OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Concilie a festa de aniversário com o projeto de emagrecer

Veja o certo e o errado desse tipo de evento e coma de tudo sem culpa

Por Carolina Gonçalves - publicado em 26/07/2012

Coxinha, brigadeiro, refrigerante e ainda tem o bolo. Tudo nas festas de aniversário é uma tentação, na medida certa para estragar a sua dieta e a disposição em emagrecer. Aceitar um convite desses, sem precisar compensar o estrago na segunda-feira, é um desafio e tanto para a turma da dieta. Vencer as dificuldades dá trabalho, mas algumas dicas facilitam a missão. "Sair de casa preparado e ter certeza do seu projeto de emagrecimento são fundamentais para ir à festa e aproveitá-la sem voltar para casa com culpa", afirma a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba. Confira o certo e o errado das festas de aniversário e nunca mais falte ao evento por medo de engordar. 
 
1. Errado: sentar ou ficar perto da comida
"A proximidade com os salgadinhos e os doces aumenta sua vontade consumi-los", diz a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. Você acaba comendo mais por gula, às vezes nem sente mais fome ou vontade.

2. Certo: procurar um lugar distante da tentação
Segundo a nutricionista, permanecer longe das bandejas de doces e salgados contribui e muito para o controle do apetite. "É mais fácil se distrair e tirar o foco da comida", afirma Raquel. 
mulher comendo uma pêra - Foto Getty Images 1. Errado: ficar sem comer para aproveitar a festa
Pular algumas refeições para economizar calorias, consumidas mais tarde no aniversário, é uma cilada. As horas sem comer aumentam sua fome, fazendo com que você coma mais do que a dieta permite.

2. Certo: fazer um lanche antes de sair de casa
O ideal é comer um pequeno lanche antes de ir à festa, pode ser uma fruta ou um sanduíche leve. "Com o estômago saciado, você seleciona melhor ao quantidade e a qualidade do que vai consumir na festa", diz Raquel Maranhão.
mulher comendo um sanduíche  - Foto Getty Images 1. Errado: experimentar de tudo o que é servido
"Selecione o que vai comer. A falta de limites causa o ganho de peso e o aumento de gordura corporal, atrapalhando sua motivação para persistir na dieta", diz a nutricionista Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker, em São Paulo.

2. Certo: analise as opções e escolha sua favorita
Antes de começar a comer, olhe bem o que está disponível nas mesas ou bandejas. "Você vai encontrar opções mais saudáveis e saborosas, sem precisar se preocupar com os quilos ganhos", afirma a nutricionista.
prato de salada - Foto Getty Images 1. Errado: comer normalmente no dia da festa
Se você vai comer algo mais calórico no fim do dia, controle o cardápio nas refeições anteriores. "Guarde calorias para consumir depois, evitando restringir ainda mais as opções e as quantidades que poderão ser ingeridas na festa", diz a nutricionista Camila.

2. Certo: consumir pratos mais leves para economizar calorias
"No dia da festa, faça refeições mais leves, mas sem ficar com fome", diz Camila. A nutricionista recomenda uma refeição rica em fibras, que aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura, juntamente de uma fonte de proteína, que tem uma digestão mais lenta, contribuindo para manter a saciedade. "Uma opção é salada de folhas verdes, legumes crus, arroz integral e peixe grelhado."
torrada com queijo cottage - Foto Getty Images 1. Errado: comer os salgados fritos
Coxinha, bolinha de queijo e outras frituras possuem uma grande quantidade de gorduras. "Todo esse óleo é veneno para quem está tentando emagrecer", diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

2. Certo: preferir salgados assados
"O ideal é optar pelas torradas com pasta, pães de queijo ou salgadinhos à base de massa de pão, como esfihas e enroladinhos", diz Myrla.
sanduíche de peito de peru - Foto Getty Images 1. Errado: comer qualquer sanduíche
Caso a festinha tenha sanduíches de sabores variados, o melhor a fazer é fugir dos recheios embutidos ou com queijos amarelos, que possuem muita gordura e sódio, acabando com a dieta.

2. Certo: comer o sanduíche de peito de peru com queijo branco
"Preferir queijos e carnes mais magras ajuda a diminuir a ingestão de gordura e facilita a manutenção da dieta", diz a nutricionista Myrla. Outras boas opções são sanduíches caseiros, como o de carne desfiada.
dois copos com sucos de laranja e limão - Foto Getty Images 1. Errado: beber refrigerante
"Os refrigerantes têm calorias vazias, não oferecem nenhum valor nutricional ao organismo", diz a nutricionista Raquel. Além disso, a bebida é rica em sódio e açúcar, ingredientes que são velhos inimigos da dieta.

2. Certo: beber sucos
Prefira os sucos naturais ou industrializados sem açúcar e conservantes. "Se você não resistir ao refrigerante ou ele for a única opção disponível, dê preferência às versões light ou zero", diz Raquel Maranhão.
mulher comendo bolo - Foto Getty Images 1. Errado: comer bolo e docinhos
Os doces, mesmo que em pequena quantidade, reúnem muito açúcar e gorduras. "Um único brigadeiro, por exemplo, tem 80 calorias", diz a nutricionista Raquel. Já os bolos de aniversário costumam ser recheados e levar coberturas como chantilly ou chocolate, muito calóricos.

2. Certo: comer docinhos ou bolo
O melhor seria comer cerca de dois docinhos ou uma fatia fina de bolo, só para provar. "Se você não consegue resistir às sobremesas, coma menos salgados. Assim sobra uma cota extra de calorias para você comer tanto a fatia de bolo quanto um docinho", diz Raquel.
três amigas conversando na festa - Foto Getty Images 1. Errado: ficar de olho na comida
O evento reúne outras atrações além de comida deliciosa. "Ir à festa pensando apenas nos salgados e docinhos, além de fazer você perder a companhia dos amigos, é um perigo para a dieta", diz a nutricionista Camila.

2. Certo: curtir o momento com os amigos
Você pode se ocupar com outras atividades que também trazem prazer, como conversar, dançar, cantar e curtir os amigos. "Lembre-se sempre que você vai à uma festa de aniversário por causa do aniversariante, por isso deixe a comida de lado e vá curtir a festa", diz Renata Maranhão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário