OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quer emagrecer? Pare de cometer esses erros!

Quer emagrecer? Pare de cometer esses erros!

19/01/2011


Toda mulher diz que precisa emagrecer pelo menos 2, 3 quilos não é? Isso é verdade. Mas muitas de nós nem reparamos que cometemos pequenos erros no dia-a-dia que poderiam ajudar a perder esses quilinhos a mais. Veja abaixo uma listinha de erros que você pode eliminar de vez da sua vida e ficar em forma para o verão!

Pular o café da manhã
Seja por causa da correria, porque não sente fome ou pior, acha que vai emagrecer assim. Errado! Pular a primeira refeição do dia é o pior dos erros! Claro que não precisa tomar um brunch completo ou ainda um café de hotel, mas um café da manhã com pão, queijo, suco e uma fruta é mais que essencial!

Só usar produtos light
Produtos light não são necessariamente menos calóricos, apenas indicam ter um percentual menor de gordura ou açúcar. Pode usar, mas não ache que é a solução! E não abuse, é claro!

Evitar carboidratos
O pensamento de que pão e massa engordam é errado. Se em excesso sim, mas banir completamente da sua dieta é privar seu organismo de algumas vitaminas importantes e falta de energia e disposição.

Ficar com fome para comer
A clássica “comer de 3 em 3 horas” não é papo para boi dormir. É verdade. Precisamos estar sempre ativando o nosso organismo. Apenas não abuse! Entre as principais refeições, inclua pequenos lanchinhos.

Não comer legumes e verduras
Alface apenas não é salada! Coma sempre pelo menos cinco porções de legumes frutas também, por dia.
http://antonella.com.br/blog/category/dicas/


Os 8 Segredos para emagrecer definitivamente

Segredo 1: Faça um diário do que você come
Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento. É com ela que você observa como está se alimentando e percebe seu erros e acertos. Esta é a base de reeducação alimentar. É com esse controle que você passa a fazer adaptações em sua alimentação e aprendendo a emagrecer comendo o que gosta.

Segredo 2: Adote metas realistas
Comece com metas pequenas de emagrecimento, por exemplo, se você deseja emagrecer 15 quilos, faça metas de 3 em 3 quilos. Você vencerá várias etapas, mostrando que é possível chegar ao objetivo final. Essa atitude é motivadora e manterá você sempre dentro da proposta de chegar ao peso desejado.

Segredo 3: Mude suas atitudes aos poucos

A mudança drástica de atitudes e hábitos alimentares é o que causa o efeito sanfona, o grande vilão da dieta. Afinal, o seu corpo não se adaptará as mudanças e em pouco tempo você estará cometendo os mesmos erros e voltará a ter as mesmas atitudes.

Segredo 4: A comunidade é sua maior aliada
Interaja com outras pessoas que também passam pela mesma situação que a sua. Converse, troque idéias, isso facilita o emagrecimento por vermos que não estamos sozinhos nesta jornada.

Segredo 5: Apoio de especialistas é fundamental
Conversar com profissionais capacitados e que são especialistas em dieta, alimentação e fitness é fundamental para o seu sucesso em uma dieta.

Segredo 6: Comprometa-se
Saber o que fazer e como fazer não é o suficiente para emagrecer. Você tem que saber que o objetivo final é possível e firmar um compromisso com você: “Eu vou emagrecer e farei o que é necessário par atingir meu objetivo” . Para isso é necessário muita disciplina e força de vontade, porém o resultado final vale a pena. Afinal, estamos falando de sua saúde e felicidade!

Segredo 7: Controle seu peso

Quem controla o seu peso 1 vez por semana emagreça em média 1,2 kg a mais do que quem não tem o costume de acompanhar o seu peso. o acompanhamento semanal torna você mais atento ao seu peso e consequentemente aos seus hábitos alimentares.

Segredo 8: Exercite-se

Quem praticam atividades físicas regularmente podem emagrecer até 6 vezes mais do que quem não tem o costume de exercitar-se. Praticando exercícios toda semanal você cria uma rotina saudável e aumenta as chances de chegar a sua meta de emagrecimento.

Fonte: Dieta e saude com adaptações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário