OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 29 de outubro de 2011

HOJE EU QUERO MUDAR!

http://petecamargo.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

HOJE EU QUERO MUDAR!

Queridos amigos do blog.Desejo sinceramente, que nessa BUSCA incansávelmente rumo à LIBERDADE ( de corpo e alma), vocês encontrem dentro de SI, a FORÇA necessária para sua TRANSFORMAÇÃO .

Não tenham MEDO muito menos DÚVIDA, SIGAM SEMPRE EM FRENTE por essa ESTRADA , que os conduzirá à MUDANÇA. Deixem que seus corpos adquiram asas, e sejam pintados com as cores variadas das borboletas. 

Então, VOEM! Esse vôo é o resultado da nossa PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA. Aproveitem o final de semana, e revejam conceitos, hábitos, tenham um TEMPO pra olhar SÓ pra vocês. Descubram do que vocês precisam, pois só nós, podemos atender nossos desejos MAIS ÍNTIMOS E SECRETOS.

Encontrem DENTRO DE VOCÊS seu ponto FORTE (alegria, persistência, bom humor, organização,determinação, força para o trabalho, etc...) e se apoiem nele,rumo a essa mudança.

QUANDO COMEÇAMOS A MUDAR NOSSOS PENSAMENTOS E ATITUDES, ESTAMOS NOS TRANSFORMANDO EM BORBOLETAS. "OS BENEFÍCIOS DO EMAGRECIMENTO, SÃO MUITO MAIORES DO QUE OS SACRIFÍCIOS". LINDO FINAL DE SEMANA! 


ROTINA DA MINHA ATIVIDADE FÍSICA

Atendendo à pedidos(né Rosana,rsrsr), vou contar como funciona meu dia-a-dia com a atividade física. Primeiro deixa eu dizer que ADORO FAZER EXERCÍCIO, não só os direcionados na academia, mas ando MUUUUITO a pé. Acordo, tomo meu café, dou uma ordem na casa(que ninguém aqui de casa leia isso, rsrs) e vou pra academia.

SEGUNDA- QUARTA- SÁBADO = 1 HORA DE CORRIDA ( depois de alongar, 5 min. de caminhada 6.0, depois vel inical,8.0 e vou aumentando gradativamente até 10.0, vou alternando a vel. durante o treino todo, tomando pequenos goles de água)

SEGUNDA (musc.+corrida)- TERÇA= musculação direcionado pelo professor de educação física
QUARTA- só aeróbico (corrida)
QUINTA - SEXTA= musculação
SÁBADO- corrida
DOMINGO- LIVRE

Vou até a academia ANDANDO, e quando não faço ginástica por algum motivo, ando!

Sabemos que o trabalho muscular direcionado ( de acordo com idade, peso, grau de sedentarismo) é muito importante para fortalecimento dos músculos, que nos sustentarão na 3. idade, e o AERÓBICO (andar, correr, nadar, pedalar, dançar, etc...), podemos executar à todo momento.Em uma praça, rua (tomando cuidado com os buracos),colocando SEMPRE TÊNIS para caminhar ou correr, e levando uma música e água.

Não preciso falar que antes de sair de casa, precisamos NOS ALIMENTAR E PASSAR O PROTETOR SOLAR. BOM EXERCÍCO!!!!

NÃO SE LAMENTE, MUDE!

A capacidade de mudança que nós seres humanos temos, é um PRESENTE diário da VIDA. Não me refiro somente a mudança física, falo das mudanças internas, dos conceitos, atitudes, pensamentos,lugares, formas de agir,enfim, TUDO! 

Não devemos desperdiçar esse presente por falta de coragem, preguiça ou acomodação, seria um pecado. Mudar, repaginar, rever , é nossa CHANCE de RENASCER."CADA MINUTO QUE PASSA, É UMA NOVA CHANCE PRA MUDAR TUDO" LINDO FINAL DE SEMANA e EM BREVE, TEREI NOVIDADES PRA CONTAR...

 http://petecamargo.blogspot.com/2011_07_01_archive.html


CONTRA DRAGÃO, SÓ MESMO SÃO JORGE


Uma amiga nossa aqui do blog, me disse ter um Dragão Faminto morando dentro dela. E eu rebati:-" sei muito bem o que é isso, pois esse Dragão também mora dentro de mim". O que devemos fazer, é manter nosso Dragão ADORMECIDO. Cada uma de nós tem sua técnica para acalmar esse bicho, então:-" NOS AJUDE SÃO JORGE GUERREIRO!"Bom final de semana, bjs 

http://petecamargo.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

COMEÇAR, PARAR, COMEÇAR, PARAR...

...que atire a primeira pedra, quem de nós, nunca viveu essa situação. Começamos tudo certinho, mas em um dado momento, um bombom, ou melhor, uma caixa de Bis,e colocamos TUDO a perder. Aí pensamos...,-"tudo bem,comi hoje, mas amanhã..." 
Amanhã, nós comemos novamente, podem acreditar. E sabem porquê? Porque estimulamos nossa memória gustativa, e logicamente , nosso organismo vai solicitar mais e mais...Se queremos COMEÇAR e CONTINUAR, devemos apagar da nossa memória, esses picos de vontade. 
No meu caso, eu tive que PARAR de comer tudo aquilo que eu não conseguia controlar, PRA CONSEGUIR CONTINUAR.Não pensem que foi fácil tomar essa atitude.
EU SOFRI MUUUUITO, em vários momentos chorei. Mas essa PARADA, foi minha estratégia inicial.Claro que sofremos com a retirada de alguns alimentos, mas como tudo, logo nos acostumamos e até ficamos surpresos com nossa FORÇA DE VONTADE E MOTIVAÇÃO. 
Como qualquer mudança, a reeducação alimentar, também nos causa desconforto, ansiedade e irritação no início, mas depois que nosso organismo aceita essa mudança, temos a certeza de que PODEMOS COMANDAR NOSSAS ESCOLHAS E VONTADES . Essa atitude, nos FORTALECE!!!
http://petecamargo.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

MUDE SUA VIDA , VOCÊ PODE!


Meus queridos amigos do blog. Foi com muito amor e carinho, que criei esse espaço, na tentativa sincera de passar pra todos, tudo aquilo que eu VIVÍ E VIVO nessa trajetória da OBESIDADE . Ela foi um marco pra mim . Não eram 5 ou 6 quilos acima, eram 70 kgs. Minha história com a obesidade, é diferente da história daquela pessoa, que tem de eliminar 5 quilos para entrar no vestido da festa . Minha história era de SOBREVIVÊNCIA . 
Gostaria que muitos percebessem essa diferença. Durante muitos anos, ELIMINEI alguns alimentos da minha vida, e isso funcionou pra mim. Quando digo que mudei minha atitude e forma de me alimentar, foi EXATAMENTE isso que eu fiz. Não tinha cabimento, uma pessoa com 70 kgs a mais, deixar os finais de semana "livres" para comer besteirinhas. Isso seria como dar um tiro no próprio pé, pelo menos, é isso que eu penso. 
Quando temos que MUDAR DRÁSTICAMENTE uma rotina que não está dando certo, não PODEMOS deixar brechas, pois essa brecha , pode nos levar a estaca ZERO. Todos sabemos o que faz mal e engorda, então porque compramos e colocamos dentro de casa?; ou pior, porque levamos à boca e comemos até não caber mais? 
É desse tipo de atitude que me refiro, quando digo que PRECISAMOS MUDAR. Não podemos levar pra dentro das nossas casas AMEAÇAS,é loucura! Esse comportamento tem que ser MODIFICADO, só assim conseguiremos mudar nossa história de vida e vencer a obesidade. Precisamos ter uma CABEÇA MAGRA, mesmo que o CORPO SEJA GORDO no momento . 
O PRAZER DA COMIDA, NÃO SUPERA O PRAZER DA VITÓRIA SOBRE ELA! Tenham todos um LINDO FINAL DE SEMANA!

Quem é a Pete Camargo

Uma mulher que deixou de ser lagarta e se tornou uma borboleta. Agora posso voar livremente, sem peso (ANTES 145.6kg/DEPOIS 68.0kg). Quero ensinar algumas lições de vôo, para quem quiser voar .Sejam bem vindas!Seguir no twitter: @maria_magra
http://petecamargo.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário