OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 27 de janeiro de 2013

Alimentos , sentimentos e emoções.

por Nutricionista Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064


Estamos no verão e as preocupações com o excesso de peso, já estão pesando não é mesmo?
Então, bora arregaçar as mangas e trabalhar! Esse negócio de dieta milagrosa, medicamento novo para emagrecer e alimento da hora que ajuda emagrecer é balela!
Eu nem uso a palavra dieta no consultório porque lembra punição e ninguém consegue viver de dieta muito tempo. Quanto aos alimentos quando me perguntam se tal alimento engorda, eu digo que todos engordam e todos emagrecem. E é verdade. O que importa é a quantidade, qualidade e a frequência com que se come.
Mas o que funciona mesmo é a reeducação alimentar que é um método seguro e gradativo de perder peso e com a garantia de conseguir mantê-lo depois. Para emagrecer, é preciso mais que somente fechar a boca e sim abrir a mente. É necessário fazer mudanças de dentro para fora, repensar e mudar não só hábitos alimentares e sim sentimentos, comportamento e atitude.
Nosso sistema emocional é maior sabotador de planejamento alimentar que existe, acredite! Você é do tipo, está triste, come. Está feliz come. Por isso analise seus pensamentos. Você tem pensamentos gordos ou magros? Pensa que no final do expediente depois de tanto trabalhar vai se presentear aquela torta de chocolate que te trará um prazer momentâneo? Isso é pensamento gordo. Ou pensa que depois do expediente mesmo cansado, vai fazer um lanche saudável com uma fruta e um carboidrato integral, vai caminhar por pelo menos 30 minutos porque é isso que te trará saúde para o resto da vida? Substitua os pensamentos gordos por pensamentos magros e tome atitudes magras e saudáveis. Você merece e consegue.
Veja bem, nosso corpo aprendeu a comer desregradamente uma vida inteira engordando por consequência. Agora é preciso ter paciência e persistência para ensinar a ele um novo caminho. É preciso reeducar, ensinar de novo, repetir, repetir e repetir até que se torne algo normal, intrínseco na sua vida. O acompanhamento nutricional é fundamental. O processo é gradativo, mas é sustentável, eu garanto.
Muitas vezes engordar vai além de comer desregradamente é também consequência de um quadro de ansiedade, estresse ou depressão. O negócio é emagrecer e permanecer. Isso sim traz satisfação e alegria a qualquer nutricionista e paciente.
Deixo algumas dicas para permanecer firme em seus propósitos:
· Foque no seu objetivo
· Se precisar busque ajuda psicológica, lembre-se emoção resolvida não vira comida
· Faça alguma atividade que libere as tensões, como meditação, yoga, ou até mesmo orar.
· O melhor dia para ir ao nutricionista, é aquele que eu quero faltar.
· Coma saudavelmente, faça mais refeições com menos quantidades.
· Aventure-se pelo mundo dos sabores, experimente alimentos novos.
· Pratique algum exercício físico que aumentará o seu gasto calórico bem como reduzirá a ansiedade
· Se hoje não foi 100 % perfeito, ok, no próximo minuto você retoma seu foco.
· A hora, sempre é agora e o responsável pelo seu emagrecimento sempre é você!
· Persita, insista, é possível, se outros conseguiram, você consegue!
Fonte:  ANutricionista.Com - Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064 - Nutricionista em Lajeado.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário