OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de janeiro de 2013

Inglesa surpreende marido ao perder 32 kg após ele viajar ao Afeganistão


20/12/2012 13h44 - Atualizado em 20/12/2012 15h04

Jo Lloyd, de 34 anos, está com 76 kg e reduziu quatro tamanhos de roupas.
Convite para renovar os votos de casamento incentivou mulher a mudar.

Do G1, em São Paulo

Uma mulher inglesa perdeu quase 32 quilos enquanto o marido militar estava em missão no Afeganistão. Jo Lloyd, de 34 anos, surpreendeu o sargento Kevin Lloyd quando ele voltou para casa, no condado de Essex, sudeste do Reino Unido. As informações são do site do jornal "Daily Mail".
A mulher diminuiu quatro tamanhos de roupas. Antes, ela pesava 108 quilos e agora está com 76 – a mesma forma que exibia antes de se casar, há 14 anos.
Jo é mãe de quatro filhos e começou a lutar contra a balança desde que deu à luz o primeiro, Liam. Foi um convite do marido para renovar os votos de casamento que acabou incentivando a inglesa a emagrecer e sair melhor nas fotos. Os dois fizeram isso no mês passado, em uma igreja perto de onde moram.
Afeganistão perda de peso (Foto: Daily Mail/Reprodução)Jo com o marido, e à dir. com o bebê Fearne, antes e depois de emagrecer (Foto: Daily Mail/Reprodução)
Para emagrecer, Jo entrou no Vigilantes do Peso, começou a ir duas vezes por semana a uma academia de ginástica, passou a dançar zumba e trocou pedidos de delivery e chocolates por frutas e vegetais. Segundo a mulher, o período em que o marido estava viajando foi bom para se concentrar nesse objetivo.
Seis meses após Kevin ter ido embora, Jo já havia eliminado 9,5 quilos. Ela conta que, quando o marido a viu magra pela primeira vez, não conseguia acreditar, e ficou muito orgulhoso pela conquista da mulher. No ano seguinte, ele ainda foi e voltou algumas vezes do Afeganistão.
Agora, a inglesa não sente tanta falta de ar nem se preocupa que as pessoas olhem para ela – o motivo não é mais o excesso de peso, mas sua beleza, diz Jo.
Segundo a mulher, ainda há alguns quilinhos a perder, mas, se ela já chegou até aqui com o apoio da família e dos amigos, pode ter sucesso no restante.
"Eu diria, para quem deseja perder peso, que apenas dê o primeiro passo. Você terá um trabalho árduo, mas vale a pena no final, quando consegue caber em roupas que apenas sonhou", afirma.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário