Emagrecer e manter o peso... Missão possível ou impossível?
O caminho mais certo, acho que sem excessões, é a reeducação alimentar:
Aprender a comer direito, aprender a gostar de novos sabores, mudar a relação com a comida, e parar de pensar que dietas são sinônimos de sacrifício...
Fazendo substituições:
- Troque frituras por alimentos assados ou cozidos
- Troque o açúcar do café por adoçante
- Troque os chocolates e doces por frutas ou barrinhas de cereais
- Troque o refrigerante e sucos de pacotinho por suco natural (mesmo que seja mais calórico que os refrigerantes zero, é mais saudável)
- Dê preferência para margarina light em vez da normal ou manteiga
- Prefira os queijos brancos, que são menos gordurosos
- Toque pudins e sobremesas por gelatina diet e frutas
- Troque o leite integral por desnatado
- Troque as bolachas recheadas por bolachinhas sem recheio
- Quando for comer, evite ter mais de uma fonte de carboidratos no prato. Escolha só um deles: arroz, batata, macarrão...
- Troque o arroz branco por integral, as calorias são as mesmas, mas o integral é mais rico em fibras e minerais, além se saciar bem mais que o arroz branco. Mesma coisa para as massas em geral. Hoje já tem nos mercados até macarrão com massa integral.
- Troque o óleo de soja por óleos mais saudáveis. A quantidade de calorias é a mesma, mas o impacto na saúde é que faz a diferença. Azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol, por exemplo.
- Dê preferência às carnes magras - peixe e aves... principalmente os peixes, que são ricos em ômega 3.
- Ainda, se for repetir o prato, manter as mesmas proporções.
- Quanto mais colorido o prato, melhor!
Outras dicas legais:
- O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS: Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.
- MUDANÇA DE MENTALIDADE: Lembre-se de que o objetivo é estar magro a vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos para comer bem e, assim, não ganhará peso. Parar de viver para comer, e passar a comer para viver.
- MODERAÇÃO: Os extremos não são bons, a virtude está no meio, nem por excesso de comida nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.
- SACIE A FOME COM FIBRAS: Comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra, melhor.
- VARIEDADE: O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos, acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.
- HORÁRIOS: Faça várias refeições ao dia - café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, janta e mais um lanche. Ficar tempo demais em jejum mais atrapalha do que ajuda, e fazer refeições regulares faz seu metabolismo trabalhar melhor, e ainda ajuda a controlar os excessos, afinal de contas, com as refeições mais freqüentes, dá menos fome.
- NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA: Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares.
- EXERCÍCIOS FÍSICOS: Quem fica parado é pedra, pense nisto. Procure uma atividade interessante, que seja prazerosa. Se malhar na academia é chato, pense num esporte que você goste, ou dança, ou qualquer outra coisa que te faça sacudir o esqueleto. Xadrez é um esporte, mas não vale... rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário