Aprenda como se manter na dieta em dias de festa |
Se você está tentando
emagrecer, as suas idas à festinhas ou aquele happy hour com os amigos, pode virar uma grande dor de cabeça. É normal acontecer alguns deslizes durante esses encontros, mas o pior é o sentimento de culpa que vem imediatamente depois. E não se engane, achando que se você quebrar a dieta você conseguirá voltar a ela logo em seguida, porque a tendência é que se coma mais, justamente pela sensação de ansiedade que a situação impõe.
Veja essas dicas para você conseguir associar sua
dieta à sua vida social:
- Evite deixar de sair se estiver em período de emagrecimento, mas também não se esqueça de manter seu foco e saber escolher bem o que vai mandar para seu estômago.
- Escolha sempre a opção assadas, elas contém menos gorduras. Fique de olho naquela salada, mas tenha cuidado com os complementos: pães, molhos e petiscos, pois eles engordam sua salada.
- Determine o quanto você pode comer, sem jogar fora todo o esforço que fez até agora para perder os últimos kilos. Saiba dizer não para aquela pessoa que insiste que você tem que comer mais um pouquinho.
- Faça um lanche antes de sair de casa ou do trabalho. Isso evita que você chegue com muita fome ao evento e coma tudo pela frente.
- Nas festas infantis, evite comer mais do que 4 salgadinhos. Lembre-se de deixar um espacinho para o bolo. Esqueça aquele pratinho cheio de guloseimas para levar pra casa!
- Quando for escolher o que beber, opte pelos sucos (sem açúcar, pois as frutas já tem açúcar natural), água ou refrigerante light.
- Nos bares, evite a bebida alcoólica e se quiser realmente beber, peça uma taça de vinho ou um copo de chopp.
- Desvie a atenção da comida. Converse mais com aquela sua amiga que não vê há tempos.
- Se for jantar fora, veja o cardápio antecipadamente pela internet e já decida o que vai pedir. Isso evita que você caia em tentação na hora de escolher. Dispense os pães ou patês servidos de entrada.
Como manter o peso durante as festas de Natal e Ano Novo
Como manter a dieta no Natal? A primeira vista, pode parecer até precipitado já falar em fechar a boca durante as festas de final de ano, mas lembre-se: falta menos de 1 mês para a chegada das festas e das comilanças que acontecem no final do ano, o que se torna quase um martírio para quem se encontra em dieta.
Se a intenção é evitar as ‘gordices’ das festas de final de ano e começar o ano de 2011, com a consciência e o corpinho mais leve, é bom já começar preparar o psicológico e reforçar suas doses de determinação, para resistir aqueles pratos apetitosos da vovó, daquele doce da sua tia que cozinha super bem e dos deliciosos aperitivos que só a sua mãe faz bem. RESISTA! Na maioria das vezes, elas são carregadas de muitas calorias e possuem poucas substâncias que seu corpo pode aproveitar. Lembre-se da balança!
Na hora da ceia, evite exagerar. Coloque apenas o suficiente (e em poucas porções, claro!) no prato e SE sentir vontade de repetir, coma. Prefira pratos assados, com pouca gordura e coloque mais legumes e verduras no prato.
Tem sobremesa? Ok, sabemos que é difícil resistir… então, que tal fazermos uma pequena degustação? Não precisa exagerar né? Se a sobremesa tiver frutas, maravilha! Elas possuem menos açúcares e são mais saudáveis.
E os vinhos, espumantes, drinks… Não pode? Sim, pode! Mas E-V-I-T-E, principalmente durante as refeições. Mas nada impede que você faça um brinde no final da noite, até porque, ninguém é de ferro!
Apesar de algumas restrições a que nos submetemos, manter o peso mesmo durante as festas de final de ano, pode ser mais simples do que se imagina. Algumas dicas te ajudarão a manter o peso, como por exemplo, não chegar à festa de final de ano com fome (faça uma refeição leve em casa!), evite as bebidas alcoolicas, faça uma doação das sobras da ceia ou do almoço à uma instituição do bairro, comer apenas os aperitivos magrinhos…
Se a festa esse ano é na sua casa, capriche e ajude seus convidados a também manter a linha. Veja essas dicas:
Leve ao forno
Deixe as fritas dos salgadinhos de lado e ofereça aos seus convidados, pratos assados como esfiha.
Para passar no pão
Prepare patês lights, à base de queijo minas ou ricota. Dá pra fazer petistos bem gostosos e pouco calóricos.
Sobremesas mais levinhas
Evite os cremes de leite e leite condensados e substitua-os por iogurtes ou pelas versões lights. A quantidade de gordura reduzirá absurdamente!
Seja prática
Já experimentou cortar cenoura e pepinos em tirinhas junto a um copo de sal grosso e oferecê-los como aperitivos? fica uma delícia!
Escolhas magras
Carnes magras como peixe, chester e peru vão bem à mesa. Tire do cardápio o lombo, leitão assado e costela.
Trocas saudáveis
Vai fazer farofa? Que tal acrescentar à ela, alguns legumes crus cortados em tirinhas finas? Você deixa a refeição mais nutritiva, aumenta o nível de fribras, mineirais e vitaminas e acaba reduzindo a quantidade de farofa na sua receita.
Substituições gostosas
Já provou quinua e arroz integral? Eles podem ser servidos aos seus convidados acrescentando nozes, passas e até mesmo, hortelã. Seus convidados vão adorar!
O lado bom das comidas de final de ano
As festas de final de ano estão chegando e com elas o agito familiar e social, sempre ao redor de uma mesa farta. Para não colocar a perder todo o esforço feito para alcançar a boa forma que o verão impõe, vamos procurar nos alimentar com bom senso e aproveitar o que os alimentos têm de bom para oferecer. As frutas secas e as oleaginosas são alimentos ricos em nutrientes.
As frutas secas, como a ameixa, são consideradas alimentos funcionais, ou seja, que previnem alguns tipos de doenças, como a obstipação, devido aos seus poderes laxativos. O consumo pode ser ao natural, em lanches, ou incrementando o preparo de receitas. Deve-se evitar bater essas frutas, pois o suco depois de coado perde muitas fibras.
As oleaginosas são ótimas fontes de proteína vegetal, rica em ácidos graxos insaturados, que são considerados a gordura boa, além de ser fonte de fibras e vitaminas antioxidantes. Esses nutrientes conferem às oleaginosas um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e câncer. São alimentos que contêm pouca quantidade de carboidrato e seu impacto sobre os níveis de açúcar do sangue é baixo.
Uvas passas
Como todas as frutas secas, são uma boa fonte de energia. Ótima opção para se consumir antes da
prática de atividade física.
Nozes
São ricas em magnésio e zinco, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, além de fortalecer o sistema imune, que é o nosso sistema de defesa. São também ricas em niacina e outras vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir a vontade de comer doce. Contêm vitamina E, um potente antioxidante que auxilia na prevenção de problemas cardíacos, e ácido linoleico, que favorece a redução dos níveis de colesterol. Pessoas que têm o hábito de comer nozes
correm menor risco de doenças coronarianas. Recomenda-se o consumo diário de 5 unidades ou 10 metades.
Avelãs
São ricas em cálcio, que ajuda na prevenção de osteoporose, muito importante para as mulheres, uma vez que elas são mais suscetíveis ao desenvolvimento de osteoporose. O cálcio obtido numa porção de 10 unidades dessa oleaginosa equivale ao cálcio de 1 fatia de queijo. Além disso, possuem grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (gordura de boa qualidade), que ajuda a
proteger o coração.
Castanhas
São ricas em selênio, magnésio e ômega 3, todos potentes antioxidantes, que melhoram a função cardiovascular (prevenindo doenças cardíacas) e os níveis de colesterol sangüíneo. Apesar dessa propriedade
benéfica é também rica em calorias. Logo, quem está de olho na balança não deve abusar das castanhas, limitando seu consumo para, no máximo, 3 a 4 unidades ao dia.
Amendoim
Este alimento pode prevenir problemas na próstata por possuir nutrientes antioxidantes, que ajudam na prevenção do câncer. Mas assim como as castanhas, é muito calórico e sua ingestão deve ser controlada.
Damasco
É uma fruta rica em fibras e pobre em calorias, o que tende a elevar de forma gradual o açúcar no sangue. É uma boa opção para ser consumido quando temos aquela vontade de comer fora de hora, além de fornecer energia. Tem função laxativa, melhorando o funcionamento do intestino. Além disso, possui alta concentração de betacaroteno, um potente antioxidante que previne vários problemas, como doenças cardíacas, câncer, envelhecimento precoce, entre outras.
É interessante consumir 1 porção diária desses alimentos como função preventiva, mas devemos tomar
cuidado com a quantidade, já que a maioria é bastante calórica. Você pode incluí-los nos lanches ou no preparo de receitas, como a desses nutritivos biscoitos.
Receita de Panetone light:
Ingredientes
5 tabletes de fermento biológico (para pão)
1 xíc. (café) de leite morno desnatado
7 col. (sopa) de adoçante culinário
1 kg de farinha de trigo
5 ovos batidos
1 col. (sopa) de raspas de limão
1 col. (sopa) de raspas de laranja
1 col. (sopa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite light
5 col. (sopa) de margarina light
1/2 xíc. (chá) de uva passa
1/2 xíc. (chá) de damasco seco
1/2 xíc. (chá) de ameixa seca
1/2 xíc. (chá) de pêra seca
Modo de fazer
Misture o fermento com o leite, o adoçante e metade da farinha. Deixe descansar num lugar protegido e quentinho por 15 minutos. Junte os ovos batidos, o restante da farinha e os demais ingredientes. Misture bem com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Coloque numa fôrma de papel própria para panetone (ou numa assadeira redonda e bem funda untada). Cubra com papel alumínio e leve ao forno levemente aquecido, porém desligado. Deixe por 20 minutos ou até a massa crescer. Preaqueça o forno a 180° C e volte a colocar o panetone para assar por 30 minutos (ou faça o teste palito).
Rende: 10 fatias (80 gramas cada uma)
Calorias por fatia: 180
10 dicas para ceia de Natal
1. Diga não às frituras. Nossa necessidade de gordura diária, que deve ser de 10-15% de todas as calorias ingeridas, já está contida nos alimentos e no seu processo de cozimento, não necessitando de doses adicionais.
2. Utilize sim aos óleos vegetais com baixo teor de gorduras saturadas, como o óleo de canola e o azeite de oliva extravirgem com baixo índice de acidez (até 1,5%).
3. Evite as gorduras de origem animal, seja do pernil ou mesmo do peru assado. Prefira as carnes brancas do peito das aves, sem a pele gordurosa Use produtos lácteos desnatados. Controle o consumo de carne vermelha. Substitua-a por frango, peixe ou peru.
4. Em casa ou no mercado, esteja atento às embalagens dos produtos. Procure saber quanto um produto que se diz light o é de fato, ou seja, quantas calorias ele realmente tem a menos que o seu similar não light.
5. Nunca se esqueça das fibras. Elas auxiliam na formação do bolo intestinal, diminuindo a incidência de câncer e outros distúrbios que podem ocorrer em nosso intestino. Além disto elas dificultam a absorção das gorduras. Lembre-se mais uma vez de ver os rótulos das embalagens. Um produto cereal não necessariamente tem quantidade adequada de fibras, muitos são carboidratos puros.
6. Prefira sempre um prato colorido, combinando verduras e legumes de diversas cores, isto auxiliará na reposição de diversos nutrientes.
7. Faça refeições em horários pré-determinados, sem intervalos maiores que 4 horas. Se de todo não for possível neste período de festas, coma um iogurte light, uma barra de cereais, uma fruta. Isto ajudará a que você chegue no almoço ou no jantar sem tanto apetite.
8. Tome bastante água. Mineral de boa procedência e sem gás. Isto é essencial para nossa vida, previne formação de cálculos e, pasme, parece ajudar até no controle do colesterol.
9. Ao beber seu vinho de confraternização, escolha um tinto sempre que possível. A casca da uva vermelha possui várias propriedades benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, porém, que o álcool deve ser sempre tomado com moderação.
10. Por fim, boas festas, mas esteja sempre atento à qualidade do que você está comendo durante as comemorações, qual a procedência do alimento, da água etc. Uma das maiores causas da falta prolongada ao trabalho, principalmente nas proximidades do Natal e ano-novo, são as intoxicações alimentares que podem, em casos extremos, levar à desidratação profunda e/ou infecções graves.
Dicas rápidas para ceias menos calóricas
Algumas dicas rápidas para tornar as ceias de final de ano menos “
gordas“. Confira:
- Não fique sem comer durante o dia, achando que poderá abusar na hora da ceia.
- Evite pular o jantar. Coma uma salada leve, uma fruta ou um suco natural.
- No momento da ceia, coma apenas um prato. Evite repetir.
Para as ceias de Natal e Réveillon, dê preferência aos seguintes alimentos:
- Dentre as frutas secas,
prefira o damasco e a ameixa. São as menos calóricas (9 kcal a unidade);
- Prepare as receitas tradicionais “À Califórnia” substituindo as frutas em calda por frutas naturais;
-
Salgadinhos podem ser substituídos por rabanete, champignon, palitos de aipo, cenoura, pepino, erva-doce e patês de legumes (tomate, por exemplo);
- No lugar da maionese e do creme de leite, utilize molhos à base de iogurte, coulis e chutney;
-
Prefira as saladas de folhas, guarnecidas com frutas naturais ou carpaccio de berinjela, abobrinha, pupunha com molhos leves;
- Aproveite a grande variedade de frutas da época e
substitua os sorvetes cremosos e muito calóricos por Sorbet* com caldas light encontradas no mercado; (
Veja algumas receitas)
- Farofas ficam deliciosas com uma porção generosa de legumes tenros e crocantes cortados em tiras finas, diminuindo assim quantidade de farinha a ser usada na receita e
substituindo ingredientes com alto teor de gorduras saturadas como bacon, embutidos e miúdos;
-
O arroz integral também pode ser uma opção diferente, além de saudável. Inove acrescentando um pouquinho de nozes moídas e folhas frescas de hortelã;
- Não é necessário abrir mão das carnes tradicionais dessa época, mas dê preferência por carnes mais magras, como peru, chester, tender de peru e outras aves, consumindo preferencialmente o peito e sem a pele.
Tente evitar o consumo de tender, leitão, pernil, lombo, pois esses alimentos contêm maior quantidade de gorduras. Caso não resista, consuma moderadamente e opte por acompanhamentos menos gordurosos como hortaliças cruas ou cozidas, farofa de frutas e/ou legumes e sobremesas isentas de creme de leite, leite condensado, chocolate, ovos, manteiga.
- Os
peixes assados aromatizados com ervas e especiarias também
são excelentes opções para uma ceia light, saudável e muito saborosa.
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas também podem representar um
ganho extra de calorias. Prefira os refrigerantes light, suco de frutas, chás e brinde com champagne, vinho branco seco, tinto, rosê e vinho de maçã, pois, entre as bebidas alcoólicas, são as que oferecem a menor quantidade de calorias. Mas lembre-se: uma taça é suficiente para celebrar.
* Sorbet são sorvetes originários da França feitos a base de água e não contendo gordura. São, portanto, produtos light, muito procurados por quem faz dieta para controle de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário