OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 2 de dezembro de 2012

Tratamento Multidisciplinar da Obesidade: Diretrizes brasileiras 2009/2010

Tratamento Multidisciplinar
 da Obesidade: Diretrizes brasileiras 2009/2010

ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

"O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Há várias opções de tratamento para a obesidade e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença.
Deve-se abordar esses indivíduos individualmente, aumentando o conhecimento sobre o problema e a motivação para agir contra os fatores obesogênicos ambientais. Embora se possa utilizar medicamentos, dietas de valor calórico muito baixo e, às vezes, cirurgia nos graus II e III, as mudanças de estilo de vida por meio de aumento do conhecimento e técnicas cognitivo-comportamentais são ainda fundamentais. A escolha do tratamento deve basear-se na gravidade do problema e na presença de complicações associada”.

Como foi visto, a necessidade do tratamento multidisciplinar da doença obesidade é indiscutível, sendo obrigatório oferecer avaliação e cuidados especializados, orientação para mudança de comportamento alimentar e motor, além de apoio psicológico. O tratamento ideal deve abordar melhoras nas condições de saúde do indivíduo, reduzir a gordura corporal, promover a prevenção do ganho de peso, melhorar ou prevenir complicações bioquímicas e metabólicas, além de promover bem-estar psicológico. A eficácia do tratamento é atribuído, principalmente, aos aspectos de modificação do estilo de vida do indivíduo, envolvendo principalmente a reeducação alimentar e prática regular de atividade física.
São diversos os especialistas que trabalham diretamente com a doença. Segue abaixo uma tabela ilustrativa.
















Corpo

Médico
Endocrinologista
Os endocrinologistas, médicos especialistas no sistema hormonal e metabólico, são responsáveis por avaliar as causas biológicas da obesidade e suas possíveis complicações, direcionar o tratamento da maneira mais adequada, prescrevendo e monitorando eventuais medicações. Dentre várias funções, avaliam, diagnosticam e tratam as co-morbidades metabólicas associadas à obesidade.
Cardiologista
Especialidade médica com a função de  diagnosticar e tratar doenças do sistema circulatório, principalmente as cardiopatias. Ou seja, no caso da obesidade, o profissional tem a função de tratar e prevenir co-morbidades cardiovasculares.
Psiquiatra
Psiquiatras são médicos especializados no cuidado da saúde mental do indivíduo por meio seja por tratamento medicamentoso ou psicoterápico. Esse profissional é de   suma importância na avaliação, diagnóstico e tratamento das frequentes co-morbidades psiquiátricas  e transtornos alimentares relacionadas à obesidade.
Cirurgião
A cirurgia bariátrica é uma das formas de tratamento da obesidade;

























Equipe 

Multi-
disciplinar
Nutricionista
O trabalho da nutrição na obesidade tem a função de compor uma dieta juntamente com o paciente com o objetivo de modificar os hábitos alimentares envolvidos na etiologia e manutenção da obesidade. Com isso, o seu balanço energético antes positivo torna-se negativo, ou seja, ingestão de energia maior que o gasto com a realização do trabalho biológico.
Educador Físico
O sedentarismo constitui fator relevante para a manifestação e a manutenção da obesidade. Além de aumentar o gasto energético, o exercício físico estimula o aumento da taxa metabólica de repouso e da termogênese induzida pela dieta. Assim como na nutrição, o exercício reduz complicações relacionadas à obesidade.
Psicólogo
O papel do psicólogo no tratamento da obesidade tem o objetivo de, através de um processo psicoterapêutico, identificar e tratar as causas emocionais e hábitos mantenedores do excesso de peso. Com isso, há a diminuição das repercussões emocionais do excesso de peso e auxilio na adesão às orientações dos demais profissionais. Também é o seu papel identificar e tratar co-morbidades psiquiátricas e transtornos alimentares relacionadas à obesidade.
Fisioterapeuta
O trabalho fisioterapêutico na obesidade tem o objetivo de tratar as co-morbidades ortopédicas, atenuando os sinais de limitações físicas ocasionadas pelo excesso de gordura corporal, tais como: dores, diminuição de força muscular, alterações posturais e encurtamentos musculares. Também inclui-se o tratamento estético que auxilia bastante o processo de emagrecimento.
  
Como foi visto, o tratamento multiprofissional da obesidade deve incluir estratégias de redução gradual de peso, como parte de um programa integral visando a mudanças permanentes no estilo de vida, que resultem em indivíduo com peso e aspectos físico, psíquico e social mais saudáveis. Sendo assim, torna-se essencial a atuação integrada dos profissionais de saúde no combate à obesidade em nosso meio, tanto em ações preventivas quanto curativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário