OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Porque eu não emagreço? Seis fatores pouco conhecidos

Por Livia Hasegawa 
 
Em sua primeira coluna, a nutricionista Livia Hasegawa fala de cinco fatores que você não sabia que podem engordar; pouco conhecidos e divulgados
Se você é daqueles que acham que apenas reduzir as calorias da sua dieta vai fazer você emagrecer, está enganado… O emagrecimento envolve diversos fatores, vou explicar alguns deles para vocês observarem que o “buraco é mais embaixo”:
- dieta: além da quantidade calórica que você pode sim ficar atento, há a questão da escolha destas calorias. Aquela história de que vai comer uma coxinha que tem X pontos no almoço e depois vai jantar 1 fruta que tem menos pontos, não funciona. Nosso organismo em primeiro lugar precisa de nutrientes  para o metabolismo funcionar e você conseguir gastar energia adequadamente. Por exemplo, se falta complexo B (presente em especial nos grãos integrais), o Ciclo de Kerbs, que é um ciclo de geração de energia no nosso corpo, não funciona adequadamente, aí já viu… metabolismo lento!!!
- coma comida de verdade: como falado acima, nosso corpo precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para funcionar, e isto está presente nos alimentos de verdade. Por exemplo, você acha que suco de pozinho é alimento? Você acha que sopa em pó ou gelatina são alimentos? Sinto informar, mas não são… Aliás, a gelatina merece um outro post, mas em resumo: ela não emagrece, não adianta tomá-la para enrijecer a pele por causa do colágeno!!! O seu corpo precisa de frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e carnes magras, é isso que o organismo precisa para trabalhar certinho e não ficar preguiçoso e não inflamar!
Saiba que o emagrecimento depende de diversos fatores e só mudando realmente seu estilo de vida é que você consegue fazê-lo e mantê-lo
- inflamação: aqui talvez seja a novidade para vocês: a obesidade é chamada de doença inflamatória. Isso porque a gordura do nosso organismo produz diversas substâncias chamadas de substâncias inflamatórias que, quando em alta quantidade, estimulam a lipogênese, ou seja, o aumento de gordura!!!  Mas o que inflama? Alimentos industrializados aumentam inflamação, alimentos com um potencial alergênico (isso depende da pessoa, mas os comuns são os leite e derivados, glúten, soja, amendoim, cítricos), doenças, etc. Consulte um nutricionista para saber se você possui algum tipo de intolerância a algum alimento.
- sono: você dorme bem? Não? Então você pode sim engordar por conta disso. Quando não dormimos os níveis de uma substância chamada cortisol aumentam!!! Mas o que esse tal de cortisol faz? Simplesmente ele quebra músculo e aumenta a gordura… chato, não?
- atividade física: se você é sedentário, seu nível de inflamação é muito maior, você tem o metabolismo mais lento e sua chance de ganho de peso é maior, e o pior, sua chance de perder massa muscular é ainda maior, já que só ganhamos massa muscular com o treino. Aí é que começa a flacidez, gordura localizada, etc.
- retire o açúcar da sua alimentação: o açúcar realmente é um dos grandes vilões hoje em dia e, de fato, podemos viver sem consumir este açúcar refinado, que além de estar cheio de produtos químicos, aumenta muito a chance de acúmulo de gordura e outras doenças (o açúcar também merece um post só pra ele!). Mas cuidado! Não é para ficar se enchendo de adoçantes, hein? Isto é outra coisa que pode engordar e que entra na minha lista de alimentos proibidos, a não ser que seja um a base de Stevia.
Bom, claro que existem mais milhares de fatores que podem ajudar a engordar, mas quis citar aqui apenas alguns que não são clichês da nutrição como: consuma leite desnatado, não consuma frios e embutidos, etc, que vocês já estão cansados de saber… Saiba que o emagrecimento depende de diversos fatores e só mudando realmente seu estilo de vida é que você consegue fazê-lo e mantê-lo!
Livia Hasegawa é nutricionista formada pela USP, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional – UNICSUL e Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Atendimento em consultório particular na área clínica e esportiva em São Paulo e São José dos Campos – SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário