OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de janeiro de 2013

Caminhar emagrece e desabafa!!

 
Quando saio pra caminhar, caminhar mesmo, de tênis, roupa confortável, sem preocupação de fazer outra coisa, me sinto totalmente livre e dona do meu próprio tempo!
Não consigo caminhar e conversar ao mesmo tempo, por isso não falo com ninguém enquanto caminho! Você pode até achar que sou chata, mas eu não consigo, de verdade. Ou eu saio pra caminhar focada nisso tentando melhorar o ritmo ou então não vou (o que é muito interessante e me ajudou a emagrecer!). Quem me conhece sabe que eu adoro conversar, mas em outros momentos do dia que não esse!
Há um benefício da caminhada que eu gosto muito: ela funciona como um desabafo! É incrível! Posso estar acabada depois de um dia intenso de trabalho ou de problemas pra resolver, situações difíceis, stress, seja lá o que for. Volto da caminhada leve, com a impressão de que as coisas tomaram seu lugar!
Esses dias atrás estava bastante aflita com uma situação delicada e a única saída que me vinha à mente era sair pra caminhar!  Fui pra um local tranquilo e depois de uma hora de caminhada estava bem, como se tivesse desabafado com alguém! Louco né?! Digo sempre que caminhar emagrece e desabafa!
Você pode não acreditar, mas eu odiava a ideia de um dia ter de fazer caminhada. Comecei por pura obrigação depois de uma consulta ao endocrinologista. A partir de então, tomei tanto gosto que hoje faço por puro prazer. Se isso aconteceu comigo há grande possibilidade de acontecer com você – se não tiver algum impedimento para isso, é claro! A única exigência é perseverar no primeiro mês, o restante vem como bônus!
Você faz alguma atividade física?

Nenhum comentário:

Postar um comentário