OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como deixar de ser sedentário?

Marcio Atalla é professor de educação física e consultor do quadro "Medida certa", do Fantástico da Globo. Envie sua perguntas pelo site www.epoca.com.br ou pelo e-mail marcio.atalla@edglobo.com.br (Foto: Reprodução)MARCIO ATALLA
Tenho 33 anos e fumo há 17. Comecei a frequentar uma academia com autorização médica. Conforme fazia os exercícios, sentia falta de ar. Tive uma forte palpitação e fui parar no médico. Não tenho problemas no coração, mas, desde então, fiquei com medo de fazer esporte. Quero parar de fumar. O que faço?Carolina Baylac, Rio de Janeiro, RJ
Se seu médico acompanha seu treino, você não deve ter medo. Sentir cansaço extremo e até falta de ar é normal para qualquer pessoa que começa a malhar, independentemente de ser ou não fumante. Para quem fuma, esses sintomas são mais intensos. Você deve, provavelmente, ter exigido demais de sua condição física. Fazer exercícios de forma regular é a maneira mais eficaz para parar de fumar. Você está no caminho certo. Peça auxílio a um professor para ajustar o nível de esforço de cada atividade. Não exagere para não desistir.
Cansei do sedentarismo. Quero me exercitar. Vou começar a caminhar, duas ou três vezes por semana. Essa periodicidade é razoável? – Rodrigo Pessanha, Rio de Janeiro, RJ
Rodrigo, a caminhada é uma das melhores maneiras de incorporar a atividade física de forma segura e confortável. Minhas dicas são: 1) comece com três vezes por semana; 2) marque o tempo e a distância que você percorre, para poder, aos poucos, aumentar o ritmo de sua caminhada; 3) escolha diferentes solos, como areia fofa, grama, terra, asfalto e ladeiras; 4) aos poucos, acrescente mais um ou dois dias na semana; 5) quando estiver confortável com a caminhada, incorpore exercícios de força, que podem ser feitos com ginástica, musculação ou pilates.
Como deve ser o treino para quem já tem preparo físico e quer começar a correr? Faço musculação há três anos e, mesmo assim, só consigo correr dois minutos e paro. – Dayse Ribeiro de Carvalho, Belo Horizonte, MG
A corrida é uma atividade de altíssimo rendimento, exige bastante do corpo. É normal não conseguir mantê-la por mais de alguns minutos. O corpo precisa se adaptar às reações bioquímicas que ela provoca. Elas nos fazem sentir um leve desconforto. No início, é importante alternar caminhada e corrida. Experimente caminhar por dez minutos para aquecer e depois alternar: dois minutos de corrida com quatro minutos de caminhada. É sempre bom variar a velocidade e a intensidade e fazer treinos alternados.  

NA LIVRARIA Mais dicas sobre qualidade de vida e emagrecimento no livro Sua vida em movimento, de Marcio Atalla (Editora Globo) (Foto: divulgação)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário