OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 1 de outubro de 2011

Porque engordamos? Porque Fracassamos na Dieta?

Porque engordamos? Porque Fracassamos na Dieta?

A comida é um refúgio tal como o cigarro, o álcool e a droga, só que é mais aceite que o cigarro, menos prejudicial que o álcool (pelo menos a curto prazo), e certamente não tão reprovável quanto à droga. Um distúrbio psicológico ou um mal estar em geral pode nos levar a comer mais que o necessário.Recorrer ao alimento é uma das maneiras mais simples e aparentemente gratificantes para anestesiar a ansiedade, o stress, as frustrações e as tensões ocultas. Por conseguinte, todo o comportamento alimentar inadequado é sintoma de um desequilíbrio interior mais profundo e complexo, que provoca em nós um relacionamento magoado pelas nossas emoções, dando início a um círculo vicioso depressão-alimento, difícil de extinguir.Portanto, se quisermos resultados no emagrecimento e manutenção do peso ideal, temos que realizar uma reflexão profunda.

a) A solidão O alimento está relacionado com uma vivência emocional muito intensa (fome-desconforto, alimento-prazer). Algumas mães não suportam a angústia da separação de seus filhos. O bebé, inconscientemente, reduz as suas necessidades naturais de explorar o ambiente, e mais tarde diminui as suas actividades e contactos com outros, principalmente quanto ao sexo. A criança obesa geralmente é desajeitada, superprotegida, e aos poucos transforma-se num adulto passivo, inibido, carente de aprovação e amparo. A consquência é a solidão. Pode também ocorrer em situações ocasionais, como separações, divórcio ou luto na família. O indivíduo estaria tentando a preencher esse vazio com a alimentação.

b) A vulnerabilidade Em muitos aspectos, os quilos em excesso representam uma concha protectora contra a ansiedade e a ameaça de destruição, dando ao mesmo tempo uma sensação de força.
Estas pessoas vivem com uma constante sensação de vulnerabilidade, quando apenas a contribuição energética seria o meio de sanar o problema.

c) O álibi É quando o indivíduo estrutura um álibi incontestável que o autoriza a evitar situações geradoras de ansiedade e lhe permita escapar ao julgamento dos outros. Isto nada mais é do que medo de não se encontrar à altura dos desafios, de desiludir expectativas e de não suportar confrontos.

d) Problemas relacionados com o sexo Ao não conseguir gerir as suas próprias emoções, o indivíduo procura evitar o mundo desconhecido e ameaçador dos instintos. Além disso, como forma de defesa, pode estar substituíndo o prazer do sexo pelo da alimentação.

e) A necessidade de espaço
Frequentemente, o aumento de peso está relacionado com o desejo inconsciente de reivindicar o seu próprio espaço, perante a mãe ou o pai que sufocam, ou ao parceiro que invade seu espaço.

f) A necessidade de criar raízes Seria a necessidade de oferecer resistência, estar mais plantado no chão, aprofundar raízes, resistir aos problemas.


Ser obeso não afeta apenas a sua saúde, mas também sua auto-estima. O problema é: você quer perder peso, mas algo está te impedindo.Não se desespere, você não está sozinho. "O fato é: muitas pessoas enxergam a obesidade ou o sobrepeso como uma fraqueza ou como falta de força de vontade". Do ponto de vista médico, esta condição é diagnosticada como doença, uma epidemia em crescimento.Obesidade pode de fato ser considerada como doença, em vez de uma mera "falta de força de vontade", entretanto você pode se encontrar mergulhando em padrões de alimentação que são influenciados por seu humor. Embora não haja pesquisa científica que apóie as sete características básicas a seguir, há muitas evidências que apóiam a relação entre humor e comida. Considere os seguintes comportamentos e veja se você se identifica com algum deles:

• O "Comedor Emocional"
.O "comedor emocional" busca nos alimentos o conforto. Quando está estressado, o "comedor emocional" come para aliviar as emoções dolorosas. O alimento, para estas pessoas, traz de volta sentimentos de segurança ou momentos de descontração. O único problema é que depois de comer, os sentimentos de conforto encontrados na comida são substituídos por sentimentos de baixa auto-estima.
• O "Superconquistador ilusório".
Está sempre insatisfeito com os resultados. Não importa o quanto esta pessoa faz, nunca é o bastante. Se eles perdem 5 quilos, deveriam ter perdido 10. Eles também têm a "síndrome do tudo ou nada": se eu como um biscoito, sou um fracasso. Eles querem perder tudo agora. Não importa se demorou 6 anos para ganhar 5 quilos: eles querem perder em um mês. Ela tem dificuldade de alcançar suas metas, pois suas expectativas são muito grandes. Estas idéias podem fazê-la correr até a geladeira em decorrência se de sua decepção.

• O "Enrolador".
Os "enroladores" vão deixar a vida de lado até que eles percam peso."Quando eu perder 30 quilos farei (preencha o espaço)". Entretanto não são capazes de perder peso por não estarem confortáveis com as expectativas colocadas sobre si, considerando o que irá acontecer quando perderem peso. A comida torna-se sua muleta: ela os ajuda a manter o peso, assim não precisarão alcançar seus objetivos e resolver outros assuntos de sua vida.

• O "Sabotável".
Os "sabotáveis" permitem que eles próprios sejam sabotados por amigos e parceiros que impedem tentativas de perda de peso. No caso de uma mulher, o marido provavelmente gosta de seu sobrepeso por medo de perder a companheira, ou talvez, as amigas ficam com inveja de seu sucesso. Estas pessoas então podem incentivar reuniões envolvendo comida para ter certeza de que seu peso continuará acima do desejado.

• O "Derrotado".
Os "derrotados" acreditam não ter disciplina em sua alimentação. Eles armam seu fracasso indo a uma festa dizendo "Não há como eu ser capaz de evitar a gula". Eles acham que não possuem força de vontade para controlar o quê e o quanto colocam em suas bocas. Ao ter uma postura pessimista, estas pessoas cumprem suas expectativas ao se encher de comida numa festa.

• O "Esquivo".
Os "esquivos" recusam convites para reuniões sociais por não gostarem do modo como são fisicamente. Eles pensam: "Quando eu perder peso começarei a sair". Entretanto, esta mentalidade pode ter um efeito rebote: enquanto todos estão se divertindo, "o esquivo" está em casa sozinho e deprimido. Eles utilizam comida para esconder sentimentos de solidão. Isto prolonga a agonia e o isolamento social


O "Co-dependente".
O "co-dependente" vive primariamente ao redor de comida. Ele pode ter poucos colegas e considera a comida seu melhor amigo. Este comportamento está geralmente associado à dependência de uma outra pessoa. Mas o "co-dependente" conta inicialmente com os alimentos. Quando surgem problemas ou ele está só, sempre pode recorrer ao seu grande amigo: a comida. Ela não julga e sempre está disponível para ele. Pode-se criar um ciclo vicioso onde após cada episódio de "comilança" segue-se a depressão, que por sua vez deflagra outro episódio e assim sucessivamente.

Estes comportamentos não são rígidos e você pode se encaixar em mais de uma destas categorias. E estas características não são os únicos sentimentos ou únicas situações que podem levar uma pessoa a comer excessivamente, muitas podem se identificar com frustrações ou outros sentimentos negativos.Milhões de pessoas caem nesta combinação de depressão, baixa auto-estima, ganho de peso e dificuldade no controle ponderal. Ficar atento a seus padrões de alimentação é um bom primeiro passo. O próximo é identificar os desencadenates e as situações que levam ao comer excessivo. Uma opção é procurar conselho de profissionais, especialmente se há dificuldade na compreensão de assuntos específicos.Para muitos, comer é um vício. É o único deles onde a pessoa precisa aprender a viver com moderação. Mas seu conforto é também seu vício. Algumas vezes a ajuda de profissionais, como psicoterapeutas ou fisiologistas, traz benefício. Eles podem tomar as decisões por você pois muitas vezes é difícil agir sozinho.Com ou sem ajuda externa, começar não precisa ser horrível.


Vc faz parte de algum destes grupos? Se identificar é fundamental para o sucesso !!

Outro obstáculo nas dietas é a preguiça e a falta de força de vontade. Apenas você é responsável pelo seu sucesso.
Responda com sinceridade: O que você quer? O que você espera? Se a resposta for : "emagrecer, ficar bonita, entra naquela roupa, me sentir bem, recuperar a auto estima...." Então mãos a obra.
Quantas vezes você se pegou dizendo : "Eu preciso perder uns 5/10/15 quilos". "Segunda eu começo".
Esteja ciente que os resultados não caem do céu. Ficar repetindo que precisa emagrecer não resolver o problema. Para emagrecer você tem primeiro que QUERER primeiro passo tem que vir de você e de mais ninguém.
Emagrecimento é resultado de muita disciplina, determinação e paciência. Qualquer desculpa é auto-sabotagem.
"Ahhhhh mas eu não consigo ficar sem minha cervejinha". "Sem chocolate eu não vivo" " Não tenho animo para fazer exercícios no inverno"
Tentações em toda a parte, mas você tem que ser forte e dizer NÃO. "Ah....mas um pouquinho não faz mal!!" FAZ SIM. Alem do mais a quem você pretende enganar com " um pedacinho" ? Mesmo que alguém na te veja "beliscando" o seu corpo esta absorvendo todos "os pouquinhos". é preciso ter força de vontade, afinal você quer emagrecer não é.
E cuidado para não cair no JA QUE - - - - " que eu comi um bombom vou comer o pacote de biscoitos" " que ultrapassei meus pontos diários, vou comer um hamburguer" " que engordei 500g/1kg vou detonar a geladeira"
Deslizes todos nos estamos sujeitos a cometer, mas continue em frente. Nada esta perdido. Aprenda com este erro e siga em frente. Amanha é um outro dia. Alem do mais nosso corpo passa por mudanças diárias, e as vezes , devido a hormonios, retenção de liquido, medicamentos, a balança pode acusar ate 2kg a mais
E não adianta alcançar o peso ideal e voltar com os velhos hábitos alimentares. Quem tem tendência a engordar precisa estar de "dieta" a vida toda.

Metabolismo e Efeito Platô

O ideal para vc conhecer o próprio organismo é fazer as contas de todas as calorias que consome diariamente, tudo que vc come , anote e no fim do dia some , como um exemplo digamos que foram 2300 calorias e vc esta engordando, então vc já sabe que essa quantidade calórica para vc engorda .....
então vamos diminuir a sua quantidade calórica como exemplo para 1900 e vc ingere todos os dias 1900 calorias e no fim de uma semana vc nem emagreceu e nem engordou , então vc passa a conhecer o seu metabolismo e organismo já sabe que seu estado de equilíbrio é 1900 , e que para emagrecer vc tem que comer menos que isso....

pode ocorrer o efeito platô

Cada indivíduo possui o metabolismo de uma forma, mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após um tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.
Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física
para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continua com a eliminação de peso.
Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por uma ou duas semanas e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.


o corpo se acostumou EFEITO PLATÔ
“Esse processo ocorre geralmente depois de emagrecer pelo menos 10% do seu peso”, Após uma dieta hipocalórica, o organismo pode se adaptar, ficando satisfeito com menos energia. Ou seja, o emagrecimento estaciona. A melhor saída é aumentar o ritmo e o tempo dos exercícios aeróbicos para compensar a menor queima calórica.
http://obesidade-duvidas.blogspot.com/2008/01/metabolismo-e-efeito-plat.html

AUTO IMAGEM

RECOMENDO FAZER ESSE TESTE SUA AUTO IMAGEM http://www.pensemagro.com.br/suaautoimagem.asp
Veremos agora alguns fatores que podem estar a interferir neste caso:
20 DICAS PARA VOCÊ AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA

1. Arrume seu armário e deixe apenas as roupas que lhe servem e que você gosta. Isto demonstra auto-aceitação, importante para quem quer se cuidar e melhorar a auto-estima
.2. Compre uma agenda e anote tudo o que você comer. Assim você terá a idéia exata do que e quanto está comento e assim poderá voltar a confiar em si, sem achar que está engordando ou não está emagrecendo por que come muito..
.3. Compre um creme hidratante ou óleo de banho e passe todos os dias pelo corpo todo após o banho. Isso faz com que você tenha a idéia exata do seu corpo ( ajuda na auto-imagem ) e sinta-se bem com ele.
4. Preste atenção em si mesma e valorize-se em outros aspectos como a personalidade, uma parte do corpo de que gosta. Procure ter em mente as suas qualidades.
5. Cuide sempre de sua pele e cabelos. Você vai se sentir mais cuidada e bonita e isso aumentará sua autoconfiança.
6. Arranje prazeres em sua vida, faça mais coisas de que gosta. Agrade-se!
7. Escolha as roupas que vai usar no dia, combine cores, tecidos e modelos. Não use a primeira que estiver em sua frente.
8. Compre um espelho de corpo inteiro. Chega de se olhar só do pescoço para baixo. A auto-aceitação é o melhor caminho para você adquirir autoconfiança. Só emagrece quem se conhece.
9. Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja. Perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Culpar-se, xingar-se, não vai resolver este problema, só faz com que você abaixe ainda mais a sua auto-estima.
10. Comece a praticar algum esporte ou caminhada. Quando sentimos que estamos nos cuidando, nossa autoconfiança aumenta.
11. Seja mais exigente. Escolha sempre o que quer para você. Desde a alimentação até suas companhias, trabalho, passeios, etc. Você não é qualquer coisa! Você sempre tem escolhas!
12. Aprenda a dizer não! Não queira agradar a todos sempre. Pense sempre em você, na sua disponibilidade e fale não, quando necessário.
13. Aprenda a se conhecer para fazer as melhores escolhas em sua vida e assim, viver bem consigo mesma. Para isso fique atenta ao que quer ou não, e ao que lhe faz bem ou não.
14. Há casos em que a pessoa precisa de ajuda profissional. Não tenha vergonha em procurar um grupo de apoio ou um terapeuta para aumentar sua autoconfiança.
15. Não confie cegamente na opinião dos outros a seu respeito; tenha autocrítica e veja o que realmente está correto e o que você não concorda. Normalmente as pessoas com autoconfiança rebaixada sempre pensam o pior de si, sem ser verdade.
16. Você pode fazer uma lista de coisas de que gosta em você ( suas qualidades ) e colocar em algum lugar visível, e sempre que se sentir mal, com baixa auto-estima leia a listinha e retome a autoconfiança.
17. Não deixe de aceitar convites para festas e viagens por se sentir "feia" ou menos que as outras pessoas. Ficar em casa não vai ajudar e ainda vai fazer com que você se sinta pior.
18. Faça uma lista das coisas que você quer para si mesma ( em relação a seu corpo, casa, visa,... ), em ordem de prioridades, e vá colocando em prática, tomando atitudes que vão fazer com que seus desejos se realizem. A cada vitória, sua autoconfiança cresce e se fortalece.
19. Use sempre batom, assessórios como brincos, anéis, etc., mesmo que vá ficar em casa. Não se arrume apenas para os outros e sim, principalmente para você. Isso será importante para que você sinta-se sempre arrumada e assim sua auto-estima fica sempre em um nível bom.
20. Aprenda a aceitar elogios. Pessoas com baixa autoconfiança não acreditam quando alguém as elogia. Analise o elogio e veja o que tem de verdade e que você é quem não acha.

SAIBA QUE ...
Enfrentar o mundo sem a gordura é como ficar sem a família: é complicado. Quem durante anos pesou quilos a mais tende a achar que não há como ficar magro. Sem dúvida, é um desafio, mas plenamente possível, desde que sejam driblados três grandes perigos:
1. Querer emagrecer mais que o necessário, por pura insegurança. Isso deixa a pessoa exausta, num processo sem fim. É como se a comida manipulasse a vida da pessoa.

2. Relaxar por acreditar que está imune a gordura, que não precisa mais se preocupar.

3. Engordar dois, emagrecer dois, como se quisesse chamar a atenção por seus atos. Nossa tendência é pensar que quando alcançamos o peso ideal tudo vai mudar e, aí sim, seremos felizes. Lembre-se: você é a mesma pessoa, só mudou a forma. Amor-próprio e coragem devem tomar conta da sua vida e formar a base do futuro. Ótimo é inimigo do bom. Tome consciência de que nós não somos perfeitos. Deslizes são aceitos. Crie algo novo. Isso é a base de tudo. Pensar que vai engordar ou que vai perder essa relação tão prazerosa consigo mesma pode trazer angústia, o que leva ao estresse. 


Acelere Seu Metabolismo

Nem pense em pular o jantar ou viver de alface... O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental. “A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico”
O ponto de partida para chegar lá

Escolha os melhores alimentos
Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso. se classificam em :
• Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos integrais, legumes, frutas e verduras, todos ricos em fibras e pobres em gorduras, levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.
• Às vezes e raramente: eles estão em toda parte. No arroz branco, doce, açúcar, biscoito e bolo. Ao serem refinados, suas fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo. Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.

As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.

As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. São classificadas em:
Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extra virgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
• Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.

Faça mais refeições (pequenas)

Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.

É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.

Mexa-se e ganhe músculos

Pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo.1 quilo de massa muscular a mais já é suficiente para tirar o metabolismo do atoleiro.


Gordura saudável, sim; gordura do mal, nem pensar

Pular o café da manhã retarda o metabolismo

No fim do período de experiência onde se toma o café da manha e se como as mesmas calorias no almoço , a gordura corporal aumenta 2,9% e chega se a engordar quase 2 quilos, apesar de manter o total de calorias ingerido e a mesma rotina de exercícios.

Carboidratos do bem mantêm o metabolismo acelerado Por quatro

Outras dicas para manter seu metabolismo em alta

• A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias.
• Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.
• Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio.
• A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de microondas.
• Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.
• Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.
• Frutas secas têm carboidrato do bem que aceleram o metabolismo e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes anti oxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.
• No lanche, entre as principais refeições, vá de frutas secas, um punhado de amendoim, uma barrinha de cereais ou um iogurte desnatado.
• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.

Segredos do oriente

Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. os alimentos citados pertencem à natureza yang. Isso significa que são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo. Para melhores resultados, ele recomenda a associação de alimentos de sabor picante com amargo. “Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.”
Para o lanchinho da manhã e da tarde, um copo de suco com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi. O sabor ácido tem a propriedade diurética, que minimiza a retenção de líquidos. Outra boa idéia, segundo ele, é ter na bolsa ou na gaveta do escritório biscoitinhos e outros alimentos à base de fibras integrais e frutas desidratadas 

As melhores dietas

bom meninas as melhores dietas , que digo aqui é em relação que , mais cedo ou mais tarde vc vai ter que escolher uma delas como estilo de vida , pq é o único jeito de se manter magra , onde não te limitam com cardápios pré estabelecido , vc tem autonomia do que come , mas simplesmente vc aprende a escolher , pode parecer chato contar cal , ou notas, ou isso ou aquilo , mas é como tudo na vida questão de costume ,eu dou uma dica , pegue uma dieta desta, separe os alimentos que tem em sua cidade, que vc goste e que são agradável a seu bolso e pronto, vc liste separado e em menos de um mês vc já vai de cor montar seu cardápio , fazer suas escolhas , vc aprendendo a conhecer seu metabolismo , e sabendo q sua media por dia vc vai comer o que quiser compensando economizando e se mantendo perfect!!!!!
MONTE SEU CARDÁPIO/SÓ DECIDIR O QUANTO QUER

dieta das calorias inteligentes=regime esperto

DIETA DAS NOTAS TABELA

dieta dos pontos

Exagerou ! Aplica a Lei da Compensação

Ok, você saiu da linha: comeu picanha, tomou caipirinha, almoçou lasanha e fechou o domingo na companhia de uma caixa de bombom, diante da TV. Acontece. Afinal, ninguém é de ferro, e uma folga na dieta a gente merece. A saída é retomar a rotina e se preparar melhor para as futuras tentações
Aliás, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas consome em média 150 calorias a mais na sexta, no sábado e no domingo, o que dá um total de 450 calorias extras no final de semana.

É uma caipirinha aqui, feijoada ali, vários chopinhos na balada, a pizza do domingo e pronto! Lá se vai o sacrifício de segunda a sexta para não passar das 1 500 calorias por dia.

O efeito colateral é inevitável: segunda-feira vira o dia nacional do desânimo. Desanimada, você começa o dia com o taxímetro calórico liberado para pão e manteiga, bolo, café com leite açucarado. No lanche, dois ou três pãezinhos de queijo. E arremata a noite com... bombons.
O conselho que posso dar a você é muita calma nessa hora. Em vez de enfiar o pé na jaca, como se diz, e pôr tudo a perder, mentalize duas regras de ouro
A primeira: nem pense em desistir da dieta – os efeitos de um deslize não costumam ser tão danosos. A outra: nada de radicalizar para compensar o prejuízo. Trocar almoço e jantar por uma salada de folhas e dobrar a carga na malhação vão deixar você fraquinha, fraquinha.

E fraqueza significa fome, que abala o autocontrole e faz você cair na comilança tudo de novo. é proibido sentir culpa Vamos por partes. Fazer dieta não é morrer para o mundo. Abandonar o social para evitar a tentação, por exemplo, parece uma medida extrema, prejudicial à saúde e altamente comprometedora em relação ao sucesso do seu regime. Radicalizar e levar sua lancheira light a tiracolo para todo canto também não dá. Então, siga a minha tática. Não recuse convite nenhum. Divirta-se e coma, sim, com moderação. Não deu para segurar? Tudo bem. Ponha em prática a lei da compensação, estratégia eleita por nove entre dez mulheres que conseguem manter a forma sem perder qualquer balada. Traduzindo: se em vez dos dois brigadeiros que constavam do seu plano você comeu quatro, fique no grelhado e salada na próxima refeição. Essa estratégia tem um mandamento importantíssimo – é proibido sentir culpa. O que você não pode é liberar o cardápio todo final de semana pensando em reparar o dano depois. Se isso virar rotina, vai ser um tormento retomar a dieta a cada segunda-feira. “A lei da compensação só funciona se você souber contrabalançar o exagero de forma sensata e saudável”. Em vez de compensar depois, você pode fazer melhor: acumular créditos antes para usá-los mais tarde, no restaurante ou na festa de casamento.

Economize hoje para gastar depois

Dá, sim, para manter a dieta sem abrir mão dos prazeres da vida e das delícias da boa mesa. Dividimos a lista de orientações em dois blocos. No primeiro, você aprende a se preparar antes para uma happy hour, um jantar, churrasco ou casamento, com direito a algumas liberalidades. No segundo, veja o que dá para fazer para compensar os excessos

O que fazer antes...

Festa ou churrasco no fim de semana?
Comece o dia com uma refeição pouco calórica para reservar um estoque extra de calorias para o almoço. Você pode tomar um shake de banana com gelatina e iogurte, que vale 150 calorias e vai mantêla satisfeita por umas três horas. Se preferir bebidas quentes, tome café com leite mais uma fatia de pão integral com queijo light, combinação caseira, fácil de preparar e com apenas 100 calorias.
• Se o almoço for tarde, coma uma fruta, tome suco ou um iogurte desnatado ali pelas 11 horas, porque o lanche da manhã é indispensável, mesmo em dia de festa.
• Churrascaria exige bom senso. Se picanha sem a companhia da farofa não faz o menor sentido para você, na hora da bebida fique ou com a caipirinha (ou vinho ou cerveja) ou com a sobremesa.
• Se o churrasco for entre amigos, sugira ao churrasqueiro assar cebola, tomate e fatias de abacaxi. Todo mundo gosta, têm poucas calorias e muitas fibras, que enchem o estômago e ajudam a maneirar com as carnes. Volte à dieta na refeição seguinte: fique com sanduíche de atum sem maionese (170 calorias) ou salada de frutas com cereal e iogurte (240 calorias) ou sopa de legumes (180 calorias).

Casamento à noite? Coma alguma coisa antes da cerimônia: duas fatias de pão integral com queijo garantem energia para esperar a festa sem o estômago reclamar.
• “Na festa, nada é proibido: prove de tudo um pouco. Mas comer de tudo é diferente de comer tudo”, lembra Roseli Masi, coordenadora do Meta Real – Método Tático de Reabilitação Alimentar.
• Se houver bufê, comece com a salada.

Depois, monte um prato dando preferência ao peixe ou ave em vez de carne vermelha; se for um bufê de massas, escolha as que levam molho vermelho, em vez de branco. Mas uma negociação: caso faça gosto no vinho ou cerveja, fique com um copo só e coma apenas um docinho.

Tipos de medicamentos para emagrecer saiba

Medicamento: Anorexigenos ( femproporex, anfepramona e mazidol)

Como agem :substancias que atuam no cérebro como ibidores de apetiteEfeitos colaterais: taquicardia, boca seca, insônia, ansiuedade e depressão. Pacientes com problemas psiquiátricos não devem utiliza-los

Medicamente : sacietógenos (sibutramina e rimonabanto)

Como agem : agem no cérebro, trazendo sensação de saciedade com pouco alimento. Atua no sistema nervoso centralEfeito colateral: sibutramina – boca seca, constipação intestinal , insônia e taquicardia.Rimonabanto – náuseas tonteira, diarréia, ansiedade e insônia.

Medicamento : inibidores de absorção de gordura ( orlistate / xenical )
Como agem: bloqueiam a metabolização e eliminam parte da gordura ingeridaEfeito colateral : problemas gastrointestinais, que podem ser evitados apenas comendo menos gordura.

Um comprimido de manhã, outro à noite e a vontade de devorar um pacote inteirinho de biscoito some como num passe de mágica. Tem coisa melhor para quem vive de mal com o espelho? É por isso que os inibidores de apetite são tão tentadores. Mas, antes de apostar nessas pílulas tidas como milagrosas, vale saber os riscos que se corre. Entre eles, há o perigo de engordar os quilos que perdeu e ganhar outros tantos


Quem não tem uma amiga que já tomou remédio para emagrecer, uma conhecida que indicou um médico que receita uma fórmula tiro e queda para perder alguns quilinhos ou, talvez, você mesma já tenha engolido comprimidos para dar um empurrãozinho na dieta. Segundo um relatório das Nações Unidas (ONU) divulgado recentemente, o Brasil é o país que tem o maior consumo de anfetaminas (substâncias que tiram o apetite) do mundo! E tem mais: outro estudo, esse do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), mostrou que 92% dos consumidores de medicamentos à base de anfetaminas são, sim, mulheres e que a maior parte delas apelou para esse recurso apesar de estar apenas uns 5 ou 6 quilos acima do peso ideal. “Isso significa que o uso de remédios para emagrecer está associado à questão estética e não à saúde”, afirma Elisaldo Carlini, diretor da instituição, que é ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

você realmente precisa?
Noradrenalina, esse é o nome da “mágica”. Um hormônio que age no centro da fome, lá no cérebro, controlando o apetite. E as anfetaminas cuidam dessa tarefa, aumentando a quantidade desse hormônio no seu corpo. Anfepramona, fenproporex e manzidol compõem a família dessa substância química, que ganhou fama por combater a obesidade controlando a gula. O problema é que junto com um apetite magrinho vem uma lista extensa de reações desagradáveis – boca seca, alterações de humor, dor de cabeça, insônia, taquicardia, euforia, falta de ar, hipertensão, irritação, dependência (quanto mais você toma, mais precisa), prisão de ventre, depressão, crises de ansiedade e pânico, como adverte Elisaldo Carlini, do Cebrid. Pois é, nada inofensivas, as anfetaminas só deveriam ser indicadas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) maior de 30 ou aqueles com IMC entre 26 e 30 com histórico de colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Uma garota que mede 1,65 metro e pesa 70 quilos – gordinha para entrar numa calça tamanho 40 – tem IMC igual a 26. “O remédio é importante para casos em que a saúde pode ficar comprometida por conta do excesso de peso”, ressalta Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em São Paulo. Pense bem se vale a pena se seu problema não passa de 10 quilos.

emagrece, sim; mas
você pode engordar de novo Mau hálito, tremedeira, insônia, além dos efeitos citados acima – você arriscaria passar por tudo isso em troca de um corpo enxuto? Se esses argumentos não convencem, anote aí mais um: ao parar de ingerir as pílulas, grande parte das garotas que escolheram o caminho dos remédios recuperou os quilos perdidos. E não é só isso, o ponteiro da balança subiu mais do que antes.

Confiar a sua transformação a um medicamento quase sempre acaba em frustração. “Quem recorre aos remédios sem mudar seu estilo de vida, ou seja, adotar uma alimentação equilibrada e dar um basta no sedentarismo, fica à mercê do efeito sanfona, pior, do efeito espiral, já que o ganho de peso é ainda maior”, adverte Henrique Suplicy, presidente da Abeso. Táki Cordás, psiquiatra do Ambulatório de Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas, também em São Paulo, explica: “Quando você suspende a droga, o apetite aumenta”. Sem falar que o emagrece-e-engorda não rende apenas estrias e flacidez na pele, mas pode provocar também problemas para o seu coração. “As grandes oscilações no peso são mais nocivas à saúde do que um pequeno excesso de gordura”, avisa Alfredo Halpern, do Ambulatório da Síndrome Metabólica e Diabetes do Hospital da Clínicas de São Paulo.

um milagre duradouro
Sejamos francas: colocar todas as suas esperanças de conquistar um contorno mais sexy nessas pílulas é plantar seu próprio desapontamento. A magia pode durar pouco. E, normalmente, quem opta por esse caminho sai enfraquecida, com a auto-estima abalada para encarar mais uma vez o difícil processo de emagrecimento (isso ninguém quer, niguém merece!). A gente aposta que estas três atitudes – acreditar em você mesma, comer direito e malhar – continuam sendo a melhor saída para o seu visual e para a sua saúde.

o que tem nas farmácias
ANFETAMINAS
Essa família inclui três principais substâncias vendidas por vários laboratórios farmacêuticos: anfepramona (Hipofagim, Inibex e Dualid), fenproporex (Desobesi–M, Inobesin, Lipomax) e mazindol (Absten–Plus, Diazinil, Dobesix). Agem no centro da fome, controlando o apetite, e são indicadas para obesos que não conseguiram emagrecer com dieta e exercício. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprova e veta os medicamentos, considera os derivados de anfetamina uma opção terapêutica apenas mediante acompanhamento médico constante.

SIBUTRAMINA
Considerada mais moderna que a anfetamina, a sibutramina aumenta a saciedade, ou seja, você se satisfaz com menos comida. Funciona como se acionasse um botão no cérebro para reduzir a compulsão alimentar. Também produz alguns efeitos colaterais – dor de cabeça, insônia, boca seca, agitação. Nas farmácias, Reductil e Plenty são os dois nomes mais conhecidos.

ORLISTAT
Diferentemente dos dois citados acima, essa substância não age no sistema nervoso e sim no intestino, fazendo com que o organismo absorva apenas 30% das gorduras ingeridas. Comercializado pelo nome Xenical, sua vantagem é não causar dependência. Entretanto, pode provocar crises de diarréia se a pessoa consumir grande volume de alimentos gordurosos. É indicado para mulheres que não podem usar os inibidores de apetite por algum motivo de saúde ou que não sofrem para controlar a vontade de comer.

fórmulas manipuladas: receita perigosa
Elas são as mais procuradas por quem quer se livrar rapidamente dos quilos extras. Você pede ao doutor, ele prescreve uma receita para emagrecer e pronto – não demora mais de 15 minutos e está resolvido. “Trata-se de um pacto entre médico e paciente. Ele dá o remédio sem pedir nenhum exame e ela, em contrapartida, não se queixa dos efeitos colaterais”, alerta Elisaldo Carlini, diretor do Cebrid. Assim como os comprados em farmácias, os medicamentos manipulados têm, sim, o seu valor – quando bem indicados e tomados sob constante supervisão do médico. O perigo das fórmulas emagrecedoras está em associar a anfetamina a qualquer outra substância – uma prática condenada pelo Conselho Federal de Medicina. Mais grave ainda quando o próprio médico vende o remédio no consultório. “É comum colocar no mesmo comprimido laxante, diurético, ansiolítico e hormônios da tiróide – um coquetel extremamente perigoso para a saúde”, censura Elisaldo Carlini. “As fórmulas prontas são uma charlatanice. Dão a impressão que emagrecem por causa do laxante e do diurético. Mas você perde água, desidrata, só que não queima um único grama de gordura. E ainda se arrisca a ter uma disfunção na tiróide”, conclui Alfredo Halpern.  as brasileiras são adeptas do remédio

A pesquisa realizada pelo Cebrid, em São Paulo e Brasília, em 2002, revelou que:
• 50% usam fórmula manipulada à base de derivados de anfetaminas com mais de quatro substâncias associadas – prática condenada pelo Conselho Federal de Medicina
• 60% tinham IMC menor que 30, classificação para sobrepeso e não obesidade
• 69,6% das paulistas tomaram o remédio por mais de três meses (mais que o tempo recomendado pelos médicos)
• 72% das entrevistadas já tinham se submetido a outros tratamentos à base de medicamentos
• 97,5% contaram que tiveram vários efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário