OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
domingo, 30 de dezembro de 2012
"Fazer regime é muito chato"
"A dieta ideal é aquela que você pode continuar a seguir para o resto da sua vida" |
Halpern – Regimes são chatos, restritos, desbalanceados e temporários. São chatos porque viraram sinônimo de proibir os alimentos de que as pessoas gostam e de imposição daqueles de que elas não gostam. São restritos porque limitam drasticamente a variedade de pratos e ingredientes que alguém pode comer.
"A premissa básica
para se perder peso é comer menos calorias do que o organismo gasta para se manter
funcionando. Só assim o organismo vai queimar seus estoques de energia, fazendo
a pessoa perder peso."
|
Halpern – A premissa básica para se perder peso é comer menos calorias do que o organismo gasta para se manter funcionando. Só assim o organismo vai queimar seus estoques de energia, fazendo a pessoa perder peso.
Halpern – No meu livro, eu uso uma equação usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a qual a pessoa pode calcular seu limite calórico diário com base nos seguintes fatores: altura, peso, sexo, idade e a quantidade de atividade física.
Halpern – A maior parte dos regimes determina o que a pessoa pode comer. O sistema que eu defendo baseia-se no cálculo das calorias que a pessoa pode consumir ao longo do dia. Então, ela pode eleger os alimentos que quiser, desde que se coma um total de calorias compatível com esse limite. Para facilitar esse controle, recomendamos que se anote tudo o que é comido ao longo do dia, bem como a quantidade de calorias.
Halpern – Vale lembrar que esse estudo ainda precisa ser reproduzido. O que ele mostra é que a proliferação de células adiposas é maior até os 20 anos. O que acontece é que, depois dessa idade, mesmo que essas células morram, outras vão nascendo e substituindo-as na mesma proporção. E as que nascem, por serem mais jovens, são mais ativas e mais vorazes, acumulando mais gordura e dificultando a perda de peso.
Halpern – Depende do tipo de gordura. As mulheres, por exemplo, costumam ter culote, coxa grossa, bumbum, pneuzinho e odeiam isso. Mas essa gordura é considerada protetora para a saúde. É uma gordura de liberação lenta, depositada pela natureza naquelas regiões para garantir a sobrevivência no longo prazo e assegurar a nutrição e a amamentação do feto.
"A obesidade é uma
doença crônica. Se você tem pressão alta, toma remédios a vida inteira. O mesmo
acontece com a obesidade. Muitos obesos vão ter de tomar remédio a vida toda."
|
Halpern – O ganho de peso é a tendência natural do nosso organismo. Evolutivamente, fomos preparados para acumular o máximo de energia possível para sobreviver aos períodos de escassez de alimento. Emagrecer vai contra essa lógica. O corpo de cada um de nós é como uma fábrica planejada para funcionar de um jeito pré-estabelecido – comendo uma certa quantidade de calorias ao longo do dia, gastando uma determinada quantidade de energia, formando um certo volume de gordura e queimando uma parcela dela.
Halpern – Dos 35 anos em diante o corpo passa a gastar menos calorias. Para não ganhar peso, só há duas alternativas: ou comer menos ou aumentar a atividade física. Muitos dos meus pacientes dizem que não têm tempo para fazer atividade física. Uma dica que tenho dado a eles é usar um pedômetro: esse aparelhinho que ajuda a saber o quanto você se movimenta por dia. Se você conseguir dar 5 000 passos diários, isso corresponde a três ou quatro quilômetros de caminhada diária.
Halpern – O que mais influencia o emagrecimento é mesmo a dieta. Controlar o que você ingere é mais fácil do que tentar compensar com o exercício. A quantidade de esporte necessária para queimar uma feijoada é absurda. Mas 20 minutos diários na esteira, ou 5 000 passos por dia, isso pode representar menos quatro quilos num ano.
Halpern – É bom que se faça esse esclarecimento. No Brasil há alguns mitos: um é o de que o obeso é um sem-vergonha. O segundo é o de que o médico que trata o obeso é vigarista. E o terceiro é o de que os remédios para obesidade são perigosos.
Halpern – Alguns estímulos fazem uma pessoa perder o controle sobre o que come. Eles variam conforme o indivíduo. Não que o obeso seja obeso porque é deprimido ou ansioso. Os estudos clínicos não mostram que haja por trás da obesidade uma doença psiquiátrica. Mas existem algumas modulações psiquiátricas que induzem ao descontrole. Para algumas pessoas, ansiedade gera perda do controle. Em outras, é o estado depressivo. Raiva, medo e até felicidade podem induzir à perda de controle dependendo da pessoa.
"Cada equipamento que
entra em nossa casa aumenta o nosso sedentarismo. A chegada de um aparelho novo
de telefone em uma casa significa 1 quilo e 100 gramas ganhos ao fim de um ano,
porque a pessoa vai andar menos para atender às chamadas."
|
Halpern – A faixa da população em que a obesidade mais cresce no mundo é a dos menos favorecidos. Na França, a obesidade já não vem crescendo entre as crianças. No Brasil, há um estudo mostrando que a obesidade vem caindo entre as mulheres de bom poder aquisitivo.
Halpern – Há também razões biológicas. Sabemos também que os subnutridos na infância são mais propensos à obesidade. Isso acontece porque o corpo daqueles que passaram por privações alimentares, ou carência de nutrientes, se especializa ainda mais no armazenamento de energia. Quando crescem e têm maior acesso aos alimentos, esses indivíduos têm uma máquina totalmente adaptada para estocar energia na forma de gordura.
Halpern – O brasileiro comia bem. O arroz com feijão, carne e salada continham todos os nutrientes. O brasileiro também tinha atividade física decente: andava mais, as crianças brincavam na rua. Hoje, o brasileiro come mais pratos semipreparados, come menos balanceado e come mais. Basta olhar o tamanho do saco de pipoca no cinema.
Halpern – Essas posturas só ressaltam como a medicina vai mudando a percepção sobre alguns alimentos ao longo dos anos. Houve um tempo em que todos os óleos eram demonizados: óleo de milho, de girassol, todos os óleos poliinsaturados.
Halpern – A única exceção são as gorduras trans-saturadas, presentes em muitos alimentos industrializados. Existem algumas evidências de que as gorduras trans podem engordar mais do que os demais alimentos.
"Eu costumo dizer que
o que engorda é aquilo que comemos com a mão, ou seja, aquilo que comemos sem
prestar atenção."
|
Halpern – Há um primeiro aspecto comportamental: os diet nos fazem sentir protegidos e pensamos que podemos comer mais. Há também uma confusão por parte das pessoas: nem sempre o que é diet, que não tem açúcar, é o menos calórico. O chocolate diet, por exemplo, tem menos açúcar, mas tem mais gordura. No fim, ele terá mais calorias do que o normal.
Halpern – O metabolismo nada mais é do que o conjunto de reações químicas realizadas em nível celular pelo nosso organismo. Nestas reações, nosso corpo gasta energia. Parte do metabolismo é intrínseca, não dá para mudar: jovem queima mais calorias do que velho, homem queima mais do que mulher.
Halpern – De modo geral, o organismo de todos nós foi programado para engordar. Há muito mais genes para engordar do que para emagrecer. Hoje há cerca de 100 genes conhecidos que ajudam a engordar: um para reduzir a sensação de saciedade, outro para gastar menos calorias, outro para estocar mais gordura e assim por diante.
Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim
Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim
Caetano Veloso
Eu vou modificar
O meu modo de vida
Naquele instante
Em que você partiu
Destruiu nosso amor
Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E prá começar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...
Não quero com isso
Dizer que o amor
Não é bom sentimento
A vida é tão bela
Quando a gente ama
E tem um amor
Por isso é que eu vou mudar
Não quero ficar
Chorando até o fim
E prá não chorar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...
Não vai ser fácil
Eu bem sei
Eu já procurei
Não encontrei meu bem
A vida é assim
Eu falo por mim
Pois eu vivo sem ninguém...
De hoje em diante
Eu vou modificar
O meu modo de vida
Naquele instante
Em que você partiu
Destruiu nosso amor
Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E prá começar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...
A água ideal para nosso consumo
Como o médico nutrólogo faz um plano alimentar para um emagrecimento saudável?
Diferença entre Diet e Light
Você sabe qual a diferença entre diet e light e o que é recomendado para o diabético?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIAD), atualmente 35% dos lares brasileiros consomem algum produto diet ou light. A nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, responsável pela pesquisa, afirma que “os idosos usam mais adoçantes e menos açúcar que os adultos, e as mulheres levam mais o adoçante ao saírem de casa e se dizem mais preocupadas com a quantidade consumida do que os homens. Entre os atendidos no nível primário, o hábito de leitura de rótulos é mais frequente, mas no secundário existe uma preocupação maior com a quantidade de adoçante utilizada.”
Você sabe qual a diferença entre diet e light e o que é recomendado para o diabético? A Dra. Camila Maria Zanin Cortez, nutricionista doutora em Clínica Médica pela USP e Mestre em Ciências Nutricionais pela Unesp, explica!
O que é um produto diet?
Um produto que leva a nomenclatura de diet é um produto que em sua composição é ISENTO de algum componente da sua formulação. O mais comum é o açúcar, mas também pode ser de sódio e gordura.
O que é um produto light?
Um produto light é um produto que tem uma redução de no mínimo 30% no teor de algum componente, como açúcar, gordura e sódio. O termo light é mais usado por ser mais aceito pela população, já que o termo diet as pessoas pensam que é para diabético (o que não deixam de ter razão), por isso muitos produtos diet, como os refrigerantes, levam a nomenclatura light (apesar de serem diet), para ter maior consumo (aceitabilidade pelos consumidores). Entretanto não está errado levarem o termo light, pois possuem uma redução de 100% do ingrediente açúcar!
Os alimentos dietéticos são necessariamente menos calóricos que as suas versões originais?
Não. Quando há redução ou isenção de algum ingrediente num produto, é preciso substituí-lo por outro ingrediente para manter a característica original do produto! Por exemplo, no caso do chocolate diet, retira-se o açúcar, mas aumenta-se a quantidade de gordura, o que torna o chocolate com igual ou até mais calorias que o chocolate tradicional.
E os produtos light?
Os produtos light possuem redução nas calorias, mas é preciso observar de quanto é essa redução (30 a 50 calorias?). Talvez não compense comprar um produto mais caro por uma redução tão pequena de calorias! Também tem outro caso: as pessoas consomem uma quantidade maior do produto light, porque é light, consumindo uma porção de calorias bem maior do que iriam consumir com um produto tradicional.
Um diabético pode se alimentar de produtos dietéticos? E pessoas que desejam emagrecer?
Para um diabético que queira consumir algum alimento doce (refrigerante, pudim, bala…), necessariamente esse alimento precisa ser dietético, para evitar as complicações da diabetes! Entretanto ele pode viver muito bem sem o açúcar e principalmente sem edulcorante e alimentos dietéticos, o que seria muito bom! Para pessoas que desejam emagrecer, eu NÃO indico nenhum produto dietético por 2 motivos: os edulcorantes usados nos produtos (sacarina sódica e ciclamato de sódio), como o próprio nome já diz, contêm sódio, que pode fazer inchar e engordar, e — detalhe! — quem tem hipertensão arterial não pode fazer uso desses produtos! O outro motivo é que os edulcorantes engordam. Segundo pesquisas científicas recentes, o organismo “enganado” por ter recebido um produto doce que não continha açúcar responde com mais fome e mais vontade de comer açúcar! Consequência? Leva a pessoa a consumir mais alimentos, principalmente doces!
Produtos dietéticos ou light que contêm em sua fórmula o ciclamato sódico podem ser consumidos por qualquer pessoa?
Acho que já respondi na questão anterior, mas os edulcorantes como o ciclamato de sódio e a sacarina sódica não devem ser consumidos por pessoas com hipertensão arterial, problemas renais, edemas, problemas no fígado ou que precisem de alguma restrição de sódio! O melhor edulcorante é a estévia, que é natural.
Refrigerantes diet e light engordam? E doces, como a banana-passa diet?
Não necessariamente engordam, mas podem contribuir — e bastante — para isso! Existe uma pesquisa em que foram selecionados 4 grupos de coelhos. Todos consumiam a mesma quantidade de ração. O primeiro grupo recebeu refrigerante comum, o segundo refrigerante diet, o terceiro água com gás e o último somente água. Resultado: os 3 grupos (refrigerante comum, refrigerante diet e água com gás) engordaram. Conclusão: tanto os edulcorantes como o gás dos refrigerantes engordam.
É muito importante procurar um profissional (nutricionista) para a indicação do uso desses produtos, apesar de ter crescido muito a quantidade desses produtos no mercado. Eles podem prejudicar — e muito — a saúde das pessoas.
Fonte: Maíra Bonilha- Idmed
http://www.comerbembarato.com/voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-diet-e-light-e-o-que-e-recomendado-para-o-diabetico.html
Água aromatizada - ótima alternativa para o verão!
Por Vanessa Carrara |
Yahoo! Contributor Network
Essa bebida refresca. (Foto: iStock)Sol, praia, férias e muito calor anunciam a chegada da estação mais quente do ano: o verão!
Os refrigerantes e sucos industrializados possuem inúmeros conservantes em sua composição e são verdadeiros vilões para quem deseja manter a boa forma.
Dicas
Qualidade da água: dê preferência a água mineral (com ou sem gás), pois é a mais rica em nutrientes como potássio, cálcio e magnésio.
Água gaseificada: a escolha da água com ou sem gás vai depender da sua preferência. Não utilize água gaseificada quando for consumir a bebida após muitas horas, pois após aberta, ela perde suas propriedades.
Sabor acentuado: adicione algumas gotas da fruta que desejar. Frutas cítricas como limão e laranja são as mais utilizadas.
Abuse das especiarias: cravo, canela em pau, gengibre e anis-estrelado dão um gosto adocicado e bem especial ao resultado final.
Incremente sua receita: amasse folhas de hortelã, alecrim ou de qualquer outra erva de sua preferência.
Evite o desperdício: as cascas das frutas são ricas em vitaminas e oferecem forte sabor. Também podem ser utilizadas para enfeitar bordas da jarra e copos.
Na medida certa: a quantidade de frutas vai variar de acordo com o seu paladar, portanto tenha cuidado para não sobrecarregar nos ingredientes.
Como servir: copos e jarras transparentes e com cubos de gelo são ideais para que o belo visual da bebida fique exposto.
Jovial
1 litro de água gelada
1 kiwi pequeno descascado e picado em cubos
6 uvas verdes (preferencialmente picadas ao meio para acentuar o sabor)
1/2 laranja com casca picada em rodelas
1/2 maçã verde com casca picada em cubos pequenos
Romance
1 litro de água gelada
1/2 maçã vermelha com casca picada em cubos (prefira maçã do tipo Fuji ou Gala)
4 morangos sem o cabo picados ao meio
2 pêssegos descascados picados em cubos
Folhas de hortelã amassadas
Cítrica
1 litro de água gelada
1 carambola com casca picada em tiras
Suco de 1/2 limão (pode ser substituído por um 1/2 copo de suco de abacaxi)
1/2 abacaxi picado em cubos grandes
Folhas de hortelã amassadas
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP alerta para os riscos que as dietas da moda, tidas como “milagrosas”
“A perda de água e massa magra, mantendo gordura corporal ocasiona a maior chance de flacidez. Além disso, as dietas muito restritas podem causar deficiência de vitaminas e minerais, trazendo futuros problemas para a saúde”, explica.
Uma das dietas mais comentadas atualmente é a do óleo de coco. Ela vem com a promessa de estimular o metabolismo, promover queima de gordura e reduzir a fome. Nela, recomenda-se o consumo de três colheres de sopa de óleo de coco associado a uma dieta equilibrada, na qual sugere um cardápio com 1.200 calorias diárias.
“Uma dieta com esta quantidade calórica é considerada hipocalórica, o que levaria ao emagrecimento de quem a seguisse independentemente de outras substâncias associadas”, afirma Maíra.
A nutricionista diz, ainda, que o óleo de coco é rico em gordura saturada, que em excesso tem efeitos maléficos ao organismo. O consumo excessivo de gordura saturada está associado ao aumento do colesterol.
A recomendação de ingestão total de gordura saturada, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação Médica Brasileira e American Heart Association, é de até 7% de todo o valor calórico consumido.
Com essa proposta de dieta de 1.200 calorias associada a três colheres de sopa de óleo de coco, o consumo de gordura saturada chegaria a cerca de 20% do valor energético total. Isto corresponde a mais que o dobro do consumo máximo recomendado. Além disso, não existe comprovação científica sobre as propriedades atribuídas ao óleo de coco.
O segredo para o emagrecimento saudável está na reeducação alimentar através de uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas (carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais).
Os carboidratos devem ser preferencialmente complexos, como grãos integrais, por exemplo. As gorduras devem ser consumidas com moderação e provenientes, principalmente, de óleos vegetais, sementes oleaginosas e peixes ricos em Omega três. Já as proteínas estão presentes em leites e derivados, carnes bovinas, suínas, aves e peixes e também leguminosas.
“Lembrando que a água é essencial para compor uma alimentação equilibrada, além de atividade física regular para manter a saúde em dia”, finaliza a nutricionista.
Comer de três em três horas emagrece - O ideal é fracionar a alimentação em várias refeições ao dia, comendo a cada três horas. Isso favorece a manutenção do metabolismo ativo, mantendo gasto energético. É importante não confundir o comer a cada três horas com “beliscar” ao longo do dia.
Comer somente até 20h - As pessoas têm um ritmo de atividades reduzidas no período noturno, sendo por isso indicado um consumo de menores quantidades de alimentos à noite.
Café - A cafeína age como um estimulante moderado, aumentando o alerta mental e acelerando o processo do raciocínio. Pesquisadores estudaram os seus efeitos metabólicos e verificaram que a substância não só faz aumentar o gasto de energia (em aproximadamente 13%), como também eleva a termogênese celular, a mobilização de ácidos graxos e a oxidação lipídica. O consumo recomendado de café é de três xícaras pequenas de café ao dia.
Água com limão - Não existe comprovação de que auxilie no emagrecimento, mas como não há relatos de malefícios, ela pode ser consumida, sem adição de açúcar, com o objetivo de hidratação.
Remédios naturais - Não existem comprovação de seus efeitos no emagrecimento e também não se sabe se eles podem causar algum malefício a saúde dos indivíduos que os utilizem.
Participante de 'Big Brother' britânico perde 25 quilos e estampa capa da 'Fabulous'
"De agora em diante você provavelmente vai me confundir com a Miranda Kerr (famosa modelo australiana). Tipo assim. Honestamente, jamais voltarei a ser gorda", disse Josie, orgulhosa.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Saiba como fazer frituras mais saudáveis e os benefícios de assados
Especialistas dão dicas para comer melhor, sem deixar o sabor de lado.
Veja uma receita de cebola à milanesa da chef portuguesa Lola Vinagre.
Gordura trans
Formada por um processo de hidrogenação, a gordura trans é uma substância adicionada pela indústria alimentícia para melhorar as características sensoriais dos produtos, como cor, textura, aparência e aroma, além de aumentar a conservação.
- 4 cebolas (as maiores que encontrar)
Para a parte molhada do empanado
- 4 ovos
- 300 ml de leite
- 300 ml de cerveja
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 1 xícara de farinha de rosca
Para a parte seca
- 2 xícaras de farinha de rosca
- 1 xícara de farinha de trigo
- Cominho
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Colorau
- Óleo para fritar
O corte da cebola é essencial para formar uma espécie de flor. Depois, é preciso retirar a casca. Antes de abrir a cebola, coloque-a na água quente por 5 minutos, até ela levantar da água.
CONHEÇA OS PRÓS E CONTRAS DAS FRUTAS DESIDRATADAS
http://www.kellness.com.br/pags/noticias_item.php?cod=4
Frutas secas têm nutrientes e são opções saudáveis para 'beliscar'
Elas são melhores que salgadinhos e bolachas, que têm gordura e sódio.
Frutas secas devem ser conservadas em locais secos e bem fechados.
Para tornar esse momento mais saudável, essas escolhas podem ser substituídas por frutas secas e liofilizadas, que têm fibras e vitaminas e não têm conservantes ou aditivos químicos, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Paula Dias no Bem Estar desta quarta-feira (19).
No entanto, é preciso cuidado já que essas frutas são menores e são muito mais fáceis de serem consumidas em excesso, o que aumenta o valor calórico na hora de comer, principalmente as que têm adição de açúcar. Segundo a nutricionista Ana Paula Dias, as frutas liofilizadas são as que mais conservam as propriedades e sabor durante seu processo, porém são mais caras.
Existem também as frutas preparadas com xarope de açúcar, onde os pedaços são mergulhados no líquido e perdem água para depois serem secados em uma estufa. Nesse processo, as características da fruta se mantém, porém o prazo de validade é mais curto.
A validade, inclusive, varia muito de acordo com o fabricante - no geral, o produto dura 12 meses. Ao guardar as frutas secas em potes, é importante etiquetá-lo com a informação do prazo de validade. De qualquer maneira, a dica é sempre comprar pequenas quantidades e, na hora de conservá-las, a recomendação é escolher um local com temperatura ambiente, limpo, seco e bem fechado. Se não forem bem armazenadas, as frutas secas "puxam" a umidade do ar e mudam seu sabor e textura.
Os especialistas mostraram também que esses alimentos não precisam ser consumidos apenas perto do Natal. As frutas secas já vêm prontas para serem ingeridas, mas podem ser colocadas de molho na água caso a pessoa prefira que elas fiquem mais úmidas.
Elas podem ser ingeridas com castanhas, misturadas em cereais, leites, iogurtes e vitaminas e também colocadas em pães, bolos, tortas, sorvetes, pudins, gelatinas e até mesmo carnes.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/.