OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 27 de janeiro de 2013

Reeducação alimentar, dieta, os outros e você

Desde que o emagrecimento se tornou mais aparente, o olhar dos outros mudou. Antes eu ainda tinha paciência para ouvir, respirar e responder com calma, mas foram tantos comentários com uma visão errada do meu processo que eu apenas desisti. Aí nos últimos dias, vi a mesma cena se repetindo comigo, com colegas e amigas próximas que também estão passando pela reeducação alimentar. Comentários do tipo: “não coma isso porque engorda”, “não me vá engordar uma grama”, “mantenha o foco na dieta e atividade física”, etc.
A primeira coisa que passou pela minha cabeça sem saco pra estes tipos de comentários foi: “quando eu tinha 17kg a mais, NINGUÉM teve a boa vontade, amizade e preocupação de chegar até a mim e conversar sobre alimentação e academia. Aí agora que eu aprendi como a coisa funciona, vem um monte de sabichão dar pitaco”. Mas, ao invés disso, resolvi ser mais educada e tentar esclarecer aqui o que acontece de uma forma bem didática. Desculpe-me até se o post ficar grande ou se vai doer em alguém, mas acho que vale a pena ser lido até o final.
Acho que o primeiro GRANDE equívoco é achar que reeducação alimentar é a mesma coisa que dieta. Penso até que muitos nem ouviram falar em R.A., como nós adeptos da mudança carinhosamente a chamamos. Reeducação alimentar é um processo pelo qual o interessado vai passar para mudar seu estilo de vida. É aprender a comer melhor todos os dias e se exercitar periodicamente. Já a dieta é feita por um período de tempo bem menor para atingir um certo peso.
Na reeducação alimentar a gente evita industrializados não porque um médico mandou ou a revista está sugerindo, mas porque a gente sabe a quantidade de sal embutida no produto e consequentemente evitamos hipertensão. Na R.A. nós preferimos fruta e fibras porque entendemos o benefício de ter um intestino regulado. Na R.A. a gente investe em salada porque temos ciência das vitaminas, minerais e dezenas de outras substâncias que farão bem ao nosso organismo. Na R.A. a gente evita (olha o verbo!) açúcar e a fritura porque sabemos dos riscos de diabetes e colesterol. Adeptos da reeducação alimentar não são apenas pessoas acima do peso. Algumas com o IMC dentro do normal precisam de novos hábitos porque NÃO SABEM COMER BEM.
Na dieta a gente corta isso tudo que está aí em cima como na R.A., emagrece o que tem que emagrecer, mas sem mudança de hábitos muitos engordam tudo de novo. E às vezes até mais do que antes.
Vou citar a minha nutricionista Marina Pantoja pela enésima vez neste blog:
“a vida em sociedade é rodeada de comida. Socializar, na maioria das vezes, tem comida envolvida. Desde criança somos adestrados’ a comer tudo para ganhar um doce e aprendemos que o doce é sempre uma recompensa para uma coisa ruim. Não acredito em contagem de calorias, mas em uma reeducação. Se você comer bem na grande maioria dos dias, não há problema algum em sair para comer uma pizza, um hambúrguer, etc porque seu organismo sabe que aquilo ali é o corpo estranho e não a regra. Ele estará limpo e funcionando diferente”.
Eu só entendi isso quando limpei mesmo meu organismo. Desculpa o exemplo, mas é o que eu estou passando neste momento: durante 2 dias da última semana degustei doces para fechar o buffet do casamento e passei dois dias com diarreia. Por que? Porque meu organismo não está acostumado mais com a quantidade de açúcar que eu comi, estranhou e está botando tudo pra fora.
Então vamos pra parte que o povo não entende. Eu, assim como alguns dos meus colegas, não estamos de dieta. Estamos nos reeducando. Assim como a Marina falou, há momentos que eu quero comer um sorvete e não um picolé de frutas ou diet, há momentos que eu quero ir pra um churrasco e comer carne vermelha com farofa, há momentos que eu quero comer uma torta de chocolate, etc. Isso NÃO vai me doer, machucar ou engordar 40kg porque é apenas um momento. Na refeição seguinte, voltarei com minha salada e irei para a academia normalmente sem peso na consciência.
Quem passou pela reeducação sabe que esses desejos não acontecem todos os dias. Eles viram exceções mesmo. Já recusei chocolate, por exemplo, porque não estava a fim. Sem vontade de comer. Não porque iria engordar. Já recusei pizza porque vi a quantidade de gordura escorrendo da bichinha e sabia que iria passar mal no dia seguinte.
Pra turma que está de dieta e me lendo: desista disso e invista na R.A. Tire esse negócio de “quero ser magra a todo custo” da cabeça. Só a R.A. vai te ajudar a emagrecer e MANTER O PESO desejado pro resto da vida. Fora isso, um outro benefício é LIBERDADE. Liberdade de você comer porcaria SIM. A gente merece de vez em quando. Não há problema algum quando isso for, de novo, EXCEÇÃO E NÃO REGRA.
Chegar na fase da liberdade é duro, difícil e demora tempo. Há caídas e recaídas. Bater muita cabeça na parede até você tomar controle da situação. Passei uns 10 meses brigando com minha consciência, sofrendo por qualquer caloria ingerida a mais e chorando achando que nunca ia poder voltar a sair com amigos e comer batata frita, por exemplo. Hoje eu saio, como umas 5 e tô bem. Sabe aquela coisa de só sentir o gostinho? Pois é. Me satisfaço com pouco e não prejudico a minha R.A.
Ainda preciso perder 7kg para chegar no IMC normal. Os 68kg não foram definidos por número de calça ou estética imposta, mas sim por questão de sobrepeso e gordura no fígado. Confesso que no início deste blog eu pensava mais na estética de entrar em um vestido de noiva sem parecer o bolo do casamento do que na saúde, mas saúde é muito mais importante que qualquer P. Claro que a barriga e os braços gordos ainda me incomodam. Qual mulher não reclama da sua aparência? Mas saber que estou com uma auto estima que não tinha há mais de 10 anos é o melhor presente desta jornada.
Repense os motivos porque você entrou nessa e mude da maneira correta. R.A. e não dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário