OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 3 de dezembro de 2011

Receita de sanduíche light

Receita de sanduíche light

Sanduíche de peito de peru light

Ingredientes
2 fatias de pão integral
1 colher de sopa de cream cheese light
1 colher de sopa de geléia de maracujá
2 colheres de sopa de queijo prato light ralado
2 folhas de alface
2 colheres de sopa de cenoura ralada
                                                          3 fatias de blanquete deperu
Modo de preparo
Passe o cream cheese nas duas fatias de pão. Coloque as alfaces, a cenoura, o queijo, o blanquet e finalize com a geléia de maracujá.

KCAL POR PORÇÃO: 360 KCAL
uma otima opção de jantar! 
Minha foto

Campo Grande, MS, Brazil
Nutricionista Formada pela UCDB em 2009 e Pós-granduanda em nutrição clinica pela Gama Filho







Por que você come demais?
Thais Cavalheiro
Se a sua resposta for a clássica “porque sou ansioso”, saiba que pode não ser bem assim.  Os gatilhos que levam as pessoas a atacar a geladeira nem sempre são aqueles já conhecidos de quem faz dieta – a ansiedade, por exemplo. Em busca de novas pistas para essa velha questão, a cientista Janet Tomiyama, do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, participou de um estudo com colegas de outra universidade americana, a da Carolina do Norte, e concluiu: “Mesmo entre os que não fazem grandes sacrifícios para emagrecer, é a fome que os leva a escapar da dieta – o que é até uma razão saudável para comer.” Quer dizer, então, que as emoções não influem tanto na comilança desenfreada? “Na verdade, as alterações de humor interferem, sim, nos excessos, mas essa é uma razão secundária”, respondeu a pesquisadora a esta seção. Durante a investigação, 137 voluntárias relataram em um diário seu comportamento à mesa e a quantidade de porções ingeridas. Diferentemente dos alegados motivos para driblar o regime – a ansiedade entre eles –, a maioria não exagerava nas quantidades em resposta à ansiedade. E, na presença de emoções – negativas ou positivas –, chegavam a comer menos. Por fim, a fome pura e simples foi apontada como a principal causa do descontrole. A conclusão leva a uma pergunta inevitável: “Não parece óbvio que quem tem bom apetite acaba comendo mais?” “Sim”, concorda Janet. “Mas o valor do trabalho está na desmitificação dos outros fatores tradicionalmente associados à maior ingestão de alimentos, e que sempre servem de desculpa para as derrapadas. Além do mais, isso também ajuda a pensar em estratégias de emagrecimento que podem ser bem-sucedidas.” A distração pura e simples é comprovadamente um fator importante no aumento do peso. É o caso de quem come enquanto assiste à televisão ou continua à mesa mesmo após terminar a refeição, provando mais um bocadinho enquanto bate papo. “Não sou nutricionista, mas nosso estudo sugere que evitar esse tipo de comportamento é uma boa saída para emagrecer ou mesmo estacionar o ponteiro da balança. Também ajuda procurar um amigo para conversar ou mesmo dar uma volta sempre que vier a vontade de ir em busca de comida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário