OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 3 de dezembro de 2011

Emagrecer e manter o peso... Missão possível ou impossível?

Emagrecer e manter o peso... Missão possível ou impossível?

Que emagrecer não é fácil, todo mundo sabe. E manter o peso então... nem se fala.
Será?
O caminho mais certo, acho que sem excessões, é a reeducação alimentar:
Aprender a comer direito, aprender a gostar de novos sabores, mudar a relação com a comida, e parar de pensar que dietas são sinônimos de sacrifício...


Fazendo substituições:
  • Troque frituras por alimentos assados ou cozidos
  • Troque o açúcar do café por adoçante
  • Troque os chocolates e doces por frutas ou barrinhas de cereais
  • Troque o refrigerante e sucos de pacotinho por suco natural (mesmo que seja mais calórico que os refrigerantes zero, é mais saudável)
  • Dê preferência para margarina light em vez da normal ou manteiga
  • Prefira os queijos brancos, que são menos gordurosos
  • Toque pudins e sobremesas por gelatina diet e frutas
  • Troque o leite integral por desnatado
  • Troque as bolachas recheadas por bolachinhas sem recheio
  • Quando for comer, evite ter mais de uma fonte de carboidratos no prato. Escolha só um deles: arroz, batata, macarrão... 
  • Troque o arroz branco por integral, as calorias são as mesmas, mas o integral é mais rico em fibras e minerais, além se saciar bem mais que o arroz branco. Mesma coisa para as massas em geral. Hoje já tem nos mercados até macarrão com massa integral.
  • Troque o óleo de soja por óleos mais saudáveis. A quantidade de calorias é a mesma, mas o impacto na saúde é que faz a diferença. Azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol, por exemplo.
  • Dê preferência às carnes magras - peixe e aves... principalmente os peixes, que são ricos em ômega 3.
Como montar o seu prato?

Outra dica, que veio direto da minha nutricionista, é de montar o prato nas seguintes proporções:
clique na imagem para ampliar

  • Ainda, se for repetir o prato, manter as mesmas proporções. 
  • Quanto mais colorido o prato, melhor!


Outras dicas legais:

  • O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS: Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.
  • MUDANÇA DE MENTALIDADE: Lembre-se de que o objetivo é estar magro a vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos para comer bem e, assim, não ganhará peso. Parar de viver para comer, e passar a comer para viver.
  • MODERAÇÃO: Os extremos não são bons, a virtude está no meio, nem por excesso de comida nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.
  • SACIE A FOME COM FIBRAS: Comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra, melhor.
  • VARIEDADE: O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos, acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.
  • HORÁRIOS: Faça várias refeições ao dia - café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, janta e mais um lanche. Ficar tempo demais em jejum mais atrapalha do que ajuda, e fazer refeições regulares faz seu metabolismo trabalhar melhor, e ainda ajuda a controlar os excessos, afinal de contas, com as refeições mais freqüentes, dá menos fome.
  • NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA: Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares.
  • EXERCÍCIOS FÍSICOS: Quem fica parado é pedra, pense nisto. Procure uma atividade interessante, que seja prazerosa. Se malhar na academia é chato, pense num esporte que você goste, ou dança, ou qualquer outra coisa que te faça sacudir o esqueleto. Xadrez é um esporte, mas não vale... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário