OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 20 de janeiro de 2013

Aos 86 anos, ginasta mais velha do mundo quer ir ao Brasil em 2016



Aos 86 anos, ginasta mais velha do mundo se apresenta para emissora de TV na Alemanha

Johanna Quaas virou 'hit' na internet após vídeo ter cerca de três milhões de acessos
03/12/2012 17:02 - Atualizado em 03/12/2012 17:07
Por ahe!
RIO
Alemã se apresentou neste fim de semana para emissora de Munique - Divulgação

A ginasta alemã Johanna Quaas, de 86 anos, fez uma exibição, neste fim de semana, para uma emissora de TV na cidade de Munique. Ela, que faz parte do livro dos recordes como a ginasta mais velha do mundo, apareceu na mídia e gerou grande repercussão no início deste ano, quando um de seus vídeos foi acessado por aproximadamente três milhões de pessoas no Youtube.

Ginasta mais velha do mundo dá 'show' em evento na Alemanha

Ter, 04 de Dezembro de 2012
01aginasta2 

Johanna Quaas, de 86 anos, a ginasta mais velha do mundo, exibiu suas habilidades durante a transmissão do 'Menschen 2012', programa de TV que elegeu personalidades do ano na Alemanha. O programa foi ao ar no domingo (2).
Desenvolta, a idosa chegou a ajudar o ator Wotan Wilke Moehring a brincar nas paralelas. Ela ainda hoje participa de competições no esporte, por isso reconhecida pelo livro Guinness dos recordes como a ginasta mais velha ainda em atividade.
Fonte:g1.globo

Ginasta de 86 anos empolga o público na Alemanha

  • Johanna Quaas faz parte do livro dos recordes como a ginasta mais velha do mundo
O Globo (Email)
Publicado:
Atualizado:


Johanna Quaas, a ginasta mais velha do mundo
Foto: Hannival Hanschke / AFP

Johanna Quaas, a ginasta mais velha do mundo Hannival Hanschke / AFP
RIO - Johanna Quaas não tem qualquer glória olímpica ou medalha guardada na sua casa na Alemanha, mas aos 86 anos virou um hit na internet. A cada apresentação exibida pela TV alemã, o sucesso de Johanna é instantâneo. Aos 86 anos, ela está no Guinnes Book, o livro dos recordes, como a ginasta mais velha do mundo.
No fim de semana, Johanna impressionou o público com uma apresentação em Munique. Vestindo um maiô verde, ela foi a sensação do local com sua apresentação nas barras paralelas e no solo. Logo depois, ela virou hit no YouTube.


 Seu vídeo já teve cerca de três milhões de acessos.
Johanna começou na ginástica com nove anos em 1934. Treinou até 1945 em Stuttgart, quando se mudou para Weissnfels, quando começou a treinar handebol, pois a ginástica fora banida do local. Dois anos depois, a punição se encerrou e ela voltou a treinar ginástica.
No final da década de 50, já era treinadora e em 1961 comandou a equipe da SC Chemie Halle, que contava com Barbara Dix-Stolz e Christel Felgner-Wunder, ginastas que competiriam em Tóquio-1964. Um ano antes dos Jogos, se casou com o também treinador Gerhard Quaas, com quem teve três filhos.
Aos 57 anos, Johanna novamente voltou a treinar e ganhou uma competição de ginástica da então República Democrática da Alemanha (DDR) em Leipzig. Depois da reunificação da Alemanha em 1989, a ginasta continuou a competir em competições de master. Ela já conquistou 11 medalhas em competições sênior.
Hoje Johanna pratica a ginástica apenas por diversão. E encanta o público com suas impressionantes performances.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/ginasta-de-86-anos-empolga-publico-na-alemanha-6923723#ixzz2IXrgywgF
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário