoram os ponteiros da balança, assumem os quilinhos a mais de maneira tranqüila e exibem uma autoestima de dar inveja.

elle-frança-gordinha
 

















Em março, a “Elle” francesa publicou editorial com uma modelo plus size

Prova disso está em alguns blogs que encontrei recentemente fazendo diversas matérias sobre o assunto. Esses blogs falam de moda e beleza pra esse público e levantam a bandeira mais que justa de que pessoas acima do peso também gostam de se vestir bem e ter estilo.

Vou indicar três endereços que eu curti. No blogroll deles, dá pra encontra muitos outros sites:

Mulherão“: criado há pouco mais de um ano, é escrito por um time de mulheres. O mais legal é que elas fazem um lance de “Dia de Modelo”. Um grupo escolhido entre as leitoras passa um dia todo num estúdio fotografando, ganha produção, faz make… Tudo pra aumentar a autoestima.

Young, Fat and Faboulous“: o blog em inglês é escrito por uma gordinha muito estilosa chamada Gabriel. Ela coloca fotos dela e de leitoras e dá dicas de como compor looks que fogem da tradicional legging preta com blusa larga em cima (muitas marcas plus size só fazem esse tipo de roupa!).

young-fat-fabulous-gabi
 















Gabriel, do blog “Young, Fat and Fabulous

Coisas de Gordinha“: dicas de styling, entrevistas com modelos plus size, vídeos, textos mais reflexivos… O blog é bem diverso. Só acho que precisa dar uma melhorada no visual.

Agora, uma pena mesmo é não ter achado algum blog ou site de moda masculina para gordinhos. Ué, por acaso eles não querem se vestir bem, não? Fica a dica pra quem quer começar a blogar e não sabe sobre o que escrever…

Pra terminar, indico alguns links de matérias e coisas interessantes que vi na pesquisa pra escrever esse post, mas que não caberiam aqui.

- “Programa de moda para gordinhas estreia na TV neste sábado, dia 17”. É no canal CNT, que não me inspira muita confiança… Mas, pelo menos, é uma proposta diferente e criativa.

- Esses blogs de gordinhas, nos EUA, são enquadrados dentro do “Fat Acceptance Movement” ou “Movimento de Aceitação dos Gordos”, em tradução livre. Há até uma organização nacional por lá e há também muitos críticos, que dizem que ele não promove um estilo de vida saudável.

Engraçado como as pessoas da moda, pelo menos os jornalistas, parece que estão despertando pro assunto. Já repararam como é cada vez mais comum reportagens, programas, concursos, iniciativas e blá blá blás à favor da “beleza real”? Espero que não seja apenas um modismo, mas uma mudança definitiva de postura e de padrões.

A linha de roupas de Beth Ditto
Eu amo Beth Ditto! Ela é gay e gorda e mesmo assim é queridinha do mundo da moda. Com muito bom humor e atitude, a vocalista roqueira do The Gossip questiona padrões de beleza e mostra que é feliz do jeito que é. Não é tudo? Então, nada mais natural do que ela assinar uma linha de roupas extra large. Na última semana, Beth lançou uma linha de tamanhos grandes pra marca Evans. Diz que ela realmente se dedicou ao assunto. 

Pro The Observer, a cantora garantiu que até as marcas especializadas no extralarge não fazem direito: “As formas pra uma pessoa gorda precisam ser diferentes. Em alguns desenhos o pessoal da Evans estava cético, mas eu disse ‘confiem em mim’. E então, quando a modelo colocava a roupa, todos diziam ‘ah, agora entendi’”. Infelizmente, a marca não entrega aqui no Brasil. O jeito é pedir pra algum amigo que more na Europa ou EUA trazer pra você… Se isso não rolar, vale pedir pra costureira copiar o look, né? Confira alguns hits.

http://www.descolex.com/category/gordinhas/ 


Vestido de Festa para gordinhas


Gordinha no trabalho: dá para ser chique e estilosa


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Saia lápis e blusa mais larguinha, ideal para disfarçar a barriga. Aposte em uma cor neutra e nas estampas, não tem erro. Faça bom uso dos acessórios: um belo sapato, uma boa bolsa e uma bijouteria bonita levantam qualquer visual. Dá para ser gordinha e chique SIM! 
 
 

PARA AS FOFINHAS
PARA AS FOFINHAS
Quem disse que gordinha não pode ser chic?... Eu sou magra mas conheço tanta gordinha chiqueeeeerrima!.... com esse look fica perfeita! Sobreposição e destaqui correto com ajuda da camisa belíssima no comprimento certo e acessórios
 
 




Entrevista com Marie Denee, a Curvy Fashionista


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
For the english version of the interview with Marie Denee, please access Your Fashion, your way at More of me to love

Entrevista com Marie Denee, a Curvy Fashionista

Estou muito feliz de compartilhar com vocês a nossa segunda entrevista com uma pessoa muito importante na cena FATshion: Marie Denee, também conhecida como a Curvy Fashionista.
Em 2008, Marie fundou o site The Curvy Fashionista ,onde ela fala de moda plus-size e artigos relacionados, tem uma loja on-line e oferece serviços de consultoria.


Em suas próprias palavras, o site The Curvy Fashionista tem como objetivo:

"Demonstrar que ao mundo da moda e as mulheres plus size que podemos vestir a as tendências de moda. The Curvy Fashionista oferece o que você precisa em matéria de moda para vestir suas curvas, tais como as novidades no mundo da moda, notícias, tendências, dicas, entrevistas, entretenimento e o que está acontecendo na comunidade Plus Size".


Vamos conhecer um pouco mais sobre Marie e do trabalho incrível que ela tem feito em prol de mulheres plus-size em todo o mundo.

1- Porque você decidiu criar um blog de moda?

Eu comecei meu blog, o Curvy Fashionista após acumular montes de informação, enquanto fazia meu mestrado! Eu senti que seria egoísta da minha parte não socializar estas informações, então eu criei o meu blog como um recurso para designers, para falar de moda, tendências e entretenimento - tudo para atender às mulheres plus-size.
2
. Quais foram as repercussões do seu blog na sua vida?
Na verdade, o blog teve um grande efeito! Eu perdi meu emprego de cinco anos em 13 de março de 2009. Eu tinha começado o blog recentemente, mas ele não deslanchou até o momento em que eu fiquei livre. Desde então, esta jornada tem sido motivadora e ajudado a empoderar mulheres, a ajudá-las a descobrir o quão belas elas são e abrir seus olhos para quem tem algo a nos oferecer.
3. O que é moda para você?
A expressão da personalidade, que sempre está evoluindo e se transformando.
4. Quais são os aspectos mais importantes quando você escolhe uma roupa?
Conforto e estilo sem muito esforço! Meu estilo é um pouco Boho Luxe. Eu amo a belos tecidos, linhas limpas, e sem espalhafato modas para curvas. Eu preciso ser capaz de usar um item de pelo menos três maneiras antes de comprá-lo! Eu preciso de clássicos, substância e singularidade para assegurar longevidade ao que tenho no armário!
5. Onde você encontra inspiração para criar seus looks?
Oooh... A inspiração pode vir da passarela em um desfile de moda, mas normalmente depende do meu humor ou do meu cabelo. Se eu estou me sentindo sexy, eu posso usar um vestido ou top mais revelador. Se eu quero conforto, eu corro para um maxi dress (um vestido longo, porém informal)
6. Quais são as suas marcas plus size favoritas?
Favoritos? Eu gosto de muita variedade! Mas alguns de meus preferidos são DKNY, Melissa Masse, Svoboda Denim, Coleen Bow , Simply Be UK , Asos Curves, Jibri, Amanda Uprichard ... e ainda tem mais! Literalmente, isso depende do meu humor.
7- Se você pudesse resumir a sua mensagem para as mulheres plus size do mundo a uma única idéia, qual seria ela?
Curvilínea. Confiante. Chique (Curvy. Confident. Chic)
Muito obrigada à Curvy Fashionista!
Vamos nos inspirar pelo lema Curvilínea. Confiante. Chique e compreender que todas nós temos direito a looks fabulosos e à moda de qualidade, enfim, de nos sentir bem sobre nós mesmos. Confira a loja online de Marie, Marie Denee.com, com opções para as mulheres com curvas e elegantes, e também seus serviços de consultoria.
Agosto de 2010: duas importantes premiações aconteceram; o The Teen Choice Awards, em 9 de agosto, e The Emmy Awards , dia 29/08.
Eu adoro assistir a premiações por dois motivos (igualmente importantes): para saber quem ganhou e para ver as roupas.
Mas, recentemente, os tapetes vermelhos estão cada vez mais democráticos e mais atrizes curvelíneas estão desfilando por lá, o que torna minha tarefa de me visualiEntão vamos dar uma olhada em algumas mulheres lindas e voluptuosas arrasando no tapete vermelho.
Amber Riley (Glee) com um elegante e vibrante vestido rosa pink demarcando a cintura com um cintinho de verniz preto. Visual chique e delicado.








Nikki Blonsky (Huge) com um pretinho nada básico e super sexy!
Emmy Awards 2010

Kaycee Stroh (High School Musical) em um belo vestido da Igigi.











Amber Riley em um maravilhoso vestido branco. Quem disse que não pode?


Parece que a cada dia existe uma maior diversidade na televisão e no cinema. Ainda que estes pequenos avanços ainda não sejam um reflexo da realidade, eles representam uma mudança concreta. Esperamos que sempre seja possível (e cada vez mais) ver lindas mulheres, de todos os tipos, nos tapetes vermelhos da vida.:)
E vocês? O que acham dos vestidos, penteados e maquiagens das fotos? Em quem vocês costumam se inspirar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário