OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aproveite os nutrientes dos alimentos!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


aproveite-os-nutrientes-dos-alimentos
Os nutrientes presentes nos alimentos é o que vão garantir à nossa saúde alimentar, e muitas vezes, alguns de nossos hábitos fazem com que perdemos um pouco desses nutrientes.
Por esse motivo seguem algumas dicas simples para você aproveitar tudo de saudável que os alimentos podem oferecer.
- Dê preferência por consumir os vegetais crus. Dessa forma preservam-se as fibras, as vitaminas e os minerais, que no cozimento é reduzido. Quando for preciso cozinhar, utilize as panelas à vapor. Os legumes e tubérculos devem ser cozidos com casca, porque a casca funciona como uma barreira de proteção. Além disso, quanto menos picados forem os alimentos, menor a exposição e, portanto, menores são as perdas.
- Prefira o azeite de oliva extra virgem, que mantém as propriedades funcionais deste tipo de gordura. Utilize para temperar saladas, regar refogados prontos, ou seja, não aqueça o azeite, pois dependendo do tempo de aquecimento, ele muda a estrutura. Para frituras é melhor usar o óleo mesmo.
- Beba café em quantidade moderada, o café traz benefícios se consumido na medida certa e malefícios se consumido em excesso. Beba até 3 xícaras de café preto, não ultrapasse isso. Muitas vezes o hábito de tomar cafezinhos mascara a sede e impede o consumo de um copo de água.
- Frutas que podem ser consumidas com casca, como maçã, pêra, laranja (parte branca), não as descasque, pois a maior parte das fibras está na casca, ou em bagaços, etc.
- Evite utilizar panelas de alumínio, pois liberam metal pesado que favorece o envelhecimento. Panelas de inox, antiaderentes, porcelana ou vidro são os tipos mais indicados.
- Alimentos com teor reduzido de gorduras são mais saudáveis e pode ser usados regularmente. Leite e iogurte desnatados, margarina light, gelatina diet, dentre outros, são mais saudáveis do que os convencionais.
- Não exagere no consumo de congelados e enlatados, que geralmente são ricos em sódio, prefira sempre o alimento o mais natural possível.
- Na hora da compra, a seleção também é importante. Uma boa aparência dos alimentos assegura uma boa oferta de nutrientes. Frutas e vegetais machucados, batidos ou com picadas de insetos, carnes esverdeadas com textura e odor não característicos são indícios de que estão impróprios para o consumo.
- Observe a aparência, cor, textura e odor. No caso dos industrializados, recomenda-se não comprar produtos com embalagens abertas e latas amassadas ou estufadas.
- Descongele a comida na geladeira, retirando-a do congelador com certa antecedência.

Fonte: Por Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Nenhum comentário:

Postar um comentário