E eu que como no self service?
Esse tipo de restaurante pode colocar a dieta a perder, mas também pode ajudar a emagrecer. Como você tem uma variedade muito grande de preparações, você pode escolher as mais leves e montar o seu prato de um jeito mais saudável. Então, antes de começar a montar seu prato, dê uma olhada no balcão de distribuição. Tenha conhecimento do que está sendo servido naquele dia, para que não corra o risco de encher demais o prato por ter a surpresa que ao final do balcão tinha uma outra preparação que você gosta mais.
O que deve ser evitado: Vegetais empanados ou gratinados com queijo, pois são preparações que podem acrescentar mais de 100 calorias ao prato. Fique distante da batata frita, bolinhos e pão de queijo.
Pratos que combinam com a dieta: Saladas de folhas e legumes crus ou cozidos no vapor. Tempere com molho de iogurte ou com um fio de azeite extravirgem e gotas de limão (ou vinagre). A dupla feijão e arroz (integral, de preferência) é uma boa escolha de prato principal. Acrescente uma opção de proteína (carne magra, peixe ou frango assado, grelhado ou cozido) e a refeição está completa. Na hora de pegar a sobremesa, pule os doces e vá direto para as frutas (isso se achar que ainda está com fome). Se for comer a sobremesa, esqueça a bebida. Se preferir a bebida, pegue um suco (150ml) e dispense a sobremesa.
Como montar seu prato: Divida o prato em quatro partes, reservando duas delas para as verduras e os legumes (quentes e frios). Deixe a terceira parte para a carne magra, peixe ou frango e a quarta para o arroz com feijão. Não resistiu à torta, batata ou macarrão? Nesse caso, dispense o arroz e feijão. Assim você evita colocar mais de um carboidrato simples no prato. No caso de macarrão à bolonhesa ou torta de frango, preparações que já vêm acompanhadas de carne, divida o prato em três partes: uma para a massa e as outras duas para as saladas.
O segredo é usar a lei da compensação: pediu um prato calórico, acompanhe-o no máximo com uma salada. Vai comer sobremesa, esqueça a bebida. E assim você aprende a comer de uma forma saudável e sem sacrifício.
(adaptado da matéria Boa Forma)
http://nutriequilibrium.blogspot.com/2011/06/e-eu-que-como-no-self-service.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário