OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aparelho suga alimentos do estômago e permite emagrecer comendo o que se quer



16 de janeiro de 2013 Ciência


O sistema AspireAssist impede o organismo de digerir um terço de cada refeição, pois bombeia os alimentos para fora do estômago Do UOL, em São Paulo Muitas dietas prometem eliminar os quilos a mais sem excluir alimentos calóricos, como batata frita e chocolate, do cardápio. No entanto, um novo aparelho garante a façanha. 

Com um tubo inserido no estômago, o equipamento suga parte do que foi consumido antes de o alimento ser digerido, segundo o periódico "Daily Mail". A invenção já foi testada em 24 pacientes obesos pela empresa americana Aspire Bariatrics, que já solicitou uma patente para o dispositivo em parceria com o inventor Dean Kamen. 

O sistema bombeia um terço do que foi consumido para fora do estômago. O aparelho deve ser usado vinte minutos após a refeição, e o processo dura de cinco a dez minutos. No entanto, diversos médicos criticaram a nova “terapia” por ela não combater as causas da obesidade e estimular o consumo de qualquer tipo de alimento. O produto é propagandeado como uma alternativa a outros procedimentos como a cirurgia bariátrica, que desencoraja as pessoas a comerem em excesso, pois diminui o tamanho do estômago. 

De acordo com um comunicado da empresa, o sistema AspireAssist reduz as calorias absorvidas pelo organismo. Segundo a empresa, depois de comer, os alimentos passam para o estômago, onde ficam armazenados temporariamente até o início do processo de digestão. Na primeira hora após a refeição, o estômago começa a digerir a comida, e, em seguida, passa o alimento para o intestino, local em que as calorias são absorvidas. 

"O AspireAssist permite que os pacientes removam cerca de 30% da comida pelo estômago, antes de as calorias serem absorvidas pelo corpo, fazendo com que ocorra a perda de peso", afirma a empresa em comunicado. Tam Fry, administrador do Fórum Nacional de Obesidade, afirmou que está desanimado com o novo sistema.

 "Eu não vi nada tão horrível como isso antes", relatou ao "Daily Mail". Para ele, a alternativa é uma solução rápida para as pessoas preguiçosas. "É muito melhor comer corretamente e nas quantidades corretas. Eu entendo que os obesos precisam de ajuda, mas ela deve ser centrada no aconselhamento e, especialmente, na educação", declarou. 

A empresa alegou que os pacientes perderam uma média de 49% do excesso de peso, cerca de 20 quilos, durante o primeiro ano de utilização do sistema em um ensaio clínico nos Estados Unidos. No entanto, nem sempre a bomba consegue quebrar alimentos maiores. Um paciente relatou 'entupimento' no sistema e teve de evitar couve-flor, brócolis, comida chinesa, salgadinhos, batatas fritas e bife. Ver em tamanho maior 

Quer emagrecer? Então fique sabendo Foto 66 de 67 - O hábito de comer alimentos em determinadas situações, como no cinema ou assistindo televisão, contribui para que a pessoa coma de forma compulsiva. A conclusão foi obtida em um estudo feito pelo pesquisador David Neal, da Universidade do Sul da Califórnia. 

Voluntários foram recrutados para assistir a um filme no cinema com pipoca, mas alguns receberam pacotes do alimento fresco, enquanto outros pacotes com pipoca velha e fria. Quem já tinha o hábito de consumir a pipoca no cinema não se importou com a qualidade e comeu a mesma quantidade, independente de estar fresca ou passada. 

Para impedir a alimentação compulsiva, o pesquisador acredita que é preciso mudar o padrão de alimentação e tornar o indíviduo mais crítico com relação ao que come Mais Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário