OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Peixe assado à moda caiçara

Peixe combina com verão. (Fotos: Marina Maria)O cheiro de peixe assando no forno é algo delicioso. Mas como fazer para assar um peixe inteiro sem que a carne fique mole e sem tempero? A resposta pode estar no modo de cozinhar dos caiçaras, moradores do litoral brasileiro que desde o século XVI aperfeiçoam as técnicas para se preparar peixe. 

Essas comunidades nasceram da mistura de brancos de origem portuguesa e grupos indígenas, principalmente da região litorâneas de São Paulo. A junção de conhecimento culinário dos dois povos fez que a comida tradicional caiçara fosse rica em peixes, frutos do mar, farinha de mandioca, azeite e legumes como cebola e batata. 

Voltando ao peixe assado, essa receita usa três dicas dos caiçaras: salgar o peixe de um dia para o outro, assá-lo em uma cama de vegetais e recheá-lo com temperos e especiarias. Tudo isso faz com que a carne fique tenra e muito saborosa. 

Ingredientes
  • 1 peixe inteiro, limpo e sem escamas, de cerca de 600 gramas ( tainha, corvina ou cioba)
  • 1 talo de alho-poró cortado em rodelas
  • 1 cebola pequena cortada em rodelas
  • 1 limão em fatias
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de coentro em grão
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ de maço de salsinha limpo e seco
  • 2 batatas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer
Na noite anterior, passe o peixe por água corrente e seque-o com um pano limpo. Tempere-o com sal, espalhando por toda a pele e também dentro de sua cavidade. Leve à geladeira coberto por filme plástico até o dia seguinte.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe o peixe por água corrente para tirar o excesso de sal e seque-o. Num pilão ou no mini-processador, coloque o alho, os grão de coentro, o açafrão, a pimenta do reino e o azeite. Bata até que vire uma pasta. Espalhe-a por dentro e por fora do peixe.
Cama de batatas. Unte levemente o fundo de uma assadeira com azeite. Corte as batatas em rodelas de cerca de 1cm e disponha em uma camada, formando uma "cama" para o peixe. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheio.
Coloque o peixe por cima das batatas. Use metade do alho poró, da cebola, da salsinha e das fatias de limão para rechear o peixe, certificando-se de que estão espalhados por toda a cavidade. Use o restante para espalhar por cima, finalizando com mais um fio de azeite. Tempero final.
Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a carne solte-se facilmente com um garfo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário