OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 20 de janeiro de 2013

Festinha de criança pode ser nutritiva!

É possível evitar frituras e doces e manter os pequenos saudáveis nesses eventos

 

Festinha saudável: é possível!

Por mais que se tente manter uma alimentação regrada para os filhos, todos os pais concordam que há uma dificuldade quase inevitável: as festinhas infantis, cheias de tentações que os pequenos amam, como pipoca, salgadinhos fritos, bolo e muitos doces. Como controlar as crianças nesses eventos?

Não é fácil, mas há alguns truques. Se seu filho for convidado na festa, tente usar a mesma tática usada por mulheres que estão fazendo dieta: almoçar ou jantar antes de ir à festa. "Fazer um lanche saudável em casa antes da festa evita que a criança chegue com muita fome", explica Fábio Bicalho, nutricionista funcional e clínico, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. "Dessa forma, irá comer com mais moderação."

O melhor é que os pequenos comam apenas uma unidade de cada uma das guloseimas. Isso porque o açúcar refinado, dizem os médicos, não é recomendado em nenhum caso, já que só tem calorias vazias. Já as gorduras são essenciais — as crianças devem comer de 45 a 60 gramas desse nutriente. Mas é preciso dar preferência às insaturadas, que vêm de alimentos saudáveis como peixes e óleos vegetais. As saturadas, que estão em carnes e nas frituras, devem ser limitadas.

Comida com criatividade
Se você é o responsável pelo planejamento da festa infantil, dá para investir em alimentos e guloseimas saudáveis, que as crianças vão gostar e que fazem bem para os pequenos e, é claro, para os pais. E lembre-se: tudo isso fica mais fácil se seus filhos já forem acostumados a comer saudavelmente no dia a dia. Assim, trocar os petiscos das festinhas não será nenhum sacrifício!

Fábio Bicalho sugere como opções aos salgadinhos fritos como coxinha, croquete e bolinha de queijo outros, assados e feitos com farinha integral. Além disso, aposte no queijo branco e nos sucos naturais em vez dos refrigerantes. E para substituir a famosa mesa de doces? "Picolés, espetinhos com frutas coloridas, gelatinas em formas diferentes e mousse de cacau", indica o especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário